13 de dezembro de 2011

200 anos da Guerra Peninsular em livro

As caves manuelinas do Museu Militar de Lisboa foram o palco, esta segunda-feira, da apresentação do terceiro volume do livro «O Exército Português e as Comemorações dos 200 anos da Guerra Peninsular».

Um livro publicado com o propósito de preservar a memória de uma das batalhas mais importantes da história do nosso País, como realçou o Chefe do Estado-Maior do Exército, general José Luís Pinto Ramalho.

«Durante vários anos a guerra peninsular ameaçou a nossa independência durante um período difícil da nossa história. Esta obra representa o modo como o Exército, por sua iniciativa, dinamizou e recordou em todo o País, acontecimentos notáveis, reafirmando os valores históricos indispensáveis à identidade nacional, prestando o reconhecimento público aos heróis e ao povo anónimo e lembrando o sentido da liberdade a que, com frequência, só se dá valor quando se perde», afirmou.

Para o general José Luís Pinto Ramalho, Portugal conseguiu, com poucos recursos humanos e financeiros, resistir, em três ocasiões, aos intentos da França do Napoleão Bonaparte.

«É extraordinário que Portugal, vivendo condições tão difíceis, tenha conseguido organizar uma força militar tão significativa, a maior da sua história e que, por três vezes, tenha sido capaz de fazer recuar os exércitos napoleónicos e constituir-se um aliado fundamental para os britânicos e tendo, ainda, contribuído decisivamente para a viragem estratégica nas campanhas de expulsão dos franceses da Península Ibérica», recordou.

Estiveram, ainda, na apresentação do livro o presidente da Comissão Coordenadora do Exército para as Comemorações dos 200 anos da Guerra Peninsular, Tenente-General Carlos Manuel Ferreira e Costa e o major-general Adelino de Matos Coelho.

Exposição Guerra Peninsular – 200 anos

A visita culminou com a visita à exposição «Guerra Peninsular – 200 anos», que apresenta um conjunto notável de peças relacionadas com as forças armadas nacionais. Armas de guerras – carabinas francesas e inglesas e o sabre-baioneta -, uniformes das forças nacionais e réplicas de uma tenda de campanha.

Uma exposição que evoca ainda as memórias de militares e civis sobre um dos marcos mais importantes da nossa história.

Guerra Peninsular

A Guerra Peninsular, pela sua importância política, militar, económica e social, é, 200 anos depois, um dos marcos mais importantes da nossa história.

Tudo começou a 21 de Novembro de 1806, quando o Napoleão Bonaparte impôs o bloqueio continental, que proibia a entrada de navios ingleses em território nacional, medida que colocou em causa a aliança e a dependência económica de Portugal face a Inglaterra.

Perante as hesitações de D. João VI, França e Itália assinaram, a 27 de Novembro de 1807, o Tratado de Fontainebleau, que ordenava a divisão do reino de Portugal entre Espanha e França. Pouco depois, o general Junot,acompanhado de 25 mil homens, invadiu Castelo Branco. (A Bola)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.