31 de dezembro de 2010

Blogosfera - Blogues em destaque !

O sítio " Monarchia" do meu amigo Nuno Bandeira, entra directamente para a coluna de blogues/sítios em destaque no "Defesa Nacional".

30 de dezembro de 2010

Dia da Defesa Nacional 2010/2011

O Dia da Defesa Nacional visa sensibilizar os jovens para a temática da defesa nacional e divulgar o papel das Forças Armadas, a quem incumbe a defesa militar da República.

A sua comparência é um dever militar obrigatório para todos os cidadãos portugueses que cumpram 18 anos de idade, que ocorre nos Centros de Divulgação de Defesa Nacional, sedeados em unidades militares dos três ramos das Forças Armadas, de acordo com os editais de convocação.

A comparência ao Dia da Defesa Nacional, na 7ª. edição do Dia da Defesa Nacional - 2010/11, ocorre nas datas para as quais os jovens de ambos os sexos, nascidos em 1992, foram notificados através dos editais de convocação. (MDN)

»»» Editais de Convocação

Governo garante que encomenda aos Estaleiros de Viana é para cumprir

O Ministro da Defesa garantiu que os contratos, no valor de 500 milhões de euros, assinados em 2004 com os Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), para a modernização da Marinha Portuguesa “vão ser cumpridos”, integralmente.

Santos Silva, que falava na cerimónia de entrega provisória do primeiro navio de patrulha oceânico à Marinha, assegurou que as medidas de austeridade não irão afectar este contrato, assinado por Paulo Portas, na altura ministro da Defesa do Governo de Durão Barroso.

“Apesar da actual conjuntura, marcada pelo Plano de Estabilidade e Crescimento, que determina que até 2013 haja suspensão de novos projectos de reequipamento militar, estes já estavam em curso e vão seguir a calendarização programada”, sustentou.

O navio de patrulha entregue, o primeiro de uma série de seis, leva cinco anos de atraso em relação à data inicialmente prevista. O próprio presidente do Conselho de Administração dos ENVC, Veiga Anjos, admitiu que a empresa poderia “ter feito muito melhor, com menores custos e melhores prazos”.

Para o ministro “é um atraso para corrigir”, que justificou com o facto de se tratar de um protótipo. No entanto, adiantou que a partir de agora os próximos deverão ser construídos “a um ritmo mais acelerado”.

Para Santos Silva este navio simboliza a importância do reequipamento da Marinha, numa altura que se está a ser estudada a duplicação da Zona Económica Exclusiva do país para os 3,6 milhões de quilómetros quadrados.

De acordo com o governante, Portugal é hoje o 11.º país do mundo com maior área marítima sob sua jurisdição, tendo a seu cargo uma área de 1,7 milhões de quilómetros quadrados, 63 vezes superior ao próprio ao território do país – área que irá aumentar para o dobro, de acordo com a proposta que Portugal apresentou às Nações Unidas.

A fiscalização da pesca, o combate ao tráfico de droga, contrabando e imigração ilegal e operações de busca e salvamento são as principais missões que esperam o navio de patrulha.

O navio vai ainda continuar mais alguns meses nos ENVC, porque ainda faltam algumas provas de mar e é preciso fazer a formação da guarnição.


O ministro fez questão de sublinhar ainda a importância deste contrato como porta de entrada dos ENVC no mercado internacional “extremamente competitivo”, permitindo “diversificar mercados e produtos”. (Público)

Protecção e gestão ambiental na Força Aérea

A I Jornada de Ambiente da Força Aérea reuniu, no dia 10 de Dezembro, representantes de organizações civis e militares que, em conjunto e de uma forma integrada, reflectiram sobre os desafios futuros que o campo da aeronáutica enfrenta na protecção, gestão e preservação do Ambiente. (FAP)

Cerimónia da recepção provisória do NRP Viana do Castelo

Decorreu hoje, dia 30 de Dezembro, em Viana do Castelo, a cerimónia da recepção provisória do NRP Viana do Castelo, presidida pelo Ministro da Defesa Nacional, Prof. Dr. Augusto Santos Silva. Estiveram presentes na cerimónia o Secretário de Estado da Defesa Nacional e dos Assuntos do Mar, Dr. Marcos Perestrello, a madrinha do navio Dra. Manuela Eanes, acompanhada pelo marido, General Ramalho Eanes, e o Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Saldanha Lopes.


O Navio Patrulha Oceânico permanecerá ainda em Viana do Castelo até serem finalizados os testes de mar e o treino da guarnição.

O NRP Viana do Castelo é comandado pelo Comandante César Manuel Pires Correia e tem uma guarnição de 38 militares. (Marinha)

Operação “Regresso às aulas em segurança”

A Guarda Nacional Republicana vai intensificar o policiamento junto dos estabelecimentos escolares, no próximo dia 3 de Janeiro, para assinalar o regresso às aulas no 2º período lectivo.

Serão realizadas acções de sensibilização, em todo o seu dispositivo territorial, dirigidos à comunidade escolar, através de contactos pessoais e transmissão de conselhos, com particular incidência, para o transporte de crianças menores de 12 anos em veículo automóvel.

Pretende-se obter uma maior consciencialização dos encarregados de educação para a importância da segurança escolar dos jovens alunos, bem como contribuir para uma melhor preparação das crianças e jovens, para os desafios que irão encontrar no segundo período lectivo. (GNR)

NRP Viana do Castelo só fica operacional dentro de meio ano

O navio, o primeiro de uma série de seis navio-patrulha oceânico (NPO) que devia ter começado a ser entregue em 2005, tem ainda que fazer mais testes de mar, não obstante ter passado o último ano já em testes. Em causa está a possibilidade de virem a surgir ainda avarias, que terão que ser solucionadas pelo construtor, os Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC).

O Estado-Maior da Armada confirmou a informação e adiantou que durante este período irá ser também treinada a guarnição, 38 homens. "Prevemos que em Junho o navio esteja operacional", apontou um oficial do Gabinete do chefe de Estado-Maior da Armada, Saldanha Lopes.

Isto significa, como reconheceu o militar, que o abate da primeira das seis corvetas, navios com mais de 40 anos e ainda a navegar pelos atrasos do programa NPO, ainda não vai começar, o que só poderá acontecer a partir do momento em que o "Viana do Castelo" esteja operacional.

O segundo navio-patrulha oceânico só deverá ser entregue durante o Verão, mas não há qualquer agendamento. (JN)

Estaleiros Navais de Viana entregam hoje primeiro navio de patrulha oceânica

O primeiro dos seis navios de patrulha oceânica (NPO) encomendados pela Marinha portuguesa aos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) vai ser entregue hoje, com um ano de atraso em relação à última data prevista.

Na cerimónia de entrega do NPO Viana do Castelo vão marcar presença o ministro da Defesa, Augusto Santos Silva, e o secretário de Estado da Defesa e dos Assuntos do Mar, Marcos Perestrelo, além de Manuela Eanes, a madrinha do navio.

Depois de vários adiamentos, o Ministério da Defesa Nacional tinha anunciado para janeiro de 2010 a entrega do primeiro NPO.

Esse anúncio foi feito em março de 2009, quando a Marinha portuguesa assinou com os ENVC contratos para a construção, ao longo de cinco anos, de navios e lanchas, cujo valor ascende a 500 milhões de euros.

Os contratos dizem respeito à construção de seis NPO, dois navios de combate à poluição e cinco lanchas de fiscalização costeira, com possibilidade de opção por mais três.

Os NPO vão substituir as corvetas da classe João Coutinho, já com 40 anos de vida.

Patrulhar, vigiar e fiscalizar, no exercício da Autoridade Marítima do Estado, as águas costeiras e oceânicas de jurisdição nacional é uma das missões dos NPO, que também vão apoiar, proteger e controlar actividades económicas, científicas e culturais ligadas ao mar, ao leito do mar e ao subsolo marinho.

Aos NPO caberá ainda executar operações de assistência a pessoas e embarcações em perigo, no âmbito da busca e salvamento no mar, executar operações de socorro e assistência, designadamente em colaboração com o Serviço Nacional de Protecção Civil, em situações de catástrofe, calamidade ou acidente, e colaborar com as autoridades civis na satisfação das necessidades básicas e melhoria da qualidade de vida das populações.

Outra das missões será colaborar na defesa do ambiente, nomeadamente na prevenção e combate à poluição marítima
. (Lusa)

29 de dezembro de 2010

Força Aérea Portuguesa um dispositivo ao serviço de Portugal

Força Aérea esteve empenhada, entre os dias 23 e 26 de Dezembro, em missões de busca e salvamento, transporte de órgãos humanos e evacuações médico-sanitárias, em Portugal Continental e nos Arquipélagos da Madeira e dos Açores.

No dia 23 de Dezembro, os pilotos da Esquadra 751 e respectiva tripulação, descolaram no EH-101, destacado na Base Aérea Nº6, no Montijo, para efectuar o resgate de 3 tripulantes do veleiro SONABIA, de bandeira francesa, que se encontrava à deriva a cerca de 45 milhas náuticas a Oeste de Aveiro, com avaria na propulsão, mastro partido e sem comunicações via rádio.

Apesar das condições meteorológicas adversas, os tripulantes foram resgatados com vida e transportados para o Aeródromo de Trânsito Nº1, em Figo Maduro .

Na véspera de Natal, dia 24 de Dezembro, o EH-101, destacado na Base Aérea Nº4 (BA4), nas Lajes, foi accionado para realizar a evacuação, de São Jorge para o Hospital do Santo Espírito, em Angra do Heroísmo, de um doente com suspeitas de pneumonia.

No mesmo dia, mas envolvendo um FALCON 50 da Esquadra 504, foi efectuado um transporte de órgãos humanos, do Funchal para Lisboa. A chegada a Lisboa ocorreu cerca das 00H15 do dia 25 de Dezembro.

O C-295, da Esquadra 502, esteve igualmente envolvido em missões de evacuação médico-sanitária, nos dias 25 e 26 de Dezembro, com o transporte, das Lajes para Ponta Delgada, de um doente com diagnóstico de enfarte, e do Porto Santo para o Funchal, com a evacuação de um indivíduo com problemas cardio-respiratórios.

Ainda no dia 26 de Dezembro, o EH-101, destacado na BA4, efectuou duas missões de transporte médico-sanitário. A primeira envolveu um doente com hemorragia cerebral, que foi evacuado da ilha de São Jorge para a ilha Terceira. A segunda envolveu a evacuação, da Horta para São Miguel, de um indivíduo com fracturas expostas.

O dispositivo que a Força Aérea coloca diariamente ao serviço de Portugal, com o empenho, a preparação e a prontidão de todo o seu pessoal, contribuíu, nesta quadra natalícia, para que fossem salvas vidas humanas. (FAP)

Regresso do NRP Sagres - 2010



O Navio-Escola Sagres regressou a Lisboa da Volta ao Mundo no dia 24 de Dezembro, uma viagem que durou cerca de 11 meses e durante a qual fez escala em 28 portos, tendo percorrido 40.000 milhas e realizado 5.500 horas de navegação, foi ainda visitado por cerca de 300.000 pessoas.

Segurança privada tem novas regras do MAI

Com o novo Decreto-Lei 135/2010, com entrada em vigor no primeiro dia do próximo ano — o Governo clarifica as situações referentes ao prazo de validade para emissão de alvarás e licenças e a obrigatoriedade do averbamento das alterações dos corpos gerentes.

Assim, 'a par do exposto e uma vez que compete à Polícia de Segurança Pública todo o encargo de instrução dos processos e emissão dos alvará e licenças, de fiscalização da formação e da actividade de segurança privada, e de organização e de administração de ficheiros neste mesmo âmbito, com os associados custos administrativos, o presente diploma vem ainda ajustar a percentagem das taxas e coimas que revertem a favor daquela força de segurança' — sublinha o preâmbulo do novo diploma do Ministério da Administração Interna (MAI).

Receitas compensam PSP

Ou seja, 50 por cento do valor que o Estado recebe pela emissão dos alvarás, das licenças e respectivas alterações passa a ser entregue à PSP, assim como o valor resultante do pagamento de coimas.
As receitas que a PSP recebe são uma forma de a compensar pelos custos que tem com a responsabilidade de reunir informação d os processos, emitir alvarás e licenças e fiscalizar a formação e a actividade do sector.

Eis os valores a pagar pelas infracções cometidas pelas empresas: de 1500 a 7500 euros, no caso das contra-ordenações leves; de 7500 a 37500 euros, no caso das contra-ordenações graves; de 15000 a 44500 euros, no caso das contra-ordenações muito graves.
Os valores para particulares vão desde 150 a 750 euros, no caso das contra-ordenações leves; de 300 a 1500 euros, no caso das contra-ordenações graves; e de 600 a 3000 euros, no caso das contra-ordenações muito graves.

Congresso de Braga

Recorde-se que o I Congresso Nacional Segurança Privada, com 300 inscritos de todo o país, realizou-se no Parque de Exposições de Braga a 7 de Março de 2009. Nessa reunião magna durante o qual foi traçada a realidade do sector, o número de empresas existentes, o tipo de segurança privada e de acções que desenvolvem, os meios que dispõem, os investimentos que são feitos e discutidas questões da legislação.
O chefe de gabinete do secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna, João Lopes Labascat, foi um dos intervenientes activos, em nome do MAI. (Correio do Minho)

28 de dezembro de 2010

VISITA DO MINISTRO DA DEFESA NACIONAL AO LÍBANO

No passado dia 17 de Dezembro de 2010, o Ministro da Defesa Nacional (MDN), Professor Doutor Augusto Santos Silva, acompanhado pelo Chefe de Estado Maior General das Forças Armadas (CEMGFA), General Valença Pinto, visitou os militares portugueses pertencentes à Unidade de Engenharia 9 (UNENG9), no Teatro de Operações (TO) do Líbano.

À sua chegada ao UBIQUE CAMP em SHAMA, o Ministro da Defesa Nacional foi recebido com as honras regulamentares, seguindo-se um briefing relativo à situação actual no TO e à actividade da unidade.

No culminar da visita, ambas as entidades assinaram o Livro de Honra desta Força Nacional Destacada (FND) em missão no sul do Líbano. (Exército)

Força Especial de Bombeiros apta a intervir em cenários internacionais

Através do Despacho nº 116-P/2010, de 20 de Dezembro de 2010, do Presidente da Autoridade Nacional de Protecção Civil, foi criado o Grupo de Resposta Internacional da Força Especial de Bombeiros (FEB), dando cumprimento ao disposto no n.º 4 do artigo 51.º da Lei de Bases de Protecção Civil, aprovada pela Lei n.º 27/2006, de 3 de Julho, e no n.º 1 do artigo 31.º do Sistema Integrado de Operações de Protecção e Socorro, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 134/2006, de 25 de Julho.

Este Grupo tem por missão executar missões internacionais de protecção e socorro ou ajuda humanitária, podendo intervir integrado em forças conjuntas ou combinadas, em simultâneo com outros agentes de protecção civil, ou de forma destacada, como força de reacção rápida.

O Grupo integra 22 elementos, de entre o efectivo territorial da FEB, com competências e qualificações técnicas específicas. (ANPC)

EMA foi laureada com o Troféu IFFR -International Fellowship Flying Rotarians, Safety Award.

No passado dia 11 de Dezembro, a propósito das Comemorações do 101º Aniversário do Aero Club de Portugal, instituição pioneira que se dedica à prática das diversas modalidades aeronáuticas, a EMA, Empresa de Meios Aéreos, S.A., foi laureada com o Troféu IFFR -International Fellowship Flying Rotarians, Safety Award.

O “Grupo Internacional de Pilotos Rotários ”(IFFR) é formado por Rotários que são pilotos ou que se interessem pela aviação e seus familiares, que apoiam os princípios deste Grupo e de “Rotary International”. Funciona numa base verdadeiramente internacional, com cerca de 1500 membros em mais de 45 países.

Os membros do IFFR têm utilizado aviões próprios ou alugados para apoiarem actividades internacionais (tais como projectos de melhoria da qualidade de água na Nova Guiné, ou desenvolvimento social no México).Também têm estado envolvidos em projectos de outras entidades como por exemplo, os “Anjos Voadores”, “Samaritanos Voadores”, “Médicos Voadores” e outras grandes organizações ao redor do mundo. Os seus membros têm doado e continuam a doar o seu tempo, os seus fundos e aviões para ajudarem áreas carenciadas e afastadas da civilização com auxílio médico, odontológico, óptico e cirúrgico de vária natureza.

O Troféu IFFR de Segurança de Voo é assim atribuído a entidades ou personalidades que se distinguiram na área da actividade aeronáutica. Até hoje, desde 2003, ano da primeira atribuição, o Troféu foi conferido às seguintes entidades e personalidades: • 2003 - Dr. Manuel Eduardo Carreiro da Silva Salta – Presidente do Aero Club de Portugal. • 2004 - APPLA – Associação dos Pilotos Portugueses de Linha Aérea. • 2005 - 1º Sargento OPCART José Carlos Barata Ramos – Força Aérea Portuguesa. • 2006 - Esquadras SA 330 (PUMA) 751 e 752 – Força Aérea Portuguesa. • 2007 - Área de Prevenção e Segurança de Voo – TAP Portugal. • 2008 - Esquadra de Helicópteros de Busca e Salvamento 711 – Força Aérea Portuguesa. • 2009 – Tenente-Coronel PILAV João Filipe Bernardo Pereira – Força Aérea Portuguesa • 2010 – EMA – Empresa de Meios Aéreos, S.A. A EMA, Empresa de Meios Aéreos, S.A. foi reconhecida pela exemplar actividade desenvolvida na prossecução das missões públicas cometidas, realçando a prevenção e combate a incêndios florestais, transporte de doentes e feridos, salvando, desta forma, através da utilização de meios aéreos, vidas e bens em risco. Os membros da EMA, com destaque para os elementos da Área Operacional dedicam-se devotamente ao sucesso das missões de preservação da vida humana e bens públicos e privados, muitas vezes colocando em risco as suas próprias vidas, demonstrando elevado sentido de Missão. (Ema)

Lançamento de uma ponte militar sobre a ribeira de Odivelas

A Escola Prática de Engenharia, através da sua Companhia de Pontes, efectuou o lançamento de uma ponte militar sobre a ribeira de Odivelas, no concelho de Ferreira do Alentejo.

A ponte do tipo “Bailey” vence um vão de 21 metros e possibilita a transposição em segurança de viaturas até 40 toneladas. O seu lançamento foi efectuado de 01 a 04 de Dezembro de 2010 e constitui-se como ponte alternativa nos próximos 6 meses, período durante o qual irão decorrer os trabalhos de reabilitação e alargamento da infra-estrutura em arco existente na Estrada Nacional Nº2.

A ponte militar beneficiará essencialmente as populações locais que assim não terão de efectuar um percurso alternativo com uma extensão aproximada de 40 Km. (Exército)

27 de dezembro de 2010

Timor – Encerramento do 6º Curso de Segurança Pessoal a Altas Entidades

Terminou o 6º Curso de Segurança Pessoal a Altas Entidades à Companhia de Segurança Pessoal no Centro de Formação da Polícia Nacional de Timor-Leste (PNTL) no dia 23 de Dezembro.

Este curso iniciou-se no dia 4 e teve a duração de oito semanas. Foi ministrado pelo 10º Contingente do Subagrupamento Bravo. Durante a cerimónia de encerramento assistiu-se à entrega dos distintivos e certificados aos 19 dos 24 formandos que terminaram o curso com aproveitamento.

Assistiu-se também à demonstração de técnicas apreendidas. Estiveram presentes as seguintes entidades: Secretário de Estado para a Segurança, Comandante Geral da PNTL, 2º Comandante Geral da PNTL, Inspector-Geral da PNTL, Director do Centro de Formação da PNTL, Comandante da Unidade Especial de Polícia, Comandante da Companhia de Segurança Pessoal, Comandante do Batalhão de Ordem Pública, Acting Police Commissioner e FPU Coordinator.

O secretário de Estado para a Segurança, durante o seu discurso, destacou a qualidade da formação que tem sido ministrada pelo Subagrupamento Bravo da GNR à PNTL, sublinhando a importância da continuidade desta cooperação para o futuro. (GNR)

Ministério da Defesa sem dinheiro para encerrar Manutenção Militar

O Ministério da Defesa vai ter que manter artificialmente a Manutenção Militar, não obstante os prejuízos acumulados de 75 milhões de euros, uma vez que o Estado não tem capacidade financeira para cobrir o passivo da empresa, admitiu ao JN o titular da pasta.

Em causa está o encerramento desta empresa estatal, assim como das Oficinas Gerais de Fardamento e Equipamento (OGFE), onde trabalham cerca de 1400 pessoas, uma medida há muito anunciada pelo Governo, mas com o Estado incapaz de levar a cabo a alteração, se bem que noutras áreas, como a reestruturação da saúde militar, os passos do Ministério da Defesa Nacional (MDN) sejam mais rápidos.

E nem a necessidade de agora reduzir drasticamente o défice público permite que o Ministério tome medidas mais rápidas, quer para sossegar os trabalhadores quer para reduzir o acumular de prejuízos. Mas tal não vai acontecer, como admitiu Santos Silva.

De acordo com o ministro da Defesa, a questão da "Manutenção Militar - e das OGFE - será solucionada logo que possa ser resolvido o passivo, que se foi acumulando ao longo dos anos".

A solução passa, assim, por cobrir, primeiro, as dívidas acumuladas pela Manutenção Militar (MM) ao longo dos anos, que ultrapassam os 75 milhões de euros. Santos Silva confessa que o Estado não tem dinheiro para liquidar a despesa: "Temos que ter esses meios financeiros adicionais para poder consumar a extinção."

Quando é que ninguém sabe, tanto mais que as "circunstâncias hoje são mais difíceis do que há dois anos", diz o titular da pasta, numa referência à crise financeira. Daí que "não haja uma data precisa" para levar a cabo a extinção, que abrange também as OGFE, uma vez que não existe o financiamento. Santos Silva aponta como soluções a alienação e a rentabilização de património, mas reconhece que a situação do mercado - associada à crise financeira - "não é favorável".

O ministro da Defesa salienta que a intenção do Governo é extinguir as duas empresas, salienta que "há um processo em curso", embora não esteja estabelecido um limite temporal, até porque "o processo não depende apenas" do Ministério da Defesa.

Santos Silva aponta como exemplo as "medidas relativas à terceira travessia do Tejo", cujos pilares poderão ficar instalados nos terrenos que ainda são ocupados pela Manutenção. "Por tudo isso eu não posso falar em termos de compromisso taxativo, devo falar em termos de objectivo, é o que está previsto nas Grandes Opções do Plano para 2011".

Mas se o futuro da MM e das OGFE está rodeado de incertezas, já a reestruturação do serviço de saúde militar avança, independentemente da polémica que o rodeia, em particular devido à extinção do Hospital da Armada. Santos Silva responde: "Seria admissível que Portugal continuasse a manter quatro hospitais militares numa só cidade? (Lisboa). Não me parece lógico."

As críticas vêm mais de sectores da Armada, mas o ministro da Defesa desvaloriza a contestação, embora a considere "natural e saudável", por partir de oficiais na reserva e na reforma. Salienta, porém, que "quem fala pela Marinha é o chefe de Estado-Maior" e lembra que as "Forças Armadas obedecem a regras precisas de autoridade, de hierarquia, de disciplina e de obediciência à lei".

A criação do Hospital das Forças Armadas, com um pólo em Lisboa e outro no Porto, "é uma decisão da Assembleia da República, tomada em 2009, por amplíssima maioria". "A minha obrigação é cumprir aquilo que está criado na lei." Santos Silva afirma, ainda, que a reforma tem sido feita com "prudência, mas também com determinação". (JN)

26 de dezembro de 2010

Grupo de Operações Especiais resgatam portugueses na Costa do Marfim

Seis membros do Grupo de Operações Especiais (GOE) da PSP partiram na madrugada de sexta-feira para a Costa do Marfim a fim de resgatar os portugueses residentes naquele país africano, que pode estar em vias de uma guerra civil.

Os elementos do GOE avançaram para esta operação pouco depois de o Governo português ter aconselhado os cidadãos nacionais na Costa do Marfim a abandonarem o país, numa altura em que se adensam os confrontos entre apoiantes da oposição e do presidente Laurent Gbagbo, que recusa aceitar a vitória do rival Alassane Ouattara nas presidenciais. De acordo com a ONU, entre 16 e 21 de Dezembro já resultaram desta onda de violência que se instalou no país perto de 173 mortos. Apoiantes de Ouattara asseguraram, porém, que o conflito pós-eleitoral já provocou 745 mortes. Os últimos dados oficiais dão conta do registo de cerca de seis portugueses a residir na Costa do Marfim. O CM sabe que deverão chegar a Portugal a partir de hoje. (CM)

23 de dezembro de 2010

Mensagem de NATAL e ANO NOVO do Comandante do Corpo de Fuzileiros

No Natal de 2010, endereço a todos quantos prestam serviço no Corpo de Fuzileiros, ou a ele ligados, votos de um excelente período de recolhimento familiar. Nesta data, pensamos especialmente naqueles que se encontram em missão, no Afeganistão, em África, na Ásia, na América, embarcado, nas suas unidades ou nos seus postos de vigilância e defesa.

Para o ano de 2011 importa manter elevados níveis de motivação e de determinação. Os Fuzileiros foram criados, recriados e mantêm-se activos porque existiram e existem missões difíceis a cumprir.
No fundo, homens especiais para cumprir tarefas especiais. Daqui que me mantenha confiante na vossa preparação e sentido de dever para enfrentar os desafios a vencer.

Contra-almirante Picciochi

Mensagem de Natal do CEMGFA

DIRIJO-ME, NESTA ÉPOCA DE NATAL, A TODOS OS MILITARES, MILITARIZADOS E CIVIS QUE SERVEM PORTUGAL NAS FORÇAS ARMADAS, MANIFESTANDO O MEU APREÇO PELO EMPENHO, DEDICAÇÃO E PROFISSIONALISMO QUE TÊM EVIDENCIADO, PERMITINDO CUMPRIR, E BEM, A MISSÃO QUE NOS ESTÁ CONFIADA.

A ÉPOCA DO NATAL CONVIDA À REFLEXÃO E FAVORECE DE FORMA MAIS INTENSA A VIVÊNCIA DOS VALORES DA AMIZADE E DA SOLIDARIEDADE ENTRE AS PESSOAS. É UMA OCASIÃO FESTIVA EM QUE AS FAMÍLIAS SE JUNTAM E CELEBRAM A VIDA, A PAZ E A FRATERNIDADE.

O EXERCÍCIO DA CONDIÇÃO MILITAR IMPLICA QUE, TAMBÉM NESTE PERÍODO DE MAIOR PROXIMIDADE MILITAR, MUITOS MILITARES TENHAM QUE VIVER A QUADRA NATALÍCIA FORA DO ACONCHEGO DAS SUAS FAMÍLIAS E DOS SEUS LARES.

REFIRO-ME POR ISSO COM ESPECIAL APREÇO A TODOS OS MILITARES QUE SE ENCONTRAM AO SERVIÇO DE PORTUGAL EM MISSÕES NO EXTERIOR DO TERRITÓRIO NACIONAL. AOS HOMENS E ÀS MULHERES DOS TRÊS RAMOS DAS FORÇAS ARMADAS, QUE NOS TEATROS DE OPERAÇÕES DO AFEGANISTÃO, DO KOSOVO, DO LÍBANO E AINDA NAS MISSÕES NA BÓSNIA, CONGO, SOMÁLIA, UGANDA E TIMOR-LESTE, ESTÃO AO SERVIÇO DOS INTERESSES E DA SOBERANIA E CREDIBILIDADE DE PORTUGAL, PROSSEGUINDO OS SUPERIORES IDEAIS, DA PAZ, DA SEGURANÇA, DO PRIMADO DA LEI, DO DESENVOLVIMENTO E DO BEM ESTAR. ESTOU CERTO QUE ENCONTRARÃO NA NOBREZA, HUMANISMO, ESPIRITO DE SERVIÇO E NO ALCANCE NACIONAL DAS SUAS MISSÕES, O CONFORTO E O ESTÍMULO COM QUE SUPERARÃO A DISTÂNCIA DAS FAMÍLIAS E AMIGOS.

SAÚDO IGUALMENTE TODOS OS MILITARES QUE SERVEM COMO ADIDOS EM DIVERSOS PAÍSES, EM QUARTÉIS-GENERAIS, REPRESENTAÇÕES MILITARES INTERNACIONAIS E EM ACÇÕES DE COOPERAÇÃO TÉCNICO-MILITAR E DE CUJO LABOR RESULTA IGUALMENTE UM SERVIÇO RELEVANTE A BEM DA PAZ E DA SEGURANÇA INTERNACIONAL.

PORQUE A DISPONIBILIDADE DE SERVIÇO DOS MILITARES É PERMANENTE A FAMÍLIA MILITAR É UM VALOR SUPERIOR QUE, ABRANGE NÃO SÓ OS MILITARES QUE NO ACTIVO SERVEM NAS FORÇAS ARMADAS, MAS TAMBÉM TODOS AQUELES, JÁ NA RESERVA OU REFORMA E OS DEFICIENTES DAS FORÇAS ARMADAS, BEM COMO OS SEUS AGREGADOS FAMILIARES.

AS CIRCUNSTÂNCIAS ECONÓMICAS QUE O PAÍS VIVE, E OS SEUS EFEITOS NAS FORÇAS ARMADAS, IMPÕEM RESPOSTAS PRONTAS E QUALIFICADAS, QUER AO NÍVEL EXTERNO QUER INTERNO, COM ESPECIAL DESTAQUE PARA O QUADRO DAS ALIANÇAS EM QUE NOS INSERIMOS. AS FORÇAS ARMADAS EXISTEM E NORTEIAM-SE EM FUNÇÃO DE PORTUGAL E DOS PORTUGUESES, POR ISSO, E COMO INSTITUIÇÃO ESTRUTURANTE DO ESTADO, SABEREMOS CONTINUAR A RESPONDER COM RESPONSABILIDADE, COESÃO, DISCIPLINA E SENTIDO ÉTICO.

O ANO DE 2011 SERÁ MARCADO PELA CONSOLIDAÇÃO DA REFORMA DA ESTRUTURA SUPERIOR DA DEFESA NACIONAL E DAS FORÇAS ARMADAS, JÁ TÃO EXTENSAMENTE CONCRETIZADA. TRATA-SE DE UMA MISSÃO QUE CONTINUARÁ A IMPLICAR UM TRABALHO QUE AS FORÇAS ARMADAS LEVARÃO A CABO COM ESPÍRITO DE MISSÃO, DISCERNIMENTO, SERENIDADE E DETERMINAÇÃO. ESTOU CERTO DO COMPROMISSO DE TODOS.

AOS MILITARES EM PARTICULAR, EXORTO-VOS AO CUMPRIMENTO CONTINUADO DO DEVER, À COESÃO E À VIVÊNCIA DOS VALORES E IDEAIS QUE NOS SÃO PRÓPRIOS, PORQUE SÃO ELES QUE NOS CARACTERIZAM POSITIVAMENTE, PERMITINDO QUE SEJAMOS UM ESTEIO FIRME DA NAÇÃO.

COMO CHEFE DO ESTADO-MAIOR GENERAL DAS FORÇAS ARMADAS, FORMULO CALOROSOS VOTOS DE SANTO NATAL E DE FELIZ ANO NOVO A TODOS OS OFICIAIS, SARGENTOS, PRAÇAS, MILITARIZADOS E FUNCIONÁRIOS CIVIS DAS FORÇAS ARMADAS.

ESTADO-MAIOR GENERAL DAS FORÇAS ARMADAS, 21 DE DEZEMBRO DE 2010

O CHEFE DO ESTADO-MAIOR GENERAL DAS FORÇAS ARMADAS

Chegada do Navio-Escola NRP Sagres (Actualização)

Informamos que, face às condições meteorológicas e do estado do mar que se fizeram sentir durante esta madrugada provocou um atraso na chegada do Navio-Escola Sagres, a Lisboa. Assim, o navio só chegará amanhã, dia 24 de Dezembro, pelas 09h00. (Marinha)

Discurso do Chefe do Estado-Maior da Armada por ocasião da cerimónia de recepção provisória do NRP Arpão

• Dr. Albuquerque Moniz - Distinguished Minister Counsellor of the Portuguese Embassy in Berlin, representing the Ambassador Costa Pereira
• Mr. Alves de Carvalho - Distinguished Consul General in Hamburg
• Rear Admiral Heinrich Lange, Distinguished Vice-Chief of Staff of German Navy
• Dr. Hans-Christoph Atzpodien, Distinguished Chairman of the Executive Board of ThyssenKrupp Marine Systems
• Mr Andreas Burmester - Distinguished Chairman of the Executive Board of HDW
• Colonel José Gaspar, Portuguese Defense Attaché in Germany
• Commander Baptista Pereira, Commanding Officer of the NRP Arpão
• Distinguished Guests, Excellencies, Ladies and Gentlemen

I would like to express my sincere appreciation to all that kindly are attending this ceremony at the HDW Shipyard. I am delighted to be here with you today as we commission a new submarine, the second of its class - NRP Arpão.

Ich bin sehr glücklich und estóltz, heute hier in Deutschland zu sein, und bêsondas in Kiel, Stadt der grössten traditzionen der deutschen KriegsMarine.
This submarine marks another milestone for the Portuguese Navy and underscores national efforts to maintain the submarine capacity in our Fleet.
With this ship, provided with modern and advanced technology, the fleet will be closer to our level of ambition, which is to provide our Navy with a balanced and capable platform matching our current Defense Review.
My country has extensive interests at sea, to be safeguarded, which are crucial for its development and, ultimately, for the success and prosperity of our people and future generations to come. By exploiting the underwater dimension we are decisively incrementing our capacity to expand the maritime domain awareness, keeping our waters safe and facing a wide array of threats. Early this year her sister ship – Tridente, was commissioned. Together, they will extend our Navy missions spectrum, as they are capable to operate for long periods in any areas of strategic interest to Portugal, including cooperation in national constabulary missions, as well as with our allies in NATO and European Union, increasing our capacity to be net contributors to a more peaceful world, making the right investments to promote security and prosperity.
The Navy will be stronger in the near future and better prepared to face the naval challenges of the 21st century.

Distinguished Guests,
Ladies and Gentlemen

Almost a century ago, the first Portuguese submarine arrived in Lisbon, introducing in Portugal the three dimensional naval warfare spectrum. In all these decades we have increase the skills of our capability to efficiently control and operate submarines. Therefore, the type 209PN programme was a careful sustained process to ensure that the new submarine class has the right capabilities to fit operational needs and concepts envisaged for the next 30 years. The new submarines represent a major step in technology, combining new concepts with innovating features and state-of-the-art systems, perfectly adapted to our requirements.
I would like to emphasise her silence profile and capability to be submerged for very long periods, embracing them among the most powerful non-nuclear submarines at the present time.
The Portuguese Navy has the honour to be one of the first operating such innovating systems, representing a huge challenge for our crews and maintenance teams. I am sure that our long tradition operating underwater will be a solid foundation for the future operation of those new submarines.

What we see before our eyes is the result of hard work. Though we still have a long way to go, this progress would not be possible without the German Submarine Consortium experience and the Portuguese technical team efforts, as well as the excellent co-operation between the Portuguese MOD, Portuguese Navy, programme members and GSC. I congratulate all involved in bringing us to this point and I urge you to keep this outstanding cooperation in order to have this submarine sailing to Lisbon soon. To the German Navy, I would like to express my sincere appreciation for the support we received, that has been instrumental in the progress we are witnessing.
My last words are to the first crew of “Arpão”. Allow me to say a few words in my mother language.

Guarnição do NRP Arpão

Concretizamos hoje, com a recepção provisória do submarino Arpão, uma importante etapa na modernização da Marinha, ultrapassando muitos obstáculos, mas conscientes da sua importância para Portugal.
Grandes responsabilidades caem agora sobre nós. Com a vossa dedicação, profissionalismo e profundo espírito de missão, estou confiante no futuro.
Não tenho dúvidas de que o NRP Arpão, arvorando a bandeira de Portugal e a insígnia da Marinha, irá cumprir a sua missão com o sucesso de quem acredita na nobre missão de servir Portugal no mar.

Commander Baptista Pereira:

Today we are taking a new step with the Type 209PN submarines. I am confident that you and your crew will honour our traditions and serve the navy and Portugal with utmost loyalty and dedication. I wish you and your crew all the best. May God bless this ship and the Sailors who will serve in her.

Ich bedanke mich, für die Zusammenarbeit und zolidaritet aller deutschen froinden, die uns bei diesem komplexen bauprôgráme der tzwei U-booten begleitet haben.

Many thanks to all that make this possible.

José Saldanha Lopes
Admiral

NRP Arpão com bandeira portuguesa

No dia 22 de Dezembro, em Kiel, na Alemanha, ocorreu a cerimónia da recepção provisória do NRP Arpão, presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Saldanha Lopes.

O submarino Arpão permanecerá durante as próximas semanas em Kiel para serem realizados treinos da guarnição a bordo, que culminarão com novos testes de mar.
O NRP "Arpão" é comandado pelo Comandante Baptista Pereira e tem uma guarnição de 33 militares. (Marinha)

Exército implementa medidas de contenção para 2011

Os comandantes dos quartéis do Exército vão deixar de participar nas cerimónias do Dia das outras unidades no próximo ano, acabando com os custos inerentes às suas deslocações pelo País.

Esta é uma das várias "medidas internas de contenção orçamental para 2011" aprovadas há dias pelo chefe do Estado-Maior do Exército (CEME), general Pinto Ramalho, a que o DN teve acesso.

No plano operacional, uma das grandes incógnitas reside no uso efectivo dos equipamentos, dado que as novas viaturas blindadas Pandur ou os carros de combate Leopard têm consumos de combustível e de manutenção superiores aos dos meios que vieram substituír.

A orientação do CEME aponta para a "implementação de critérios minimizadores de custos na cadeia logística", através do "recurso máximo às infra-estruturas e pessoal" do próprio ramo e a "planos de manutenção preventiva" para reduzir os "custos de manutenção pós-avaria".

O CEME vai concentrar também os exercícios dos diferentes escalões das grandes unidades e com os de aprontamento das forças a destacar para o exterior sob sua responsabilidade.

A política de contenção inclui também a "redução ao mínimo indispensável das deslocações em território nacional" dos militares do ramo, "que impliquem o abono de ajudas de custo e a utilização de transportes".

Ao nível do pessoal, "deverão ser eliminadas todas as nomeações que confiram o direito ao vencimento por posto superior", adianta o documento. Segundo fontes ouvidas pelo DN, esta medida está há meses em vigor para a grande maioria dos casos.

O CEME decidiu também renegociar "todos os contratos de leasing, manutenção e de assistência técnica existentes" no Exército, incluindo os relativos às comunicações móveis de todas as unidades, órgãos e estabelecimentos do ramo.

A contenção estende-se ao correio em papel ou fax, privilegiando-se os meios informáticos de correio electrónico e de requisição pela Net. (DN)

22 de dezembro de 2010

Força Aérea Portuguesa prepara-se para Avaliação NATO

Realizou-se entre os dias 13 e 17 de Dezembro, no Aeródromo de Manobra Nº1 (AM1), em Ovar, um exercício de treino para a avaliação da NATO à força F16 MLU.

Este treino, que contou com a participação de 400 militares da Força Aérea, envolveu uma série de actividades que requerem a execução de um conjunto de acções para o completo aprontamento da força para o FORCEVAL NATO, que terá lugar de 2 a 15 de Março de 2011, no AM1, na condição de base operacional avançada (FOB).

Neste âmbito, no dia 15 de Dezembro, o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea (CEMFA), General Luís Araújo visitou a FOB e assistiu à condução das operações. No final da visita, o General CEMFA demonstrou o seu agrado pelo empenho da Força referindo que “esta é a razão de ser da Força Aérea”.

A preparação assenta no exercício eficiente de toda uma estrutura, que compreende as áreas de Comando e Controlo, Operações, Logística e Protecção da Força, tendo como principal objectivo alcançar os requisitos standards NATO.

O cenário desenvolve-se a partir de uma situação inicial de crise que evolui gradualmente para uma situação de conflito full-scale. Por solicitação da NATO é projectado um destacamento de F-16, em apenas 10 dias, para a zona de conflito, onde será avaliada a sua capacidade de realizar operações aéreas num ambiente hostil. (FAP)

Mensagem de Natal do Alm. Chefe do Estado-Maior da Armada

Chegada do Navio-escola Sagres

O Navio-Escola Sagres regressa a Lisboa da Volta ao Mundo no próximo dia 23 de Dezembro, uma viagem que durou cerca de 11 meses e durante a qual fez escala em 28 portos, tendo percorrido 40.000 milhas e realizado 5.500 horas de navegação, foi ainda visitado por cerca de 300.000 pessoas. (Marinha)

ENVC entregam dia 30 primeiro navio de patrulha oceânica

O primeiro dos seis navios de patrulha oceânica (NPO) encomendados pela Marinha portuguesa aos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) vai ser entregue dia 30, com um ano de atraso em relação à última data prevista.

Fonte dos ENVC disse hoje à Lusa que na cerimónia de entrega do NPO Viana do Castelo vão marcar presença o ministro da Defesa, Augusto Santos Silva, e o secretário de Estado da Defesa e dos Assuntos do Mar, Marcos Perestrelo, além de Manuela Eanes, a madrinha do navio.

Depois de vários adiamentos, o Ministério da Defesa Nacional tinha anunciado para janeiro de 2010 a entrega do primeiro NPO.

Diário Digital / Lusa

20 de dezembro de 2010

Vídeo: Regresso do Navio-escola Sagres - "Dá-me um abraço"

Volta ao Mundo 2010: Regresso do Navio-escola Sagres - “Dá-me um abraço”

A volta ao Mundo que o Navio-escola Sagres realiza neste momento está prestes a terminar com o regresso a Portugal e à Base Naval de Lisboa, previsto para a próxima semana.

Após quase um ano, o navio partiu a 19 de Janeiro, em que passou por cerca de 30 Portos está de regresso a águas portuguesas um dos mais emblemáticos navios da Marinha, e que nesta viagem foi visitado por cerca de 300.000 pessoas nos diferentes pontos do globo por onde passou.

O regresso do Navio-escola Sagres, comandado pelo Capitão-de-fragata Luís Proença Mendes, está previsto para o dia 23 de Dezembro, sujeito a confirmação, e ocorre numa época dedicada às famílias. Para assinalar a quadra bem como o regresso do Navio a Portugal foi realizado um vídeo seguindo o mote da canção “Dá-me um abraço” de Miguel Gameiro, que gentilmente aderiu a esta iniciativa.

O Navio-Escola Sagres é um veleiro com 90 metros de comprimento, cuja principal missão é assegurar a formação marinheira dos futuros oficiais da Marinha Portuguesa, complementando as componentes técnica e académica adquiridas na Escola Naval.

Outra missão do Navio-escola Sagres é a de representação da Marinha e de Portugal no estrangeiro, desempenhando o papel de embaixada itinerante servindo de plataforma de apoio a diversas áreas como a diplomacia, a divulgação da imagem do País e mesmo à economia de Portugal. Esta viagem contou com vários parceiros que apoiaram a Volta ao Mundo e também tiveram a oportunidade de mostrar os seus produtos e marcas nos vários cantos do mundo por onde passou o Navio-escola.

Mais alguns dados da Volta ao Mundo do Navio-escola Sagres:

- Foram realizadas 5.500 horas de navegação;
- Percorreu 40 000 milhas;
- Teve a bordo alunos de 11 Marinhas estrangeiras.

Visite o micro site dedicado à Viagem da Sagres em www.marinha.pt e conheça mais em pormenor a Volta ao Mundo, desde a rota, passando ao diário de bordo, as fotos e os apoios a esta viagem memorável que está prestes a terminar. (Marinha Portuguesa)

CEMGFA acompanha MDN na visita ao Kosovo

O CEMGFA, General Valença Pinto acompanhou o Ministro da Defesa Nacional, Professor Doutor Augusto Santos Silva, na visita às forças nacionais destacadas (FND) 1BIPara/KTM no teatro de operações do Kosovo no passado dia 16 de Dezembro de 2010.

A comitiva deslocou-se ao Campo português na cidade de Pristina (SLIM LINES) onde foi recebido pelos militares portugueses. As entidades nacionais durante a visita reuniram-se com representantes das Instituições do Kosovo e com o General comandante da KFOR Major General Erhard Bühler. (EMGFA)

19 de dezembro de 2010

Navio-escola Sagres regressa a Portugal já na próxima semana

O Navio-escola Sagres regressa a Portugal e à Base Naval de Lisboa na próxima semana, depois de uma volta ao mundo de quase um ano, informou hoje a Marinha.

O navio, um dos mais emblemáticos da Marinha portuguesa, partiu a 19 de janeiro e, ao longo de quase um ano, passou por cerca de 30 portos e foi visitado por cerca de 300 mil pessoas nos locais por onde passou.

Segundo a Marinha, o regresso do Navio-escola Sagres, comandado pelo capitão-de-fragata Luís Proença Mendes, está previsto para o dia 23 de dezembro, uma data ainda sujeita a confirmação. (Visão)

18 de dezembro de 2010

Ministro da Defesa Nacional visita Forças Nacionais Destacadas

O Ministro da Defesa Nacional, Augusto Santos Silva, deslocou-se, nos dias 16 e 17 de Dezembro, ao Kosovo e ao Líbano, para uma visita natalícia às Forças Nacionais Destacadas.(MDN)

Festas Felizes

O Blogue"Defesa Natal", deseja a todos seus leitores e amigos um feliz natal,e um próspero ano novo.

17 de dezembro de 2010

Submarino Arpão entregue na próxima semana

O ministro da Defesa, Augusto Santos Silva, adiantou hoje que a receção provisória do segundo submarino comprado à Alemanha terá lugar nos estaleiros de Kiehl a 22 de Dezembro, numa cerimónia onde estará o chefe do Estado-Maior da Armada.

Está acertado com o consórcio fornecedor que a receção provisória do submarino Arpão se verificará nos estaleiros de Kiehl no próximo dia 22 de Dezembro”, disse Santos Silva à agência Lusa, durante uma visita às tropas portuguesas no Líbano.

Santos Silva referiu ter delegado funções no almirante Saldanha Lopes, actual CEMA, e no director-geral de Armamento e Equipamentos de Defesa, vice-almirante Viegas Filipe, que estarão presentes na cerimónia de passagem de bandeira alemã para portuguesa.

A partir desse momento, os 33 militares portugueses que constituem a sua guarnição assumem o comando do submarino.

Já sobre a chegada do Navio de Patrulha Oceânico “Viana do Castelo”, Santos Silva referiu estar a ser “fixada uma data entre o Natal e o Ano Novo para a recepção provisória para a Armada” do navio. (Público)

CERIMÓNIA DE TRANSFERÊNCIA DE AUTORIDADE - LÍBANO

No dia 07 de Dezembro de 2010, decorreu no VIP Lounge do Aeroporto Internacional de Beirute, a cerimónia de Transferência de Autoridade entre as Unidades de Engenharia 8 e 9.

A cerimónia, consistiu na entrega da Bandeira Nacional pelo Comandante da UnEng8, TCOR Eng Monteiro Fernandes ao seu sucessor e Comandante da UnEng9, TCOR Eng Vale do Couto, na presença dos respectivos Adjuntos de Comando e Porta-Estandartes. Seguiu-se a oferta, por parte da UnEng9 à UnEng8, dos seus troféus heráldicos.

A UnEng8 rendeu a sua antecessora em 04 de Junho de 2010, terminando a sua missão de 6 (seis) meses no Teatro de Operações (TO) do Líbano, regressou a Território Nacional (TN) no mesmo avião fretado pelas Nações Unidas que transportou a UnEng9 para o TO. (Exército)

GNR JUVENIL

Portugal volta em 2011 à missão da NATO de combate à pirataria

O ministro da Defesa adiantou hoje que em 2011 Portugal vai voltar a ter uma fragata na missão da NATO de combate à pirataria na costa oriental de África, a "Ocean Shield, para além de uma aeronave P3.

Em declarações à agência Lusa durante uma visita à força nacional destacada que integra a missão da KFOR e que está aquartelada em Pristina, Augusto Santos Silva referiu que a participação destes meios na missão ocorrerá durante dois meses, mas em alturas diferentes do próximo ano.

O governante afirmou que a participação da aeronave da Força Aérea Portuguesa terá lugar na primavera de 2011 e estará integrada numa ‘pool’ NATO/União Europeia, podendo executar missões tanto no âmbito da ‘Ocean Shield’ como da ‘Operação Atalanta’, respetivamente.

Já a fragata portuguesa estará nos mares do Índico no outono.

A este propósito, Santos Silva frisou que a missão da NATO no combate à pirataria é comandada a partir de Oeiras, onde está instalado o ‘Joint Force Command Lisbon’.

Questionado sobre se a opção de enviar meios militares para aquela missão se insere num esforço para manter o comando em território português, Santos Silva respondeu que esta decisão revela a fiabilidade de Portugal como aliado.

"Não digo que é mais um esforço, é mais uma demonstração prática de que Portugal, país fundador da NATO, é um aliado de todas horas, assume todas as responsabilidades, na medida dos seus recursos, é claro, e portanto é um aliado com que a NATO pode contar, incluindo do ponto de vista da reestruturação da sua estrutura de comandos e da sua localização geográfica", disse. (I)

16 de dezembro de 2010

Participação do Subagrupamento BRAVO em “Adventure Race Timor- Leste”

O Subagrupamento Bravo classificou-se em 1º e 2º lugar no "Adventure Race Timor-Leste" que se realizou a 12 de Dezembro na cidade de Díli.

A prova, onde foi avaliada a capacidade física, intelectual e rapidez nas decisões, contou com a participação de equipas nacionais e estrangeiras, as quais tiveram de superar diversas etapas desportivas e tradicionais.

A prova contou com as seguintes actividades: corrida; subida ao ponto mais alto de Díli (Cristo Rei); travessia de canoa tradicional timorense; subida à montanha em Microlet (tradicional transporte de passageiros timorense); descida da montanha transportando uma cabra; prova de orientação; percurso de bicicleta; descida da ponte de Comoro em rappel e dança tradicional timorense com a colaboração de crianças locais. Terminou com a chegada ao Palácio da Presidência, perfazendo um total de 56 quilómetros.

O Presidente da República esteve presente no evento tendo felicitado todos os participantes e os vencedores em especial. (GNR)

15 de dezembro de 2010

O CMG FZ Abel de Sousa Ribeiro é o novo 2º Comandante do Corpo de Fuzileiros

No passado dia 09 de Novembro, teve lugar no salão nobre do Comando do Corpo de Fuzileiros (CCF), a cerimónia de rendição no cargo de 2º Comandante do Corpo de Fuzileiros, capitão-de-mar-e-guerra (CMG) FZ Jorge Manuel de Oliveira Monteiro pelo CMG FZ Abel de Sousa Ribeiro, que foi presidida pelo Comandante do Corpo de Fuzileiros, contra-almirante Luís Miguel de Matos Cortes Picciochi.


Após este acto solene, ocorreu na messe de oficias da Base da Fuzileiros um porto de honra, onde estiveram presentes todos os Oficiais do Corpo de Fuzileiros, convidados e amigos do CMG FZ Sousa Ribeiro.

O CMG FZ Abel de Sousa Ribeiro concluiu, em 1976, o Curso de Oficial fuzileiro da Reserva Naval, sendo colocado no Batalhão de Fuzileiros nº2 como Comandante de pelotão, em 1981 entrou para a Escola Naval onde frequentou o Curso de Oficial Fuzileiro tendo terminado em 20 de Agosto de 1984, ingressando no quadro de Oficiais Fuzileiros.

No seu vasto currículo consta a passagem por diversas Unidades, sendo de realçar vários embarques que fez a bordo de Corvetas, a passagem no Estado-Maior do Comando do Corpo de Fuzileiros como Chefe da Secção de Operações onde permaneceu durante sete anos, tendo dado o precioso contributo ao Corpo de Fuzileiros, com, entre outros, a elaboração de um trabalho sobre o sistema de treino das Unidades de Fuzileiros, o qual foi de maior importância, para a sistematização interna neste domínio e para aumento de eficácia do Corpo de Fuzileiros.

Depois de uma comissão no Estado-Maior do Comando Naval onde exerceu as funções de Chefe da Secção de Operações Anfíbias da divisão de Operações daquele Estado-Maior, uma vez mais primou pela excelência. Destacou para Escola de Fuzileiros na qual permaneceu cinco anos desempenhando as funções de Director de Instrução e de Comandante do Batalhão de Instrução, período marcado por grandes e profundas transformações conceptuais e estruturantes no sistema de formação da Marinha e na abordagem à formação e treino no Corpo de Fuzileiros, tendo em 2005 assumido o cargo de Chefe de Estado-Maior do Comando do Corpo de Fuzileiros de onde saiu para representar a Marinha no cargo “CJ 2001 – CHIEF CJ2”, no CIMIC GROUP SOUTH, em Mota Di Livenza - Itália onde permaneceu até à presente dada. (Fuzileiros)

EMGFA - Boas Festas !

Cerimónia de entrega do cargo de Comandante Naval



Realizou-se no dia 10 de Dezembro , na Base Naval de Lisboa, a entrega de comando do Comandante Naval. O Vice-Almirante José Monteiro Montenegro assumiu o cargo de Comandante Naval. A cerimónia foi presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Armada Almirante Saldanha Lopes

XV Curso de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho

Decorreu, no período de 6 a 14 de Dezembro, no Estado-Maior da Força Aérea, em Alfragide, o XV Curso de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho, cujo objectivo é proporcionar aos participantes a aquisição de competências básicas que lhes permitam o desempenho de funções de prevenção a nível de segurança e higiene no trabalho.

Este curso foi frequentado por Delegados de Segurança do Complexo de Alfragide, do Campo de Tiro, e do Centro de Manutenção Electrotécnica.

Os Delegados de Segurança são responsáveis, no âmbito da prevenção de acidentes em cada uma das unidades militares, pelas questões de segurança, higiene e saúde no trabalho, pelo reporte de situações de ocorrência de acidentes, pela avaliação de riscos profissionais, pela divulgação de informação e sensibilização dos elementos civis e militares.

No curso anterior, realizado em Novembro, participaram elementos da Base Aérea Nº1, da Academia da Força Aérea, do Museu do Ar, e ainda um militar da Marinha.

A Força Aérea é a única Organização Militar com o curso reconhecido e validado pela Autoridade para as Condições do Trabalho, tendo formado cerca de trezentos militares e civis em todas as Unidades/Órgãos, nos últimos dois anos. (FAP)

14 de dezembro de 2010

ENVC têm proposta da Nigéria para vender patrulhões

Negócio complexo por envolver navios já vendidos à Marinha, mas que renderá pelo menos 50 milhões de euros por unidade

O Estado autorizou a entrega à Nigéria do segundo navio de patrulha oceânica (NPO) destinado à Marinha, que cederá depois o que receber dentro de algumas semanas, soube o DN. A concretizar-se, "será um negócio complexo" que renderá aos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) pelo menos 50 milhões de euros por navio, admitiram duas das fontes. Uma terceira fonte afirmou que o montante será superior.

A complexidade do processo, por ser material militar, resulta ainda de a venda dos NPO (os patrulhões) à Nigéria envolver os que estão contratualmente destinados à Marinha, o que implica rever esse contrato entre o Estado e os ENVC, confirmaram diferentes fontes.

A proposta da Nigéria foi apresentada após a visita aos ENVC do respectivo ministro da Defesa, no Verão. Na mesa estava a aquisição de quatro NPO, número reduzido para duas unidades quando os estaleiros disseram quanto custaria cada uma. Segundo fonte governamental, "está em aberto se serão dois ou quatro" os navios a vender à Nigéria.

Mas "a pressa" da Nigéria em ter os navios - e a necessidade dos ENVC, leia-se o próprio Estado, em fechar o negócio - "esbarra" no facto de os NPO em fase final de construção estarem vendidos à Marinha (que tem ainda mais urgência em os receber).

Fontes civis e da Armada coincidiram em dizer como o negócio pode evoluir: o primeiro NPO - o Viana do Castelo, em testes de mar - é entregue à Marinha nas próximas semanas e o segundo - o Figueira da Foz - é vendido à Nigéria. Posteriormente, a Armada "não se importaria" de ceder o Viana do Castelo à Nigéria quando a produção dos NPO seguintes estivesse já na sua fase final. (DN)

Equipa do GOE em missão no Chade regressa a Portugal

Chegou esta tarde a Lisboa parte da equipa do Grupo de Operações Especiais, que vinha garantindo a segurança do Representante Especial do Secretário-geral das Nações Unidas para o Chade.

Hoje regressaram oito elementos, estando previsto que no final do mês regressem os restantes quatro, o que irá pôr um ponto final numa missão de três anos, em que a PSP esteve ao serviço da ONU.

Durante esta missão, passaram pelo Chade 60 elementos do Grupo de Operações Especiais. (RR)

19 de Dezembro - Render Solene da Guarda ao Palácio de Belém

A Guarda Nacional Republicana promove, ao terceiro domingo de cada mês, pelas 11:00 horas, no exterior do Palácio Nacional de Belém, a cerimónia de Rendição Solene da Guarda.
Pela já longa tradição, a cerimónia realizada pela Unidade de Segurança e Honras de Estado (USHE) já entrou no roteiro turístico da cidade de Lisboa, tendo como significado a rendição simbólica do efectivo da Guarda responsável pela segurança do Palácio. Da sequência de acções destacam-se momentos como o cumprimento das duas Forças (a Guarda rendida passa em frente à que assume o serviço e cumprimenta com olhar à direita), a saudação entre comandantes de ambas as forças (simbólica passagem de testemunho), a escolta ao "Santo e Senha" e o "Brinco da Banda", momento em que a Banda de Música executa trechos musicais enquanto evolui, desenhando figuras em marcha pelo recinto. Após este cerimonial pode assistir-se a uma exibição da Charanga a Cavalo da USHE, no Jardim Vieira Portuense. Esta Charanga é a única no mundo que executa peças musicais em evoluções a galope. A Guarda Nacional Republicana convida-o a assistir à próxima rendição que se realizará no dia 19 de Dezembro. (GNR)

13 de dezembro de 2010

Armada "deve fazer o luto" pela perda do seu hospital

Exército e Força Aérea desvalorizam crítica da Marinha ao facto de os novos serviços comuns ainda não terem regulamentos.

Os três ramos das Forças Armadas discordam da velocidade a que deve avançar a reforma da saúde militar e de algumas das soluções, mas as reservas da Marinha estão a deixá-la isolada face ao Exército e à Força Aérea.

"A Armada tem de fazer o luto pela perda de Santa Clara", declarou ao DN uma alta patente, sob anonimato por não estar autorizada a falar e por se pronunciar sobre a 'casa' de terceiros. Mesmo o centro de medicina subaquática e hiperbárica da Marinha "é um meio de prestar tratamentos, que não precisa de ter quadros muito diferenciados lá colocados", adiantou a citada fonte, embora reconhecendo a sua especificidade a nível operacional.

Dizendo compreender as reservas da Marinha - visíveis, por exemplo, no facto de ainda não ter enviado quase nenhum dos seus médicos para os hospitais da Estrela (Exército) e do Lumiar (Força Aérea) - "no tempo" do anterior comandante, almirante Melo Gomes (porque estava a terminar o seu mandato), os outros dois ramos consideram que agora, com um novo chefe, essa atitude "começa a ser indefensável [e] é insustentável".

A par da extinção do hospital de Santa Clara (apesar de essa estrutura "dar lucro"), a Marinha rejeita uma reforma onde se sente "canibalizada pelo Exército" (leia-se ir preencher as lacunas da Estrela com os seus recursos humanos e materiais) - percepção que é partilhada pela Força Aérea: "Não estamos disponíveis para ser canibalizados."

Fontes da Armada apontam ainda a proposta de os futuros departamentos tutelarem especialidades sedeadas em locais diferentes ou, ainda, o facto de os serviços hospitalares comuns já criados (em Setembro e Novembro) ainda não terem regulamentos próprios.

"Nunca pensei assistir a uma coisas dessas. Não há regulamentação [quem chefia, como funciona um serviço], é o arbítrio", criticou um oficial médico da Armada, alertando para outra questão: O que acontecerá "quando houver casos graves [de erros clínicos] e for invocada a responsabilidade civil" pelos actos em causa?

Um responsável do Exército desvaloriza essa situação. "Existem serviços conjuntos há muitos anos, que têm regulamentos. Há normas, as pessoas não estão desenquadradas" e, portanto, é possível extrapolar essa regulamentação para ultrapassar o problema.

Uma fonte da Força Aérea, subscrevendo aquela posição do Exército, apontou ainda exemplos negativos que decorrem da atitude da Armada: "Estávamos à espera que a Marinha assumisse a chefia da dermatologia [e]esperávamos dar a direcção do serviço de 'otorrino' ao Exército ou à Marinha", mas isso é impossível enquanto os médicos navais não se apresentarem.

O anterior chefe da Armada, almirante Melo Gomes, repetiu ao DN que "a Marinha está com a reforma, se for para um edifício único". "Queremos saber qual é o [modelo final] do programa funcional do hospital, pois não podemos ter hospitais bipolares, como sempre disse", frisou. "Ou um hospital único nas instalações com melhores condições [leia-se Lumiar] ou então umas novas, em partilha com o Serviço Nacional de Saúde", adiantou Melo Gomes. (DN)

O ARMAMENTO LIGEIRO DA GUERRA PENINSULAR 1808-1814

Estará disponível brevemente o livro Armamento Ligeiro da Guerra Peninsular 1808-1814 da autoria de José António Faria e Silva e Jaime Regalado, dois eminentes especialistas em armamento.

O presente livro é um valioso contributo para o conhecimento das Guerras Napoleónicas: "Faltava um estudo consistente sobre o armamento portátil usado por um e outro lado deste conflito. Esta lacuna é agora preenchida com a publicação de Armamento Ligeiro da Guerra Peninsular 1808-1814." (Do prefácio pelo General Renato Marques Pinto)

Resultado de anos de investigação, contém imagens de alta qualidade dos sistemas de armas, de pinturas, gravuras, óleos sobre tela e outras, que darão ao leitor uma imagem muito completa do armamento ligeiro do Exército e da Marinha portuguesa, assim como dos demais actores do conflito: A França e a Inglaterra.

Com o presente trabalho preenche-se, sem dúvida, uma lacuna importante relativa ao estudo crítico do armamento ligeiro utilizado pelas forças portuguesas em acções de combate durante a Guerra Peninsular.

Indispensável ao especialista, a todos quantos gostam de história, e ao leitor em geral que aprecia um bom livro, cuidado e repleto de belas imagens, muitas delas inéditas. (Editora Fronteira do Caos)


Com o apoio de:
Exército Português
Comissão Portuguesa de História Militar
Associação Napoleónica Portuguesa

Campanha de Natal desenvolvida pela Escola da Guarda


A Escola da Guarda (EG) está a desenvolver a campanha “NATAL SOLIDÁRIO”, sob o lema “Fazermos as pessoas felizes com as coisas que já não queremos”.
Esta iniciativa, promovida pela capelania da EG e que decorre entre os dias 15 de Novembro e 20 de Dezembro de 2010, está a contar com a participação activa dos militares e civis deste Estabelecimento de Ensino da GNR. Com esta acção pretende-se recolher roupas, calçado, brinquedos e livros que serão entregues a famílias carenciadas das cidades de Queluz, Figueira da Foz e Portalegre e às Conferências Vicentinas destas cidades. (GNR)

10 de dezembro de 2010

A Força Aérea concorre a prémio internacional no âmbito da Segurança e Higiene no Trabalho

A Força Aérea concorre, pela primeira vez, ao prémio europeu no âmbito da Campanha Europeia intitulada "Trabalhos de Manutenção e Reparação Seguros e Saudáveis", com a Estação de Radar Nº 2 e com a Doca 4 da Base Aérea Nº 5.

Esta campanha decorre ao longo dos anos 2010 e 2011 nos países da Europa, sendo promovida pela Agência Europeia de Segurança e Saúde no Trabalho e tem como objectivo sensibilizar para a necessidade da realização de trabalhos de manutenção e reparação em condições de segurança exemplares através da utilização de boas práticas.

Foi neste contexto que a Força Aérea, ao possuir locais de trabalho onde as boas práticas são efectivamente aplicadas de forma natural e consistente, se candidatou ao prémio. A candidatura foi apresentada também ao nível nacional, uma vez que em todos os países onde decorre a campanha, tem também uma vertente interna, com concursos e prémios independentes.

A participação na campanha e no concurso é um passo mais no caminho da Prevenção e Segurança todos os dias trilhado pelas diferentes Unidades/Órgãos da Força Aérea. A Estação de Radar Nº 2 e a Base Aérea Nº 5, através da Doca 4, são dois dos bons exemplos encontrados para mostrar que o trabalho seguro e saudável deve ser perseguido e pode ser conseguido! (FAP)

Colóquio "Segurança do Ciberespaço"

No âmbito do ciclo de colóquios sobre os "Pilares da Estratégia Nacional", irá decorrer no Instituto da Defesa Nacional, em 14 de Dezembro, pelas 10h00, um colóquio subordinado ao tema "Segurança do Ciberespaço".

Serão Conferencistas o Prof. Doutor Amado da Silva, o Prof. Doutor Paulo Veríssimo, o Prof. Doutor Pedro Veiga e o TCor Viegas Nunes. (IDN)

Regimento de Guarnição nº 3 vai realizar exercício de artilharia anti-aérea

O Regimento de Guarnição nº 3 irá realizar um exercício com fogos reais de artilharia anti-aérea na costa norte da ilha do Porto Santo, nas imediações da Estação Rádio Naval, no próximo dia 10 de Dezembro, entre as 11h30 e as 12 horas.

O referido exercício enquadra-se no programa de instrução e treino do Encargo Operacional da Zona Militar da Madeira e envolve o emprego do sistema metralhadora Bitubo AA 20 mm M/81.
Por razões de segurança, serão interditadas as zonas envolventes, nomeadamente as áreas marítima e terrestre.

O RG3 pede à população que tome cuidados, nomeadamente não tocando em quaisquer artefactos/munições que eventualmente possam encontrar, pedindo-se que comuniquem o facto às autoridades locais (PSP, GNR), ou ao Destacamento do Porto Santo do RG3, com a maior brevidade possível, através dos telefones 291 983 221 e 291 983 229 entre as 11h30 e as 12 horas.(DNMadeira)

"Marinha não permitirá humilhação da Saúde Naval"

Uma dúzia de almirantes no activo, reserva e reforma participaram na assembleia geral extraordinária do Clube Militar Naval sobre a reforma da Saúde Militar.

O almirante Melo Gomes declarou ontem ao DN que "não se pode humilhar a saúde naval nem a Marinha permitirá qualquer humilhação, como nunca permitiu".

O ex-chefe do Estado-Maior da Armada (CEMA), cargo que deixou há cerca de uma semana, falava à margem de uma assembleia geral extraordinária do Clube Militar Naval (CMN), exclusivamente dedicada ao "debate e esclarecimento dos fundamentos, consequências e efeitos, para a Marinha e para os utentes da família naval, da reforma do Serviço de Saúde Militar".

Ao contrário de uma sessão anterior, agora marcaram presença mais de uma dezena de almirantes no activo, reserva e reforma - mais um sinal da instabilidade e conflito aberto no seio das Forças Armadas e com a tutela sobre essa matéria.

"É preciso rever o caminho de concentração que se está a seguir, se se pretende aumentar a eficácia e a eficiência da saúde militar", observou um oficial superior, deixando uma interrogação: "Como é que isso será possível se um departamento [de medicina, por exemplo] tem serviços dispersos por locais diferentes?" (leia-se hospitais da Estrela e Lumiar).

As dezenas de sócios presentes deixaram cair a proposta de avançar com uma providência cautelar para suspender o processo de reforma da Saúde Militar, optando por requerer uma audiência com o recém-empossado CEMA, almirante Saldanha Lopes.

Em função desse encontro, a reforçada comissão representativa do CMN (com mais dois elementos, passando agora a seis) ficou com poderes para requerer audiências ao Presidente da República, ao Governo - na figura do primeiro-ministro, depois de o ministro da Defesa já os ter recusado receber - e aos partidos políticos com assento parlamentar, contaram ao DN alguns dos participantes.(DN)

9 de dezembro de 2010

Cerimónia de entrega do cargo de Comandante Naval

Realiza-se no próximo dia 10 de Dezembro, pelas 15h00, na Base Naval de Lisboa - Alfeite, a cerimónia de entrega do cargo de Comandante Naval ao Vice-Almirante José Monteiro Montenegro. A cerimónia será presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Saldanha Lopes.

O Vice-Almirante José Monteiro Montenegro ingressou na Marinha em 1971 e especializou-se em Artilharia Naval, frequentou, entre outros, o Curso Geral Naval de Guerra, o Senior Course do Colégio de Defesa NATO e o Curso de Promoção a Oficial General.
Em Novembro de 1996 assumiu o comando da Esquadrilha de Helicópteros da Marinha.
No mar, o Vice-Almirante Monteiro Montenegro comandou duas unidades navais a corveta "Honório Barreto" e a fragata “Corte Real”, com a qual integrou a Standing Naval Force Atlantic como navio-almirante. Foi ainda Chefe do Estado-Maior da European Maritime Force (EUROMARFOR).
Desempenhava actualmente as funções de Chefe do Gabinete do Chefe do estado-Maior da Armada.


COMANDO NAVAL (COMNAV) - é o Comando Operacional da Marinha, ao qual compete: conduzir as operações navais de acordo com as necessidades de protecção dos interesses nacionais; exercer o controlo da navegação, garantir as comunicações marítimas, a segurança dos espaços marítimos de jurisdição nacional, a defesa marítima dos portos e a salvaguarda dos interesses nacionais ligados ao mar, nomeadamente a fiscalização da pesca, a colaboração na repressão do contrabando e a execução de acções de busca e salvamento.
A estas funções acresce ainda o treino avançado de todas as unidades navais, de Fuzileiros e de Mergulhadores, incluindo aquelas que serão, posteriormente, atribuídas a outros comandos operacionais. (Marinha)

Exército ocupa metade do Conselho da Saúde Militar

Ministro escolhe, como figuras de reconhecido mérito e competência, mais dois oficiais do ramo terrestre para órgão colegial.

O ministro Augusto Santos Silva optou por mais dois oficiais do Exército para integrar o Conselho da Saúde Militar (COSM), órgão onde esse ramo já era maioritário face à Marinha e à Força Aérea.

A escolha do ministro foi conhecida ontem, com a publicação em Diário da República do despacho relativo à composição de um órgão onde o Exército ocupa cinco dos dez lugares (confirmando uma notícia do DN de Junho passado, sob o título "Exército 'tutela' novo Conselho da Saúde Militar") entre os quais o da presidência, como representante do ministro e com voto de qualidade.

Acresce que esse órgão decide por "maioria simples" dos membros presentes sobre matérias complexas e cuja delicadeza tem forçado o arrastamento da reforma ao longo dos anos. No final, conforme decidido já pelo actual ministro da Defesa, os quatro hospitais militares em Lisboa vão ser integrados num mesmo edifício - o chamado "Pólo de Lisboa" do hospital único das Forças Armadas.

Recorde-se que os hospitais de Belém (Exército) e de Santa Clara (Marinha) já estão em fase de extinção, ao avançar-se com a implementação de vinte serviços hospitalares comuns na Estrela (Exército) e no Lumiar (Força Aérea) até ao final do ano.

Quanto à integração destas duas infra-estruturas, em data posterior, Augusto Santos Silva criou um grupo de trabalho (coordenado pelo director-geral de Pessoal do Ministério da Defesa) responsável por lhe apresentar, até ao final deste mês e segundo o despacho ministerial, "a proposta do programa funcional para o Hospitral das Forças Armadas, assente numa unidade hospitalar única, incluindo o tipo e a dimensão do serviço de urgência a implementar".

Segundo o decreto-lei que regula o COSM, este "tem por missão contribuir para a concepção, definição e coordenação das políticas de saúde militar" e, em particular, "acompanhar a sua execução".

Quanto às suas atribuições, as duas primeiras são: "Fazer o estudo da racionalização da rede hospitalar militar e a apresentação da proposta do respectivo modelo de gestão"; "Preparar as decisões em matérias relacionadas com a saúde militar cuja competência pertença ao Ministério da Defesa".

"Assim é impossível fazer as coisas de forma conjunta e é ofensivo" para os outros ramos, declarou ontem um almirante ouvido pelo DN - horas antes da assembleia geral extraordinária do Clube Militar Naval, para "debate e esclarecimento dos fundamentos, consequências e efeitos para a Marinha e para os utentes da família naval da reforma do Serviço de Saúde Militar".

Segundo as regras internas do COSM, os seus membros perdem o lugar quando, entre outros pressupostos, "não cumpram os deveres de participação assídua inerentes ao mandato que exercem".

No caso dos dois coronéis do Exército escolhidos para o COSM pelo ministro, eles são o director do Hospital Militar do Porto e um farmacêutico, que vão juntar-se a cinco majores-generais (três do Exército, um da Armada e outro da Força Aérea) e a três civis, em representação dos ministros da Defesa, de Estado e das Finanças e da Saúde.(DN)

6 de dezembro de 2010

RI19 prepara militares para integrar exército europeu

O quartel de Chaves do Exército vai ser palco do exercício final de preparação da operacionalidade do contingente português que irá integrar o Battelgroup, uma força armada da União Europeia (UE), avançou à Lusa o Major Mota Santos.

O Battelgroup foi criado no âmbito da Política de Defesa Comum, em 2009, é constituído por militares de diferentes países da UE e tem capacidade para actuar mediante solicitações da ONU ou da UE em situações de catástrofes naturais, crises ou operações de apoio à paz. No regimento de Chaves está a aprontar-se, desde Julho, o contingente do chamado Elemento de Apoio Nacional (EAN) que conta com 142 militares criado para dar sustentação ao batalhão que integrará a força europeia e que deverá estar operacional no segundo semestre do próximo ano.

Esta semana, o contingente nacional realizará o último exercício prático denominado "Áquila" entre o aeródromo municipal de Chaves e a Serra da Padrela, em Vila Pouca de Aguiar. O exercício tem em vista a certificação da operacionalidade do contingente português, em termos nacionais, por parte da Inspecção Geral do Exército Português. O exercício "Áquila" fará uma demonstração de força dos militares através da recriação de uma situação de crise, por isso, "está prevista a simulação de uma evacuação de um sinistrado da Serra da Padrela para o aeródromo de Chaves", explicou o Major Mota Santos, chefe de secção de Operações, Informações e Segurança do RI19.

O ponto alto do exercício, sustentou, decorrerá na quinta e na sexta e contará com a presença das chefias dos Órgãos Superiores de Comando e Direcção do Exército e dos titulares dos Órgãos da Administração Local "para certificar a operacionalidade e capacidade de sustentação do Battlegroup português". (DN)

5 de dezembro de 2010

LÍBANO - Rotação do Contingente

Inicia-se na próxima segunda-feira, dia 06 de Dezembro, a rotação do Contingente que se encontra no Líbano com a partida, pelas 15h00 do Aeródromo de Trânsito N.º1 (em Figo Maduro) a bordo de um avião fretado pelas Nações Unidas, dos 130 militares da Unidade de Engenharia Nº 9 (UnEng9) , com destino ao Líbano.

A UnEng9, constituído por 141 militares, é comandada pelo Tenente - Coronel de Engenharia Fausto Manuel Vale do Couto.

Este contingente ao serviço das Nações Unidas permanecerá na localidade de Shama no Sul do Líbano, próximo do quartel-general da UNIFIL (United Nations Interim Force in Lebanon) em Naquora, até ao princípio de Maio de 2011.

A rotação fica completa no dia 07 de Dezembro com a chegada, pelas 06h30 , ao Aeródromo de Trânsito N.º1 (em Figo Maduro), dos 141 militares pertencentes à UnEng8 , comandados pelo Tenente-coronel de Engenharia Francisco António Amado Monteiro Fernandes. (EMGFA)

IPT organiza I Jornadas de Turismo Militar

O Instituto Politécnico de Tomar (IPT) organiza na terça-feira, 7 de Dezembro, as “I Jornadas de Turismo Militar”, organizadas em parceria com o Exército e a Escola de Tropas Pára-Quedistas de Tancos, Vila Nova da Barquinha.

O objectivo passa por debater a importância do Turismo Militar no desenvolvimento dos produtos de Turismo Cultural, tema de um mestrado em curso no IPT e aproximar a sociedade civil da realidade militar do país.

A sessão tem início pelas 10 horas, no auditório do IPT, e conta, entre outras presenças, com os discursos do Major-General Comandante da Brigada de Reacção Rápida, Raúl Lopes e do Director do Departamento de Gestão Turística e Cultural, Luís Mota Figueira. No período da tarde, a sessão decorre na Escola de Tropas Pára-quedistas de Tancos, estando prevista para as 14 horas uma visita guiada ao Museu, seguida da intervenção do Tenente-Coronel Fernando Costa. Os interessados devem confirmar a sua presença para o email cesposga@ipt.pt ou através do telf. 249 977 309. (O Mirante)

A Marinha Portuguesa no Security & Defence Day 10

No passado dia 30 de Novembro realizou-se em Bruxelas o seminário subordinado ao tema “Going global: Europe’s Security Police Challenge”, organizado pela Security & Defence Agenda e pelo European Company for Strategic Intelligence (CEIS).


Durante o seminário foram discutidos os seguintes temas: desafios internacionais para o crescente poder político da UE; segurança dos recursos; dissuasão e não proliferação; solidariedade e gestão dos fluxos migratórios; a resposta da UE às situações de emergência; a autonomia estratégica da Europa; a UE como potência marítima.

A Marinha esteve representada pelo CALM António Silva Ribeiro, que apresentou uma comunicação intitulada “A EUROMARFOR: uma abordagem multinacional para actuar no mar”, integrada num painel com o VALM Luzt Fellt do Wisepenteam e a Dr.ª Ana Gomes do Parlamento Europeu.

Neste painel foi realçada a importância de se evitarem duplicações de meios e de competências no mar. Neste contexto, foram debatidas as oportunidades criadas pelo tratado de Lisboa e as decorrentes da crise financeira para encontrar complementaridade na acção dos Estados e da UE no mar. (Marinha Portuguesa)

2 de dezembro de 2010

Cerimónia de entrega das medalhas comemorativas da UNIFIL

Realizou-se no passado dia 24 de Novembro a cerimónia de entrega das medalhas comemorativas da UNIFIL, que assinala a participação dos militares Portugueses na missão das Nações Unidas no Teatro de Operações (TO) do Líbano. A cerimónia decorreu com solenidade e foi presidida pelo Deputy Force Commander da UNIFIL, BGen Santi Bonfanti. Estiveram presentes militares de outros contingentes da UNIFIL, das Forças Armadas Libanesas, autoridades políticas e religiosas locais.

Do programa da cerimónia destacou-se: as honras militares à chegada da alta entidade (AE) ao UBIQUE CAMP; a cerimónia militar na parada do aquartelamento; uma exposição fotográfica demonstrativa das actividades realizadas pela unidade ao longo de seis meses de missão e por fim o almoço convívio com todos os militares da unidade e respectivos convidados e amigos.

O efectivo luso foi ainda reforçado com a presença de portugueses que prestam serviço na estrutura civil da UNIFIL, pela associação de amigos de Portugal em Beirute e ainda por 3 (três) Portugueses pertencentes aos quadros da fábrica de cimento de Sibline (Grupo SECIL)(Exército)