15 de dezembro de 2011

Força Aérea reconhecida internacionalmente por Boas Práticas no Trabalho

A segurança do trabalho deve ser uma preocupação constante de qualquer sector de actividade, com o objectivo de identificar factores que podem afectar o ambiente do trabalho e o trabalhador. A eliminação ou redução dos riscos profissionais e condições inseguras de trabalho que podem afectar a saúde, segurança e higiene do trabalhador deve ser por isso combatida com formação e educação, bem como com a implementação de medidas de prevenção de riscos profissionais, inerentes também no sector da Aeronáutica.

Aqui são desenvolvidas várias actividades de risco associadas a tarefas de manutenção e reparação de aeronaves que acarretam perigos, sobre os quais é necessário adoptar procedimentos de segurança para que as tarefas sejam desempenhadas num ambiente seguro e saudável para o trabalhador, aos quais a Força Aérea Portuguesa (FAP) não é indiferente.

Tornar o ambiente e os locais de trabalho seguros para os militares que participam em actividades que carecem, entre outras, de movimentação manual de cargas e operação de máquinas, em que o ruído, as vibrações, as condições de iluminação, os riscos químicos e biológicos, etc. estão presentes, é preocupação constante da FAP nas suas unidades que, ciente desses riscos, implementou um conjunto de medidas de prevenção, procedimentos de segurança e de boas práticas no trabalho, acompanhando de perto a evolução das condições do ambiente de trabalho, de forma a adaptar o posto de trabalho ao trabalhador e garantir o seu bem-estar.

Esses projectos desenvolvidos na Doca 4, na Base Aérea Nº5, e na Estação de Radar Nº2, na Serra do Pilar, foram apresentados como exemplos a seguir nas Boas Práticas, tendo sido reconhecidos pela Agência Europeia de Segurança e Saúde no Trabalho, com a atribuição de um certificado de selecção no Concurso Europeu de Boas Práticas, no âmbito da Campanha Europeia 2010/2011 - "Trabalhos de Reparação e Manutenção Seguros e Saudáveis", ao qual concorreram também empresas como a Tabique, SONAE, 44 Engenharia, EDIFER e Caetano BUS.

A Força Aérea Portuguesa marca assim a diferença pela positiva, em matéria de Prevenção e Segurança, levando a efeito diariamente Boas Práticas para tornar os locais de trabalho mais Seguros e Saudáveis. (FAP)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.