23 de dezembro de 2011

EXERCÍCIO “LUSITANIAN PARATROOPER 11”

Decorreu entre 11 e 16 de Dezembro de 2011, no Campo Militar de S. Gregório em Saragoça, o Exercício “Lusitanian Paratrooper 11”, no âmbito da cooperação dos Estados-Maiores Peninsulares (Portugal-Espanha), com a participação do 2º Batalhão Infantaria Paraquedista (2BIPara) com a Companhia de Paraquedistas 23 (CParas23) e um Destacamento de Precursores (DestPrecs) da Companhia de Precursores (CPrecs) do Batalhão Operacional Aeroterrestre (BOAT), da Brigada de Reacção Rápida.

Durante o exercício foram projectadas para o terreno forças do 1º Batalhão de Paraquedistas espanhol e da CParas 23 portuguesa, tendo sido executada uma Operação de Evacuação de Não Combatentes (NEO) em ambiente não permissivo. O lançamento do Batalhão e da Companhia de Paraquedistas foi efectuado simultaneamente por 2 aeronaves C-130 americanas e 2 aeronaves C-130 espanholas. Nesta Operação, o DestPrecs português e o Destacamento de Reconhecimento Avançado espanhol foram infiltrados previamente e operaram a Zona de Lançamento (ZL), apoiando a entrada da Força Paraquedista no terreno. Executaram também operações de Reconhecimento/Observação e Vigilância em proveito do Batalhão de Paraquedistas.

Além dos dois saltos tácticos em Paraquedas efectuados durante o exercício, foram ainda desenvolvidas acções de fogo real na conquista de objectivos de Companhia, bem como acções de combate, conquista e ocupação de objetivos em áreas edificadas. No âmbito da NEO foi garantido, pela Força de Paraquedistas, um corredor de segurança aos Não-Combatentes evacuados. (Exército)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.