17 de abril de 2012

Primeiro-Ministro visita Base Aérea Nº 6

Confirmar diretamente o profissionalismo e qualidade do serviço desempenhado na Base Aérea n.º 6 do Montijo. Esta uma das principais justificações para a visita do primeiro-ministro Pedro Passos Coelho a esta unidade da Força Aérea Portuguesa.

Numa comitiva que também contou com José Pedro Aguiar Branco, ministro da Defesa, tudo foi observado ao pormenor. Manifestando o apreço pela consciência corajosa e disponibilidade para o sacrifício de todos os efetivos da unidade, Pedro Passos Coelho não hesitou em perguntar sempre que surgia alguma dúvida ou curiosidade.

As respostas, essas, foram dadas quase sempre por José Pinheiro, chefe de Estado-Maior da Força Aérea, que acompanhou toda a visita. O momento alto deste encontro viveu-se na sede da Esquadra 751, uma unidade vocacionada em missões de busca e salvamento. Pedro Passos Coelho, sempre com um sorriso no rosto, conheceu alguns militares, trocou algumas impressões, elogiando a competência e dedicação de alguns efetivos que têm como lema «Para que os outros vivam».

Seguiu-se uma passagem pelas aeronaves que operam nesta Unidade: C-130, C-295 (versão Vigilância Marítima) e EH-101. Não se ficou pela visualização exterior. Em todos meios aéreos fez questão de entrar e observar no interior todos os recursos que envolvem os equipamentos da defesa nacional.

E quais foram as razões para esta visita especial guiada a uma das Bases Aéreas que mais vidas salvaram em território nacional? Uma delas está centrada na Cimeira da Aliança Atlântica que terá lugar em Chicago (EUA) nos próximos dias 20 e 21 de Maio no qual o primeiro-ministro Pedro Passos Coelho irá marcar presença. Nesta Cimeira o PM pretende valorizar o papel das Forças Armadas nas várias missões internacionais e em projetos inovadores que envolvem capacidades de defesa. Nesta visita foram retiradas algumas dúvidas numa unidade dotada de cerca de mil hectares de terra plana, situada na margem Sul do Tejo.

O encontro estava perto do fim. Faltava ver os militares em ação. E tudo haveria de terminar com um simulacro a uma missão de treino de Busca e Salvamento, pela Esquadra 751, de um náufrago no Rio Tejo. Nesta simulação, no qual Pedro Passos Coelho teve a oportunidade de observar no ar a aeronave EH-101, deu para se ter ideia de como tudo se processa. Apenas um exercício, é certo, mas que os militares levaram a sério, constituindo um importante treino para o sucesso nas missões reais.

A qualquer momento surge uma emergência de socorro às populações, de apoio em desastres, de fiscalização de atividades marítimas ou de combate aos tráficos ilegais e todos têm de estar preparados. Esta segunda-feira todos receberam uma palavra de apoio do Governo português e em especial de Pedro Passos Coelho que apelou à fidelidade das virtudes que os militares possuem: coragem, honra, sacralidade do dever, patriotismo, o serviço aos bens comuns do povo português.(ABola)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.