1 de dezembro de 2011

Comunicado da Liga dos Combatentes - A Comunicação Social e os Valores

No dia 11 deste Novembro que decorre, comemorou-se o 93.º aniversário do Armistício da I Grande Guerra , em cerimónia organizada pela Liga dos Combatentes e presidida pelo Senhor Ministro da Defesa Nacional, cerimónia que decorreu no Forte do Bom Sucesso [junto à Torre de Belém]. Habituados que estamos a que a imprensa, a rádio ou a televisão, pouco ou nenhum relevo atribuam a esta cerimonia realizada em Portugal, preferindo noticiar o que sucede noutros países, nomeadamente, em Inglaterra ou França, foi com admiração que vimos "A BOLA" noticiar desenvolvidamente esta efeméride, sendo contudo um diário de cariz essencialmente desportivo.

Não nos apercebemos de que qualquer outro OCS de carácter nacional tenha "pegado na efeméride", ou relatado as comemorações efectuadas em Portugal, prática que não surpreende e se reafirma, ano após ano, como se o facto de se comemorar o fim da I GG seja de somenos importância noticiosa nacional. Naquela "guerra", milhares de portugueses combatendo por Portugal, tombaram em França, em Angola e em Moçambique, sem saberem quando acabava a guerra e pouco esclarecidos sobre a razão que a determinara, afigurando-se que o seu contributo para se obter a Paz merecia um lugar perene na memória dos Homens de Portugal.

Parece ainda de menor importância e por isso sem direito a que seja rememorado, o facto de a 11 de Novembro de 1918 ter terminado o "sacrifício de guerra" de tantos militares e civis que lhe sofreram as agruras e de se ter iniciado na Europa um percurso de paz, infelizmente quebrado em 1939.

Noutros países, para além das cerimónias nacionais que recaiem sobre o "11 de Novembro" e que nos dão conta de quão enquistada está na memória dos seus povos a gesta que culmina nesta data, uma nos chamou particularmente a atenção este ano, pelo seu significado, pela singeleza de que se rodeou e pelo testemunho indelével de cidadania, afirmado na realização de cada jogo de futebol realizado em Inglaterra. No início do desfile das equipas e em cada jogo, dois militares abriam o cortejo com duas coroas de flores, coroas feitas de papoilas, símbolo da Royal British Legion, iguais àquela que a RBL depositou no Forte do Bom Sucesso.

Como é simples nalguns países ser diferente para com aqueles que tombaram em razão do seu País e ser-lhes grato, exaltando-os anualmente pelo tudo que de si deram para que possamos ser quem somos. Se a imprensa regional do Portugal profundo se refere a esta efeméride relatando as cerimónias ocorridas localmente, constata-se que os OCS nacionais a ignoram ou apenas relatam o que se passa noutros países. Já disso o EDITORIAL da revista COMBATENTE dava conta na edição de Dezembro de 2010, mas, infelizmente, nada mudou.

Agradecendo antecipadamente a publicação desta carta a V.Ex.ª dirigida.

Com os melhores cumprimentos

Joaquim Chito Rodrigues
General
Presidente da Direcção Central da Liga dos Combatentes

5 comentários:

  1. Se ninguém liga à Liga, de quem será a responsabilidade?!
    Talvez, do gabinete de assessoria de comunicação... da Liga.

    Cpts,
    J.C. Abreu dos Santos

    ResponderEliminar
  2. Eu digo que aí anda tudo doido.

    ResponderEliminar
  3. Eu digo que em Portuga anda tudo doido, tudo bem os nossos Governantes, eu setou em França e aqui o 11 Novembro é Feriad ,porque se comemora um Dia muito importamte para a Humanidade, o fim da Guerra, e por cá foi um dia muito importante, grandes comemorações, eu publiquei no faceb. da liga algumas das fotos tiradas por mim em paris, mas em todo o lado se comemorou, emais todas as Aldeias ,Vilas Cidades têm Monumentos, aos seus Herois e Vitimas, sempre , mesmo sempre com Bandeiras! aí só se fala em dividas! e tudo mais, e depois vem-se a descobrir que á afinal um saco laranja cheio de vários milhares de milhões de euros, e o POVO é que paga,o Povo é pacato e ordeiro.

    ResponderEliminar
  4. pEREIRA gARCEZ06/12/11, 13:35

    E o valor que os nossos (des)governantes
    dão depois do 25A aos HEROIS que tomba-
    ram em defesa da Patria em todas as
    guerras em que Portugal entrou. Quanto
    aos Media é uma vergonha so lhes inte-
    reça casos do LIXO

    ResponderEliminar
  5. o k tem a liga feito pelos antigos praças k combateram na guerra colunial ? e o k é que a liga tem fieto , pelos oficiais no quadro k fizeram a gurra no ultramar , nos seu gabinetes ? sim porque no mato eram os desgraçados que morriam !!! ???

    ResponderEliminar

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.