20 de dezembro de 2011

Portugal ganha a candidatura à Organização do Congresso Internacional de Museus Marítimos em 2013

A Comissão Organizadora do International Congress of Maritime Museums (ICMM) decidiu atribuir a Portugal a organização do próximo Congresso Internacional de Museus Marítimos, no período de 08 - 14 de Setembro de 2013.

O ICMM é um evento bienal de grande relevo no domínio técnico e técnico-científico no âmbito da salvaguarda, conservação, proteção e divulgação do património marítimo e dos aspetos museológicos conexos, o qual visa incentivar a cooperação entre os participantes e a divulgação do trabalho que desenvolvem junto de entidades congéneres.

Cada ICMM ocorre em local selecionado mediante a avaliação das candidaturas apresentadas por parte dos seus membros. A escolha da candidatura portuguesa, que competiu com propostas do Chile e da Suécia, confirma uma vez mais a vocação de Portugal, em particular das áreas de Lisboa e de Cascais, para acolher eventos de projeção internacional em que os assuntos do Mar assumem uma importância estratégica.

A candidatura foi apoiada, entre outros, pelo Almirante Chefe do Estado Maior da Armada, pelo Presidente da Câmara Municipal de Cascais e por membros do Governo que tutelam assuntos relacionados, nomeadamente as Secretarias de Estado do Mar e do Turismo.

O anúncio foi feito durante o Congresso deste ano, que decorreu recentemente em Washington DC e Newport News, Estados Unidos da América.

A escolha e a organização do ICMM 2013 são de inegável prestígio para Portugal, potenciando a sua imagem e a dos Museus envolvidos. Para o Museu de Marinha, reveste-se de especial significado, porquanto em 2013 decorrem 150 anos sobre a sua criação.

Portugal está representado nesta instituição pelo Museu de Marinha, Museu do Mar Rei D. Carlos (Cascais) e Museu Marítimo de Ílhavo.

Na candidatura à organização do ICMM 2013 houve a preocupação de envolver instituições com forte representatividade no domínio do Mar e da Museologia Marítima, ou seja, não apenas os museus portugueses membros do ICMM.

Cascais, com as suas infraestruturas camarárias, será o núcleo central do ICMM 2013, o qual terá um programa diversificado com visitas a vários museus, bem como um passeio em embarcações tradicionais proporcionado pela Marinha do Tejo, Pólo Vivo do Museu de Marinha. (Marinha)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.