31 de março de 2010

A OGMA e os novos aviões militares

A OGMA – Indústria Aeronáutica de Portugal está a negociar o fabrico de componentes, incluindo partes da fuselagem, para o novo avião militar da Embraer. O processo está a ser intermediado pelo Ministério da Defesa e poderá culminar com um contrato que preveja a substituição dos aviões de transporte Hercules C-130 da Força Aérea Portuguesa pelos novos aparelhos que poderão mesmo vir a ser montados em Portugal.

A Embraer é uma empresa produtora de aviões civis e militares maioritária na OGMA de Alverca, cujo capital partilha com a Airbus, e está a construir duas outras fábricas em Évora, num investimento de 148 milhões de euros que criará 570 postos de trabalho directos. A vantagem de este contrato vir a concretizar-se é óbvia, quer por representar novas exportações para uma empresa portuguesa, quer por ser contribuição para a constituição de um ‘cluster' aeronáutico no nosso país. A indústria aeronáutica e o sector militar têm contribuído desde sempre para a investigação e desenvolvimento tecnológico das empresas que produzem os aviões e de todas as outras que lhes fornecem componentes. Portugal bem precisa de desenvolver novas áreas tecnologicamente mais evoluídas.(D.Económico)

CELEBRAÇÃO PASCAL NA ACADEMIA MILITAR

A Academia Militar (AM) levou a efeito em 26 de Março de 2010, na Capela da Bemposta, no Paço da Rainha, em Lisboa, a Celebração Pascal, presidida por Sua Excelência Reverendíssima o Bispo das Forças Armadas e de Segurança, D. Januário Torgal Mendes Ferreira.

Estiveram presentes na cerimónia o Exmo. Comandante da Academia Militar, Tenente-General Fernando Manuel Paiva Monteiro, o Exmo. 2º Comandante Geral da GNR, Tenente-General Mourato Cabrita, o Exmo. Presidente da Junta de Freguesia da Pena, Dr. Joaquim Lopes Ramos, além de Oficiais, Professores, Alunos, Sargentos, Praças e Civis que prestam serviço na Academia Militar.

A celebração Pascal decorreu com a dignidade e elevação que se impõe, dada a importância da Páscoa no calendário litúrgico católico, bem como o enraizamento dos valores cristãos na comunidade onde se insere, e a tendência religiosa de uma parte significativa dos militares e civis que prestam serviço na Academia Militar.

Finda a Celebração da Missa, decorreu, no Refeitório dos Alunos, um almoço de Páscoa com vista a proporcionar uma oportunidaade de franco convívio e de cimento dos laços de camaradagem que ligam todos os membros da família da AM. (Exército)

30 de março de 2010

GNR - Cerimónia de despedida do 9º Contingente do Subagrupamento Bravo e do 5º Contingente da IPU


Realizou-se hoje pelas 16:00 horas, na Unidade de Intervenção, em Santa Bárbara, Lisboa, uma cerimónia de despedida dos militares que vão render o 8º Contingente do Subagrupamento Bravo que está em Timor, e dos militares que vão render o 4º Contingente que integra a componente policial da missão militar da União Europeia na Bósnia – Herzegovina (Operação ALTHEA).

A cerimónia foi presidida pelo ministro da Administração Interna, Dr. Rui Pereira e teve a seguinte sequência:

- apresentação das Forças em Parada;

- revista às Forças em Parada;

- alocução alusiva à cerimónia;

- desfile das Forças em Parada.

Fonte : GNR

29 de março de 2010

Afeganistão: Os custos militares da não participação

por MIGUEL SILVA MACHADO (Tenente-coronel pára-quedista na reserva)

Alguns defendem a não participação nacional na missão da NATO no Afeganistão. É uma posição legítima mas também tem custos para o País. Além da falta de solidariedade para com os aliados - nunca se sabe quando necessitaremos do seu apoio (até os EUA receberam apoio da NATO na sequência do furacão Katrina) -, as Forças Armadas Portuguesas ficariam mais debilitadas. Quem não esteja familiarizado com a "coisa militar" pode pensar: se não são empregues, cuidam do material, logo ficam mais fortes. Não é assim, mas ao contrário.

Sendo apenas uma das componentes da sua missão, talvez mesmo a mais nobre, mas não a mais exigente em termos operacionais, o apoio de carácter humanitário foi há dias cruelmente testado. O que diriam os contribuintes se depois da catástrofe que se abateu sobre a Madeira os pilotos dos C-130 não tivessem voado para o Funchal? Se a fragata Corte-Real não tivesse em escassas horas largado para o Atlântico? Se o Exército na Região Autónoma tivesse permanecido no quartel? Quando os meios e homens "funcionam" ninguém se admira. E bem, é isso que se espera dos militares e dos seus materiais. Que funcionem.

Mas não se pense que basta comprar uns navios, viaturas ou helicópteros e, em caso de necessidade, utilizar.

Alguém questiona o investimento feito nos helicópteros EH--101 e nos seus tripulantes quando salvam pessoas em perigo? Mas sabem quantas horas de voo têm de ser cumpridas para manter as tripulações qualificadas? Não há boas vontades que se sobreponham ao treino e ao subsequente emprego real. E quando é a sério é que se aprende!

Um navio da Marinha e a sua guarnição - um poderoso e complexo sistema de armas - para serem operacionais têm de navegar nas mais diferentes condições. Permanecer atracados no Alfeite, por mais que estudem e leiam manuais, não é suficiente.

Um batalhão do Exército para ser empregue em missões internacionais tem de preencher uma série de requisitos prévios nada compatíveis com improvisação. Isso aconteceu em conflitos anteriores e com os resultados que se sabem. E, também aqui, mesmo com treino e equipamento nada se sobrepõe ao seu emprego real.

Do ponto de vista militar, "técnico", os principais custos da não participação são a completa desadequação das forças em relação à realidade operacional actual. Mais ainda num teatro e operações como o Afeganistão, em que a introdução constante de novos sistemas de armas e de equipamentos de comando e controlo "obrigam" a essa evolução.

A participação portuguesa em missões exteriores veio trazer um grande manancial de conhecimento a parte dos quadros, mas interrupções neste ciclo podem criar uma perigosa ilusão, a de que estamos preparados. Há quem chame a isto a "síndroma da missão única": um militar participa numa missão e julga que as outras serão todas iguais.

Acresce, no caso nacional, o mau hábito de só adquirir determinados equipamentos depois de eles fazerem, reiteradamente, muita falta. Ou por desconfiança/ / ignorância do poder político em relação às propostas militares; ou por falta de previsão dos militares que não avaliam bem as lições aprendidas pelos aliados e mesmo pelos seus homens que andam com as "botas no chão". É uma realidade que se repete.

As Forças Armadas só servirão o País se estiverem dotadas de equipamentos modernos e dispuserem de militares treinados, motivados e experimentados. Desiludam-se os que acreditam que isto se consegue com a rotina de quartel ou em desfiles! Isto só se alcança com a participação em operações reais. A não participação em missões só conduz à ineficiência, logo à irrelevância externa e à desnecessidade interna.

As Forças Armadas são empenhadas na defesa do interesse nacional - e as opções são naturalmente definidas pelo poder político - mas também é do interesse nacional ter forças treinadas e equipadas para serem capazes de cumprir com sucesso as missões atribuídas. (DN)

Militares partem para o Afeganistão

Preparados para encontrar “um cenário de alguma incerteza”. Assim se encontram os 78 militares que ontem partiram para o Afeganistão, em Lisboa, integrados no comando da NATO da Força de Reacção Rápida, que vão completar o contingente de 162 elementos portugueses comandados pelo tenente coronel Ulisses Alves naquele país .

A manutenção da segurança na região é o principal objectivo dos militares que, pouco antes de embarcarem no avião C-130 da Força Aérea Portuguesa, mostravam-se optimistas com mais esta missão.

“Penso que a maior dificuldade vai ser identificar a ameaça, pois é um cenário desconhecido para muitos de nós, mas estamos mais que preparados e confiantes. Existem receios, mas é para isso que treinamos todos os dias”, disse o capitão Jorge Pereira. O contigente português deverá ser rendido dentro de seis meses.(C.M)

Repórter TVI: «Cumprir Além do Dever»

O serviço militar já não é obrigatório mas há muitos jovens que escolhem seguir uma vida militar. Uns por vocação, outros por necessidade. A Força Aérea Portuguesa é uma arma tecnologicamente muito avançada e, por isso, uma das mais concorridas.

Foi a pensar nos jovens que escolhem dedicar a sua vida a servir o país que a Força Aérea Portuguesa abriu a porta de armas da base aérea da Ota a uma equipa de reportagem da TVI.

«Cumprir Além do Dever» é o lema da base aérea da Ota e também o nome desta reportagem da jornalista Susana Pinto, com imagem de Carlos Rodrigues e montagem de Pedro Cordeiro. Será emitida esta segunda-feira, dia 29 de Março, a seguir ao Jornal Nacional no Repórter TVI.(Iol)

27 de março de 2010

Cadetes da Escola Naval participam no exercício "TRÓIA 2010"

A Escola Naval no âmbito do seu Plano Anual de Actividades Escolares, e inserido nas actividades de aplicação militar-naval, irá realizar, de 29 a 31 de Março, o exercício “Tróia 2010” na península de Tróia, entre Melides e o Ponto de Apoio Naval de Tróia.

O exercício inicia-se no dia 29 de Março às 0800h, com a realização de tiro com armamento portátil no Campo de Tiro de Pinheiro da Cruz, e com provas de orientação, perícia e progressão em patrulha de reconhecimento no terreno entre Pinheiro da Cruz e Sobreiras Altas. No dia 30 de Março, irá realizar-se uma prova em botes pneumáticos militares com recurso a remos, num percurso fluvial com cerca de 12,5 km entre a Murta e o Centro de Medições Magnéticas, seguindo-se um desembarque anfíbio, na área do Ponto de Apoio Naval de Tróia, com progressão por companhias, englobando natação utilitária. O desembarque anfíbio será realizado com a colaboração de uma lancha de desembarque disponibilizada pelo Comando Naval.

O exercício termina no dia 31 de Março com uma prova de marcha militar na areia, entre a praia da Comporta e a praia do Pego (Carvalhal).

O presente exercício permitirá aos cadetes desenvolverem e treinarem capacidades de liderança, sentido de camaradagem, espírito de corpo e coragem física e moral, em torno de diferentes objectivos e dificuldades que se pretendem ser suplantadas de forma sucessiva e continuada. Um exercício desta natureza traz dificuldades e tarefas que cimentam as qualidades de chefia e capacidade de liderança que tão importantes são no desenvolvimento da carreira e acção permanente de um oficial da Marinha.

Este exercício envolverá cerca de 210 cadetes, entre cadetes do 1º, 2º, 3º e 4º anos e alunos do CFOST, e tem como objectivos proporcionar aos cadetes a prática dos conhecimentos adquiridos durante as instruções de formação marinheira, de comportamento organizacional, organização e instrução militar. Participam neste evento alunos convidados dos Estabelecimentos de Ensino Superior Militares, nomeadamente da Academia Militar, Academia da Força Aérea e Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna, e dois cadetes da École Navale Française. O total de participantes no evento ronda as 260 pessoas, entre cadetes, alunos convidados e organização.

O exercício é enquadrado por cerca de 50 militares que acompanharão as actividades dos cadetes de dia 29 a 31 de Março. Os botes pneumáticos são disponibilizados pelo Corpo de Fuzileiros da Marinha, que conjuntamente com uma equipa de Mergulhadores da Armada, ambos do Comando Naval, assegurarão a segurança do evento.

O evento conta com o apoio e facilidades de várias entidades de relevo no concelho, principalmente a Direcção do Estabelecimento Prisional de Pinheiro da Cruz e a Guarda Nacional Republicana.

A Escola Naval é comandada pelo Vice-almirante Macieira Fragoso. O exercício decorre sob o comando do Capitão-de-fragata Pacheco dos Santos, comandante do Corpo de Alunos, coadjuvado pelo Primeiro-tenente Cardoso de Morais.(Marinha Portuguesa)

Fogos reais de Artilharia Antiaérea

No período de 20 a 25 de Março de 2010 decorreu, na região de Vieira de Leiria (Fonte dos Morangos), o Exercício “Relâmpago 10”, da responsabilidade do Comando Operacional do Exército (e conduzido pelo Regimento de Artilharia Antiaérea Nº1 – RAAA1), com vista a exercitar todas as Unidades de Artilharia Antiaérea (AAA) do Sistema de Forças do Exército, no planeamento, controlo e conduta do apoio antiaéreo às operações terrestres.

No âmbito do Exercício realizou-se, em 24 de Março, uma sessão de fogos reais, que contou com a participação de cerca de 250 militares e 40 viaturas e onde foram empregues todos os meios (os sistemas míssil antiaéreos, STINGER e CHAPARRAL, o sistema canhão Bitubo 20mm) e unidades de AAA do Exército Português.

Salienta-se o apoio de várias entidades, militares e civis, na organização deste Exercício, designadamente da Marinha de Guerra Portuguesa, da Força Aérea Portuguesa, de várias unidades do Exército, da Polícia de Segurança Pública e da Guarda Nacional Republicana, dos Bombeiros Voluntários de Vieira de Leiria e Marinha Grande, da Protecção Civil, da Circunscrição Florestal do Centro e do Núcleo Florestal do Centro. (Exército)

26 de março de 2010

PSP e GNR terão mais dois mil homens

Muito em breve vão ser lançados concursos para a admissão de mais polícias. Mais concretamente 1.000 para a PSP e 1.000 para a GNR.

Rui Pereira tirou hoje as dúvidas que ainda persistiam, afirmando que o despacho já está assinado.

Ainda assim, e porque em 2009 não foi lançado qualquer concurso, é certo que em 2010 as forças de segurança não irão receber novos efectivos.

É que, somando todos os prazos – desde as candidaturas, ao curso de formação – só em 2011 é que os novos elementos poderão entrar ao serviço.(TSF)

Navio Escola NRP Sagres passa o Cabo Horn

O Navio Escola Sagres, que se encontra a realizar a 3ª Viagem de Circum-navegação, passou ontem, dia 24 de Março às 02:15, o Cabo Horn, o ponto mais meridional da América do Sul.

O Cabo Horn, conhecido como “o fim do mundo”, foi relatado ao longo da história por vários autores que sublinharam o mau tempo que o caracteriza, sendo o relato mais famoso da autoria de Charles Darwin, que passou este cabo a bordo do navio que possui o mesmo nome do Canal de Beagle.

A passagem do Cabo Horn marca um dos pontos altos da 3ª Viagem de Circum-Navegação da Sagres e uma motivação para a sua guarnição, pois trata-se do ponto mais a Sul que o navio alcançou em 72 anos. Esta passagem tem um significado mítico para os homens do mar, já que as suas águas e ventos representam um perigo extremo para quem nelas navega.(Marinha)

Exército Português - Exercício 'Relâmpago 10'

Há 10 anos que a 'família' antiaérea do Exército português reúne na Marinha Grande para testar a operacionalidade dos meios em caso de ataque. Este ano não foi excepção, tendo a operação 'Relâmpago 10' terminado ontem, com uma sessão de fogos reais para testar os sistemas mísseis Chaparral, Stinger, e o Canhão Bitubo.

Um exercício que o comandante das Forças Terrestres, tenente-general Amaral Vieira, considera "de grande importância", porque "é o acumular de um conjunto de exercícios ao nível táctico", realizado pelas brigadas mecanizada, de reacção, intervenção, e das zonas militares dos Açores e da Madeira.

"Hoje (leia-se ontem), conseguimos ter no exercício representantes da grande família antiaérea" para treinar em condições "que exigem níveis de segurança muito elevados", já que "temos de ter a garantia que o espaço aéreo, marítimo e terrestre estão livres", disse o comandante aos jornalistas, à margem do exercício.

Programar um exercício desta envergadura não é tarefa fácil, não só pelos milhares de euros investidos, mas pela logística necessária para o concretizar, envolvendo a Força Aérea, a Marinha, e as autoridades locais.

"A execução deste tipo de exercício implica grande coordenação com outras entidades", coordenação que "também é treinada", explicou o tenente-general Amaral Vieira.

Quanto ao equipamento utilizado, o comandante das Forças Terrestres mostra-se "satisfeito" com as armas utilizadas pelo Exército português, admitindo que "desejaria, obviamente, melhor".

"É o equipamento que temos e é com ele que temos de treinar e atingir resultados a que nos propomos. Todos desejamos melhor, mas temos a perfeita noção do que é o compromisso entre o possível e o desejável", disse o tenente-general Amaral Vieira.

Para o comandante do Regimento de Artilharia Antiaérea, coronel Luís Batista, os sistemas que o Exército dispõe "têm demonstrado, ao longo do tempo, a sua viabilidade".

"Temos taxas relativamente elevadas de sucesso na utilização destes sistemas que, face àquilo que é hoje a característica da ameaça aérea para os países da Europa e aliados, está perfeitamente capaz de assegurar um nível de protecção adequado", acrescentou aquele comandante, assegurando que o equipamento "ainda responde àquilo que são as necessidades do Exército em termos de defesa antiaérea a baixas e muito baixas altitudes".

"Essa é a responsabilidade que o Exército tem e os equipamentos para o qual está dotado", salientou.

Questionado sobre a Lei da Programação Militar, que se encontra em revisão, o comandante das Forças Terrestres disse existir um conjunto de equipamentos com prioridade, admitindo, porém, a substituição de material "no espaço disponível".

"Sabemos as dificuldades que o País vive. O Exército e as Forças Armadas têm vindo a partilhar esse esforço há muito tempo, e agora temos de perceber qual é o espaço disponível para irmos substituindo os equipamentos que entendermos como necessários", disse o tenente-general Amaral Vieira.

Novo exercício talvez em Novembro

Ao longo de uma semana, cerca de 250 militares montaram a sua base na Praia do Samouco, mas o plano operacional começou a ser preparado no início do mês, a partir das unidades de Queluz e Santa Margarida.

Ao todo, estiveram envolvidas 10 unidades, com 40 viaturas, para além dos diferentes sistemas de armas e de detecção.

Os militares levantam acampamento hoje. Deverão regressar ainda este ano à Marinha Grande, em Novembro, para um novo exercício.

Objectivos quase cumpridos

Apesar das dificuldades em testar os mísseis Chaparral, os militares fizeram um balanço positivo do exercício.
Durante a manhã de ontem, foram testados os sistemas Canhão Bitubo que, este ano, voltaram a ser operados pelas secções da Madeira e dos Açores.

Foram também testados os mísseis portáteis Stinger, cujo impacto no alvo foi "excelente". Os mísseis Stinger estão ao serviço do Exército português desde 1997, e são utilizados como apoio a combate.

Os mísseis ligeiros Chaparral foram igualmente testados, mas, neste caso, a operação revelou-se mais complicada, dada a dificuldade do míssil em encontrar a fonte de calor do alvo.

Dos quatro mísseis preparados para testar, apenas foi disparado um, que não atingiu o alvo.

Os mísseis Chaparral são utilizados pelo Exército desde 1990. Trata-se de um sistema dissuasor, cuja missão é atingir alvos aéreos a baixas altitudes, numa extensão de cinco quilómetros. Têm capacidade de atingir mais do que um alvo aéreo, sob quaisquer condições de visibilidade e de tempo, devido à utilização do sistema FLIR, de detecção por infravermelhos, e de mísseis tipo 'Fire and Forget'.

De registar ainda a presença de uma embarcação na zona marítima interdita e que obrigou à interrupção do exercício durante um largo período de tempo. (Diário de Leiria)

24 de março de 2010

Reportagem "O CEMITÉRIO DOS IMPÉRIOS"

A NÃO PERDER !!!
Dia 24 de Março às 21:00
...Ao longo de vários dias o jornalista Luís Castro e o repórter de imagem Paulo Oliveira acompanham as tropas norte-americanas no combate aos Talibãs, no Sul do Afeganistão.

A equipa da RTP esteve no Vale de Argandhab, em operações militares de alto risco, na busca de rebeldes.

O Linha da Frente, também esteve em Kabul, junto dos militares portugueses. Ficou a saber que são reconhecidos pelo exército afegão e que
estiveram por detrás da resposta do exército do Afeganistão, a quando do último atentado dos Talibãs à capital.

“O CEMITÉRIO DOS IMPÉRIOS” é uma reportagem de Luís Castro, com imagem de Paulo oliveira e edição de imagem de Alexandre Leandro. (Rtp)

Visita ao contingente na Bósnia

O Presidente da Assembleia Parlamentar da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa, Dr. João Soares visitou no dia 23, o contingente da Guarda Nacional Republicana na Integrated Police Unit da EUFOR, na Bósnia.

A visita ao Comando, inserida no programa de uma estadia de quatro dias àquele país, teve como objectivo conhecer e cumprimentar os militares portugueses em missão na Operação ALTHEA que teve inicio em Fevereiro de 2008.(GNR)

Partido Socialista reduz militares das Forças Armadas e privatiza parte dos Estaleiros de Viana

O Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC) vai levar à saída de mil militares das Forças Armadas, os quais se vão juntar aos 1300 já dispensados. Outra das medidas reveladas pelo ministro da Defesa no Parlamento é a privatização de parte dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo e das três empresas tecnológicas do Estado no sector.(RTP)

...O Partido Socialista , continua assim a sistemática destruição das Forças Armadas Portuguesas ,e de toda a Indústria de Defesa Nacional.

PARTIDA DE MILITARES PARA O KOSOVO E AFEGANISTÃO

m 23 de Março, pelas 09h00, partiram do Aeródromo de Trânsito N.º1 (em Figo Maduro), um grupo de 190 militares do 2º Batalhão de Paraquedistas/Brigada de Reacção Rápida, para ao Kosovo.

Este grupo de militares, comandado pelo Tenente-Coronel Nuno Maria Vasconcelos Albergaria Pinheiro Moreira, foi render o actual contingente da Força de Reacção Rápida da KFOR (KTM/KFOR - Kosovo Tactical Manouevre / Kosovo Force) que está neste teatro desde Setembro 2009.

No mesmo dia, pelas 10h00, partiu do mesmo Aeródromo, a bordo de uma aeronave C-130, um grupo de 59 militares dos três Ramos das Forças Armadas que foram render as actuais equipas OMLT (Operational Mentor Liaison Team), bem como o seu Módulo de Apoio, que se encontram a prestar assessoria ao Exército Nacional Afegão.

Estas novas equipas, cuja orgânica e composição obedece aos requisitos definidos pela NATO, são comandadas pelo Coronel Moura Pinto (OMLT Divisão), Tenente-Coronel Pereira (OMLT Guarnição) e o Tenente-Coronel Lapa (Módulo de Apoio) e irão permanecer no Afeganistão nos próximos seis meses. (Exército)

23 de março de 2010

1º Triatlo- Sprint em Timor Leste

O 1º Triatlo-Sprint da Guarda Nacional Republicana, em Díli, Timor Leste, teve lugar no dia 20 de Março. A organização que uniu, durante parte do dia, participantes e curiosos timorenses, portugueses e internacionais, pertencentes às Nações Unidas e Organizações Não Governamentais, começou muito antes, há cerca de um mês.

Atletas e entusiastas monopolizaram diariamente a praia da Areia Branca procurando a melhor forma física e a estratégia certa para garantir um lugar no pódio ou, simplesmente, ter a alegria de chegar ao fim. A prova contou com 41 participantes e dezenas de apoiantes nas ruas.

As pessoas começaram-se a juntar na praia da Areia Branca a partir das 07:30 horas, o dia prometia ser quente e o clima de ansiedade foi-se acumulando até às 09:00, hora do inicio da prova. Entre as várias línguas que se ouviam falar, tétum, português, inglês, brasileiro e malaio, entre outras, percebia-se que o convívio ia ser animado mas que ninguém gostaria de ficar nos últimos lugares.

O dia estava perfeito, céu limpo, calor suportável e mar espelho de água. A baixa-mar proporcionou maior segurança aos 750 metros de natação, a cumprir na baía da Areia Branca, onde duas embarcações do 8º Contingente do Subagrupamento Bravo da GNR e uma da Polícia Nacional de Timor Leste (PNTL), se preparavam para prestar o apoio necessário. Em terra, batedores da PNTL, equipas de assistência médica da GNR-INEM e elementos de segurança e controlo da prova, dividiam o itinerário que ligava o Cristo Rei à zona conhecida por "Baía dos Porcos", em Bidau Santana, controlando e condicionando o tráfego de forma a garantir a segurança dos participantes que, após saírem da água, teriam de cumprir 20 quilometros dolorosos de bicicleta e cinco quilometros de corrida até, finalmente, cruzarem a meta final.

Depois da organização da prova ter chamado todos os atletas para a linha de partida, o secretário de Estado para a Juventude e Desporto fez as honras da casa, dando às 09:00 horas o disparo de partida para o início da prova que todos sabiam, seria longa e difícil. Junto à partida várias entidades locais e das Nações Unidas, onde se destaca a presença do Comandante da Polícia das Nações Unidas, super intendente chefe Luís Carrilho, entre outros, acompanharam os primeiros momentos de emoção, naquele turbilhão de 41 atletas a correr para dentro de água para ganhar posição na primeira etapa da prova.

Com o aproximar do final da prova o entusiasmo da assistência atingiu o auge, confirmando-se a vitória do guarda Jorge César, seguido pelo professor Simão Fernandes e pelo tenente João Rodrigues.

A alegria dos vencedores e de todos os atletas mostrou que por si só a organização da prova tinha valido a pena. Mais do que a competição, conseguiu-se um grande convívio entre a comunidade nacional e internacional em Timor, fazendo acreditar que o evento desportivo foi um sucesso e que merece ser repetido, contribuindo decisivamente para que a Guarda Nacional Republicana se continue a afirmar em Timor Leste como uma força policial de referência para todos os nacionais e internacionais. (GNR)

Exército participou activamente no "Projecto Limpar Portugal"

O Exército participou activamente no dia 20 de Março de 2010 no “Projecto Limpar Portugal – PLP”, disponibilizando recursos humanos, viaturas, equipamentos e materiais necessários à recolha, separação e transporte dos diversos resíduos, nas quantidades avaliadas em coordenação com as estruturas regionais e locais do projecto.

O Exército apoiou o PLP, de Norte a Sul de Portugal (em função do dispositivo territorial das suas Unidades, Estabelecimentos e Órgãos), com mais de 100 viaturas e cerca de 1000 militares, apoiando ainda, em algumas localidades, na alimentação dos intervenientes e na disponibilização de infra-estruturas temporárias e permanentes. (Exército)

1º Centenário do Farol de Montedor

O Farol de Montedor, em Viana do Castelo, comemora 100 anos de existência e assinala esta data abrindo as suas portas ao público até ao dia 18 de Abril entre as 14h30 e as 17h00.

O Farol de Montedor, construído em 1908, foi edificado a noroeste do território nacional. Com 28 metros de altura e situado a mais de 100 metros de altitude, este imponente Farol foi inaugurado a 20 de Março de 1910 ainda com um candeeiro a petróleo, dando lugar à electricidade 37 anos mais tarde, garantindo assim um alcance luminoso de 40 milhas.

Após sucessivas modernizações, em 1987 a instalação eléctrica seria completamente remodelada e proceder-se-ia à automatização do farol, cuja característica é presentemente de 2 grupos de relâmpagos brancos, com um período de 9,5 segundos, iluminando 22 milhas náuticas.

Para marcações de visitas contactar 258 835 167 (Marinha Portuguesa)

22 de março de 2010

Lançamento do livro "Eu, Português Impuro No Caminho Francês de Santiago"

Vai decorrer, no próximo dia 27 de Março pelas 16.00 horas na Livraria Bertrand, do Olivais Shoppping Center, a cerimónia de lançamento do livro “Eu, Português Impuro no Caminho Francês de Santiago”, do escritor Joaquim Figueiredo, com a chancela da Editora Fonte da Palavra.
A cerimónia conta com uma performance teatral pelos três protagonistas do livro e actuação dos fadistas José Frias e Gilda de Castro, acompanhados à guitarra por Alberto Raio e à viola por Nelson de Castro, estando a apresentação do livro a cargo da escritora Anabela Quental.

Querendo comemorar e agradecer ao Cosmos o seu 50º aniversário de vida, Joaquim Figueiredo percorreu a pé, entre 14 de Abril e 20 de Maio de 2008, novecentos e cinquenta quilómetros, tantos quantos ligam Roncesvalles a Muxia, passando por Santiago de Compostela e Finisterra.

“Eu, Português Impuro no Caminho Francês de Santiago” é um testemunho que instrui e distrai, descrevendo sem fantasia mas com ritmo e sedução, as boas e más experiências do autor e do casal brasileiro que o acompanhou no percurso, também conhecido por Caminho das Estrelas.

Num estilo literário diferente, o autor revela passo a passo o que muitas outras obras sobre o percurso pretensiosamente ignoram, fazendo deste relato um autêntico conselheiro e guia prático para quem deseja peregrinar a Santiago de Compostela.

Joaquim Figueiredo nasceu na Chamusca, em 1958. Em Óbidos viveu parte da sua infância e nas Caldas da Rainha a adolescência. Em 1979 ingressou na Marinha, onde é Cabo L, desempenhando actualmente o cargo de fotografo no Gabinete de Imagem do Chefe de Estado-Maior da Armada, conciliando esta profissão com a actividade de colaborador em escritos nos orgãos da comunicação social e com viagens a diversas partes do mundo – América Latina, Ásia, Europa, Médio Oriente – somando já 51 países visitados. Reside actualmente no Seixal.(Marinha)

EMGFA - Foto da Semana

190 militares partem terça-feira para o Kosovo

Cento e noventa militares da 2.ª Brigada de Paraquedistas/Brigada de Reação partem terça feira para o Kosovo para render o contingente que está naquela zona desde setembro de 2009.

De acordo com um comunicado do Estado-Maior General das Forças Armadas, o grupo de militares será comandado pelo Tenente-Coronel Nuno Maria Vasconcelos Albergaria Pinheiro Moreira.

Este grupo de militares irá render “o actual contingente da Força de Reacção Rápida da KFOR (KTM/KFOR - Kosovo Tactical Manouevre / Kosovo Force) que está neste teatro desde Setembro 2009”, lê-se ainda na nota.

No comunicado é ainda referido que também na terça feira irá partir a bordo de uma aeronave C-130, um grupo de 57 militares dos três ramos das Forças Armadas que vão render “as atuais equipas OMLT (Operational Mentor Liaison Team), bem como o seu Módulo de Apoio, que se encontram a prestar assessoria ao Exército Nacional Afegão”.

“Estas novas equipas, cuja orgânica e composição obedece aos requisitos definidos pela NATO, são comandadas pelo Coronel Moura Pinto (OMLT Divisão), Tenente-Coronel Pereira (OMLT Guarnição) e o Tenente-Coronel Lapa (Módulo de Apoio) e irão permanecer no Afeganistão nos próximos seis meses”, é referido.(Jornal I)

21 de março de 2010

Exército associou-se ao “Projecto Limpar Portugal”, disponibilizando hoje cerca de mil militares

Uma nota do Exército refere que foram disponibilizados recursos humanos, viaturas, equipamentos e materiais necessários à recolha, separação e transporte dos diversos resíduos.

A ajuda do Exército passa por alimentar os intervenientes no projecto e em disponibilizar infraestruturas temporárias e permanentes.

Braga, Chaves, Viseu, Grande Porto, Região de Santa Margarida, Grande Lisboa, Alcochete, Vendas Novas, Évora, Estremoz, Beja, Tavira foram algumas localidades que beneficiaram do apoio dos elementos do exército.

Inspirado numa iniciativa desenvolvida na Estónia em 2008, o “Limpar Portugal” destina-se a reunir num só dia milhares de pessoas para recolherem resíduos depositados ilegalmente em florestas e outras áreas de todo o país.

Na semana passada, já tinham sido identificados mais de 10 mil pontos de limpeza e o número de inscrições ultrapassava as 60 mil.

O projecto tem o alto patrocínio do Presidente da República, que, à semelhança da ministra e do secretário de Estado do Ambiente, participam em acções de limpeza. (Público)

19 de março de 2010

I Reunião Formal dos Ministros do Mar da CPLP

O Secretário de Estado da Defesa Nacional e dos Assuntos do Mar, Marcos Perestrello, participa na I Reunião Formal dos Ministros do Mar da CPLP, que terá lugar, no dia 21 de Março, pelas 10h30, no Forte de São Julião da Barra, em Oeiras.

Às 12h30, está prevista uma conferência de imprensa.

Nesta reunião deverá ser aprovada a Estratégia da CPLP para os Oceanos, assim como algumas iniciativas específicas para a concretização da mesma. (MDN)

Marinha Portuguesa - "Vídeo - Condecoração da Esquadrilha de Helicópteros"

No passado dia 15 de Março, pelas 15h15, o Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Fernando Melo Gomes, condecorou a Esquadrilha de Helicópteros, com a Medalha Militar de Serviços Distintos Grau Ouro, pelas acções desenvolvidas no âmbito das missões da Marinha.
A cerimónia realizou-se na Esquadrilha de Helicópteros, situada na Base Aérea Nº 6, no Montijo.
A Esquadrilha de Helicópteros tem por missão assegurar o aprontamento das aeronaves e respectivas tripulações, com vista à constituição dos destacamentos de helicópteros a atribuir aos navios das classes Vasco da Gama e Bartolomeu Dias.

Nesse intuito, a Esquadrilha efectua a manutenção dos helicópteros e garante as qualificações do pessoal das tripulações de voo e das equipas de manutenção, bem como de todo o restante pessoal pertencente às guarnições dos navios necessário à operação dos helicópteros embarcados.

Compete à unidade apoiar a Flotilha, as unidades navais e os destacamentos a estas atribuídos em todos os aspectos relacionados com a operação de helicópteros, garantindo a aplicação de medidas que visem a sua segurança e eficiência.

São ainda suas atribuições assegurar a ligação ao Joint Executive Committee do simulador de voo e à comunidade de operadores do helicóptero Lynx, nas suas diversas áreas.

A Esquadrilha de Helicópteros é comandada pelo Comandante Jorge Manuel da Costa e Sousa e é composta por 131 militares e 1 Civil. Durante os 17 anos da sua existência, voaram mais de 18.000 horas, das quais cerca de 6.500 a partir de unidades navais.(Marinha)

GNR - Homenagem às vítimas da catastrofe na Madeira no Render Solene

A Guarda Nacional Republicana através da Unidade de Segurança e Honras de Estado (USHE) promove, ao terceiro Domingo de cada mês, pelas 11:00 horas, no exterior do Palácio Nacional de Belém (Praça Afonso de Albuquerque) a tradicional cerimónia de Rendição Solene da Guarda.

Tem como significado a rendição simbólica do efectivo da Guarda responsável pela segurança do Palácio e, pela já longa tradição, entrou no roteiro turístico da cidade de Lisboa.

Da sequência de acções da cerimónia destacam-se momentos como o cumprimento das duas Forças (a Guarda rendida passa em frente à que assume o serviço e cumprimenta com olhar à direita), a saudação entre comandantes de ambas as forças (simbólica passagem de testemunho), a escolta ao "Santo e Senha" e o "Brinco da Banda", momento em que a Banda de Música executa trechos musicais enquanto evolui, desenhando figuras em marcha pelo recinto.

Após este cerimonial pode assistir-se a uma exibição da Charanga a Cavalo da USHE, no Jardim Vieira Portuense. Esta Charanga é a única no mundo que executa peças musicais em evoluções a galope.

Na proxima rendição, a realizar no dia 21 de Março, terá lugar uma pequena homenagem às vítimas da catástrofe que assolou a ilha da Madeira em Fevereiro último. A actuação da Banda terá como tema principal o "Bailinho da Madeira".(GNR)

Força Aérea Portuguesa - Imagem do Mês (Março 2010)

Marinha participa no Projecto Limpar Portugal

A Marinha apoia o projecto Limpar Portugal, que decorrerá no dia 20 de Março, através da disponibilização de meios logísticos e de recursos humanos para o apoio à iniciativa, que tem como objectivo a promoção da Educação Ambiental, por intermédio da limpeza do espaço florestal português.

A Marinha marca presença na iniciativa, no concelho de Almada, com meios logísticos e recursos humanos, dos quais se destaca: um autocarro de 50 lugares e um pesado de caixa aberta, uma retroescavadora e três viaturas de carga, uma tenda para o posto de comando das operações e uma viatura UNIMOG com grua e caixa aberta.(Marinha)

18 de março de 2010

Lançamento do livro “Pilares da Estratégia Nacional”

No dia 23 de Março (Terça-Feira), pelas 12h45, terá lugar no IDN em Lisboa, o lançamento do novo Livro da Colecção Atena do IDN (em colaboração com a editora Prefácio), “Pilares da Estratégia Nacional” (a seguir à conferência “Política de Defesa do Brasil” no âmbito do ciclo “Visões Globais para a Defesa”).

Este livro inclui textos de António José Telo (coord.), Nuno Severiano Teixeira, Filipe Duarte Santos, Viriato Soromenho-Marques, António Vitorino (coord.), Juan Mozzicafreddo, Mariano Gago, Veiga Simão, David Justino, Luis Amado, António Martins da Cruz (coord.) e Adriano Moreira, na sequência de um ciclo de conferências com o mesmo nome, em que se reflectiu profundamente sobre os temas centrais de uma Estratégia Nacional para Portugal. A entrada é livre.(IDN)

Marinha Portuguesa - "Exercício Galeota 2010"



A Marinha/Autoridade Marítima Nacional realizou, nos dias 10 e 11 de Março de 2010, na Ria de Aveiro, um exercício de combate à poluição do mar por hidrocarbonetos, denominado GALEOTA 2010, no qual se simulou a contenção e recolha de combustível derramado após a colisão de um navio mercante (simulado por um navio da empresa Tinita) com o molhe Sul da barra do Porto de Aveiro, a limpeza das praias da barra e da Ria e a evacuação e salvamento marítimo de um ferido grave.

O exercício GALEOTA 2010 visa treinar os meios da Marinha/Autoridade Marítima Nacional em espaços marítimos restritos, e a mobilização e actuação em terra em coordenação com voluntários e entidades locais com interesses ou atribuições no combate à poluição do meio marinho.

Enquadrado no Plano Mar Limpo plano nacional de contingência em caso de incidente de poluição em espaços marítimos sob jurisdição de Portugal , o exercício GALEOTA 2010 desenvolve-se no 3º grau de prontidão deste Plano, e foi dirigido pelo Capitão de Porto de Aveiro, Capitão-de-fragata Coelho Gil, com os meios humanos e materiais da sua capitania, e com o apoio em pessoal e em material do Departamento Marítimo do Norte e do Serviço de Combate à Poluição do Mar por Hidrocarbonetos, da Direcção-Geral da Autoridade Marítima.

Participaram na acção do exercício GALEOTA 2010 a Administração do Porto de Aveiro, a Câmara Municipal de Ílhavo, o Comando Distrital de Operações de Socorro do Distrito de Aveiro, a empresa Tinita, a Universidade de Aveiro e a Universidade Lusófona do Porto. Associaram-se a este exercício a Força Aérea Portuguesa e o Centro Internacional de Luta Contra a Poluição do Atlântico Nordeste (CILPAN). ( Marinha Portuguesa )

Ministro da Defesa Nacional recebe Ministro da Defesa da República da Sérvia

O Ministro da Defesa Nacional, Augusto Santos Silva, recebeu no dia 15 de Março, no Forte de São Julião da Barra, o Ministro da Defesa da República da Sérvia, Dragan Sutanovac, que fez uma visita oficial a Portugal nos dias 15 e 16 de Março.

No dia 16 de Março, o Ministro da Defesa da Sérvia visitou o Comando de Brigada de Reacção Rápida, em Tancos, onde foi recebido pelo Vice-Chefe do Estado-Maior do Exército, Tenente-General Oliveira Cardoso.(MDN)

Força Aérea realiza Kanicross 2010

Decorre, desde o dia 16 e até ao dia 18 de Março, no Campo de Tiro da Força Aérea, em Alcochete, o Kanicross 2010, um exercício anual de avaliação de equipas cinotécnicas, este ano na sua 7ª edição.

Neste exercício, constituído por 21 obstáculos ao longo de 8 quilómetros, participam não só todas as Secções Cinotécnicas da Força Aérea (de todas as Unidades do Ramo), mas também equipas da PSP e do Exército.

A competição, organizada pelo Comando Aéreo e coordenada pelo Centro de Treino Cinotécnico da Força Aérea, é destinada a testar a capacidade física do cão e do seu treinador, a capacidade de controlo do cão por parte do tratador e as capacidades de tiro dos militares, que nestas equipas cinotécnicas, garantem a segurança de infra-estruturas e meios do Ramo. É também tida em conta a motivação do cão em acompanhar o seu treinador sob circunstâncias difíceis e exigentes.

O Kanicross não só avalia o grau de preparação das equipas Cinotécnicas para o cumprimento das missões que lhes são atribuídas, assim como suscita e desenvolve em todo o pessoal ligado aos cães militares uma saudável competição.

A utilização de equipas Cinotécnicas na Segurança Interna e Defesa Imediata das Unidades e Órgãos da Força Aérea, como meios activos do dispositivo implementado, implica um treino continuado, abrangendo variadas vertentes, com destaque para a componente técnica a que é necessário aliar a destreza física e o conhecimento mútuo dos componentes da equipa. (FAP)

VISITA DO MINISTRO DA DEFESA DA REPÚBLICA SÉRVIA AO EXÉRCITO PORTUGUÊS

No dia 16 de Março de 2010, no âmbito da visita oficial a Portugal, o Exmº Ministro da Defesa da República da Sérvia, Dragan Sutanovac visitou a Brigada de Reacção Rápida (BRR), sediada em Tancos. (Exército)

Marinha Portuguesa - Farol da Ponta da Barca assinala domingo 80 anos de funcionamento

A Marinha Portuguesa assinala domingo os 80 anos de funcionamento do Farol da Ponta da Barca, na Graciosa, que possui a torre mais alta entre todos os faróis existentes no arquipélago dos Açores.

O Farol da Ponta da Barca, situado na costa noroeste da Graciosa, é constituído por um edifício simétrico de um só piso, de onde se eleva uma torre cilíndrica central com 23 metros de altura.

A sua localização, a que se deve acrescentar a altura da falésia onde se encontra, coloca a sua luz a 71 metros acima do nível médio do mar, sendo visível a 20 milhas náuticas (cerca de 37 quilómetros).
(AO)

17 de março de 2010

Comissão de Defesa Nacional aguarda esclarecimentos sobre cortes orçamentais nas Forças Armadas

O presidente da Comissão de Defesa Nacional disse hoje que aguarda esclarecimentos do Governo sobre o corte de 40 por cento previsto pelo Programa de Estabilidade e Crescimento na Lei de Programação Militar (LPM).“Estamos a aguardar que o Governo diga se sobre os 40 por cento do funcionamento geral que é anunciado está incluído ou não os 40 por cento da LPM”, afirmou o social-democrata José Luís Arnaut, no decurso da visita que os deputados da Comissão de Defesa Nacional realizaram hoje à Base Aérea n.º 5, em Monte Real, Leiria.

José Luís Arnaut explicou que o Governo o ano passado “já tinham anunciado uma cativação de 40 por cento” sobre a LPM, pelo que era algo “previsível”, mas admitiu que “sobre isso também poderá incidir alguns cortes” nos diversos ramos das Forças Armadas.

O deputado adiantou que esta semana está prevista uma reunião do Conselho Superior Militar, onde o ministro da Defesa vai comunicar ao chefe do Estado Maior General das Forças Armadas e aos três chefes dos ramos onde vão “incidir os cortes orçamentais”, detalhes que afirmou ainda desconhecer.

“O senhor ministro, depois de falar com os ramos, irá à Comissão de Defesa Nacional apresentar detalhadamente onde é que vão incidir os cortes”, acrescentou, reconhecendo que “naturalmente que eles terão que ocorrer”.

O presidente da comissão da Assembleia da República admitiu que “há projectos de investimento que estão em curso que serão mantidos”, mas haverá outros que serão adiados, considerando que “as Forças Armadas têm de participar nesse esforço colectivo”.

Já o chefe do Estado Maior da Força Aérea, general Luís Araújo, referiu também desconhecer onde se vão processar os cortes orçamentais.

“Não sabemos exactamente em que programas é que se vai realizar o corte ou a cativação”, declarou, mas rejeitou que esta situação possa fragilizar o cumprimento da missão das Forças Armadas.

“As Forças Armadas portuguesas são suficientemente fortes, coerentes e consistentes para não serem fragilizadas com estas coisas”, frisou, acreditando que o programa de modernização das aeronaves C-130 não estará em causa.

“Quero acreditar e tenho razões para acreditar e o senhor presidente também que esse será um dos programas onde é tão evidente que é necessário, é tão importante para a projecção de forças, é tão importante para a nossa participação em segurança cooperativa que, com certeza, a modernização dos C-130 não será afectada”, disse o general, que não adiantou as áreas onde vai propor cortes porque se trata de informação classificada.

Na visita, José Luís Arnaut realçou “a importância que a Força Aérea tem a nível global naquilo que é a afirmação da política externa portuguesa no âmbito da cooperação”.

“O importante para nós é salientar o papel relevante que as Forças Armadas têm na afirmação de Portugal no mundo”, reiterou o deputado.(Lusa)

16 de março de 2010

Militar português morre no Kosovo

Um militar português morreu hoje, terça-feira, no Kosovo, depois de um treino de aptidão física, informa o Estado-Maior-General das Forças Armadas.

O incidente ocorreu às 10.35 horas (hora portuguesa). O primeiro-cabo José Luís Madeira Bernardino, militar da Força Nacional Destacada no Kosovo, perdeu os sentidos depois de terminar a corrida de uma prova de aptidão física.

Segundo comunicado enviado pelo EMGFA, a vítima foi assistida "de imediato pelo enfermeiro e médico do contingente no sentido da sua reanimação" e depois "prontamente evacuado para o hospital militar próximo (Bond Steel). José Bernardino, no entanto, não resistiu e veio a falecer.

"A família do militar já foi informada da situação estando a ser acompanhada e apoiada por psicólogos do Exército", acrescenta o comunicado, que diz ainda que "o corpo do militar está no hospital militar de Bond Steel, estando já em curso os procedimentos administrativos e legais para a sua transladação para Portugal." (JN)

Expresso aqui,as minhas mais sinceras condolências à familia do primeiro-cabo José Luís Madeira ,neste momento dificil e de dor.

15 de março de 2010

Nova artilharia nos navios-patrulha

Os sistemas de artilharia de 30 mm que vão equipar o primeiro par de navios-patrulha oceânicos (NPO) custam quatro milhões de euros e desde já a Marinha Portuguesa admite vir a utilizá-los noutras classes de navios, avançou ao DN fonte daquela força. Trata-se de um sistema "comum ao das viaturas blindadas ligeiras anfíbias (VBLA) da Marinha", pelo que se torna "vantajoso também do ponto de vista logístico", acrescentou a fonte.

A opção por este tipo de sistema de artilharia, explicou a Marinha, "prende-se com requisitos de natureza operacional para os NPO", considerando "a natureza das missões típicas do âmbito de autoridade marítima e a defesa contra ameaças assimétricas".

A escolha de artilharia de 30 mm teve como base "uma avaliação técnica conduzida" pela Direcção de Navios da Marinha Portuguesa e "a análise à tendência de mercado", que apontam estes sistemas, com controlo de tiro do tipo EO/IR (electróptico e infra- -vermelho) "como uma solução equilibrada e de futuro para a defesa própria do navio".

Pelas suas características operacionais e técnicas, "os sistemas de artilharia de 30 mm poderão ser uma solução a adoptar noutras classes de navios da Marinha", estando neste momento a ser considerados como base para as futuras lanchas de fiscalização costeira, também em construção nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC).

A aquisição das peças de artilharia é considerada como o aspecto final do NPO e a adjudicação foi feita no início do ano à sociedade OTO MELARA. O navio da República Portuguesa (N.R.P.) Viana do Castelo (primeiro patrulha) encontra-se concluído, estando em fase de provas técnicas, pelo que indica que em breve será entregue à Marinha Portuguesa. (DN)

Lançamento do livro “Política de Defesa Nacional e Estratégia Militar – Modelo de Elaboração”

No próximo dia 16 de Março, pelas 18h30 irá proceder-se, no auditório do Instituto de Ensino Superior Militar (IESM), ao lançamento do livro “Política de Defesa Nacional e Estratégia Militar – Modelo de Elaboração”, da autoria do Contra-Almirante António Silva Ribeiro, e apresentado pelo Vice-Almirante Sabino Guerreiro, Director do IESM.

Este lançamento será precedido por um colóquio subordinado ao tema «Portugal e o Planeamento Estratégico», pelo Professor Doutor Adriano Moreira e pelo Professor Doutor José Manuel Rolo.(M.G.P)

14 de março de 2010

Condecoração da Esquadrilha de Helicópteros da Marinha

No próximo dia 15 de Março, pelas 15h15, o Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Fernando Melo Gomes, vai condecorar a Esquadrilha de Helicópteros, com a Medalha Militar de Serviços Distintos – Grau Ouro, pelas acções desenvolvidas no âmbito das missões da Marinha. A cerimónia realiza-se na Esquadrilha de Helicópteros, que se situa na Base Aérea Nº 6, no Montijo.

A Esquadrilha de Helicópteros tem por missão assegurar o aprontamento das aeronaves e respectivas tripulações, com vista à constituição dos destacamentos de helicópteros a atribuir aos navios das classes “Vasco da Gama” e “Bartolomeu Dias”.

Nesse intuito, a Esquadrilha efectua a manutenção dos helicópteros e garante as qualificações do pessoal das tripulações de voo e das equipas de manutenção, bem como de todo o restante pessoal pertencente às guarnições dos navios necessário à operação dos helicópteros embarcados.

Compete à unidade apoiar a Flotilha, as unidades navais e os destacamentos a estas atribuídos em todos os aspectos relacionados com a operação de helicópteros, garantindo a aplicação de medidas que visem a sua segurança e eficiência.São ainda suas atribuições assegurar a ligação ao Joint Executive Committee do simulador de voo e à comunidade de operadores do helicóptero Lynx, nas suas diversas áreas.

A Esquadrilha de Helicópteros é comandada pelo Comandante Jorge Manuel da Costa e Sousa e é composta por 131 militares e 1 Civil. Durante os 17 anos da sua existência, voaram mais de 18.000 horas, das quais cerca de 6.500 a partir de unidades navais.(M.G.P)

Guarda Nacional Republicana - "Projecto Limpar Portugal"

A Guarda Nacional Republicana através do Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) vai colaborar, durante o dia 20 de Março, em todo o território continental, com o Projecto Limpar Portugal, numa iniciativa que visa limpar as florestas e promover a educação ambiental dos cidadãos, contribuindo para a manutenção de um planeta vivo e saudável.

A colaboração passa pela disponibilidade que os elementos do SEPNA irão dar a todo o processo de referenciação e sinalização de existência de resíduos e acompanhamento da recolha, transporte e armazenamento, informando, esclarecendo e participando de forma activa no plano.

O Projecto Limpar Portugal tem como objectivo juntar o maior número de voluntários e parceiros para que, esse dia, todos possam fazer algo que minimize os atentados contra a natureza e o ambiente.(GNR)

13 de março de 2010

RI19 - “A unidade de Chaves é espectacular”

O novo comandante da Brigada de Intervenção, onde se integra o Regimento de Infantaria 19 de Chaves, major-general Calçada, não poupou elogios à unidade flaviense, naquela que foi a sua primeira visita ao aquartelamento.

“A unidade de Chaves é um espectáculo. É um dos mais bonitos do Exército português e está inserido numa região que muito tem ensinado ao país, ao longo da sua história. Todo o país se deveria orgulhar dele”, disse o comandante, prometendo “olhar para ele com todo o cuidado que ele merece”.

Além disso, o major-general Calçada disse tudo fazer para que quando deixar a Brigada, “ver um Regimento com mais recursos humanos e materiais e com muitas e nobres missões”.

José Carlos Filipe Antunes Calçada é natural de Alhandra, Vila Franca de Xira, tem 50 anos de idade, é casado e tem 2 filhos.(Fonte)

12 de março de 2010

Presença militar portuguesa reforçada no Afeganistão

A presença militar portuguesa no Afeganistão vai ser reforçada até ao final deste mês, passando a ser constituída por 253 homens e mulheres, anunciou hoje o Comandante das Forças Terrestres.

O tenente-general Amaral Vieira participou hoje, em, Vila Real, no "Kabuk 101", o exercício final de aprontamento antes da partida para o Afeganistão de um grupo de 84 militares oriundos dos três ramos das Forças Armadas.

Portugal passará a ter 253 homens e mulheres naquele teatro de operações, onde permanece desde maio de 2008, com períodos de rendição de seis meses.

Os militares, que serão projetados para o Afeganistão até ao final deste mês, dividem-se por três forças: a OMLT (Operational Mentor and Liasion Team) de Garnição, a OMLT Kabul Capital Division (KCD) e o Modulo de Apoio às OMLT.

Amaral Vieira reconheceu que o Afeganistão é o palco onde os militares portugueses estão localizados que "mais preocupações levanta aos decisores", no entanto, destacou a "experiência portuguesa de 15 anos" a participar em "operações muito complicadas".

"O teatro no Afeganistão é muito exigente e é efetivamente no âmbito das insurgências, que se pode revelar de formas multifacetadas, que podemos esperar qualquer tipo de riscos", referiu.
Foi precisamente com um tumulto de populares simulado que começou o exercício que hoje decorreu nos terrenos de treino do Regimento de Infantaria 13 (RI13), em Vila Real.

Quando os militares portugueses se deslocaram a uma escola primária numa operação de assistência humanitária e se reúnem com elementos do exército afegão são surpreendidos por populares revoltados.

Foi preciso garantir condições de segurança no local, retirar os mentores e remover a viatura que avariou no recinto.

Num outro cenário, no âmbito de uma patrulha, uma viatura da coluna avariou e foi necessário rebocá-la e foi, nessa altura, que os militares são surpreendidos por uma reação com armas de fogo.

As situações pretenderam recrear a realidade que os militares poderão ter que enfrentar.
"No Afeganistão tudo é possível", referiu o coronel Moura Pinto, comandante da 3º OMLT KCD.

"As avarias poderão ser o menor dos problemas. Outros problemas são a questão das temperaturas extremamente elevadas. Na altura em que vamos lá vão rondar os 40 graus positivos", salientou o responsável.

Moura Pinto explicou que o exercício pretendeu representar "uma situação extrema", acrescentando que os militares terão que desempenhar um conjunto de ações, como distribuição de cobertores ou bens de primeira necessidade, que poderão originar a concentração de muitas pessoas e originar alguns problemas.

A missão das OMLT da NATO é a de treinar, ensinar e servir de mentor às unidade do Exército Nacional Afegão (ANA), servir como elo de ligação e de comando e controlo entre a Internacional Security Assistence Force (ISAF) e o ANA, de forma a facilitar o desenvolvimento de um exercito competente, profissional e auto suficiente.

O Afeganistão é um país conturbado, marcado pela pobreza, desemprego, corrupção e é também um dos maiores produtores mundiais de ópio, uma actividade estreitamente ligada aos guerrilheiros terroristas.

Moura Pinto referiu que os ataques suicidas são o método preferencial usado pelos rebeldes.

O ano passado foi o mais mortífero para as forças da NATO naquele país, registando 508 baixas. Até 06 de março de 2010 já morreram naquele teatro de operações 106 militares das diversas forças internacionais.(Jornal I)

Museu de Évora mostra que armas também podem ser Arte

Mais de uma centena de armas brancas e armaduras orientais, dos séculos XV ao XX, que ilustram as regiões da Ásia onde os portugueses marcaram presença, está em exposição no Museu de Évora a partir de sábado, numa mostra de “Rituais de Poder”.

A exposição “Rituais de Poder. Armas Orientais”, que vai estar patente ao público até 13 de Junho, dá visibilidade à colecção particular do cirurgião Jorge Caravana, residente em Évora há duas décadas.

Nesta que é a primeira vez que expõe peças da sua colecção, orientada para armas brancas e armaduras das áreas geográficas relacionadas com a Expansão Portuguesa no Oriente, Jorge Caravana quer mostrar que a armaria, além do aspecto bélico, possui riquezas artísticas e simbólicas.

Em declarações à agência Lusa, Jorge Caravana sublinhou quer «dar a conhecer às pessoas que se pode associar às armas, não só o aspecto bélico e violento que, naturalmente, comportam em si, mas também todo [um] aspecto de luxo e de apresentação e de símbolo de poder».

A iniciativa, acrescentou, pretende também transmitir a história que se “esconde” por detrás de cada peça que adquire: «Não só a que ela traz quando a compramos, mas também a que descobrimos quando a investigamos».

Esta exposição temporária, acompanhada por um extenso e aprofundado catálogo, reúne 110 peças da colecção do médico, com «excecional valor cultural e artístico, no âmbito da armaria oriental», assegura a instituição.

Índia, Ceilão, Nepal, China, Japão, Indonésia/Malásia ou Filipinas são alguns dos pontos de origem dos objectos expostos e onde os portugueses projectaram a sua presença, tendo ainda sido incluídas na mostra peças de Marrocos (África) que Jorge Caravana também possui.(Tsf)

11 de março de 2010

NRP D. Francisco de Almeida chegada á BNL



A cerimónia de transferência do navio para a Marinha Portuguesa realizou-se no passado dia 15 de Janeiro na Holanda, e contou com a presença do Secretário de Estado da Defesa Nacional e dos Assuntos do Mar, Dr. Marcos Perestrello e do Chefe de Estado-Maior da Armada, Almirante Fernando Melo Gomes.
Este é o segundo dos dois navios que constituem a Classe "Bartolomeu Dias". A entrada ao serviço destes dois navios constitui uma importante etapa no reforço da Esquadra para a prossecução da missão da Marinha nas funções de defesa militar, apoio à politica externa e de autoridade do Estado no mar, numa altura em que se desenvolvem novos desafios à segurança marítima.
Estes navios vêm substituir as quatro fragatas da classe "João Belo", que integraram a Esquadra Portuguesa durante cerca de 40 anos.
A Fragata "D. Francisco de Almeida" é comandada pelo Comandante José Rafael Salvado de Figueiredo e a guarnição do navio é composta por 164 militares, dos quais, 19 oficiais, 41 sargentos e 104 praças. (Marinha Portuguesa)

Marinha combate poluição nas águas de Aveiro

A Marinha vai efetuar hoje um exercício no Porto de Aveiro que simulará um derrame de 250 metros cúbicos de hidrocarbonetos após um acidente com um porta-contentores, disse à Lusa o capitão de mar e guerra Silva Paulo.

Denominado "Galeota 2010", o exercício, que será realizado durante a manhã, simulará a colisão do navio com o molhe sul da entrada do Porto de Aveiro, precisou Silva Paulo, chefe do Serviço de Combate à Poluição do Mar por Hidrocarbonetos.

Segundo silva Paulo, a "poluição das águas por combustíveis aditivados é mais perigosa que os derrames de crude", pelo que a Marinha decidiu realizar o "exercício num porto muito movimentado, pouco espaçoso, com muitos braços de água como o de Aveiro".

"Este tipo de poluição espalha-se rapidamente" e afeta a fauna, flora e recursos naturais, pelo que é "importante, para além da recolha do poluente, treinar e testar a articulação entre a Marinha e as outras autoridades envolvidas", num desastre deste tipo, referiu.

No "Galeota 2010" estão envolvidos meios da Marinha, autoridades de proteção civil e "muitos voluntários da Universidade de Aveiro e da Universidade Lusófona", que vão limpar os braços de ria e as praias poluídas pelo derrame, precisou Silva Paulo.

O exercício "Galeota 2010" visa "treinar os meios da Marinha e da Autoridade Marítima Nacional em espaços marítimos restritos", além da "mobilização e atuação em terra em coordenação com voluntários e entidades locais com interesses ou atribuições no combate à poluição", afirmou.

No exercício estão envolvidos a "lancha grande de desembarque Bacamarte, várias lanchas da Marinha, sistemas e equipamentos de contenção e recolha de produtos poluentes, além dos universitários voluntários", adiantou.

Acrescentou que o exercício envolve ainda a Administração do Porto de Aveiro, a Câmara Municipal de Ílhavo, o Comando Distrital de Operações de Socorro do Distrito de Aveiro, uma empresa transportadora naval, a Universidade de Aveiro e a Universidade Lusófona do Porto, meios aéreos da Força Aérea Portuguesa e o Centro Internacional de Luta Contra a Poluição do Atlântico Nordeste.

Integrado no programa do exercício, realizou-se na quarta feira, no Auditório Joaquim José da Cunha do Instituto Superior de Contabilidade e Administração, da Universidade de Aveiro, um colóquio dedicado ao tema da poluição do meio marinho e da monitorização ambiental.(I)

10 de março de 2010

O CEMGFA acompanha Ministro da Defesa Nacional à Madeira

O Chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas, Luís Valença Pinto, acompanhou ontem (09 de Março) o Ministro da Defesa Nacional, Augusto Santos Silva, na visita à Madeira, onde procuraram inteirar-se dos trabalhos de recuperação em curso, com especial incidência para os que envolvem os meios militares estacionados na Região. Acompanhou também a comitiva o Secretário de Estado da Defesa e Assuntos do Mar, Marcos Perestrelo.

Iniciaram a visita pela Ribeira Brava, onde puderam observar a ponte militar que foi instalada na Fajã da Ribeira, estiveram no Lombo do Moleiro, Serra de Água, um dos locais também muito afectado pelas enxurradas e onde a comitiva pode observar militares a prestarem auxílio aos moradores, nomeadamente na limpeza e remoção de escombros.

Depois da Serra de Água, passaram pelo Regimento de Guarnição do Funchal (RG3) onde contactaram com alguns dos desalojados e voluntários do centro de acolhimento que ali está a funcionar desde 20 de Fevereiro. Pelo local passaram 255 pessoas, sendo que ainda aí permanecem 62 desalojados.

A finalizar a visita às estruturas militares a comitiva deslocou-se ao Comando Operacional da Madeira, no Pico da Cruz, onde assistiram a um "briefing", sobre todos os passos dados pela estrutura militar na Madeira, desde que foi accionado o pedido de ajuda do Governo Regional.(EMGFA)

NRP Sagres ruma ao Chile com doações portuguesas

Pela primeira vez, o navio-escola "Sagres" parte para uma missão solidária. E quis o destino que a comunidade portuguesa na Argentina fosse a co-autora de um dos capítulos que ainda está a ser escrito e que marcará a história do navio-orgulho nacional: a "Sagres" parte esta terça-feira do porto de Buenos Aires com cerca de uma tonelada de leite em pó, medicamentos e outras doações dos portugueses ao povo chileno, vítima recente de um dos mais ferozes terramotos.

"É uma missão solidária porque nós, marinheiros, somos muito solidários a bordo, somos muito solidários entre os navios e já agora vamos ser solidários com um povo que está a viver um momento muito triste. É uma missão nova realmente. É a primeira vez que o navio faz isso. De facto, tudo isso é possível porque temos uma comunidade portuguesa espetacular aqui, em Buenos Aires, e toda essa mobilização tocou-nos muito no navio", explicou ao Expresso o comandante da "Sagres", capitão-de-fragata Luís Pedro Proença Mendes.

O valor da carga não está no volume mas na representação simbólica. Foi o que a comunidade portuguesa na Argentina conseguiu juntar em poucas horas de mobilização, antes que o navio partisse. Um grão de areia perante as necessidades chilenas, de uma magnitude proporcional ao tremor de terra de 8,8 pontos que devastou o país.
Doacções facilitadas

"Começamos a colecta no domingo. A nossa comunidade mobilizou-se nas suas diversas associações e escolhemos um único produto para facilitar a colecta. As doações foram concentradas no Clube Português em Buenos Aires e levadas na segunda-feira à noite à "Sagres". Se tivéssemos tido mais tempo, poderíamos conseguir mais. Vale o gesto de solidariedade", descreve António Canas Antunes, conselheiro das comunidades, um dos responsáveis pela recolha de cerca de 600k kg de leite em pó.

Ernesto Felício, director da Câmara Argentina de Especialidades Medicinais e responsável pela colecta de medicamentos, concorda: "Começámos as gestões na sexta-feira, junto às empresas. O final de semana não nos ajudou. O que pudemos conseguir é simbólico, mas demonstra a nossa atitude emocional com os irmãos chilenos". Em medicamentos, foram reunidos cerca de 300 tratamentos.

Além das doações locais, a própria "Sagres" deixará em solo chileno toda a carga que não for necessária até o próximo porto, no Peru, escala seguinte a ser visitada depois do Chile.

Guarnição vai ajudar com mão-de-obra

Para além das doações, a guarnição de 150 marinheiros da "Sagres" vai participar de actividades de reconstrução do país (escolas, desobstrução de estradas, reparações de instalações eléctricas, soldagens, etc.) enquanto permanecer no porto chileno de Valparaíso.

"Vamos disponibilizar o nosso pessoal para as necessidades chilenas. Vamos mobilizar a nossa mão-de-obra em tudo o que pudermos ajudar", entusiasma-se o comandante do navio-escola.

Ainda no Chile, a tradição de pomposas recepções às autoridades e entidades locais - um costume dos navios-escola como embaixadas itinerantes - será substituído por uma recepção com comidas e festas para o povo chileno.

Animação à chegada ao Chile

"Primeiro aliviaremos o máximo possível as autoridades chilenas do apoio logístico que se requer nessas ocasiões como embarcar água, combustível e alimentos. Vamos tentar levar tudo feito do último porto argentino e reduzir a nossa carga no Chile. Em substituição à recepção que normalmente damos, vamos oferecer uma grande recepção à população que visitarmos, pondo à disposição um grande banquete organizado por todos os navios no cais", planeia o comandante Proença Mendes. "Vamos tentar animar as pessoas. Levar alegria e compaixão aonde há a dor", sintetiza.

Essa intenção de animar o povo já começou. De forma simbólica, a "Sagres" parte de Buenos Aires nas próximas horas com cinco cadetes do navio-escola chileno "Esmeralda", que participa na caravana que sulca o Atlântico em direcção ao Pacífico.

"A palavra que reflete isso tudo é camaradagem. Estarmos disponíveis quando alguém precisa de nós", ensina o comandante aos seus homens.

A ideia de doações e de participação na tarefa de reconstrução no Chile partiu do chefe do Estado Maior da Marinha argentina, almirante Jorge Godoy, do embaixador português na Argentina, Joaquim Ferreira Marques, e do comandante da "Sagres", durante um almoço na quinta-feira da semana passada, quando o navio-escola chegou a Buenos Aires.

Em questão de horas, a ideia avançou e contagiou outros nove navios-escola de países iberoamericanos. Serão agora mais de 1000 marinheiros de 10 países a ajudar o Chile e doações de todos que seguirão nos veleiros. O Governo argentino aproveitou os navios para transportar toneladas de medicamentos e alimentos.

"Trago o reconhecimento do Governo argentino aos portugueses pelo esforço de ajuda. É um orgulho para os nossos portos que a "Sagres" esteja aqui neste momento tão significativo", disse ao Expresso o almirante argentino Jorge Godoy.

União ibero-americana

A "Sagres" está na Argentina junto com outros nove navios-escola iberoamericanos (da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México, Uruguai, Venezuela e Espanha). Os veleiros participaram na Regata e Encontro de Grandes Veleiros "Velas 2010".

O navio-escola português acoplou-se aos seus pares latino-americanos como parte da terceira viagem de volta ao mundo na sua história. A frota comemora o bicentenário das primeiras revoluções de independência na região (Chile, Venezuela, Colômbia, México e Argentina, país cujo primeiro reconhecimento de independência partiu justamente de Portugal).

Emocionado, o embaixador português na Argentina, Joaquim Ferreira Marques, define o sentimento que permeia a comunidade nestas horas: "A "Sagres" é Portugal. É o que mais nos toca quando estamos no estrangeiro. Sentimo-nos em casa. É o sentimento mais profundo de ser português. É a nossa maior embaixada. É a nossa própria história", desabafa.

Na passagem pelas cidades argentinas de Mar del Plata e Buenos Aires, os navios foram visitados por cerca de 500 mil pessoas.

Recorde de visitas da Expo'98 quase igualado

"Temos tido uma receptividade poucas vezes vista na história da "Sagres". O nosso recorde nesta estadia em termos de visitas é o recorde dos últimos anos da "Sagres". No sábado passado, foram 22.640 visitas num só dia. O recorde é de 25 mil durante a Expo'98, em Lisboa. Há muitos anos que não se recebia tanta gente na "Sagres", destaca o comandante Proença Mendes.

As 22.640 visitas num só dia aconteceram em Buenos Aires, onde a Presidente chilena Michelle Bachelet estava ao lado da anfitriã argentina, Cristina Kirchner, para acompanhar a regata, quando, horas depois, o terramoto destruiu o seu país, no dia 27 de Fevereiro. Quando se soube da tragédia, a "Sagres" de imediato colocou a bandeira portuguesa a meia haste.

A grande acção solidária internacional de integração e de solidariedade mantém sintonia com os conceitos que guiam o espírito de formação dos futuros oficiais da "Sagres".

"Normalmente, as pessoas pensam que estamos a ensinar navegação aqueles jovens futuros oficiais. Mas é muito mais do que isso. O que estamos a formar é homens. Costumo dizer que quanto pior for o tempo que apanharmos, quanto mais adversidades pelo caminho, melhores marinheiros teremos. Vamos ter melhores homens no final desta viagem", garante, emocionado, o comandante Proença Mendes.

Portugal é destaque também entre os argentinos

Outro exemplo emocionante da comunidade portuguesa ocorreu no fim-de-semana. Num desfile entre os dez países que compõe o conjunto de veleiros, a comunidade portuguesa foi a mais numerosa, a mais animada e a mais colorida entre todas, arrancando a admiração e o reconhecimento dos argentinos e, curiosamente, superando outras tradicionalmente mais animadas como a brasileira e a uruguaia.

A música portuguesa, 200 bandeiras de Portugal e diversas minhotas vestidas a rigor misturaram-se aos homens do Sagres pelo Centro de Buenos Aires. Por algumas horas, Portugal comandou a festa com centenas de representantes.

"Foi incrível! Nunca vi isso. Nós ganhamos o desfile", festeja o comandante.

Agenda

O navio-escola Sagres, por sua vez, está na sua terceira viagem de volta ao mundo da história, sendo a actual a maior de todas.

Os navios partem nesta terça rumo à cidade de Ushuaia (na província argentina de Terra do Fogo), apelidada de "O Fim do Mundo" por ser a cidade mais austral do planeta, onde vão ficar entre os dias 20 e 23. Depois do desafio de cruzar o Cabo Horn, os navios partem ao Chile para um simbólico abraço fraternal a começar pelo porto de Punta Arenas no dia 27.

Nessa cidade chilena, às margens do estreito de Magalhães, o Sagres doará um busto em homenagem ao português Fernão de Magalhães, uma oferta da cidade portuguesa de Sabrosa, onde nasceu o navegador português, ícone no Fim do Mundo e o primeiro em atravessar o estreito que o homenageia.

A seguinte fase na cidade chilena na cidade de Talcahuano, devastada pelo terramoto, foi cancelada, assim como a regata do Pacífico. Não há clima para festas. Em vez desse porto que já não existe mais, os navios seguirão a Valparaíso (região central), onde a terra também tremeu. Os navios devem acrescentar mais um dia nesse maior porto chileno e somarão uma nova fase em outro porto chileno, o de Antofagasta, no Norte.(Expresso)

9 de março de 2010

Dia do Fuzileiro


10 de Julho - DIA DO FUZILEIRO


..."FUZILEIRO, PREPARA-TE PARA O DESEMBARQUE QUE A PRAIA E O DIA D JÁ ESTÃO DEFINIDOS. OPORTUNAMENTE SERÁ DIVULGADO O ESQUEMA DE MANOBRA"


FUZILEIRO!
No próximo dia 10 de Julho, terá lugar, na Escola de Fuzileiros, o "Dia do Fuzileiro".


Trata-se de um dia onde se pretende reunir, na casa-mãe, as antigas e novas gerações.

Uma cerimónia simples, onde a presença de todos lhe emprestará a dignidade que lhe é devida.

O sucesso do ano anterior serviu de estímulo à sua continuidade. Aprendemos a vamos melhorar o que correu menos bem.

O seu programa, bem como a indicação da forma de confirmar a presença, estarão disponíveis, logo que possível, aqui na nossa página.

Neste convite, endereçado, a título pessoal, a cada um de vós, deixo uma especial saudação e um abraço fraterno.


Contra-almirante - Luís Miguel M.C. Picciochi (Corpo de Fuzileiros )

IDN - Curso de Gestão Civil de Crises

Fragata "D. Francisco de Almeida" atracou na Base Naval de Lisboa

Hoje, cerca das 11h00, o NRP "D. Francisco de Almeida" atracou na Base Naval de Lisboa, no Alfeite.
A cerimónia de transferência do navio para a Marinha Portuguesa realizou-se no passado dia 15 de Janeiro na Holanda, e contou com a presença do Secretário de Estado da Defesa Nacional e dos Assuntos do Mar, Dr. Marcos Perestrello e do Chefe de Estado-Maior da Armada, Almirante Fernando Melo Gomes.

Este é o segundo dos dois navios que constituem a Classe "Bartolomeu Dias". A entrada ao serviço destes dois navios constitui uma importante etapa no reforço da Esquadra para a prossecução da missão da Marinha nas funções de defesa militar, apoio à politica externa e de autoridade do Estado no mar, numa altura em que se desenvolvem novos desafios à segurança marítima.

Estes navios vêm substituir as quatro fragatas da classe "João Belo", que integraram a Esquadra Portuguesa durante cerca de 40 anos.

A Fragata "D. Francisco de Almeida" é comandada pelo Comandante José Rafael Salvado de Figueiredo e a guarnição do navio é composta por 164 militares, dos quais, 19 oficiais, 41 sargentos e 104 praças.(Marinha Portuguesa)