6 de dezembro de 2011

Ministro da Defesa Nacional na Cerimónia de Encerramento da Actividade Operacional da Esquadra 401

O Ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco, acompanhado pelo Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, Paulo Braga Lino, deslocou-se, no dia 6 de Dezembro, à Base Aérea n. º 6, no Montijo, para presidir à Cerimónia de Encerramento da actividade operacional da Esquadra 401 e visitar os meios de Search and Rescue, da Força Aérea portuguesa.

A Cerimónia decorreu no hangar das aeronaves C212 Aviocar (que terminaram hoje o seu ciclo de vida operacional) e contou com as presenças do Chefe de Estado-Maior da Força Aérea, General José Pinheiro, do Comandante Aéreo, Tenente-general José Tareco, e do Comandante da Base Aérea n. º 6, Coronel Rui Elvas.

Após a chegada do Ministro da Defesa Nacional, pelas 14h30, foi apresentada uma Resenha Histórica da Esquadra,com especial incidência nos últimos 37 anos, seguida de uma leitura de louvor aos seus militares e uma alocução proferida pelo ex-comandante, tenente-coronel Jorge Moura. Foi ainda entregue, ao comandante da Base Aérea, a flâmula da Esquadra 401, agora desactivada.

A cerimónia prosseguiu com a alocução do Chefe de Estado-Maior da Força Aérea, que realçou a capacidade e a qualidade do pessoal afecto aos Aviocar, cumprindo "exemplarmente" com a sua missão.

José Pedro Aguiar-Branco, por sua vez, referiu-se à esquadra 401 como "os nossos olhos no ar", e adiantou alguns números sobre as missões de busca e salvamento, conduzidas em 2011. Terminou a sua intervenção louvando a bravura e o espírito de missão que a Esquadra 401 "tanto personifica".

O evento ficou ainda marcado pela apresentação do livro editado pela Força Aérea, intitulado C-212 Aviocar. Seguiu-se uma visita às aeronaves de Search and Rescue, designadamente, os Alouette III, EH-101 Merlin, EADS C-295M e Lockheed P3 Orion. (FAP)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.