30 de setembro de 2010

Cerimónia de entrega das espadas aos novos oficiais da GNR

Os oficiais recentemente formados na Academia Militar recebem, no dia 1 de Outubro, numa cerimónia que tem lugar no Comando Geral, no Largo do Carmo, pelas 16:00 horas, a espada que assinala a sua entrada no quadro permanente da Guarda Nacional Republicana.

A entrega da espada é um acto de grande significado simbólico, através do qual se entrega ao oficial o símbolo de comando, actividade que a partir desse momento passará a poder exercer. O ingresso na categoria de oficial do quadro permanente da GNR tem como base a formação ministrada na Academia Militar (AM), estabelecimento de ensino superior universitário, especialidade da Guarda Nacional Republicana, ramo Armas e Serviços de Administração Militar e Saúde. Para os oficiais das Armas e Serviço de Administração Militar, o curso tem a duração de cinco anos, quatro anos lectivos na AM e o quinto, designado Tirocínio para Oficiais, na Escola Prática da Guarda. Para os oficiais do Serviço de Saúde o curso tem a duração de sete anos, sendo o primeiro ano lectivo leccionado na AM, os seguintes cinco anos curriculares na Faculdade de Medicina e o último ano, designado por Tirocínio para Oficiais, constituído por um estágio na área da especialidade. A cerimónia será presidida pelo ministro da Administração Interna, Dr. Rui Pereira.(GNR)

COMEMORAÇÕES DO DIA DA BRIGADA DE REACÇÃO RÁPIDA

Em 28 de Setembro de 2010, realizou-se em Tancos, a Cerimónia Comemorativa do 5º Aniversário da criação da Brigada de Reacção Rápida (BrigRR), e a recepção oficial ao Batalhão de Pára-quedistas que terminou a missão no Kosovo.

A cerimónia foi presidida por S.Exa. o Chefe do Estado-Maior do Exército, General José Luís Pinto Ramalho.

Do Programa das Comemorações, destacaram-se:

– Cerimónia Eucarística na capela da unidade;

– Cerimónia Militar;

– Demonstração de Capacidades (saltos em pára-quedas);

– Visita à Exposição Estática de materiais em uso nas unidades da Brigada.(Exército)

29 de setembro de 2010

Associação da GNR critica compra de blindados para a PSP

A PSP vai receber um lote de novo equipamento anti-motim no valor de cinco milhões de euros. Entre outras aquisições, está prevista a compra de seis veículos blindados para intervenção urbana, que deverão ser utilizados já na cimeira da NATO, que decorre em Lisboa, nos dias 19 e 20 de Novembro. A decisão do Governo foi saudada pela Polícia de Segurança Publica mas criticada pela Associação de Profissionais da Guarda da GNR, que fala em duplicação de meios.

A aquisição do novo equipamento para a PSP será feita sem concurso público.

Além dos seis blindados urbanos, está prevista a compra de uma grua, um canhão de água, máquinas de arrasto e material informático. Os cinco milhões que o negócio envolve vão sair dos cofres do Governo Civil de Lisboa e fazem parte dos lucros gerados em 2009 por este organismo do Ministério da Administração Interna (MAI).

As viaturas blindadas ainda não chegaram a Portugal e não foram divulgadas informações acerca do modelo ou do país de origem. Sabe-se apenas que cada uma delas deverá ter capacidade para seis homens e que deverão ter blindagem à prova de minas e de fogo.

Está previsto que os blindados fiquem à guarda da Unidade Especial de Polícia (UEP) em Belas. O comandante UEP, ,Magina da Silva, explicou que as seis novas unidades "são mais um equipamento para fazer face a incidentes de segurança".

Os blindados podem ser usados "em situações em que haja graus de ameaça elevados e envolvimento de armas de fogo", disse o intendente Magina da Silva. Segundo ele, na unidade que comanda há um conjunto de pessoas com experiência na condução desta viaturas, que se conduz como um carro normal.

O comandante da UEP adiantou ainda que a aquisição do equipamento já estava prevista, tendo sido identificado "há algum tempo como necessidades para suprir faltas da PSP".


Aquisição polémica
Na sua edição de hoje o jornal Público refere que a aquisição dos veículos para a PSP estará a provocar algum mal-estar entre as forças policiais.

Ontem, depois de o Diário de Notícias ter divulgado que a Polícia de Segurança Pública tinha a intenção de adquirir as viaturas, a Direcção Geral da PSP divulgou um comunicado em que afirmava não estar prevista nenhuma compra específica de material, no âmbito das operações de segurança relativas à cimeira da Aliança Atlântica.

Pouco depois, também em comunicado, o Ministério da Administração Interna contrariava a versão da PSP e admitia a compra dos veículos, informando ainda que, nos termos da lei, esta aquisição pode ser feita sem concurso público e por ajuste directo.

Durante a tarde, a Associação dos Profissionais da Guarda da GNR (APG) veio insurgir-se contra o negócio, dizendo que o mesmo corresponde a uma duplicação de meios, pois a GNR já possui viaturas equivalentes.

Uma nota de imprensa da APG diz que o Ministério da Administração Interna "duplica carros anti-motim blindados", adiantando que "não se compreende que se gaste uma verba tão avultada num equipamento já existente na Guarda Nacional Republicana e apto a ser utilizado na Cimeira da Nato “

Já o presidente da associação sindical da PSP tem uma visão oposta à da APG. Paulo Rodrigues entende que as viaturas em causa fazem falta à polícia e até já tinham sido reclamadas quando da última visita do Papa”.

O intendente Magina da Silva também não vê razões para que se fale de duplicação de meios.


A única polícia civil sem blindados
Segundo o comandante UEP, a PSP “é a única força de segurança policial civil" na Europa que não dispõe de veículos blindados

"Não fui eu que inventei o sistema dual, a PSP tem as suas necessidades e posso afirmar que dos países com sistema dual (uma “gendarmerie” e uma polícia civil) somos a única força de segurança policial civil que não dispõe de viaturas blindadas para transporte de pessoal", afirmou Magina da Silva aos jornalistas.

"Num sistema de segurança interna dual em que temos duas grandes forças de segurança nenhuma delas se pode dar ao luxo de não ter todas as valências que necessita para fazer o seu trabalho diário e para proteger os seus elementos em intervenções mais complicados, nomeadamente em zona urbanas sensíveis e em que haja tiroteios e disparos com armas de fogo", sustentou o comandante da UEP

Segundo Magina da Silva, a cimeira da Nato, será o catalisador do fornecimento desse conjunto de equipamentos, que não são apenas carros blindados.

O comandante da UEP garantiu também que "há mecanismos administrativos para garantir que o equipamento chega a tempo" da Cimeira. (RTP)

Exposição "A Marinha na República"


No âmbito das Comemorações do 1.º Centenário da Implantação da República, a Armada vai realizar uma exposição intitulada “A Marinha na República”.

A exposição, desenvolve-se em dois núcleos destacando o papel da Marinha na Implantação da República e das unidades navais na primeira década do século XX e salientando o papel que Marinheiros e Navios tiveram no desenrolar dos acontecimentos.
Num primeiro núcleo evoca-se a participação dos Marinheiros, abordada de forma sequencial, desde os dias que precederam o “Cinco de Outubro”. Este núcleo estará localizado nas Instalações Centrais de Marinha, que confinam com a Praça do Município, o Terreiro do Paço e o rio Tejo, na denominada Sala da Casa da Balança.

Um segundo núcleo, referente aos Navios que a Marinha possuía em 1910 e em especial aos surtos no porto de Lisboa aquando da Revolução, estará patente no Museu de Marinha.

A exposição “A Marinha na República” decorre de 1 de Outubro de 2010 até 5 de Janeiro de 2011, das 10:00 às 17:00 horas, nos locais referidos. (Marinha Portuguesa)

Festa do Helicopterista Naval

A Esquadrilha de Helicópteros tem a honra de convidar todos os antigos militares desta Unidade, bem como outros militares ligados à Aviação Naval (FDO, HC e RS), para a Festa do Helicopterista Naval de 2010, que irá realizar-se no dia 8 de Outubro.

Programa:

11h00 - Abertura da exposição estática

11h30/12h00 - Visita ao EH101 (Merlin)

12h30 - Almoço convívio

Solicita-se a todos os interessados, a confirmação da presença até dia 06 de Outubro, através do e-mail esquadrilha.helicopteros@marinha.pt ou através dos telefones 318051 ou 212310016. (Marinha Portuguesa)

Ministro da Defesa preside a Reunião da Comissão Interministerial para os Assuntos do Mar

O Ministro da Defesa Nacional, Augusto Santos Silva, acompanhado pelo Secretário de Estado, Marcos Perestrello, presidiu no dia 25 de Setembro, pelas 10H00, no Forte de São Julião da Barra, em Oeiras, à 8ª Reunião da Comissão Interministerial para os Assuntos do Mar.

Estiveram presentes vários membros do Governo e representantes dos Ministérios envolvidos na Estratégia Nacional para o Mar. Na reunião, entre outras questões, foi analisada a execução da Estratégia Nacional para o Mar e feito um ponto da situação sobre o projecto de Extensão da Plataforma Continental. (MDN)

28 de setembro de 2010

Brigada de Reação Rápida ambiciona ser Centro de Excelência da NATO

O comandante da Brigada de Reação Rápida (BrigRR) considerou hoje “fundamental” a criação de um Centro de Excelência Aeroterrestre da NATO nesta unidade do Exército português situada no Polígono Militar de Tancos.

O major general Raul Cunha aludiu à criação do centro de excelência durante a cerimónia que hoje assinalou o quinto aniversário da brigada e a receção oficial ao segundo batalhão de para-quedistas que terminou há uma semana a missão no Kosovo, e que decorreu na presença do Chefe do Estado Maior Exército (CEME), general Pinto Ramalho.

Raul Cunha disse à agência Lusa que o processo de candidatura ao centro de excelência NATO está em fase de elaboração por parte da Direção Geral de Política de Defesa Nacional, devendo estar concluído até ao final do ano.

Segundo disse, caberá depois à componente política a formalização da candidatura junto da estrutura da Aliança Atlântica, confessando que o objetivo será fazer coincidir a instalação do centro de excelência com a chegada dos helicópteros NH 90, em 2012.

“Temos condições únicas, reconhecidas pelos países da Aliança, já que temos infraestruturas muito boas - a pista, a escola de treino, a zona de saltos -, um clima excelente e sobretudo um espaço aéreo bem demarcado e com grande espaço de manobra”, disse o comandante da BrigRR à Lusa.

Raul Cunha, que sublinhou o facto de o CEME ter colocado esta como uma das prioridades nas diretrizes para este ano, referiu ainda o know how instalado e a grande colaboração bilateral desenvolvida com vários países europeus.

Pinto Ramalho referiu, na sua mensagem pela passagem do dia da brigada, precisamente as “inúmeras referências elogiosas por parte das estruturas de comando da Aliança Atlântica” pelo “profissionalismo, experiência e competência” demonstradas pela BrigRR.

Sublinhando que a NATO não possui ainda nenhum centro de excelência ao nível das operações especiais, e que o primeiro nesta área a ser criado será na área aeroterrestre, Raul Cunha referiu a importância económica da criação desta infraestrutura para a região.

A governadora civil de Santarém, Sónia Sanfona, disse à Lusa que, tendo tomado conhecimento desta “ambição”, e conhecendo as “condições extraordinárias e únicas em termos europeus e da própria NATO”, procurou já sensibilizar o ministro da Defesa, até pelo interesse do projeto para o distrito.

“Existem todas as condições físicas e humanas. É uma aposta estratégica não só do Exército mas da região, com implicações no seu desenvolvimento económico e social”, afirmou.

Raul Cunha disse à Lusa que o investimento necessário - a construção de um túnel de vento para treino inicial do salto em queda livre, orçado em perto de um milhão de euros - teria retorno.

A Brigada de Reação Rápida foi criada em 2005, passando a englobar as tropas para-quedistas, os comandos e as forças de operações especiais, possuindo, segundo o seu comandante, “um desenho organizacional único no Exército” ao congregar “as elites dos combatentes”.(Correio do Minho)

SEMINÁRIO SOBRE DOUTRINA DA BRIGADA STRYKER /EUA

Em 21 de Setembro de 2010 decorreu no Auditório do Comando da Brigada de Intervenção em Coimbra, um seminário sobre Doutrinas/Lições Aprendidas da Brigada Stryker dos EUA. Foram intervenientes os LTC Stephen C. Marr e LTC Jeffrey W. French, que regressaram recentemente do TO do Afeganistão após empenhamento de cerca de um ano nas províncias de Helmand – Kandahar.

Este seminário contou com a presença do Exmo TGEN CFT Vítor Manuel Amaral Vieira e do ADJ CFT Major General Luís Manuel Martins Ribeiro, além de inúmeros militares de várias UEO`s do Exército, como sejam: CID/DDoutrina; BrigMec, BRR, IESM, AM e Unidades Regimentais e Encargos Operacionais da BrigInt.

O seminário revelou-se de extrema importância pelos ensinamentos obtidos relacionados com o emprego de uma Força da tipologia semelhante à BrigInt e num TO tão exigente como o Afeganistão, constituíndo um efectivo contributo e incentivo na continuidade do desenvolvimento da doutrina de emprego da BrigInt com os seus meios Pandur, especialmente na condução de Operações de Resposta a Crises (CRO).(Exército)

Lançamento do Livro "Guaritas - Arte e Engenho"

No Forte do Bom Sucesso/Museu do Combatente decorreu o lançamento do livro "Guaritas - Arte e Engenho", da autoria de Moutinho Borges e Marín Garcia, através da Editora By the Book. A sessão de lançamento iniciou-se com a apresentação do livro, pelo General Chito Rodrigues, convidado para o efeito seguindo-se algumas palavras pela editora e terminando com uma exposição e explicação sobre a obra feita pelo autor, Dr. Moutinho Borges.

Presentes, para além de muitos convidados, o General Ramalho Eanes e a Dra. Manuela Eanes. A apresentação terminou com um Porto de Honra.

O presente livro, subordinado ao tema Guaritas: Arte e Engenho, é o resultado de dois anos de investigação sobre a arquitectura militar abaluartada* e da sua componente artística nas Praças-fortes, Fortalezas e Fortes entre Portugal e Espanha.

No contexto artístico, o que mais se realça nas Fortalezas e Fortes são as Portas Magistrais**, encimadas pela heráldica régia, imediatamenteprecedidas pelas guaritas, as quais caracterizam o complexo defensivo. A obra que apresentamos divide-se em três partes: a primeira é uma abordagem histórica sobre as Guaritas, a sua evolução ao longo dos tempos, formas de construção e modelos existentes, a segunda é constituída pelo capítulo Arte, com desenhos a nanquim das Guaritas da raia seca, entre Portugal e Espanha, e a terceira consiste no registo fotográfico das Guaritas que vão desde a Torre de Belém até ao Guincho, ou seja na linha defensiva do Tejo até Cascais.

* Termo que caracteriza um estilo de fortificação projectada para a guerra defensiva, colocando-se as peças de artilharia nos baluartes.
** Portas principais das Fortalezas sempre decoradas e com brasões reais.(Liga dos Combatentes)

26 de setembro de 2010

Batalha de 1810 recriada por associações napoleónicas de seis países

Mais de centena e meia de elementos de diferentes associações napoleónicas de diversos países recriaram, hoje, no Buçaco (Mealhada), a batalha que, há 200 anos, opôs naquela serra tropas francesas e forças luso-britânicas.

À recriação histórica, integrada nas comemorações do bicentenário da Batalha do Buçaco, nas portas de Sula, o local onde em 27 de setembro de 1810 se travaram confrontos decisivos no conflito entre Portugal e França, assistiram alguns milhares de pessoas. "Não fazemos folclore", garantiu à agência Lusa, pouco antes do início da "batalha", Faria e Silva, presidente da Associação Napoleónica Portuguesa (ANP), organizadora do evento, em cooperação e com a participação das suas congéneres de Espanha, França, Reino Unido, Bélgica e Suíça e com o apoio da câmara da Mealhada e do Estado Maior do Exército.

Do confronto, há 200 anos, entre as tropas luso-britânicas, lideradas por Wellington, e o exército francês, comandado por Massena, "há gravuras" que permitem a "reprodução fiel de vestuário e armamento" então utilizado, disse Faria e Silva. Essas gravuras e outros dados permitem que seja possível reconstituir protagonistas, materiais, equipamentos e cenários com elevado grau de fiabilidade.(Expresso)

GNR - Apresentação do livro “Para colorir e conhecer a nossa missão”


A Cerimónia de apresentação do livro “Para colorir e conhecer a nossa missão” realizou-se no dia 21, pelas 10:30 horas, no auditório da Escola Secundária do Fundão.

Este livro foi criado a partir de uma ideia do cabo João Cerdeira do Núcleo Escola Segura da GNR de Castelo Branco, que sentiu necessidade de ter algo mais que explicasse e despertasse o interesse do público-alvo mais novo, e que propôs à turma do 11º CAV de Artes Visuais – 2007/2008, a elaboração do mesmo. A ideia foi acolhida com entusiasmo e, com a orientação do professor José Luis Oliveira, o livro ganhou consistência. O Governo Civil de Castelo Branco e as Câmaras Municipais do Fundão e de Penamacor acolheram também a ideia com agrado e patrocinaram a sua edição. Estiveram presentes na Cerimónia a Governadora Civil de Castelo Branco, os Presidentes das Câmaras Municipais do Fundão e de Penamacor, o director da Escola Secundária do Fundão, para além de representantes da Guarda Nacional Republicana. A GNR efectuou ainda um plastron demonstrativo, no espaço envolvente da escola, das suas diversas valências: Núcleo Escola Segura, Trânsito, Investigação Criminal, Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente, Grupo de Montanha, Cinotécnia e Cavalaria. (GNR)

Exercício internacional de mergulho profundo “Deep Divex 2010”

Várias dezenas de equipas internacionais de mergulho profundo invadem na segunda feira as águas de Portimão, no Algarve, para treinar salvamento submarino, inativação de engenhos explosivos ou combate ao narcotráfico, disse fonte da Marinha Portuguesa.

O exercício internacional de mergulho profundo, denominado “Deep Divex 2010”, vai ser pela primeira vez realizado em Portugal e vai ser organizado pela Marinha Portuguesa, que escolheu as águas de Portimão para palco dos exercícios subaquáticos.

Os principais objetivos são o treino das equipas de mergulho profundo na área militar da guerra de minas, inativação de engenhos explosivos, salvamento submarino e missões de serviço público, como o combate ao narcotráfico, operações de busca e salvamento e colaboração com outras entidades na resolução de acidentes subaquáticos, explicou a Marinha Portuguesa.

O exercício vai decorrer a cinco e a dez milhas a sudoeste de Portimão e vai ser uma oportunidade de treino em cenários diversificados, permitindo consolidar a capacidade de mergulho profundo da Marinha Portuguesa e fomentar o intercâmbio de conhecimentos, experiências, procedimentos, cooperação e interoperabilidade entre as várias Marinhas das nações aliadas.

O exercício, que se prolonga até 08 de outubro, vai ter a presença 80 representantes, nomeadamente de Portugal, Bélgica, Canadá, Estónia, Noruega, Itália, Holanda, Suécia e EUA.

A área de Portimão foi a escolhida para realizar o “Deep Divex” por ser uma região “com potencial para a prática do mergulho” e pelas “excelentes condições ambientais que a região oferece para a prática da actividade”, explica a Marinha Portuguesa. (Jornal do Algarve)

Plataforma Continental: Responsabilidade de quatro novas áreas marinhas atribuída a Portugal

O ministro da Defesa, Augusto Santos Silva, anunciou hoje que foi atribuído a Portugal a responsabilidade na gestão de quatro novas áreas marinhas todas elas localizadas em espaço que resultará da extensão da plataforma continental.

No final da oitava reunião da Comissão Interministerial para os Assuntos do Mar, que tinha como objetivo fazer a análise da Estratégia Nacional para o Mar, Santos Silva adiantou que a aprovação foi feita na quinta feira, em Bergen, na Noruega, mostrando-se satisfeito com a decisão.

"É bem um sinal do crédito do trabalho que Portugal está a realizar", afirmou.(Lusa)

25 de setembro de 2010

Comando da Zona Militar da Madeira promove workshop

Nos próximos dias 27 e 28 de Setembro o Comando da Zona Militar da Madeira promoverá um workshop subordinado ao tema 'Bases para um Conceito Operacional Cooperativo para a Actuação na Região Autónoma da Madeira'. A iniciativa tem como objectivo estudar, debater e aprofundar os mecanismos de operacionalização a estabelecer na Região, para uma articulação eficiente e eficaz, entre Forças e Serviços de Segurança, Protecção Civil e Forças Armadas.

O evento terá oradores especialistas oriundos do Estado-Maior General das Forças Armadas, Sistema de Segurança Interna, Serviço Regional de Protecção Civil, Guarda Nacional Republicana, Câmara Municipal do Funchal e Câmara Municipal de Cascais. Destaque-se ainda um palestrante proveniente das Forças Armadas do Reino de Espanha.

A cerimónia de encerramento terá lugar pelas 12 horas do dia 28 de Setembro e será presidida pelo secretário Regional dos Assuntos Sociais, Francisco Jardim Ramos.(DN)

Exercício Priolo 102 envolve 150 militares durante a próxima semana

O Exército Português inicia na segunda-feira o Exercício Priolo 102, que envolve o treino operacional de 150 militares do Regimento de Guarnição 2 de Ponta Delgada nas áreas do planeamento, execução e conduta de operações defensivas.

No quadro deste exercício, que se prolonga até quinta-feira, os militares daquele regimento vão também “estreitar o relacionamento com as entidades civis e as populações”, adoptando uma “postura de grande abertura e proximidade”, refere um comunicado do Comando da Zona Militar dos Açores.

Integrado no Priolo 102 vai também decorrer, na quarta-feira, o Exercício Canário 103, que visa o treino no transporte em meios aéreos militares para apoio a operações de defesa militar ou da Protecção Civil. Lusa/AO online

24 de setembro de 2010

EMGFA - Foto da Semana

NRP "João Roby" iniciou missão nos Açores


O N.R.P. “João Roby”, sob o comando do Capitão-tenente Paulo Jorge Palma Alcobia Portugal, iniciou no dia 22 de Setembro, mais um período de atribuição ao Comando da Zona Marítima dos Açores que se prolongará até 28 de Dezembro.

A sua acção enquadra-se na missão deste comando na vigilância e fiscalização dos espaços marítimos sob soberania e jurisdição nacional nesta região, no apoio ao centro de coordenação de busca e salvamento de Ponta Delgada na salvaguarda da vida humana no mar, na colaboração com as unidades militares sediadas na Região Autónoma dos Açores, no apoio às entidades locais e ainda no exercício da presença naval junto das comunidades das diferentes ilhas, reforçando o sentimento de utilidade da Marinha como instituição ao serviço dos cidadãos.

A guarnição do N.R.P. “João Roby” é constituída por 7 oficiais, 13 sargentos e 50 praças e em missões na Zona Marítima dos Açores é reforçada por um oficial Médico Naval, uma equipa de fuzileiros (um sargento e quatro praças) e uma equipa de mergulhadores (constituída por duas praças), o que totaliza um efectivo de 78 militares. (Marinha)

Força Aérea em Coimbra

De 25 de Setembro a 1 de Outubro, estará patente ao público, no Dolce Vita Shopping, em Coimbra, uma Exposição Temática da Força Aérea.

Os visitantes terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história e os meios da Força Aérea, através de uma exposição do Museu do Ar, uma exposição fotográfica e de um helicóptero ALOUETTE III.

No local estará igualmente presente uma equipa do Centro de Recrutamento, com um simulador de voo.

O Dolce Vita de Coimbra estará aberto ao público, de Domingo a Quinta-feira, entre as 10H00 e as 23H00, e de Sexta-feira a Sábado, entre as 10H00 e as 00H00, períodos em que poderá também ser visitada a Exposição. (FAP)

NATO manda 'fechar' o perímetro do Parque das Nações

O Parque das Nações, em Lisboa - que receberá nos próximos dias 19 e 20 de Novembro a Cimeira de chefes de Estado e de Governo da NATO, nos pavilhões da Feira Internacional de LIsboa (FIL) - vai estar literalmente fechado ao cidadão comum e será passado a pente fino.
No perímetro do Parque das Nações não entrará ninguém cujo cadastro não tenha sido examinado previamente pela Polícia. O subsolo vai ser inspeccionado, tal como sucedeu na Expo-98: o sistema de esgotos, por exemplo, será examinado para detectar e neutralizar eventuais explosivos e outros objectos não identificados que possam surgir.

Câmaras de vigilância fixas e móveis

Além disso, centenas de câmaras de videovigilância, fixas e móveis, vão ser distribuídas pelo recinto - muitas nem serão visíveis a olho nu. Trata-se de sistemas sofisticados, cujos registos se destroem automaticamente ao fim de pouco tempo. A respectiva autorização está ainda a ser tratada junto da Comissão Nacional de Protecção de Dados.

A operação está fundamentalmente nas mãos da PSP, embora a coordenação esteja a ser feita ao nível do Gabinete Coordenador de Segurança. A GNR também deverá participar nomeadamente ao nível do Centro de Inactivação de Explosivos e Segurança em Subsolo (CEISS). Pela primeira vez, foram celebrados planos de coordenação estreita entre o SIS e a PSP para a recolha de informações.(Sol)

Ministro da Defesa lidera negociações de fabrico do avião KC-390

Esta é uma decisão de uma resolução ontem aprovada em Conselho de Ministros, que confirma o interesse de Portugal em participar no projecto. Augusto Santos Silva tem sido o membro do Governo que dá a cara nos contactos com o lado brasileiro, mas a resolução de ontem veio confirmar que a participação portuguesa neste projecto vai ser gerida pela Defesa e pelos militares. Até porque o ministro admite a compra dos futuros KC-390 para substituir os actuais aviões de carga utilizados pela Força Aérea Portuguesa, os Hércules C-130.

A nova aeronave brasileira é um avião de transporte militar que está a ser desenvolvido pelo grupo aeronáutico Embraer, num projecto apoiado pelo Governo Lula, e para o qual a Força Aérea Brasileira já encomendou 28 aviões. O KC-390 só deve entrar em operações em 2018, mas Santos Silva já afirmou que uma das intenções do Governo português é preparar "atempadamente" a substituição dos Hércules C-130 utilizados pelos militares portugueses.

"O KC-390 é, do ponto de vista técnico e operacional, uma aeronave que satisfaz os requisitos necessários para o transporte estratégico militar", indicou o ministro no início de Setembro, quando assinou uma declaração de intenções sobre a eventual participação de Portugal no projecto. Santos Silva lembrou também nessa altura que os seis C-130 portugueses vão ser modernizados no próximo ano e deverão ter mais cerca de cinco anos de vida operacional.

Do lado das empresas, a lista de participantes no projecto terá de estar concluída durante os próximos dois meses, mas já está definido que vão estar ligadas às áreas de fabrico de fuselagem e de tecnologias de informação e de software. O calendário em cima da mesa prevê que o primeiro protótipo esteja pronto em 2014 ou 2015.

Por outro lado, as negociações entre Portugal e o Brasil vão ser também acompanhadas por uma comissão interministerial com membros dos ministérios da Economia, da Ciência, das Obras Públicas e também das Finanças.

Várias empresas portuguesas têm pedido apoios do Estado para participarem neste novo projecto, como foi o caso da Ogma, com sede em Alverca, que actualmente é o principal fabricante aeronáutico em Portugal. Outra empresa que pode entrar no projecto é a própria Embraer, através das suas duas novas fábricas em Évora. (Público)

23 de setembro de 2010

Oficial português assume comando da EUROFOR

O major general do Exército português José Martins Ferreira assumiu hoje em Florença, Itália, o comando da EUROFOR, força de reação europeia que junta Portugal, Espanha, França e Itália.

A cerimónia de posse foi presidida pelo chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas italiana e pelos representantes dos quatro países que constituem a EUROFOR "na presença das autoridades regionais e locais", informam as Forças Armadas em nota.

O oficial português substitui no cargo o major general do Exército francês Marc Bertucchi, que termina um mandato de dois anos na chefia da força.

José Alberto Martins Ferreira integrou missões militares da NATO e da União Europeia, tendo desempenhado funções nos quartéis-generais da NATO na Bélgica, e na SFOR, na Bósnia-Herzegovina.

Integrou ainda o quartel-general das Nações Unidas em Timor-Leste. Lusa

Juramento de Bandeira e entrega de espadas aos Aspirantes do Curso "Almirante Pereira Crespo" da Escola Naval

Realiza-se na Escola Naval, no próximo dia 24 de Setembro, pelas 14:30 horas, a cerimónia de Juramento de Bandeira, entrega de espadas e prémios escolares aos Aspirantes do Curso "Almirante Pereira Crespo".(Marinha)

N.R.P. “Polar” vence classe aberta da XVI Edição da Regata Internacional Canárias-Madeira


Integrado no Cruzeiro de Instrução de cadetes da Escola Naval, o N.R.P. “Polar” participou na XVI Edição da Regata Internacional Canárias-Madeira e, competindo em classe aberta com 15 embarcações, ficou classificado em primeiro lugar.

A entrega de prémios decorreu no dia 11 de Setembro nas instalações do Clube Naval do Funchal, tendo a cerimónia sido presidida pelo Presidente do Governo Regional da Madeira, Dr. Alberto João Jardim e contado com a presença, entre outras individualidades, de Sua Alteza Real a Princesa Alexia da Grécia, que foi a madrinha do evento.

A XVI Edição da Regata Internacional Canárias-Madeira contou com a presença de 48 embarcações, que largaram no dia 7 de Setembro de Arrecife (Ilha de Lanzarote) e chegaram ao Funchal no dia 9 de Setembro.

Competiram em classe aberta 15 embarcações, ficando o N.R.P. “Polar” classificado em primeiro lugar, após percorridas as 318 milhas náuticas que separam as duas cidades.

A classe aberta destina-se a embarcações sem certificado SRI (Sistema de Regatas Internacional).(Marinha)

Presidente da República preside às cerimónias e inaugura exposição

O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, vai presidir às cerimónias militares e protocolares das comemorações dos 200 anos da Batalha do Bussaco, que se realizam na manhã da próxima segunda-feira, dia 27 de Setembro, no monumento comemorativo da batalha. O Chefe de Estado deverá chegar ao Bussaco por volta das 10 horas para presidir às cerimónias, constando ainda no programa uma visita ao Museu Militar do Bussaco e a inauguração de uma exposição no Convento de Santa Cruz do Bussaco.

As cerimónias militares e protocolares do Exército Português vão contar ainda com a presença de Eduardo de Windsor, Duque de Kent, em representação da Coroa Britânica, do Ministro da Defesa, Augusto Santos Silva, do Bispo de Coimbra, D. Albino Cleto, e do Chefe do Estado-Maior do Exército, General José Luís Pinto Ramalho.

Acessos interrompidos durante as cerimónias

Tendo em conta a afluência de espectadores prevista, o trânsito vai estar interrompido durante as cerimónias, nomeadamente nas vias de acesso à Cruz Alta, ao monumento comemorativo da batalha e à Mata Nacional do Bussaco.

Programa tem início pelas 8h 45m

O programa do 27 de Setembro começa pelas 8h 45m, com o Hastear das Bandeiras Nacionais (Portugal, Reino Unido e França), junto ao monumento comemorativo da Batalha do Bussaco. De seguida, pelas 9 horas, decorrerá uma Missa Campal, no Jardim do Palace Hotel do Bussaco. Posteriormente, a chegada das entidades convidadas ao Palace Hotel do Bussaco acontece até às 10 horas.

Pelas 10h 30m, decorrerá a Cerimónia Militar, junto ao monumento comemorativo da Batalha do Bussaco, presidida por Sua Excelência Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva. Seguem-se a prestação de Honras Militares à Alta Entidade, a cerimónia de Homenagem aos Mortos, os discursos do presidente da Câmara Municipal da Mealhada, do General Chefe do Estado-Maior do Exército e do Presidente da República Portuguesa, e termina com o Desfile das Forças.
Pelas 11h 20m, evocar-se-á a Batalha do Bussaco, pela voz do Coronel de Infantaria Américo Henriques. Às 12 horas, dá-se a visita ao Museu Militar do Bussaco e inauguração do sistema multimédia. Meia hora mais tarde, decorre a inauguração da exposição “Linhas de Defesa de Lisboa durante a Guerra Peninsular – a Arte e o Engenho de Fortificar parou a Invasão de Massena”, apresentada pelo Tenente-Coronel José Berger, no Convento de Santa Cruz do Bussaco. (JM)

22 de setembro de 2010

Força portuguesa no Afeganistão inclui informações militares

O ministro da Defesa, Augusto Santos Silva, diz que a reconfiguração da força militar portuguesa no Afeganistão foi concretizada a pedido da ISAF.

O ministro da Defesa, Augusto Santos Silva, disse ontem que a equipa de formadores portugueses que vão substituir a força de intervenção rápida no Afeganistão "vai ter o apoio de informações militares e dispõe dessa valência que é importante e possível de satisfacer". "As informações militares são um serviço de operações militares absolutamente normal", esclareceu o governante após a reunião da Comissão de Defesa Nacional no Parlamento em que também estiveram os chefes militares liderados por Valença Pinto, Chefe do Estado Maior General das Forças Armadas.

"Ficaremos com mais esta valência [das informações militares no Afeganistão] e estamos a falar de um serviço que permite que a força portuguesa não fique dependente de terceiros", disse Santos Silva. O ministro da Defesa justificou desta forma o envio de um sistema de informações nacional para aquele cenário de guerra, na sequência das declarações que ele próprio proferira no mês passado, publicadas pelo diário i, e que originaram polémica em torno do envio de espiões com as tropas portuguesas para o Líbano e Afeganistão.

"Não há uma descontinuidade da força portuguesa, uma vez que haverá uma substituição por equipas de formadores e será restruturado um módulo de apoio", disse. "Na comissão de Defesa e na companhia do CEMGFA tratou-se de dar sequência à proposta do Governo de reconfigurar a força militar portuguesa no Afeganistão a pedido da ISAF (Força Internacional de Assistência para a Segurança no Afeganistão). Queremos dar prioridade à formação e ao treino do exército afegão", acrescentou Santos Silva.

"A força nacional terá mais 40 militares formadores e em contrapartida não serão substituídos os restantes militares. Teremos um contingente menor com umas poucas dezenas de militares a menos, o que corresponde aos pedidos feitos, porque a prioridade é o treino e a formação. Mas também a capacitação do exército afegão para tão breve quanto possível aplicar a estratégia de transição que tem orientado a ISAF. E esperemos que a Cimeira da Nato [em Lisboa] tenha este aspecto como relevante", disse ainda. Santos Silva confirmou que esta equipa de militares portugueses que vão dar formação no Afeganistão ficará instalada em Cabul, na capital afegã.

"Portugal assumiu o posto de segundo comandante da KFOR no início deste mês e ver se há a possibilidade de fazer a transição para a chamada fase 2. Se esta transição se fizer, no Inverno haverá uma reconfiguração, mas estamos em fase de estudos militares e não há ainda uma decisão política", disse Santos Silva.

Redução na despesa

Sobre as linhas Gerais para o Orçamento de Estado para 2011, o ministro da Defesa afirmou ainda que "cabe ao senhor primeiro-ministro a responsabilidade de o apresentar". "Quanto a uma antecipação, temos até dia 15 de Outubro para apresentar uma proposta na Assembleia da República". No que respeita às contas da Defesa "basta olhar para perceber que vai haver uma redução da despesa, mas trabalhamos na base de manter a eficácia". A finalizar sobre os blindados Pandur, o ministro da Defesa apenas declarou: "Não foi tratado nesta comissão qualquer outro tema além da proposta de reconfiguração da força portuguesa no Afeganistão, porque era preciso este debate para o Governo poder publicar a portaria".(DE)

20 de setembro de 2010

Dia da Defesa Nacional, 2010 - 2011

A Edição do Dia da Defesa Nacional (DDN), dedicada aos cidadãos que nasceram em 1992, inicia-se na próxima segunda-feira, dia 20 de Setembro, em seis Centros de Divulgação da Defesa Nacional: Vila Nova de Gaia (Regimento de Artilharia nº 5), Ovar (Aeródromo de Manobra nº 1), Monte Real (Base Aérea nº 5), Beja (Regimento de Infantaria nº 3), Terceira Lajes (Base Aérea nº 4) e Ponta Delgada (Campo Militar de S. Gonçalo).

Nos termos da Lei do Serviço Militar, o Dia da Defesa Nacional visa sensibilizar os jovens para a temática da Defesa Nacional e divulgar o papel das Forças Armadas, constituindo a comparência um dever de todos os cidadãos nacionais, podendo ocorrer a partir do primeiro dia do ano em que completem 18 anos de idade, e enquanto a mantenham.

Durante este dia, numa jornada de cidadania, aos jovens são proporcionadas palestras sobre os valores da Defesa Nacional e as suas obrigações militares enquanto cidadãos portugueses, sobre o mundo castrense, as suas missões e organização, tendo oportunidade de assistir à cerimónia do hastear e arriar da Bandeira Nacional e a filmes alusivos à Defesa Nacional e às Forças Armadas. Têm, ainda, oportunidade de conhecer, assistir e até participar em actividades operacionais da unidade.

Esta actividade de sensibilização, que decorre entre 20 de Setembro de 2010 e 27 de Maio de 2011, incluirá ainda os Centros de Divulgação de Braga (Regimento de Cavalaria nº 6), Vila Real (Regimento de Infantaria nº 13), Santa Margarida (Quartel de Cavalaria da Brigada Mecanizada), Alfeite (Base Naval de Lisboa), Queluz (Regimento de Artilharia Antiaérea nº 1), Funchal (Regimento de Guarnição nº 3) e Terceira (Base Aérea nº 4).

A comparência dos cidadãos nos 12 Centros de Divulgação de Defesa Nacional far-se-á em grupos de cerca de 130 pessoas por Centro, sendo garantido a todos os jovens transporte, pequeno-almoço e almoço, numa jornada em que serão acompanhados por oficiais devidamente preparados para os esclarecer sobre vários aspectos ligados às problemáticas da Defesa Nacional.

Para esta edição do DDN, estão convocados todos os 132.118 cidadãos nascidos em 1992, sendo este o primeiro ano em que a participação das jovens é obrigatória. Até agora, apenas os cidadãos do sexo masculino eram convocados; a partir deste ano, por esta forma, cumpre-se a igualdade de direitos e deveres, sem distinção de género, no que diz respeito às obrigações militares dos portugueses.

Os Editais de convocação para o Dia da Defesa Nacional (DDN), ciclo 2010 – 2011, encontram-se publicados nas câmaras municipais e juntas de freguesia e, ainda, na Internet no sitio do Ministério da Defesa Nacional - http://www.mdn.gov.pt/mdn/pt/Recrutamento/dia - Edital de Convocação. (Rostos)

Conferência Internacional «Risco, Vulnerabilidade e Território»

O Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra irá realizar, nos próximos dias 7 e 8 de Outubro de 2010, no Auditório da Universidade de Coimbra, a Conferência Internacional «Risco, Vulnerabilidade e Território».

Esta conferência, que contará com a participação de investigadores nacionais e internacionais, propõe uma abordagem multifacetada da análise da vulnerabilidade social associada aos perigos naturais e tecnológicos, com repercussão nos sistemas de gestão do risco e da emergência. Propõe-se assim contribuir para apreender as experiências dos indivíduos e das comunidades afectadas por desastres e as estratégias de resposta que desencadeiam, assim como a sua capacidade de recuperação e resiliência no contexto das relações sociais e políticas em que se situam.

A Apresentação, programa e formulário para inscrição estão disponíveis em http://www.ces.uc.pt/risco (Protecção Civil)

Viagem da Sagres - Laços de amizade reforçados em Timor

A ‘Sagres’ recebeu a bordo as mais altas entidades do jovem país e embarcou marinheiros timorenses formados pela Marinha portuguesa.

Continuámos a nossa viagem com destino a Timor-Lorosae já sem o risco dos tufões. Os trabalhos de preparação do navio iam avançados e várias vezes manobrámos para evitar os fortes aguaceiros que ameaçavam destruir o nosso trabalho de vernizes e pinturas antes que estes secassem.

Passámos os dias 7 e 8 de Setembro ao largo da ilha de Ataúro e, no dia 9, entrámos o Porto de Díli onde fundeámos para receber 22 militares da Componente Naval das Forças de Defesa de Timor-Leste (FDTL). Foram os melhores alunos dos 150 militares que a Cooperação Técnico-Militar Portuguesa está a acabar de formar. Para os militares timorenses tratou-se de um prémio pelo seu desempenho académico, mas também uma oportunidade de colocar em prática muitos dos conhecimentos adquiridos. Para nós foi uma oportunidade de reforçar as relações de amizade entre as Marinhas. Nessa perspectiva, realizámos vários exercícios e manobras, que permitiram rentabilizar os 3 dias de embarque, enriquecendo a formação dos nossos convidados.

Após embarcar os alunos timorenses, o navio navegou à vela com destino ao enclave de Oecussi onde visitámos o local em que os portugueses desembarcaram em 1515, recebemos algumas visitas e embarcámos o Embaixador de Portugal em Timor-Leste, Luís Barreira de Sousa, que realizou connosco o trânsito até Díli ao longo de cuja marginal navegámos a todo o pano.

Atracámos em Díli no passado Domingo tendo recebido a bordo, o Presidente da República e Nobel da Paz, o Dr. José Ramos-Horta. Fomos também visitados pela Dr.ª Kirsti Gusmão e filhos. Foi a oportunidade para a entrega de uma remessa de livros recolhidos pela Administração do Porto de Lisboa, na sua maioria manuais escolares.

Esta terça-feira chegou a Díli o Comandante da Marinha Portuguesa, o Almirante Melo Gomes que se deslocou a Timor a convite do Chefe do Estado-Maior General das F-FDTL. Nesta visita, cuja presença veio reforçar ainda mais os laços de amizade já existentes.

Na Quarta-feira, no âmbito das actividades protocolares desenvolvidas, o navio, contou com a presença a bordo de vários dirigentes desta jovem nação, figuras mediáticas dos movimentos de libertação que culminaram na independência de Timor, altas entidades da missão da ONU, bem como vários cidadãos portugueses e timorenses, que diariamente ajudam no desenvolvimento deste povo.

Até à largada, ontem pela manhã, o navio participou diariamente na visita oficial do Almirante CEMA e apoiou activamente a política externa desenvolvida pela Embaixada de Portugal que fez coincidir com a nossa visita a realização da IV Feira do Livro em Díli.

Navegamos agora com destino a Jacarta, onde atracaremos no próximo Domingo para mais uma etapa de promoção de Portugal.(C.M)

19 de setembro de 2010

Camâra de Leiria deixa ao abandono o monumento de homenagem às mulheres e às madrinhas dos antigos combatentes



O monumento de homenagem às mulheres e às madrinhas dos antigos combatentes, em Leiria, está num estado de enorme degradação, devido ao desleixo da autarquia que deixou cair a obra num total esquecimento e abandono.

Nuno Vieira, o escultor leiriense que co-assinou a obra, já alertou a autarquia para a situação e em 2008 apresentou mesmo queixa (não aceite) junto da PSP, por roubo de uma parte metálica do monumento.

Apesar das promessas da Câmara aos ex-combatentes, o monumento continua a degradar-se cada vez mais.

A revolta contra mais este insulto aos ex-combatentes tem que sair á rua.
Com efeito no dia 6 de Novembro, patriotas e ex-combatentes vão juntar-se no local onde está situado o que resta do monumento, exigindo a sua rápida recuperação da obra bem como a sua transferência para um local mais visível.

18 de setembro de 2010

ABERTURA DOS MUSEUS MILITARES NO DIA DO EXÉRCITO

O Dia do Exército comemora-se a 24 de Outubro, data que celebra a tomada de Lisboa em 1147, pelas tropas de D. Afonso Henriques, Patrono do Exército.

O Exército assinala a efeméride com a entrada gratuita nos Museus Militares, a toda a população, nos dias 23 e 24 de Outubro de 2010. (Exército)

Força Aérea Portuguesa despede-se dos helicópteros Puma nos Açores

Até ao final do ano, os helicópteros Puma, ao serviço da Força Aérea nos Açores, deverão deixar o arquipélago e ser, definitivamente, substituídos pelos Merlin.

A garantia foi deixada esta Sexta-feira pelo novo Comandante da Zona Aérea dos Açores, Major-General Teixeira Rolo.

No final da audiência com o Presidente do Governo, Teixeira Rolo explicou que, "por razões de segurança, nunca ficará, apenas, um único aparelho na Região".

Por sua vez, o Presidente do Governo Regional elogiou o "papel desempenhado pelas Forças Armadas no arquipélago e, no caso concreto da FAP, nas missões de busca e salvamento e na evacuação de doentes".

Carlos César salientou também o papel que a Força Aérea desempenha, nomeadamente,em relação ao Acordo da Base das Lajes - "uma função muito importante de interlocução com os Estados Unidos da América, mercê da sua presença na Base das Lajes e no âmbito do Acordo de Cooperação e de Defesa entre Portugal e os EUA, em que também é parte representada na Comissão Bilateral".(RTP)

17 de setembro de 2010

33º Aniversário do Regimento de Transmissões


Missão do Regimento de Transmissões

Missão Restabelecida:

O RTm, garante, com o CSI, a segurança dos Sistemas de Informação e Comunicações Operacionais do Exército (SIC-O). Instala, gere e sustenta, com o BCSI, o SIC-O do Exército e presta apoio de som ao Exército e a entidades exteriores, quando autorizado superiormente. Garante, o emprego de um módulo táctico de CIRC, com as vertentes ofensiva e defensiva.


Possibilidades Resultantes da Missão Restabelecida:

– Assegurar o funcionamento das infra-estruturas físicas de sistemas de informação e tecnologias de informação e comunicações das U/E/O e FND´s;

– Assegurar, de forma avançada, a operacionalidade de sistemas de informação e tecnologias de informação e comunicação, através dos Destacamentos, Norte, Centro e Sul, ZMA e ZMM;

– Instalar e sustentar Sistemas de Energia e de Som;

– Garantir a operacionalidade de hardware do SIC-O;

– Instalar e sustentar o software de desktops e portáteis;

– Garantir um serviço de apoio aos utilizadores;

– Operar os sistemas de gestão de comunicações e de informação;

– Assegurar a actualização da “Active Directory”;

– Assegurar a configuração dos Portais do Exército da Intranet e da Internet do Exército;

– Assegurar os serviços de rede e os serviços de informática operacional;

– Assegurar os serviços de transmissão, comutação e redes IP;

– Contribuir para as Operações de Informação/Guerra de Comando e Controlo, nas vertentes de Segurança da Informação e “Computer Network Operations” em ambiente Operacional;

– Assegurar o abastecimento, sustentação, operação e controlo das actividades do exército no domínio específico da Segurança da Informação (INFOSEC);

– Coordenar a investigação de incidentes com as equipas “CIRC Team” e partilhar informação com os elementos CIRC nacionais;

– Deter, prevenir, detectar e recuperar de qualquer tipo de incidente/ataque contra os Sistemas de Informação;

– Proporcionar a resposta a incidentes, aviso e alerta, apoio na prevenção contra “malware”;

– Efectuar relatórios de vírus, análise de incidentes e de segurança;

– Garantir o emprego de um módulo táctico de CIRC, com as vertentes ofensiva e defensiva;

– Colaborar em acções no âmbito das outras missões de interesse público, conforme lhe for determinado. (Exército Português)

Exército e Steyr já começaram a reparar viaturas Pandur

O chefe do Estado-Maior do Exército (CEME) adiantou hoje, sexta-feira, que já existem cerca de 30 viaturas Pandur formalmente aceites e que o ramo está desde a passada segunda-feira a trabalhar com a Steyr nas viaturas que apresentam problemas.

"Nós estamos agora a participar com a Steyr nos chamados 'reworks' ,das Pandur, nas Oficinas Gerais de Material do Exército (OGME), e a nossa expectativa é sempre positiva, no sentido de que as soluções encontradas respondam a uma preocupação do Exército, que é equipar a Brigada de Intervenção (BI) com as 273 viaturas", afirmou o general Pinto Ramalho.

O CEME falava aos jornalistas à margem da cerimónia de comemoração do 33º aniversário do Regimento de Transmissões, em Lisboa, que marca também o início das comemorações do bicentenário do Corpo Telegráfico.

José Luís Pinto Ramalho adiantou existirem entre 120 a 122 viaturas já entregues e que, segundo dados de ontem, quinta-feira, estão já em processo de garantia "à volta de 30".

O chefe militar referiu que o Exército está "neste momento a participar com técnicos da Steyr," na resolução das deficiências apresentadas pelas Pandur.

"As viaturas já aceites a 100%, e na garantia, são excelentes viaturas, as outras aguardamos e participaremos no que for possível, sobretudo pela experiência que temos da própria viatura e com a participação do nosso pessoal, que queremos cada vez mais empenhado nas operações de manutenção e sustentação deste equipamento", salientou. (JN)

16 de setembro de 2010

Cimeira NATO-Rússia em Lisboa

Uma cimeira NATO-Rússia sobre cooperação em defesa anti-mísseis realizar-se-á em Lisboa em novembro, à margem da cimeira da Aliança Atlântica na capital portuguesa, anunciou hoje o secretário geral da NATO, Anders Fogh Rasmussen.

«Enviei hoje um convite aos 29 países que fazem parte do Conselho NATO-Rússia (os 28 países membros da Aliança e a Rússia) para participarem numa cimeira em Lisboa», disse Rasmussen a jornalistas em Bruxelas depois de uma reunião com o primeiro ministro checo, Petr Necas.

«Devemos decidir em Lisboa sobre o desenvolvimento de um sistema de defesa antimísseis da NATO e devemos também convidar a Rússia a cooperar« nesse sistema, disse o secretário geral da Aliança Atlântica, referindo o interesse de uma deslocação a Lisboa do Presidente russo Dmitri Medvedev.

Diário Digital / Lusa

Exposição “A Guarda e a República”

Numa iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Aljustrel em parceria com a Guarda Nacional Republicana, encontra-se aberta ao público, até ao final da semana, na Sala de Exposições da Piscina Municipal, uma Exposição intitulada “ A Guarda e a República ”.

Esta Exposição foi inaugurada no passado sábado, dia 11, após o descerramento de uma placa toponímica, na rotunda junto ao Quartel da GNR daquela Vila. A Autarquia pretende, deste modo, materializar o simbolismo da instalação desta Força de Segurança na localidade desde 17 de Dezembro de 1911.

Estes eventos estão inseridos no âmbito das “Comemorações do Centenário da República”, procedendo aquela Autarquia igualmente à homenagem a Manuel de Brito Camacho, ilustre republicano e figura local, que foi um dos elementos da Comissão constituída pelo Decreto de 12 de Outubro de 1910, com a missão de estudar, planear, projectar e organizar a Guarda Nacional Republicana, culminando com a sua criação em 03 de Maio de 1911. (GNR)

Seminário “Protecção do Ambiente e Segurança – o caso paradigmático das Forças Armadas e Forças de Segurança Nacionais”


No próximo dia 28 de Setembro, irá ocorrer no Instituto de Estudos Superiores Militares, o Seminário “Protecção do Ambiente e Segurança – o caso paradigmático das Forças Armadas e Forças de Segurança Nacionais”, organizado pela EuroDefense – Portugal, e que contará com as intervenções de abertura e de encerramento da Ministra do Ambiente e do Ordenamento do Território, Engenheira Dulce Álvaro Pássaro, e do Secretário de Estado da Defesa Nacional e dos Assuntos do Mar, Dr. Marcos Perestrello, respectivamente. Neste seminário estão envolvidas entidades como 5elemento.org, Ministério da Defesa Nacional, EMPORDEF, Associação DANOTEC e a AIP. (IESM)

15 de setembro de 2010

Ministro da Defesa cobra 15 milhões por contrato das 'Pandur'

Comissão de Contrapartidas avisou General Dynamics por escrito que se prepara para cobrar multa por incumprimentos

O ministro da Defesa chamou a Lisboa o presidente europeu do fabricante das viaturas Pandur, John Ulrich, para uma reunião a realizar em breve, soube ontem o DN.

O encontro ocorre a cerca de três semanas do fim do prazo dado à Steyr - agora integrada na divisão europeia da multinacional norte-americana General Dynamics (GD), de que John Ulrich também é vice-presidente - para cumprir o contrato de entrega de um segundo conjunto das Pandur (num total de 260).

"O que podemos dizer nesta altura é que estão a decorrer contactos com a GD", informou o Ministério.

Na mesa está também o incumprimento do contrato de contrapartidas. Segundo as fontes, a Comissão Permanente de Contrapartidas já avisou que se prepara para exigir uma multa "na ordem dos 15 milhões de euros".

Em relação ao programa, pelas quais o Estado deveria pagar este ano algumas dezenas de milhões de euros, a dúvida reside em saber qual a opção do Governo perante o repetido incumprimento da Steyr/GD (partido-se do princípio que não pode ficar de braços cruzados num caso de reiterado incumprimento contratual).

Se denunciar o contrato, poupa milhões de euros (mais os que poderia receber das contrapartidas) - mas afectaria o reequipamento das Forças Armadas numa área crítica (protecção blindada) do emprego operacional das tropas e, ainda, poderia acarretar o desemprego de trabalhadores da Fabrequipa (empresa do Barreiro encarregue de fabricar e manter as Pandur).

Outra hipótese, segundo algumas fontes, passará pela redução no número de viaturas a adquirir e respectiva diminuição das verbas a pagar - e subsequente recalendarização.

Outra alternativa é manter o total das Pandur mas adiar o pagamento das que estão por pagar - uma vez que as primeiras dezenas de viaturas (defeituosas) foram "pagas adiantadamente".

No caso do Exército, foram já entregues centena e meia de viaturas blindadas (num total de 240), das quais só duas dezenas e meia foram aceites em definitivo devido aos problemas de fabrico das restantes. Isso levou a propor a entrega da reparação de 60 das Pandur às Oficinas Gerais de Material do Exército, que o Ministério equaciona e a que se opõe a Fabrequipa - perde alguns milhões de euros e corre o risco de, a prazo, ficar sem o vultuoso e prolongado negócio da manutenção. (DN)

Armada portuguesa disposta a reforçar cooperação com componente naval das forças timorenses

O Chefe do Estado-Maior da Armada (CEMA), almirante Melo Gomes, afirmou hoje a disponibilidade portuguesa para reforçar as relações com a componente naval das Forças de Defesa de Timor-Leste (F-FDTL).

“Tenho muito gosto em estar aqui em Timor-Leste e visitar a componente naval das F-FDTL e o meu objetivo é incrementar as relações da Marinha Portuguesa com a componente naval”, afirmou, à chegada a Díli.

A visita do Chefe do Estado-Maior da Armada coincide com o fim do primeiro curso de fuzileiros navais e do terceiro curso de especialidades da Marinha, ministrados ao abrigo da cooperação bilateral.

“A aposta na formação é uma aposta estrutural. São as coisas que ficam: as ligações que os homens estabelecem, os meios que ficam operacionais, toda a componente técnica que se apoia. Mais importante do que simplesmente estar, é permanecer”, comentou, a propósito do apoio que a Marinha Portuguesa tem dado à formação dos efetivos da componente naval das F-FDTL.

O diálogo com as autoridades timorenses para reforçar a cooperação tem ainda a seu favor o conhecimento mútuo, conforme referiu.

“Tenho ligações há muitos anos com o comandante da componente naval, Donaciano Gomes, e conhecemo-nos bem”, explicou.

Quanto a novas áreas de cooperação, o almirante português sublinhou que cabe a Timor-Leste, como país independente e soberano, decidir.

“Estamos dispostos a considerar, pelos canais próprios, tudo aquilo em que as autoridades, ao nível político, queiram e a Marinha depois terá todo o gosto em cooperar”, disse.

No âmbito da cooperação técnico-militar entre os dois países, decorre desde maio o 3.º Curso de Formação de Especialidades da Componente Naval e o 1.º Curso de Fuzileiros, para o que têm permanecido em Timor-Leste equipas de formadores da Marinha Portuguesa.

As duas primeiras embarcações da Componente Naval da Força de Defesa de Timor-Leste, que recentemente se reapetrechou com dois navios-patrulha encomendados à China, foram as duas lanchas de fiscalização 'Albatroz' e 'Açor', cujo processo de abate havia sido iniciado em 2001.(Correio do Minho)

303º Aniversário do Regimento de Cavalaria "Dragões de Olivença"

14 de setembro de 2010

Navio-escola Sagres está em Dili

O navio-escola Sagres chegou a Timor a 12 de Setembro e ficará em Dili até ao dia 18, para completar mais uma etapa da terceira volta ao Mundo. Timor-Leste é escala obrigatória pelos laços de cooperação que se desenvolvem entre a Marinha Portuguesa e a componente naval das Forças de Defesa de Timor-Leste (F-FDTL).Além das relações militares e diplomáticas, o navio vai também estar aberto à população, como explica o seu comandante, Proença Mendes:”o nosso objectivo é partilhar o navio. Queremos receber tantas visitas quanto o possível”. O navio está aberto a visitas das 10 horas ao meio dia e das 14 às 18 horas, havendo ainda visitas nocturnas, das 20 às 23horas, altura em que a Sagres estará com “iluminação de gala”.(MP)

NATO quer escudo anti-míssil na Europa

O secretário-geral da NATO, Anders Fogh Rasmussen, declarou numa entrevista ao jornal britânico “The Telegraph” ter o apoio dos Estados Unidos para a instalação de um escudo defensivo de protecção contra os mísseis do Irão, um projecto orçado em 200 milhões de euros que a parceria atlântica deverá discutir na sua cimeira anual de Novembro, em Lisboa.

Rasmussen acredita que um novo sistema de defesa, que garanta protecção de “toda a extensão do território dos aliados”, não será difícil de instalar. De acordo com o seu plano, discutido na semana passada em Washington com o Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, a NATO teria de estabelecer um novo comando e centro de controlo para coordenar a actual rede de sensores e radares, e instalar novos mísseis SM-3 em terra – actualmente, estes mísseis estão a bordo de navios norte-americanos.

“Podemos construir um escudo de defesa anti-míssil eficiente e com capacidade para proteger toda a nossa população apenas com a ligação dos sistemas já existentes. Neste período de constrangimentos orçamentais, este é um projecto com um custo muito reduzido: 200 milhões de euros durante 10 anos, partilhados por 28 aliados. É um custo modesto para proteger 900 milhões de pessoas”, considerou.

O secretário-geral não avançou uma localização para estas novas peças do sistema de defesa europeu. Um projecto semelhante dos Estados Unidos, que pretendia instalar sensores e mísseis na Polónia e República Checa, foi inviabilizado pela Rússia, mas Rasmussen diz que a sua proposta prevê a colaboração de Moscovo. “Realisticamente, teríamos um sistema de defesa da NATO que seria complementar ao sistema de defesa da Rússia”, notou.

Na semana passada, os inspectores da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) avisaram que Teerão acaba de ultrapassar mais uma etapa do seu programa nuclear, e está mais próximo de poder apetrechar os seus mísseis balísticos com ogivas nucleares.

“Sabemos que o Irão já dispõe de mísseis com alcance suficiente para atingir alvos na Europa e o regime não esconde a sua intenção de desenvolver ainda mais a sua capacidade”, disse Rasmussen. O Irão dispõe de armas capazes de percorrer mais de quatro mil quilómetros e atingir a Grécia e a Turquia.

Na mesma entrevista, Rasmussen confirmou que o Afeganistão será o principal ponto da agenda da cimeira de Lisboa. “Espero poder anunciar em Lisboa o início da transição [da responsabilidade pela segurança do país] da NATO para as autoridades afegãs. Será um processo gradual, com início em 2011 e fim em 2014”, estimou.(Público)

11 de setembro de 2010

(Vídeo) Cerimónia Oficial de chegada do NRP Tridente

CERIMÓNIA DE HOMENAGEM AOS MORTOS DO RAAF NO INCÊNDIO DA SERRA DE SINTRA EM 1966

Decorreu em 07 de Setembro a Cerimónia de Homenagem aos Mortos do Regimento de Artilharia Antiaérea Fixa (RAAF), no Regimento de Artilharia Antiaérea N.º 1 (RAAA1) em Queluz, e no Pico do Monge - Serra de Sintra.

Esta cerimónia foi evocativa do 44.º aniversário do trágico falecimento de 25 militares, no combate ao incêndio que devastou a Serra de Sintra em 07 de Setembro de 1966.

Desde então, com a colaboração da Câmara Municipal de Sintra, o Regimento tem vindo realizar uma homenagem aos falecidos militares no PICO DO MONGE, enquanto herdeiro das tradições do RAAF.

Desde 2009, esta cerimónia conta com a presença de familiares directos dos militares falecidos, cuja identificação foi possível através da prestimosa colaboração dos Autarcas das respectivas Freguesias, dando à mesma o inequívoco significado de que verdadeiramente é merecedora. (Exército)

Portugal quer fabricar software e fuselagem para aeronave KC-390

O ministro da Defesa adiantou esta quinta-feira que Portugal pode vir a participar no fabrico da fuselagem e equipamentos de informação e comunicação das aeronaves KC-390, referindo que a Força Aérea deu «resposta positiva» relativamente à participação neste projecto brasileiro.

Em declarações à agência Lusa, Augusto Santos Silva disse que este é um projecto com «benefícios recíprocos» para ambos os países.

«A fase de projecto já está em curso no Brasil e também já estão identificadas as áreas em que uma eventual participação portuguesa faria sentido, a área de engenharia de aeroestruturas e de software, portanto, sistemas de informação e comunicação», referiu Santos Silva.

O KC-390 (a Força Aérea Brasileira já anunciou que pretende comprar 28) é um avião de transporte militar que a Embraer está a desenvolver e que pode substituir os Hércules C-130 actualmente usados pela Força Aérea Portuguesa, sendo um concorrente directo do Airbus A400M, outro projecto cooperativo em que Portugal chegou a estar envolvido, mas do qual desistiu.

Sem adiantar uma data, o governante disse que as negociações para a participação de Portugal na construção do KC-390 «deverão ser conduzidas com a rapidez necessária para que esta, a confirmar-se, se faça incidir logo nas primeiras fases de desenvolvimento do projecto».

«Do nosso ponto de vista, uma eventual e desejável participação portuguesa neste programa, para além de permitir vir a dar melhores condições de satisfação a prazo da necessidade de substituir os C-130 da Força Aérea, quando estes terminarem o seu ciclo de vida, constituirá adicionalmente uma poderosíssima alavanca para o desenvolvimento de um cluster aeronáutico português», vincou.

Santos Silva considerou que «a eventual utilização do KC-390 como aeronave de substituição só faz sentido no fim de ciclo de vida» dos C-130 e que estes, com a modernização, que se deverá iniciar no próximo ano, deverão ser capazes de continuar a operar «por mais de um quinquénio (cinco anos)».

O responsável pela pasta da Defesa adiantou que a Força Aérea foi consultada sobre as capacidades desta aeronave e que o ramo validou o projecto: «Evidentemente que sem uma resposta positiva da Força Aérea, não fazia nenhum sentido do ponto de vista do Governo sequer iniciar negociações».

«O KC390 é, do ponto de vista técnico e operacional, uma aeronave que satisfaz os requisitos necessários para o transporte estratégico militar», acrescentou. (Tvi24)

Contigente de 175 militares prestes a partir para Afeganistão

Um contingente nacional de 175 efectivos, 89 dos quais oficiais e sargentos, começa a partir para o Afeganistão no final do mês. A missão destes militares é ensinar e apoiar as forças militares afegãs.

Segundo a agência Lusa, esta sexta-feira, no Regimento de Infantaria (RI) 14, em Viseu, o estandarte nacional foi entregue ao contingente, constituído por elementos da Marinha, da Força Aérea e do Exército.

O comandante do contingente, António Salgueiro, explicou que «o contingente irá numa missão de ensino, de apoio, de mentorização das forças militares afegãs em diversas áreas de ligação às estruturas superiores da divisão afegã que opera na região de Cabul, na estrutura de apoio a uma Garrison Suport Unit que funciona num dos aquartelamentos ocupados pelas forças afegãs e internacionais e no desenvolvimento do apoio com equipas de formadores e instrutores».

António Salgueiro sublinhou que é o exército afegão que «tem de operar no teatro, na reconstrução do seu país, sendo o papel do contingente português dar-lhe os conhecimentos para que isso seja possível».

«Aquilo que nos orienta na nossa missão é a possibilidade de apoiar, mentorizar, os militares afegãos que têm essa responsabilidade para com a restante estrutura do exército afegão», afirmou o comandante. (iol)

Itinerário Cultural e Patrimonial na Marinha

No quadro das Jornadas Europeias do Património de 2010, vai realizar-se no dia 25 de Setembro de 2010 um “Itinerário Cultural e Patrimonial – Visita Guiada”, incluindo navios e edifícios da Marinha de significativo e reconhecido valor histórico patrimonial, sediados no arco ribeirinho da margem sul do Tejo.

O “Itinerário”, para um mínimo de 10 e um máximo de 30 pessoas, será permanentemente acompanhado e incluirá visitas guiadas à Fragata D. Fernando II e Glória, em Cacilhas, ao Palácio do Alfeite e ao antigo edifício do Corpo de Marinheiros, actual Escola de Tecnologias Navais, ambos na área da Base Naval de Lisboa, no Alfeite, seguida de visitas ao Núcleo Museológico da Escola de Fuzileiros, em Vale de Zebro - Barreiro e às Instalações Navais da Azinheira, no Seixal.

O “Itinerário” iniciar-se-á em Cacilhas, na Fragata D. Fernando II e Glória, às 1000 horas, com concentração dos participantes junto ao navio, entre as 0900 e as 1000 horas, com regresso ao navio e conclusão às 1715 horas. O transporte durante o circuito será providenciado pela Marinha.

A inscrição e a realização do “Itinerário” são livres de encargos, com excepção do almoço, existindo no entanto a possibilidade da refeição ser fornecida na Escola de Fuzileiros, contra pagamento aquando da visita. As inscrições deverão ser concretizadas até 23 de Setembro.

Para inscrição ou informação adicional, contactar directamente o Capitão-de-mar-e-guerra Fuzileiro Rocha e Abreu, Comandante da Fragata D. Fernando II e Glória, através do TM 919985190 ou do endereço de correio electrónico rocha.abreu@marinha.pt. (Marinha)

Aero Nostalgia 2010


O festival aéreo AeroNostalgia 2010, evento aeronáutico dedicado à aviação clássica, vai realizar-se na Base Aérea nº 1, na Granja do Marquês, em Sintra, no próximo dia 12 de Setembro, pelas 10h30.

A AeroNostalgia 2010 é uma concentração e um festival aéreo de aeronaves clássicas organizada pela Aero Fénix e conta com a colaboração do Museu do Ar e o apoio da Força Aérea Portuguesa.
O objectivo deste evento é a divulgação da aviação histórica e a angariação de fundos para o Museu Aero Fénix e para a construção do novo hangar para albergar as aeronaves do Museu do Ar que se encontram no exterior.

As principais atracções são o acervo do Museu do Ar, do Museu Aero Fénix e de colecções particulares, a participação especial do Musée de l'Aviation de Chasse, com um North American OV-10B Bronco, e da Fundación Aerea de la Comunidad Valenciana, com dois Bücker 131 Jungmann e um Dornier 27.

Foi em 2004 que se realizou pela primeira vez uma concentração de aviões antigos, em Santarém.

Desde então até agora, foram já utilizados dois aeródromos civis, Santarém (em 2004, 2005 e 2006) e Viseu (em 2007), e um militar, a Base Aérea de Sintra (2008 e 2010). (GC)

Um evento a não perder !!!

Conversas Informais no Museu de Marinha

Retirado da A Voz da Abita

Blogosfera - Sugestão de Leitura "Agosto de 2010"

Operacional

- "De Espanha ...
- Museu da Alat - Aviação Ligeira do Exército Francês
- Os Quartéis Canifa
- Atrás de nós, Ninguém !

Barco à Vista

- Navio de apoio "Medusa"

Estado Sentido

- A Pandur do Centenário

O Adamastor

- A utilização abusiva dos termos "Colonial" e "Guerra Colonial"
- A ZEE, Os submarinos e ... A falta de senso
- Cerimónias Militares: Um anacronismo político,social e histórico?
- Os Hospitais das Forças Armadas

Blogues em destaque :

Blogue dos Navios e do Mar ; Estado Sentido ; NRP Álvares Cabral ; O Adamastor ; Pássaro de Ferro ; PoADU ;

9 de setembro de 2010

Futuro justifica 'Tridente', diz Armada

Os mais de mil milhões de euros empregues na compra dos dois novos submarinos correspondem a "5%" do rendimento anual de "20 mil milhões de euros" estimados para a exploração do mar português dentro de alguns anos, afirmou ontem o comandante da Armada, almirante Melo Gomes.

O chefe do Estado-Maior da Armada (CEMA) usava o mais recente argumento comparativo para contextualizar - e desvalorizar - a constante atenção dada aos custos do programa (ver fotolegenda), pela sua dimensão e num tempo de forte crise financeira.

"Apesar da ocorrência de periódicas miopias marítimas, veio a prevalecer a força da razão. Infelizmente, em contraciclo económico. É um preço, que se paga, sem dúvida muito caro, mas muito mais caro seria não podermos dispor daquilo que nos pertence" e se prevê crescer exponencialmente (recursos energéticos, minerais) com o alargamento da plataforma continental, sustentou o CEMA.

O ministro da Defesa também assumiu o ónus político desta compra neste momento: "Continuemos a fazer a demonstração pública da necessidade de manter a capacidade submarina nas Forças Armadas Portuguesas", dada a sua "capacidade dissuasora e de defesa avançada", a "importância crescente do mar e das zonas marítimas" sob jurisdição portuguesa e, ainda, a das obrigações militares internacionais do País.

"É um dever nosso de prestação de contas aos nossos concidadãos" e de "demonstração pública da necessidade dos submarinos", declarou Augusto Santos Silva, pois são um "bem de todos" e "um activo" que oferece "uma vantagem" adicional ao Estado na cena internacional.

Perante uma assistência em que estavam representantes do consórcio alemão, que construiu os submarinos e se comprometeu a fornecer contrapartidas de valor equivalente ao do programa, Augusto Santos Silva enfatizou que "os contratos estão a ser cumpridos exemplarmente" por Portugal.

Como o fabricante ainda tem por cumprir "62%" das contrapartidas (mais de 700 milhões de euros), quando faltam 25 meses para o fim do contrato e meio ano para a recepção do novo submarino (talvez o último grande trunfo do Estado), o ministro sublinhou ser "tempo de encontrar uma nova dinâmica no cumprimento das contrapartidas por parte do consórcio fornecedor dos submarinos".

"Estes dias, estas semanas, é o tempo próprio para que esse impulso que é preciso dar", frisou.(DN)

Render Solene da Guarda ao Palácio de Belém

A Guarda Nacional Republicana através da Unidade de Segurança e Honras de Estado (USHE) promove, ao terceiro Domingo de cada mês, pelas 11:00 horas, no exterior do Palácio Nacional de Belém (Praça Afonso de Albuquerque) a tradicional cerimónia de Rendição Solene da Guarda.

Tem como significado a rendição simbólica do efectivo da Guarda responsável pela segurança do Palácio e, pela já longa tradição, entrou no roteiro turístico da cidade de Lisboa.

Da sequência de acções da cerimónia destacam-se momentos como o cumprimento das duas Forças (a Guarda rendida passa em frente à que assume o serviço e cumprimenta com olhar à direita), a saudação entre comandantes de ambas as forças (simbólica passagem de testemunho), a escolta ao "Santo e Senha" e o "Brinco da Banda", momento em que a Banda de Música executa trechos musicais enquanto evolui, desenhando figuras em marcha pelo recinto.

Após este cerimonial pode assistir-se a uma exibição da Charanga a Cavalo da USHE, no Jardim Vieira Portuense. Esta Charanga é a única no mundo que executa peças musicais em evoluções a galope.

A GNR convida-o a assistir à próxima rendição que se realizará no dia 19 de Setembro.(GNR)

8 de setembro de 2010

Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas está em visita oficial à Républica da Sérvia


O General Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Luís Valença Pinto, está em visita oficial à Républica da Sérvia de 06 a 09 de Setembro, a convite do Tenente General MILOJE MILETIĆ.

No primeiro dia de visita o CEMGFA participou numa homenagem aos ex-combatentes da 2º Grande Guerra, depositando uma coroa de flores no Monumento ao Herói Desconhecido, tendo de seguida mantido encontros com o seu hómologo e com o Ministro da Defesa Sérvio, DRAGAN SUTANOVAC. No encontro com o TGen MILETIĆ foram abordados, entre outros temas, as possiveis áreas de cooperação militar bilateral (formação e cursos, exercícios, saúde, cartografia e topografia).

Nos restantes dois dias de visita estão ainda previstas, entre outras actividades, visitas a unidades do Exército (Army Special Brigade) e da Força Aérea (250. Missile Bde) .

A visita que termina amanhã dia 09 de Setembro, coincidiu com o inicio do processo de acreditação do primeiro adido de Defesa junto da Embaixada Portuguesa em Belgrado, Coronel Cav José Carlos Cordeiro Augusto.(EMGFA)

Comunicado da Polícia Segurança Pública - "SINAPOL pré-aviso de greve..."

1. A lei proíbe de forma inequívoca pelo artigo número 270 da Constituição da República Portuguesa conjugado com o artigo 3.º, alínea d) da Lei número 14/2002 de 14 de Fevereiro, o exercício da greve na Polícia de Segurança Pública, sejam quais forem as razões subjacentes. Na verdade, a Polícia de Segurança Pública é uma Força de Segurança Civil e hierarquizada, baseada em valores estritos de disciplina e lealdade e incumbida de missões de ordem pública, prevenção e repressão do crime;

2. Por conseguinte, é absolutamente inaceitável a convocação, preparação, organização ou realização de qualquer greve na Polícia de Segurança Pública, constituindo qualquer dessas actividades, um ilícito de extrema gravidade dado pôr em causa a segurança do cidadão e o funcionamento das instituições democráticas;

3. Considerando a difusão do pré-aviso de greve e tendo presente as posteriores declarações prestadas aos Órgãos de Comunicação Social pelo presidente da Direcção Nacional do Sindicato SINAPOL, o Director Nacional da PSP, determinou a instauração de processo disciplinar e a sua suspensão preventiva, em virtude da manutenção em funções se revelar inconveniente para o serviço por pôr em causa a subordinação da Polícia à legalidade democrática;

4. O Director Nacional da PSP, reitera ainda a sua confiança no sentido de responsabilidade de todos os elementos policiais quanto ao rigoroso acatamento da lei e ao cumprimento dos seus deveres funcionais;

5. A Polícia de Segurança Pública assumirá, a todos os níveis funcionais, a segurança da Cimeira da NATO agendada para os dias 19 e 20 de Novembro, ciente da sua dimensão estratégica e mediática para Portugal e para o Mundo.

Direcção Nacional, 07 de Setembro de 2010

Marinha Portuguesa - Unidade de Tratamento Intensivo de Toxicodependências e Alcoolismo (Vídeo)

Portugal assume comando da EUROFOR

Nos termos da Declaração de Lisboa (1995) de que são signatários Portugal, França, Itália e Espanha e após dois anos de mandato, o comandante da EUROFOR FRA Major-General Marc Bertucchi, do Exército Francês será substituído pelo Major-General PRT José Alberto Martins Ferreira, do Exército Português.

A cerimónia terá lugar no dia 23 de Setembro de 2010, pelas 10h00, no Quartel-General da EUROFOR no aquartelamento General Alessandro Predieri, Via Aretina (Florença) e será presidida pelos Chefes do Estado-Maior General de cada um dos países signatários.

O futuro Comandante da EUROFOR, Major-General PRT José Alberto Martins Ferreira, tem uma vasta experiência internacional, tendo cumprido 2 missões NATO e 2 missões no âmbito da União Europeia. Para além disso, foi Intelligence Staff Officer no Quartel-General do SHAPE na Bélgica, Intelligence Staff Officer no Quartel-General do SFOR/LANDCENT/USAREUR na Bósnia e Herzegovina e Chief of the Intelligence no Quartel-General da United Nations Peacekeeping Force em Timor-Leste. Comandou ainda o sector central da UN Peace Keeping Force em Timor-Leste. (Exército)

Ministro da Defesa Nacional defende necessidade de Portugal ter submarinos

O ministro da Defesa apelou, esta quarta-feira, aos responsáveis políticos e militares a continuarem a demonstrar a «necessidade de manter a capacidade submarina» em Portugal.

Durante a cerimónia oficial de recepção do submarino “Tridente”, na Base Naval de Lisboa, Augusto Santos Silva falou, ainda, da «importância estratégica» do equipamento e da sua «capacidade dissuasora e de defesa avançada».

O governante lembrou que os submarinos implicam «um grande esforço financeiro» por contribuintes e, como tal, apelou aos intervenientes para «demonstrarem publicamente o interesse desta capacidade e o fundamento da decisão nacional» para avançar com a compra. «É um dever nosso de prestação de contas aos nossos concidadãos», acrescentou.(A Bola)

Marinha Portuguesa na primeira divisão dos submarinos convencionais

Portugal passa a ter submarinos convencionais de topo, que representam um enorme salto tecnológico para a Armada e uma pesada factura de mil milhões de euros para aquele que é um dos primeiros países do mundo a usar a chamada 'arma dos pobres'. A compra da 5.ª esquadrilha de submarinos com bandeira portuguesa arrastou-se mais de uma década e ficou marcada por suspeitas de corrupção e pelo incumprimento do programa de contrapartidas no mesmo valor

A Marinha portuguesa entra hoje, formalmente, numa nova dimensão em termos de capacidades navais, com a realização da cerimónia oficial de chegada do submarino Tridente e a inauguração das novas infra-estruturas da Esquadrilha de Submarinos.

O evento, que se realiza na base naval de Lisboa - um mês após a entrada do Tridente no rio Tejo - sob a presidência do ministro da Defesa, Augusto Santos Silva, culmina um polémico processo que se arrastou durante anos e inaugura a 5ª esquadrilha de submarinos da Armada.

O projecto - marcado por suspeitas de corrupção, incumprimento das contrapartidas e dificuldades financeiras que levaram à compra de apenas dois dos três submarinos previstos - garantiu a continuidade de uma tradição iniciada em 1913 (ver caixa), quando Portugal se tornou num dos primeiros países do mundo a usar a arma submarina.

Portugal tem uma das maiores zonas económicas exclusivas do mundo - esse espaço sob jurisdição portuguesa é 18 vezes superior à da área terrestre -, que aumentará significativamente se for aceite o projecto de alargamento da plataforma continental. Acresce que, pela sua localização (e potenciais recursos energéticos e minerais), essa é uma região de grande importância geo-estratégica, plano em que não existem os chamados "vazios de poder".

Excepto a Dinamarca, incapaz de custear uma frota naval de superfície e outra submarina desde meados dos anos 2000, todos os países costeiros europeus (ver caixa) têm submarinos - e quase todos já aprovaram os planos da sua substituição por modelos mais avançados (convencionais ou nucleares), apesar dos constrangimentos financeiros.

Em Portugal, o debate fez-se aos níveis militar e político. No primeiro plano, a oposição ao programa foi feita pelo Exército: embora reconhecendo a sua necessidade, questionava o momento da sua compra face aos custos (ultrapassa os 1000 milhões de euros, com a aquisição em sistema de leasing operacional) num período de crise financeira e de sucessivas restrições orçamentais na área da Defesa - o que iria implicar cortes em programas de reequipamento dos outros ramos.

No plano político, a discussão foi balizada por questões ideológicas: PCP e BE (partidos anti-NATO) de um lado; PS, PSD e CDS-PP (que formam o chamado arco da governação) do outro. Recorde-se que foi a coligação de centro-direita, com Durão Barroso como primeiro-ministro e Paulo Portas como ministro da Defesa, quem escolheu o modelo alemão como vencedor do concurso.

O capitão-tenente Salgueiro Frutuoso é o primeiro comandante do submarino Tridente, cargo que ocupa desde o passado dia 17 de Junho.

Paulo Jorge Salgueiro Frutuoso, 40 anos, natural de Ílhavo, terminou a Escola Naval em 1992.

Um ano depois, iniciou a primeira especialização como submarinista (em Armas Submarinas).

Em 1996 integra a primeira guarnição de um submarino, o Barracuda. Em 2000 transita para o Albacora e, em 2002, assume as funções de imediato do terceiro, o Delfim.(DN)

7 de setembro de 2010

Batalha do Buçaco em banda desenhada

Está cada vez mais próxima a recriação histórica da Batalha do Buçaco, que se realiza nos dias 25 e 26, e as cerimónias militares e protocolares do Exército Português, na manhã do dia 27. Esta recriação insere-se nas comemorações dos 200 anos da Batalha do Buçaco, uma vez que é o mês em que decorreu a histórica batalha.

Contudo, o programa prevê já para dia 11 a apresentação de um álbum de banda desenhada sobre o tema, da autoria de José Pires e edição da Câmara da Mealhada, e a inauguração da exposição de fotografia “O(s) Rosto(s) da Batalha”, do coronel Ribeiro de Faria. . A mostra, que conta com mais de 30 fotografias, vai permanecer nas instalações do Convento de Santa Cruz do Buçaco até ao dia 23 de Setembro. No dia 25 de Setembro, a exposição passa para o Casino do Luso, onde poderá ser vista até finais de Outubro.

Sábado, às 16H00, no Convento de Santa Cruz do Buçaco, que vai ser dado a conhecer o álbum de banda desenhada “A Batalha do Buçaco – A Derrota Final dos Marechais de Napoelão Bonaparte”. O livro, que é assinado por José Pires (reformado da publicidade e agora dedicado ao que sempre gostou de fazer: banda desenhada) e editado pela Câmara Municipal da Mealhada, vai ser apresentado ao público pelo Coronel José Geraldo, director do Jornal do Exército. A entrada é gratuita e o álbum poderá ser adquirido no local.

No que à recriação da célebre batalha diz respeito, esta será realizada por cerca de 200 participantes, oriundos de associações napoleónicas de vários países europeus. Uma reprodução a preceito, com uniformes e armamento da época, que procura reproduzir, tão fielmente quanto possível, as batalhas e os combates que se realizaram. A iniciativa começa no sábado, pelas 15H00, com um desfile pela avenida central do Luso, ao qual se seguirá uma escaramuça no Buçaco, junto ao monumento da batalha, pelas 18H00. No dia seguinte, pelas 11H00, as portas de Sula vão servir de cenário à reconstituição da Batalha do Buçaco.(As Beiras)

Reforma da saúde militar só avança "se tiver qualidade"

Exército diz que serviços conjuntos só funcionam oferecendo "a mesma qualidade" dos de cada ramo.

O Exército considera que os serviços hospitalares conjuntos a implementar até ao final do ano só devem funcionar se estiverem asseguradas condições de atendimento com "a mesma qualidade" dos que cada ramo tem.

A informação, segundo soube o DN, consta de um documento enviado a 23 de Julho (por esta ordem) à Marinha, Força Aérea e Estado-Maior General das Forças Armadas (EMGFA).

"Nenhum serviço conjunto deverá ser considerado como tal e, consequentemente, entrar em funcionamento sem que estejam asseguradas as condições para que o atendimento tenha, pelo menos, a mesma qualidade que até à data tem sido assegurada", escreveu o Exército.

Esta posição foi tomada quase mês e meio após a publicação do despacho (16 de Junho) do ministro da Defesa, que determinava quatro datas para a implementação dos antes chamados "serviços comuns" das Forças Armadas nos hospitais da Estrela e do Lumiar: 30 de Setembro, 30 de Novembro, 15 e 31 de Dezembro (este último para o serviço de urgência).

A decisão de Augusto Santos Silva teve por base o trabalho de um grupo por si criado meses antes e, ainda, um estudo realizado anos antes por um grupo presidido pela então médica Ana Jorge, agora ministra da Saúde.

Curiosamente, segundo os dados do DN, só nas últimas semanas é que o Exército (enquanto responsável pelo hospital da Estrela) e a Força Aérea (hospital do Lumiar) é que pediram respostas a questões aparentemente cruciais para o avanço da reforma da Saúde Militar.

No referido texto de finais de Julho, o Exército pediu aos outros ramos - para "dar seguimento aos estudos tendentes à identificação dos factores e condicionamentos para a implementação" dos serviços no hospital da Estrela - informação sobre os "quadros de pessoal médico, de enfermagem, técnicos, auxiliares de acção médica e administrativos" das especialidades a mudar e qual "o [seu] tipo de vínculo contratual".

Entre outros aspectos, o Exército pediu também dados sobre a "média mensal de actos médicos", o número de operações realizadas em 2009 e qual a lista de espera média nas especialidades cirúrgicas, o tipo de processo clínico existente no hospital de cada ramo e, ainda, o "software de gestão hospitalar em utilização".

A Força Aérea respondeu a 20 de Agosto, colocando questões semelhantes (também à Marinha e ao EMGFA) para poder implementar a Dermatologia no Lumiar. (DN)