11 de dezembro de 2011

Almada acolhe submarino Barracuda no início de 2013

Em 2013 já deverá ser possível visitar o «Barracuda», na frente ribeirinha de Cacilhas, no concelho de Almada. O antigo submarino da Marinha Portuguesa, lançado à água em 1967 e entretanto desactivado, será instalado na doca n.º1 da Ex-Parry&Son, junto à Fragata D. Fernando II e Glória e perto do emblemático Farol de Cacilhas.

Representando épocas distintas, as duas unidades navais (submarino e fragata) representam um importante núcleo museológico da Marinha e uma oportunidade de forte projecção cultural do concelho de Almada.

A instalação do «Barracuda», em Cacilhas, inscreve-se na requalificação e valorização aquela zona ribeirinha de Almada. A mesma vai igualmente ao encontro da estratégia municipal de promoção turística do concelho, já que Cacilhas é uma das principais «portas de entrada» de turistas e visitantes.

Aquando da sua abertura ao público, o «Barracuda» estará totalmente equipado como se ainda estivesse pronto para missões de navegação, desvendando, desta forma, a atmosfera experimentada num submarino.

A instalação deste submarino vai ser possível graças ao entendimento entre a Marinha e a Câmara de Almada, traduzido num protocolo, cuja minuta foi aprovada pela autarquia na passada quarta-feira. (DD)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.