20 de dezembro de 2011

50 ANOS DA INVASÃO E OCUPAÇÃO DE GOA, DAMÃO E DIU

Decorreram no passado dia 19 de Dezembro de 2011 no Regimento de Infantaria Nº 1 (RI1), uma série de eventos com vista a assinalar os 50 anos da Invasão e Ocupação de Goa, Damão e Diu pela União Indiana, colocando, dessa forma, fim à presença portuguesa na Índia.

Neste dia de tributo estiveram presentes oito antigos prisioneiros de Guerra naturais do Algarve, o Presidente da Câmara Municipal de Tavira, bem como a maioria das delegações do Algarve da Liga dos Combatentes, bem como diversos militares na reforma.

Do programa constaram a tradicional Cerimónia de Homenagem aos Mortos, momento em que foi proferida a Oração pelo Capelão Militar e depositada uma coroa de flores no Monumento aos Mortos da Unidade, a alocução alusiva ao evento realizada pelo Cor Inf Ref Américo Henriques, que enalteceu os feitos heroicos praticados nos dias 17, 18 e 19 de Dezembro de 1961 pelos militares portugueses e goeses, concluindo-se com a formatura geral da Unidade, seguida de desfile, perante a entidade que presidiu ao evento, Cor Inf Nuno Pereira da Silva, Comandante do RI1.

Desta forma singela, pretendeu o Regimento de Infantaria Nº 1 prestar a justa e sentida homenagem aos militares algarvios que, além-mar, se bateram dignamente pela Pátria. (Exército)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.