16 de dezembro de 2011

Comandante da GNR agraciado em Espanha

O comandante-geral da Guarda Nacional Republicana (GNR), tenente-general Newton Parreira, foi condecorado na passada terça-feira pela Guardia Civil espanhola em reconhecimento pelo combate ao terrorismo, numa cerimónia realizada em Madrid.

De acordo com as autoridades espanholas, a medalha de Mérito do Corpo da Guardia Civil foi entregue ao comandante da força de segurança nacional pelo trabalho desenvolvido, designadamente o desmantelamento da alegada célula da ETA em Óbidos. No final de Novembro, a Polícia Nacional espanhola deliberou conceder a Cruz de Mérito Policial, o mais alto galardão policial do país, ao diretor nacional da Polícia Judiciária, José Maria Almeida Rodrigues.

Na cerimónia que então decorreu na embaixada de Espanha em Lisboa para a atribuição do galardão foram ainda agraciados o comandante do Comando Operacional da GNR e quadros do Sistema de Informações e Segurança (SIS). O Governo espanhol agradeceu já o papel de Portugal no combate à ETA, organização que em Novembro anunciou o fim definitivo da ação armada.

Em Fevereiro do ano passado, as autoridades portuguesas desmantelaram uma alegada célula da ETA numa vivenda em Óbidos, sendo descoberta poucas semanas depois de uma operação que levou à captura, em Torre de Moncorvo, de dois presumíveis membros da organização separatista que fugiram para território nacional devido a uma perseguição policial. As autoridades portuguesas encontraram cerca de 1500 quilos de explosivos na vivenda, que alegadamente servia de base à ETA nos arredores de Óbidos, bem como mapas de Madrid, Cádiz e da localidade de San Fernando, informou na altura o Governo espanhol. (DN)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.