9 de dezembro de 2011

Exposição “1961 - NO INICIO DO FIM DO IMPÉRIO”

No dia 12 Dezembro de 2011 pelas 17h30, alusivo à temática “1961 - NO INÍCIO DO FIM DO IMPÉRIO”, é inaugurada no Museu de Marinha, uma exposição dedicada a dois temas intitulados “MARINHEIROS E FUZILEIROS NO NORTE DE ANGOLA” e “OS ÚLTIMOS COMBATES NAVAIS NA ÍNDIA”. A exposição vai decorrer até ao dia 12 de Fevereiro de 2012, das 10h00 às 17h00.

“Marinheiros e Fuzileiros no Norte de Angola (1961)”
Em 15 de Março de 1961, elementos da União dos Povos Africanos (UPA) desencadearam uma série de ataques no norte de Angola contra fazendas e povoações, dando início ao conflito armado em larga escala naquele território.
À Marinha foi atribuída a missão de prestar auxílio imediato a populações que haviam ficado cercadas, nomeadamente no Ambriz e no Ambrizete, para o que os navios e as suas guarnições foram determinantes, ao mesmo tempo que se revelava necessário manter a soberania e a ordem na fronteira norte, ao longo do rio Zaire.
A criação e o envio para Angola do Destacamento de Fuzileiros Especiais N.º 1 (DFE1), no final de 1961, constituiu o início da atividade operacional daquela recém-criada força de elite, determinante para o apoio às operações de manutenção da ordem e auxílio às populações.

“Os últimos combates navais na Índia (1961)”
A partir de 1960 agudizou-se o conflito político com a União Indiana, a qual, desde a sua independência em 1948, reclamava a anexação do Estado Português da Índia, designação oficial para os territórios de Goa Damão e Diu.
A 18 de Dezembro de 1961 deu-se a invasão daqueles territórios por parte de forças da União Indiana, durante a qual se desenrolaram os combates da lancha de fiscalização "Vega" e do aviso "Afonso de Albuquerque, em Diu e em Mormugão, respetivamente.
Esta exposição pretende retratar a acção dos navios e das suas guarnições durante aqueles que foram os últimos combates navais da Marinha Portuguesa no Oriente.(M.G.P)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.