23 de dezembro de 2011

Mensagem de Natal do Comandante-Geral da Guarda Nacional Republicana

Oficiais, Sargentos, Guardas e Civis da Guarda Nacional Republicana,
Nesta época festiva em que celebramos em família a esperança no futuro, invocamos a paz, a harmonia e a compreensão, desejo expressar a todos vós, que tenho a honra e a distinção de comandar, o meu apreço pelo trabalho desenvolvido em mais este ano de trabalho ao serviço desta Instituição centenária.

Apesar das difíceis circunstâncias do presente e, seguramente, dos anos mais próximos, tanto no plano orçamental como ao nível da exigência de empenhamento operacional, a Guarda, fruto da sua formação e missão, é e continuará a ser um factor de confiança, de credibilidade e de estabilidade, quer junto dos cidadãos, quer perante os Órgãos do Estado.

Embora me dirija a todos, sem qualquer excepção, não posso deixar de sublinhar o papel daqueles que estão em contacto mais próximo com a população e que muitas vezes têm que assumir o papel de agentes de autoridade, psicólogos, peritos na área do direito, mediadores de conflitos e cuja acção, muitas vezes não é devidamente reconhecida.

É através dessas acções que a instituição se distingue e afirma como uma instituição solidária, humana e de confiança. Como sublinhei ao assumir o cargo de Comandante-Geral, mais do que nunca, deveis estar cientes dos obstáculos, mas também deveis estar preparados para a sua superação. Ao longo da sua história e especialmente nos momentos mais críticos, a Guarda sempre soube estar e agir de forma ponderada e competente, apesar das complexas e multifacetadas missões que lhes estão confiadas conseguindo equilibrar o cumprimento da Lei com a defesa da Grei.

Neste tempo de esperança estamos a ponderar a reestruturação da Guarda, não para voltar ao anterior modelo, mas sim, para aproveitarmos o melhor dos dois modelos, para em síntese, construirmos um novo modelo organizacional, mais eficiente e racional, em prol da Grei.

Termino com uma palavra de estímulo para todos aqueles, que por razões de serviço, não poderão viver este período junto das suas famílias e amigos, lembrando de forma especial os militares que servem em Timor e no Afeganistão e exortando todos à vivência dos valores característicos do militar da Guarda, a disponibilidade, a compreensão, a assertividade, a honestidade, de forma a ser junto da comunidade onde está inserido um referencial de confiança.

De igual modo, podem contar com a mais plena disponibilidade e total empenho do vosso Comandante-Geral na defesa dos vossos direitos e na procura de soluções para as vossa legítimas aspirações de valorização funcional e profissional.

A todos os oficiais, sargentos, guardas e civis que servem na Guarda Nacional Republicana e suas famílias, desejo um FELIZ NATAL e um próspero ANO NOVO, convicto de que o próximo ano será o início de um tempo novo. Lisboa, Carmo, 19 de Dezembro de 2011.

O Comandante-Geral, Luís Manuel dos Santos Newton Parreira, Tenente-General

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.