31 de março de 2012

Exército com 200 militares em ações de vigilância e rescaldo no centro e norte do país

O Exército tem sete pelotões, cerca de 200 militares, envolvidos em acções de combate, vigilância e rescaldo aos incêndios no centro e norte do país, disse à agência Lusa fonte do Ministério da Defesa.

A fonte precisou que os militares do Exército estão envolvidos essencialmente em "acções de vigilância e rescaldo", em resposta a pedidos da Autoridade Nacional de Proteção Civil e sob a sua coordenação.

Os dois primeiros pelotões, provenientes do Regimento de Cavalaria 6 e da Escola Prática dos Serviços, foram destacados na quarta-feira de manhã para a zona de Lugar do Monte, no concelho de Barcelos.

Na quarta-feira à tarde, outros dois pelotões, da Escola Prática de Transmissões e do Regimento de Artilharia 5, foram enviados para a região de Casa de Leonte, no Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Já na quinta-feira foram destacados mais três pelotões: um do Centro de Tropas de Operações Especiais para a zona de Granja, no concelho de Castro D'Aire, e dois do Regimento de Artilharia 4 e de Infantaria 15, a operar na região de Espinhal, no concelho de Penela.

Na quinta-feira à noite, cerca de 890 elementos das forças de socorro estavam a combater 14 incêndios florestais por todo o país, o maior dos quais no distrito de Coimbra, segundo dados divulgados pela Proteção Civil na sua página na Internet. (IOL)

30 de março de 2012

ALOUETTE III apoia Proteção Civil no combate aos incêndios

A Força Aérea, no âmbito da cooperação existente com a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), empenhou no dia 29 de março um helicóptero ALOUETTE III, pertencente à Esquadra 552, para apoiar as missões de combate aos incêndios que deflagraram no distrito de Coimbra.

O ALOUETTE III destacado no Aeródromo de Manobra Nº1, em Ovar, esteve durante cerca de duas horas a sobrevoar a região de Coimbra em missão de reconhecimento e avaliação aérea com o Comandante Operacional Distrital da ANPC, de forma a serem definidas estratégias para conseguir um correcto posicionamento dos meios terrestres e aéreos nos locais mais críticos. (FAP)

Esquadra 601 no patrulhamento do Mediterrâneo

Realizou-se no passado dia 28 de março a primeira missão do P-3C Cup + em cooperação com o E-3A AWACS da componente NAEW (Airborne Early Warning and Control Force), no âmbito da NATO – Operação Active Endeavour.

Numa área atribuída de cerca de 167.420 Km2, foram investigados dezenas de navios pelo P-3 Cup +, pertencente à Esquadra 601 “LOBOS”, contribuindo assim para a clarificação do panorama de superfície compilado pelo E-3A AWACS no Mediterrâneo.

A primeira missão efectuada pela Esquadra nesta operação data de 9 de Abril de 2003 e, com a realização desta missão, os LOBOS totalizaram 247 missões, atingindo a notável marca de 1500 horas voadas ao serviço da NATO no patrulhamento do Mediterrâneo.

A Operação da NATO Active Endeavour foi implementada no ano de 2001 pelo Conselho do Atlântico Norte para combater o terrorismo internacional na área do Mediterrâneo. Esta operação tem incidido a sua ação no controlo das principais rotas comerciais, com o objectivo de prevenir atentados terroristas em ambiente marítimo. Tem ainda, como finalidade, apoiar a denominada Proliferation Security Initiative, que visa a interrupção das transferências ilícitas de materiais e pessoas, componentes e tecnologias passíveis de serem utilizados na produção e desenvolvimento de armas de destruição em massa, bem como eventuais sistemas de lançamento a elas associados. (FAP)

Engenheiros alemães reavivam história da Base Aérea Nº11

Deslocaram-se à Base Aérea Nº 11 (BA11), em Beja, no passado dia 26 de março, os Engº Gerhard C. Walz e Engª Edeltraud H. Walz, acompanhados pela Dra Elizabeth Tavares, com o objetivo de entregar ao Comando da Unidade alguns documentos datados da década de 1960, referentes à construção da BA11.

O casal de Engenheiros alemães, que trabalhou de 1972 a 1974 na empresa de construção civil envolvida nas obras de construção das pistas e infraestruturas da Unidade, entregou os dossiers, que estavam na posse do Coronel Wilhelm Walter Fuhré, oficial alemão agora com 95 anos de idade, ao 2º Comandante da BA11, Tenente-Coronel Hélder Rebelo.

Estes documentos, profusamente ilustrados com fotografias, reavivam memórias e descrevem parte da história da Base Aérea Nº11, criada em 21 de outubro de 1964 e construída com a finalidade de corresponder aos acordos bilaterais entre o Estado Português e a República Federal da Alemanha. (FAP)

29 de março de 2012

GUIÃO DO IPE CONDECORADO NO BRASIL

Por ocasião das comemorações do centenário do Colégio Militar de Porto Alegre, uma delegação do Instituto dos Pupilos do Exército (IPE) visitou a sua congénere no Brasil.

Foi no decurso desta deslocação que a Instituição portuguesa foi agraciada com a medalha “Marechal Trompowsky”, tal como o Exmo Major-General Diretor do Instituto, Major-General Alves Rosa, havia sido aquando das comemorações do centenário do Instituto dos Pupilos do Exército. Esta concessão é conferida às instituições ou personalidades que prestaram serviços relevantes ao Magistério do Exército Brasileiro.

Desta forma, o IPE junta mais uma condecoração ao conjunto dos múltiplos e importantes galardões com que, ao longo da sua história, tem vindo a ser agraciado. (Exército)

Aeródromo de Manobra Nº1 recebeu Destacamento Belga

No período de 20 de fevereiro a 23 de março, o Aeródromo de Manobra Nº 1, em Ovar, recebeu um destacamento da Componente Aérea das Forças Armadas Belgas, para a realização de exercícios de treino táctico e qualificação de tripulações, designado Air Block Training 2012 (ATB12).

A força, composta por quatro aeronaves C-130, diversos meios terrestres e um efectivo de 210 militares, efetuou várias missões de transporte aéreo táctico diurnas e nocturnas (com night vision goggles), a destacar a largada de para-quedistas e largada de cargas.

O ATB12 contou também com a participação de meios aéreos da Força Aérea Portuguesa, nomeadamente as aeronaves C-130 da Esquadra 501 e F-16 das Esquadras 201 e 301, e de tropas para-quedistas do Exército.

A presença da Componente Aérea Belga em Portugal surge no âmbito de uma cooperação Luso-Belga existente há mais de 10 anos e que tem permitido não só o treino de forças dos dois países como também a partilha de conhecimentos e experiências nas várias vertentes da aeronáutica. (FAP)

28 de março de 2012

Exposição “90.º Aniversário da 1.ª Travessia Aérea do Atlântico Sul”

Para comemorar os 90 anos da 1ª Travessia Aérea do Atlântico Sul, irá estar patente ao público uma exposição documental e bibliográfica no Museu de Marinha - Pavilhão das Galeotas, de 30 março a 28 de abril, todos os dias, exceto segundas-feiras, das 10 às 17h.


Nesta exposição destaca-se o Relatório de Gago Coutinho, registado na Memória do Mundo da UNESCO como Património da Humanidade, em 2011.

No dia 30 de Março de 1922, os Comandantes Sacadura Cabral e Gago Coutinho partiram de Lisboa para aquela que viria a ser a 1ª Travessia Aérea do Atlântico Sul, relevante feito da história da aeronáutica e que suscitou forte entusiasmo e exaltação populares, tanto em Portugal como no Brasil.
A viagem, na qual foi utilizado como meio de navegação astronómica, com demonstrado sucesso, o sextante de horizonte artificial inventado por Gago Coutinho, iniciou-se com o hidroavião “Lusitânia” e terminou com o hidroavião “Santa Cruz”, após a perda do primeiro, junto aos Penedos de S. Pedro e S. Paulo, nas proximidades da Ilha de Fernando de Noronha, bem como de um segundo hidroavião, o “Pátria”, que fora disponibilizado pelo Governo português. Por decisão da UNESCO, de Maio de 2011, sob proposta da Marinha (através da Biblioteca Central da Marinha), os relatórios da viagem foram registados na Memória do Mundo e, como tal, são considerados de excecional valor para a Humanidade e seu património.

A efeméride será assinalada e comemorada através de um conjunto de iniciativas culturais, de que se destacam uma exposição bíblio-iconográfica e documental no Museu de Marinha e que incluirá os relatórios da viagem, a entrega ao Arquivo Histórico da Biblioteca Central da Marinha de uma placa comemorativa do registo destes relatórios na Memória do Mundo, a edição e o lançamento de obras alusivas ao tema, a realização de uma conferência-palestra sobre o assunto, no Pavilhão das Galeotas do Museu de Marinha, aberta e destinada a jovens e seguida de visita guiada ao espólio da Aviação Naval ali patente e um concerto musical evocativo pela Banda da Armada, ao ar livre, em Belém. O programa será divulgado brevemente.(Marinha)

Marinha é referida pela Microsoft como caso de sucesso

A experiência da Marinha Portuguesa na utilização da ferramenta da Microsoft para gestão de projetos – o Enterprise Project Management (EPM) – foi recentemente alvo de dois estudos de caso, um pela própria Microsoft e outro pela Bright Partners (empresa portuguesa que apoiou a Marinha na implementação do EPM), pelo sucesso obtido e pela inovação na forma como esta ferramenta está também a ser utilizada para alavancar a gestão estratégica da Marinha.

No sentido de gerir os projetos intersectoriais que decorrem das suas atribuições e competências, a Marinha Portuguesa decidiu implementar uma solução na área da gestão de projetos baseada na tecnologia Microsoft EPM.

Uma vez provada a capacidade desta ferramenta, após a sua utilização num caso real de aprontamento do comando português da força naval da UE empenhada na operação ATALANTA de combate à pirataria no oceano Índico, foi decidido usá-la para apoio à gestão estratégica da Marinha, pois constatou-se que as suas potencialidades permitem planear, conduzir, monitorizar e controlar a execução das iniciativas estratégicas e, por essa via, controlar dinamicamente a forma como os objetivos estratégicos estabelecidos pelo Chefe do Estado-Maior da Armada estão a ser atingidos.

A utilização do EPM sobre o Sharepoint, com alguns serviços desenvolvidos pela Marinha para aplicação específica na gestão estratégica, é algo realmente inovador e que se pode definir como uma espécie de “Strategic Management as a Service”, o que motivou o interesse da Microsoft e da Bright Partners, que resolveram estudar em maior detalhe esta experiência de sucesso da Marinha Portuguesa. Os dois estudos de caso encontram-se disponíveis em: http://www.microsoft.com/project/pt/pt/customer-success.aspx e http://www.brightpartners.com/frontoffice/casestudies.aspx?idcod=CASSTU
(Marinha)

Lisboa será este ano a sede das comemorações do 10 de junho

A Presidência da República fez hoje saber que Lisboa será este ano a sede das comemorações do 10 de junho, dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. A capital portuguesa sucede assim a Faro, cidade que o Presidente da República escolheu em 2012 para as comemorações do feriado dedicado a Portugal.

O Presidente da República escolheu este ano a cidade de Lisboa para sede das comemorações oficiais do 10 de Junho. O anúncio foi feito hoje numa nota divulgada no site da Presidência da República que refere que o "Presidente da República assinou hoje um despacho designando a cidade de Lisboa como sede, no ano de 2012, das Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas".

Desde 2006 que Cavaco Silva escolhe uma cidade diferente para as comemorações oficiais do Dia de Portugal sendo que, nesse ano, a cidade escolhida foi o Porto, enquanto no ano seguinte as comemorações oficiais decorreram no Porto, em 2007 a escolha recaiu em Setúbal, e, no ano seguinte em Viana do Castelo.

Santarém foi o palco das comemorações do 10 de Junho em 2009, enquanto em 2010 a cidade escolhida foi Faro.

No ano passado, nas primeiras comemorações do 10 de Junho do seu segundo mandato, Cavaco Silva escolheu pela primeira vez uma cidade do interior do país: Castelo Branco.

Recorde-se que última vez que as comemorações oficiais do Dia de Portugal decorreram em Lisboa foi em 1998, no primeiro mandato do antecessor de Cavaco Silva em Belém, Jorge Sampaio.

Desde 1977 foram dezenas as cidades que já receberam as comemorações do Dia de Portugal.

Durante os dois mandatos de Ramalho Eanes as cidades palco das comemorações do 10 de Junho foram: Guarda, Portalegre, Vila Real, Leiria, Funchal, Figueira da Foz, Lisboa, Viseu e Porto.

Com Mário Soares em Belém, as cidades escolhidas foram Évora, Lisboa, Covilhã, Ponta Delgada, Braga, Tomar, Lisboa, a vila de Sintra, Coimbra e Porto.

Nos mandatos de Jorge Sampaio, as comemorações do Dia de Portugal realizam-se em Lagos, Chaves, Lisboa, Aveiro, Viseu, Porto, Beja, Angra do Heroísmo, Bragança e Guimarães. (RTP)

27 de março de 2012

EXERCÍCIO “TAMPELLA 121”

O Grupo de Artilharia de Campanha da Brigada de Reacção Rápida realizou, no Campo Militar de Santa Margarida, no período de 19 a 20 de Março de 2012, o Exercício “TAMPELLA 121”. Este Exercicio constou de uma sessão de fogos reais de Morteiro Pesado TAMPELLA 120mm, com o objectivo de treinar e validar os procedimentos técnicos ao nível do Posto Central de Tiro, Observadores Avançados e Secções de Morteiro Pesado.

O exercício materializou a Initial Operational Capability (IOP), tendo sido maximizada a formação ministrada no Regimento de Artilharia Nº4 durante o Estágio de Morteiros Pesados TAMPELLA 120mm, estando as guarnições das Secções de Bocas de Fogos qualificadas em Secções de Morteiros Pesados (dupla valência).

Desta forma, o Grupo de Artilharia de Campanha adquire maior versatilidade na capacidade de apoio de fogos, com o Obús Light Gun ou com o Morteiro Pesado, conforme as necessidades de apoio específicas da Brigada de Reação Rápida e dependentes das variáveis de missão. (Exército)

OP ATALANTA - Corte-Real inicia primeira patrulha

A fragata Corte-Real iniciou hoje dia 26 de março, catorze dias após a sua largada, a sua primeira patrulha no International Recommended Traffic Corridor (IRTC) no Golfo de Aden.

Este corredor visa constituir uma zona segura de passagem ao longo do Golfo de Aden, uma rota vital para a navegação mercante que transita do médio oriente e Ásia para a Europa, sendo patrulhada intensivamente dia e noite por navios de diversas nacionalidades, onde se inclui a Corte-Real integrada na Força Naval da União Europeia (EUNAVFOR).

A fragata "Corte-Real" participa na "OPERAÇÃO ATALANTA" (no âmbito da EUROMARFOR), com o propósito de assegurar a proteção dos navios que transportam ajuda alimentar ao povo Somali, reprimindo actos de pirataria e de assalto à mão armada no mar. É comandada pelo Capitão-de-fragata João Paulo Silva Pereira e é composta por uma guarnição de 196 militares. (EMGFA)

Força Aérea participa no INSTREX 12

Decorreu de 14 a 23 de março, em águas nacionais, o exercício INSTREX 12 organizado pela Marinha Portuguesa e que contou com a participação das Esquadras 201 “FALCÕES”, 301 “JAGUARES” e 601 “LOBOS” da Força Aérea Portuguesa.

Para além das aeronaves F-16 que têm participado em edições anteriores, pela primeira vez este ano o INSTREX pôde contar com o emprego de um dos mais recentes sistemas de armas da Força Aérea em missões conjuntas de luta anti-submarina: o P-3C CUP +.

Durante quatro dias, nas águas da costa oeste de Portugal Continental, as aeronaves F-16 e P-3C CUP + trabalharam em conjunto com diversos navios e submarinos na execução de missões de guerra de superfície, proteção às forças navais e luta anti-submarina.

Estas missões permitiram o treino e proficiência das tripulações, bem como, no caso do P-3C CUP + e naquele tipo de operação específica, o explorar das potencialidades dos diversos sensores que o equipam e que fazem dele a única aeronave da Força Aérea capaz de prestar apoio à operação de uma força naval em todas as suas vertentes, incluindo busca e salvamento.

Proporcionando uma oportunidade de treino ímpar para os meios envolvidos, o INSTREX 12 teve como objetivos alcançar um elevado nível de prontidão das forças nacionais, capacitando-as para uma eventual participação em forças multinacionais, nomeadamente no que diz respeito, face aos novos cenários internacionais, à manutenção da segurança marítima. (FAP)

COMEMORAÇÕES DO DIA DO REGIMENTO DE INFANTARIA Nº 14

No passado dia 19 de Março de 2012, realizou-se a cerimónia comemorativa do 206º aniversário da criação do Regimento de Infantaria Nº 14 (RI14) e o 170º aniversário da sua instalação na cidade de Viseu.

Este ano, o RI14 teve a honra de receber, a presidir às comemorações do seu dia festivo, S.Exª o Primeiro-Ministro de Portugal, Doutor Pedro Passos Coelho.

À sua chegada, S.Exª o Primeiro-Ministro de Portugal recebeu as honras militares regulamentares, após as quais, já no interior do RI14, presidiu à cerimónia de homenagem aos mortos ao serviço da Pátria.

Acompanhado por S.Exª o Ministro da Defesa Nacional, Doutor José Pedro Aguiar-Branco, e por S.Exª o General Chefe do Estado-Maior do Exército, General Artur Pina Monteiro, S.Exª o Primeiro-Ministro de Portugal tomou o seu lugar na Tribuna de Honra, presidindo à cerimónia militar evocativa do dia festivo do RI14.

A referida cerimónia teve o seu ponto alto com a condecoração do Estandarte Nacional à guarda do RI14, com o grau de Membro Honorário da Ordem Militar de Avis. A distinção foi imposta por S.Exª o Primeiro-Ministro de Portugal, por delegação de S.Exª o Presidente da República, Grão-Mestre das Ordens Honoríficas Portuguesas.

Após o desfile das forças em parada, que marcou o final da cerimónia militar, S.Exª o Primeiro-Ministro de Portugal assinou o Livro de Honra do Regimento, tendo, logo de seguida, recebido os órgãos de comunicação social nacionais e regionais presentes.

Antes do final da sua visita aos “Viriatos”, teve ainda a oportunidade de visitar a exposição de viaturas PANDUR, onde contactou com as diversas versões que equipam o RI14, visitando também as instalações do 2º Batalhão de Infantaria. (Exército)

Autocolante Nº 1 - " Apoia os Veteranos de Guerra! "

Apoia as Forças Armadas Portuguesas !

Apoia as Associação Militares e de Veteranos de Guerra !

Regimento de Infantaria n.º 1 em exercício

O Regimento de Infantaria n.º 1 realiza, entre hoje e 29 de Março, um exercício de campo na Mata Nacional da Conceição, em Tavira. O exercício vai contribuir para a desmatação, prevenindo a ocorrência de incêndios durante a época estival. (C.M)

NRP Sagitário,NRP Orion, NRP Pégaso - 11 anos ao serviço da Marinha Portuguesa

A 27 de Março de 2001, os NRP Sagitário, Pégaso e Orion eram aumentados ao efectivo da Marinha

25 de março de 2012

Festival militar junta música e desporto

Um espectáculo de muita luz, cor, animação, música e desporto. O Colégio Militar, numa iniciativa em parceria com o Instituto de Odivelas e dos Pupilos do Exército, organizou com sucesso o «Festival dos Estabelecimentos Militares de Ensino», um evento que decorreu no Pavilhão Multiusos de Odivelas.

Com o tema «Ginástica encontra-se com a Música», do programa destacou-se um sarau Gímnico, acompanhado da orquestra ligeira do exército.

Uma noite diferente, com muito brilho e alegria, proporcionada por estes três estabelecimentos de ensino, na qual foram também homenageados antigos alunos que se tornaram atletas olímpicos.

Participaram, igualmente, diversas classes de ginástica, desde o Colégio Militar, Instituto dos Pupilos do Exército, Instituto de Odivelas, Ginásio Clube Português, Federação de Ginástica, Ginásio de Odivelas, tendo a Orquestra Ligeira do Exército contribuído para tornar o espetaculo ainda mais grandioso numa simbiose de musica e desporto.

Um dos momentos da noite fica também marcado pela entrega de donativos da campanha de recolha de géneros alimentares à Câmara Municipal de Odivelas, que, por sua vez, os ofertou ao Centro Comunitário e Paroquial de Caneças, Movimento Odivelas no Coração e Associação de Pais da EB 2,3 António Gedeão. (A Bola)

Dia do Regimento de Infantaria Nº 19


25 de Março

Dia do Regimento de Infantaria Nº 19

24 de março de 2012

Ministro da Defesa acompanha exercício da Marinha

O Ministro da Defesa, Dr. José Pedro Aguiar-Branco, esteve hoje a bordo da fragata Vasco da Gama onde teve oportunidade de acompanhar o exercício INSTREX 12 que terminou hoje.

Acompanhado do Secretário de Estado Adjunto e da Defesa, Dr. Paulo Braga Lino, o Ministro da Defesa foi recebido a bordo pelo Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Saldanha Lopes e pelo Comandante Naval, Vice-almirante Monteiro Montenegro. Durante a visita o Ministro teve oportunidade de assistir a diversos exercícios contemplados no cenário do INSTREX 12 que visam a manutenção e melhoria dos padrões de prontidão operacional da Marinha.

Este exercício teve início no dia 14 de março e nele participaram cerca de 1200 militares, onze navios de superfície, dois submarinos (um português e um espanhol), dois tipos diferentes de aeronaves da Força Aérea Portuguesa, forças de mergulhadores e fuzileiros embarcadas, a rede de comando e controlo do Comando Naval, onde se inserem o Centro de Operações Marítimas (COMAR) e o Centro de Comunicações Dados e Cifra da Marinha (CCDM), e também o comando e estado-maior da força-tarefa portuguesa. (Marinha)

Campo de Tiro de Alcochete comemorou 108.º aniversário

Situado na bacia sedimentar dos rios Tejo e Sado, o Campo de Tiro de Alcochete, marcado por uma extensa mancha florestal, tem como missão assegurar à Força Aérea, aos ramos das Forças Armadas e às indústrias de Defesa, a execução de ações que podem ser conduzidas nas carreiras de tiro e nas estruturas de ensaio que nele estão integradas. Mas o objetivo desta unidade alonga-se conciliando a sua atividade operacional com a proteção do ambiente promovendo uma gestão sustentável da floresta.

E foi sob essa extensa unidade territorial, localizada em plena charneca ribatejana, que esta sexta-feira se comemorou o seu 108.º aniversário. Uma cerimónia marcante que contou com a presença das mais altas patentes da Força Aérea Portuguesa, entre as quais o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General José Pinheiro, que presidiu à cerimónia militar.

O programa festivo começou cedo. Às 9.30 horas celebrou-se uma missa onde se lembraram alguns militares desaparecidos no historial desta unidade. Seguiu-se então uma cerimónia militar, na qual, o Comandante do Campo de Tiro de Alcochete, Coronel António Delfim, durante a sua alocução, fez o balanço das atividades desenvolvidas pela unidade, sublinhou a constante preocupação com a preservação do ambiente. Foi também destacado o empenho e competência que os militares têm demonstrado para o cumprimento da missão.

Palavras que foram ouvidas, atentamente, pelos muitos militares presentes. Dispondo de várias infraestruturas e equipamentos de caráter operacional, em que se destacam as várias carreiras de tiro, pórtico metálico, radar DOPPLER, pista de aterragem, equipas de neutralização de engenhos explosivos, o Campo de Tiro de Alcochete está muito centrado nas questões ambientais. É sob esse tipo de missões que muitos militares estão empenhados diariamente. Tendo em vista a conservação da floresta autóctone, por exemplo, ainda recentemente se promoveu a plantação de 100 hectares de pinheiro manso na região. A abundante fauna cinegética ajuda em muito o sucesso de todas estas missões.

No dia de mais um aniversário, esta unidade, já centenária, muitos lembraram o bom que foi feito ao longo dos últimos anos e o muito do que ainda se poderá fazer. A cerimónia, como habitual, terminou com o desfile das forças em parada. Aproxima-se mais um ano, com as dificuldades inerentes à austeridade, é certo, mas com o mesmo empenho que colocou esta unidade como uma das mais importantes em Portugal a nível ambiental. (A Bola)

Dia da Escola Práctica de Transmissões


24 de Março


Dia da Escola Práctica de Transmissões
&
Dia das Transmissões

23 de março de 2012

Critical Software quer exportar solução de busca e salvamento da Marinha

Desde Abril de 2011 que está a ser usado como sistema de suporte da Marinha Portuguesa para as operações de busca e salvamento, mas o Oversee Search and Rescue pretende "cruzar mares" e chegar a outros portos.

A plataforma foi desenvolvida pela Critical Sofware, com a cooperação da Marinha, e disponibiliza, num único interface, toda a informação de que um operacional de um centro de busca e salvamento necessita para responder perante um incidente.

O sistema inclui também um conjunto de ferramentas de análise de risco, apoio à decisão e de gestão de incidentes, oferecendo capacidade de antecipação.

O objetivo é oferecer uma visão integrada do panorama marítimo, permitindo correlacionar e fundir informação proveniente de várias fontes, extrair conhecimento e identificar padrões de comportamento relevantes, explica Ricardo Maia, da área de Maritime Solutions da Critical Software.

"Ao agregar os vários elementos de contexto nomeadamente, dados sobre tráfego marítimo, alertas, condições meteorológicas e oceanográficas, elementos hidrográficos, e informação sobre as embarcações evita-se a consulta de diferentes sistemas facilitando-se ao mesmo tempo o corelacionamento dos diferentes elementos", referiu o responsável ao TeK.

A solução acaba de conhecer uma nova versão, atualmente em fase de validação no Centro de Busca e Salvamento (MRCC) de Lisboa, a mesma que a Critical Software decidiu levou ao SAR Europe 2012, um evento que junta anualmente especialistas civis e militares internacionais da área.

A apresentação do Oversee no certame correspondeu a uma primeira ação no sentido de internacionalizar a solução, com o objetivo de estabelecer contactos e potenciar a sua comercialização. "Será a comercialização nos mercados internacionais que permitirá rentabilizar este enorme investimento que temos vindo a realizar", afirma Ricardo Maia.

O responsável nota que o sistema tira partido das competências internacionalmente reconhecidas da Marinha portuguesa, assim como de um conjunto de protótipos, "mas a verdade é que se trata de uma solução completamente inovadora, aliás protegida através de um pedido de patente".

Ricardo Maia salienta ainda que o Oversee responde a um conjunto de desafios enfrentados pela generalidade das guardas costeiras e para os quais ainda não existia uma resposta clara. "Posso referir que neste momento continuamos a trabalhar nas vertentes de antecipação de incidentes, análise de risco e apoio á decisão. O projeto envolve inclusivamente instituições de I&D que irão, com certeza, reforçar o caracter inovador da solução". (TEK)

Segurança Balnear

Prevendo-se uma grande afluência às praias, por motivo do bom tempo e das férias escolares da Páscoa, a Marinha alerta os banhistas para a necessidade de cumprirem as regras de segurança como única forma de salvaguardarem a sua segurança e a dos seus, principalmente fora da época balnear em que a segurança das praias é menor, e muitas praias não são ainda vigiadas, não dispondo portanto de nadadores salvadores nem de qualquer tipo de sinalização relativa ao estado de perigosidade do mar.

Apesar das medidas que têm vindo a ser tomadas, nomeadamente de coordenação entre as entidades com envolvimento na missão pública de salvaguarda da vida humana no mar e das campanhas de sensibilização e alerta que permanentemente são difundidas, verificam-se ainda algumas situações de menor atenção perante os perigos, daí resultando situações de risco acrescido, por vezes fatal. Por isso, é imperativo que todos os banhistas assumam uma cultura de segurança nas suas atividades de lazer e na relação com o mar.

A Marinha é a entidade que, nos respetivos espaços de jurisdição, superintende as ações de assistência e salvamento de banhistas nas praias, nela se compreendendo o Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) e a sua rede costeira de Embarcações e Estações Salva-Vidas.
No entanto, na primeira linha de salvamento de banhistas estão os nadadores-salvadores das praias vigiadas, cuja ação está estruturada especificamente para a Época Balnear, cujo período pode variar por proposta das câmaras municipais. É só durante este período que existe a garantia da assistência por nadadores-salvadores contratados pelos concessionários, pelo que, fora da época balnear, os banhistas deverão tomar medidas acrescidas para salvaguarda quer da sua segurança quer dos outros banhistas dado que, frequentemente, se conjugam elementos de elevado risco para a sua segurança, como o são os choques térmicos devidos às baixas temperaturas das águas e a forte agitação marítima que geralmente ainda se faz sentir.

Também, porque a segurança das pessoas é uma prioridade pública, a lei consagra outras entidades para integrar a estrutura auxiliar de busca e salvamento marítimo, em que se incluem as corporações de bombeiros, com as quais existe um já longo processo de cooperação, nomeadamente na formação dos efetivos que operam as 118 embarcações que lhes foram cedidas pela Marinha, salientando-se, ainda, neste âmbito, a colaboração devidamente protocolada existente entre a Marinha, a Força Aérea e a Autoridade Nacional de Proteção Civil destinada a coordenar ações e procedimentos em matéria do salvamento marítimo.

O sistema estabelecido já provou a sua eficácia, sendo Portugal um dos países do Mundo que regista as menores taxas de mortalidade nas praias, como se pode constatar pelo número de acidentes fatais, a lamentar, registados durante a Época Balnear transata.

A Marinha tem para com o país o compromisso permanente de garantir a salvaguarda da vida de todos os que usam o mar em trabalho ou em lazer, assumindo-o com sentido de missão e com orgulho nas elevadas taxas de sucesso que apresenta, mas tem também o dever de alertar todos os cidadãos que sem a sua atitude responsável e cumpridora, continuará a haver vítimas a lamentar. (MGP)

Ministro da Defesa Nacional - É «FUNDAMENTAL MANTER OS COMPROMISSOS NAS ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS»

O Ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco, afirmou em Bruxelas que é «fundamental manter os compromissos» assumidos pelo País, ao nível das organizações internacionais, até por uma questão de «prestígio».

Aguiar-Branco falava no final do Conselho de Ministros da Defesa europeus, a propósito da continuidade da missão dos militares portugueses na operação na Somália, no âmbito da União Europeia, durante o próximo ano.

«Temos que discutir o Orçamento de Estado para 2013», explica o Ministro da Defesa, acrescentando, porém, que o empenho das Forças Nacionais Destacadas no exterior, constitui «um objetivo que o Governo tende sempre a prosseguir».

Recorde-se que, a 27 de fevereiro, os ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia decidiram prolongar por dois anos, até dezembro de 2014, a operação Atalanta, destinada ao combate à pirataria no Oceano Índico e à proteção das embarcações que navegam ao largo do Corno de África, designadamente, as que encaminham ajuda alimentar para a Somália. A decisão foi justificada com o êxito obtido pela missão desde o seu lançamento, em 2008.

Portugal assumiu, em abril do ano passado, o comando desta missão militar naval, com a fragata Vasco da Gama. A 24 de novembro, o Conselho Superior de Defesa Nacional aprovou uma nova participação de Portugal, empenhando para o efeito a fragata Corte-Real e mais de 200 militares, alguns deles destinados a dar formação às forças somalis.

Este navio, que saiu de Lisboa a 12 de março, irá integrar a missão Atalanta a partir do dia 26 de março, por um período de dois meses. Comporta 196 militares a bordo e inclui um destacamento de helicópteros e duas equipas de fuzileiros do pelotão de abordagem. (MDN)

Ministro da Defesa Nacional- "É NECESSÁRIO REVER O CONCEITO ESTRATÉGICO DE DEFESA NACIONAL»

O Ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco, afirmou que é necessário rever o Conceito Estratégico da Defesa Nacional para definir em termos de Estratégia Nacional de Segurança e Defesa as missões a realizar pelos militares e fazer a respetiva adaptação em termos de recursos.

Aguiar-Branco falava em entrevista à RTP, a propósito da necessidade das reformas em curso nas Forças Armadas portuguesas.

«Temos, no orçamento das Forças Armadas portuguesas, mais de 80 % do dinheiro destinado a pessoal e até 20 % para operação e manutenção», explica o Ministro da Defesa. Contudo, as «Forças Armadas existem para fazer operações» e estas constituem «um produto que importa aumentar».

Sobre as promoções recentemente anunciadas, Aguiar-Branco explicou: «Acho que tem de haver promoções nas Forças Armadas, a especificidade militar a isso obriga». Conceptualmente «nós podemos discutir se deve ou não deve haver Forças Armadas: eu acho que sim, mas tem de ser numa lógica em que a sua estrutura possa funcionar».

Para o Ministro da Defesa Nacional a solução para ocorrerem as promoções, sem que isso represente um aumento da despesa com a Defesa, passa pela «restruturação, racionalização de equipamentos» e aumento de sinergias. Estes são alguns dos caminhos apontados e que, conforme indica, estão a ser estudados em conjunto com as chefias militares. A este propósito, Aguiar-Branco acrescenta: «A relação entre o Ministro da Defesa e os militares é excelente; a confiança é exemplar e a transparência é total». (MDN)

Presidente da República condecora o Navio-Escola Sagres


A Marinha recebeu no dia 12 de março na Base Naval de Lisboa, Alfeite, a visita de Sua Excelência o Presidente da República, Professor Aníbal Cavaco Silva. Na ocasião, o Comandante Supremo das Forças Armadas, condecorou o Navio-Escola Sagres com o grau de Membro Honorário da Ordem Militar de Cristo

Marinha motiva profissionais da Portugal Telecom

O presidente executivo do grupo Portugal Telecom (PT), Eng. Zeinal Bava, e os 450 profissionais da PT Corporate (segmento que endereça as maiores empresas e instituições clientes do grupo PT), realizaram, no dia 16 de março, na Escola Naval, o evento anual de motivação de equipas e de comunicação dos objetivos a atingir em 2012.

A PT solicitou a colaboração da Marinha para a realização deste evento, reconhecendo o papel da instituição como “um exemplo de posicionamento, evolução e resiliência ao longo dos tempos”. O tema escolhido foi a “Guerra à crise”, tendo ficado a cargo da Marinha a apresentação sobre “As novas artes da guerra”.

Correspondendo ao pedido do administrador da PT Corporate, Eng. Carlos Duarte, que considera que a crise que atravessamos é também uma crise de valores, foi dado especial enfoque neste tema e nas virtudes militares navais, as quais conferem uma identidade própria à Marinha e promovem a coesão das pessoas que aqui servem os interesses de Portugal.

À chegada à Base Naval de Lisboa, os 450 elementos da PT foram acompanhados por cadetes da Escola Naval, que os conduziram numa visita guiada pela estação naval e os familiarizaram com os diferentes tipos de navios da Marinha. Na Escola Naval, assistiram a uma instrução prática de infantaria pelo Corpo de Alunos, finda a qual os elementos da PT foram também convidados a formar na parada, para que o Comandante do Corpo de Alunos proferisse uma alocução sobre o simbolismo da formatura, os valores que esta envolve e o lema que a Escola Naval herdou do Infante D. Henrique, “Talant de bien faire”.

No final, “o batalhão da PT” dirigiu-se em marcha organizada para o auditório da Escola Naval onde, com a exposição dos “75 anos da Escola Naval no Alfeite” como pano de fundo, se iniciou a conferência, onde a Marinha abordou o tema central da guerra, ligando-o com os desafios que se colocam à instituição, nas vertentes do conhecimento situacional marítimo, e do processo de gestão estratégica, através do qual a Marinha se transforma para se manter relevante para o país. Foi ainda exibido um pequeno filme, sobre a relevância da Marinha para Portugal, atento o imperativo de garantir o exercício da soberania e de impor a Autoridade do Estado na imensa área de jurisdição marítima que o País possui, a qual, fruto do alargamento da plataforma continental, passa a ser 40 vezes superior à área do território continental.

A conferência terminou com as intervenções de vários quadros superiores da PT, que se basearam no lema da Marinha e na sua prontidão operacional, para comunicarem os objetivos da PT para 2012. A encerrar, o Eng. Zeinal Bava descreveu as grandes linhas de ação da PT no futuro. (MGP)

Dia Mundial da Árvore na Base Aérea Nº6

Cerca de 500 pinheiros e laranjeiras foram plantados, no dia 21 de Março, na Base Aérea N.º6 (BA6), Montijo, para assinalar o Dia Mundial da Árvore.

Através de uma iniciativa do Gabinete da Qualidade e Ambiente, que contou com o apoio da Esquadra de Manutenção Base e com a colaboração da empresa Florecha, que cedeu algumas das árvores plantadas, mais de 100 militares e civis da BA6 uniram-se em nome do ambiente e deixaram o seu marco por uma base mais verde.

Situada na Margem Sul do Rio Tejo, na característica península do Montijo, a BA6 é das Unidades mais extensas da Força Aérea, com uma área de cerca de mil hectares de terra plana. Aqui operam quatro Esquadras de Voo, 501, 502, 504 e 751, contribuindo para a sua missão o desempenho de mais de 850 militares e civis. (FAP)

COMEMORAÇÕES DO 209º ANIVERSÁRIO DA FUNDAÇÃO DO COLÉGIO MILITAR

Nos dias 3 e 4 de Março de 2012 comemorou-se o 209º aniversário da fundação do Colégio Militar, prestando-se assim uma grande homenagem ao seu fundador, Marechal Teixeira Rebelo.

A 3 de Março, os “meninos da Luz” reuniram-se nos históricos claustros daquele Estabelecimento Militar de Ensino, a fim de relembrarem a vida e a obra do seu fundador, homenagearem os antigos alunos mortos em Campanha, assistirem à imposição de condecorações e receberem os prémios instituídos pelo Comando da Instrução e Doutrina e pelo próprio Colégio. No final deste dia assistiu-se, ainda, ao desfile dos alunos pela Estrada da Luz.

Em 4 de Março, os alunos do Colégio Militar iluminaram a Avenida da Liberdade com um pomposo desfile, seguido da tradicional missa na Igreja de S. Domingos, abrilhantada com a atuação do Orfeão do Colégio Militar.

As cerimónias foram presididas pelo Exmo. Tenente-General Comandante da Instrução e Doutrina, Tenente-General Francisco António Correia.(Exército)

22 de março de 2012

Dia do Fuzileiro 2012

..."Fuzileiro, prepara-te para o desembarque que a praia e o dia D já estão definidos"


FUZILEIRO!


No próximo dia 7 de Julho de 2012, terá lugar, na Escola de Fuzileiros, o "Dia do Fuzileiro", tendo como tema "O Veterano".

Trata-se de um dia onde se pretende reunir, na casa-mãe, as antigas e novas gerações.

Uma cerimónia simples, onde a presença de todos lhe emprestará a dignidade que lhe é devida. (CF)

Marinha de Guerra Portuguesa - Exercício INSTREX 12

A Marinha realiza, entre 14 e 23 de março um exercício naval com o nome de código “INSTREX 12”. Este é composto por uma fase de treino de porto, que decorreu entre os dias 14 e 16, e uma fase de mar na costa oeste de Portugal Continental que teve início no dia 18.

O INSTREX 12 é um exercício para preparação das forças atribuídas ao Comando Naval e decorre de forma seriada nas áreas oceânicas contíguas ao Continente. O seu objetivo é proporcionar treino às unidades participantes por forma a manter e melhorar os padrões de prontidão operacional estabelecidos, habilitando-as para o cumprimento das missões específicas e para a sua integração em forças navais. Este exercício visa também exercitar as capacidades da força-tarefa portuguesa e estado-maior embarcado em operações navais, com ênfase na condução de operações de segurança marítima.

Sob o comando do Vice-Almirante Monteiro Montenegro (Comandante Naval), participam neste exercício onze navios de superfície, dois submarinos (um português e um espanhol), dois tipos diferentes de aeronaves da Força Aérea Portuguesa, forças de mergulhadores e fuzileiros embarcadas, a rede de comando e controlo do Comando Naval, onde se inserem o Centro de Operações Marítimas (COMAR) e o Centro de Comunicações Dados e Cifra da Marinha (CCDM), e também o comando e estado-maior da força-tarefa portuguesa, envolvendo um total de cerca de 1200 militares.(Marinha)

21 de março de 2012

Dia do Combatente e do 94.º Aniv.º da Batalha de La Lys



O Presidente da Direcção Central da Liga dos Combatentes, General Joaquim Chito Rodrigues têm a honra de convidar todos os sócios a estarem presentes nas cerimónias do “Dia do Combatente e do 94.º Aniv.º da Batalha de La Lys”, que se realizam no dia 14 de Abril às 10H15 no Mosteiro de Santa Maria da Vitória, na Batalha.


PROGRAMA

10H15 - Concentração dos convidados, deputações de Combatentes; (frente à fachada principal do Mosteiro)

10H30 - Entrada na Igreja do Mosteiro, pela porta principal, das entidades convidadas, deputações dos Núcleos da LC, das Associações e do público;

10H40 - Missa de Sufrágio pelos Combatentes falecidos;

11H25 - Saída da Igreja, após a Missa e concentração em frente à fachada principal do Mosteiro;

11H40 - Recepção à Alta Entidade que preside à Cerimónia, pelo Presidente da Direcção Central da Liga dos Combatentes; Prestação de Honras Militares;

11H45 - Alocuções do Presidente da Direcção Central da Liga dos Combatentes e da Alta Entidade que preside à cerimónia;

12H15 - Desfile das Forças em Parada;

12H20 - Entrada para o Museu das Oferendas; Assinatura do Livro de Ouro da Liga dos Combatentes;

12H30 - Entrada para a Sala do Capítulo das Altas Entidades convidadas;


•Alocução Orador convidado Almirante Vieira Matias;
•Deposição flores no Túmulo do Soldado Desconhecido;

•Honras Militares ao Soldado Desconhecido.


13H00 - Almoço de confraternização no RAL4 (Leiria) (LC)

20 de março de 2012

Seminário “Guerra de África – Actividade Militar (1961-1974)”

O Instituto de Estudos Superiores Militares (IESM) e o Núcleo Impulsionador das Conferências da Cooperativa Militar (NICC) promovem o Seminário “GUERRA DE ÁFRICA – ACTIVIDADE MILITAR (1961-1974)”.

Este Seminário irá decorrer no IESM, nos dias 12 e 13 de Abril, no Anfiteatro “General Ivens Ferraz”. (IESM)

Louvor ao NRP D.Francisco de Almeida

O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, General Luís Evangelista Esteves de Araújo, realizou hoje, dia 20 de Março, uma cerimónia de entrega de um louvor colectivo ao N.R.P. "D. Francisco de Almeida", pela participação da fragata portuguesa, entre 01 de setembro a 30 de outubro de 2011, na Operação Ocean Shield. O CEMGFA fez-se acompanhar pelo Chefe do Estado-Maior da Armada, o Almirante José Carlos Torrado Saldanha Lopes.

Na mesma cerimónia condecorou o Comandante da D. Francisco de Almeida, o Capitão-de-mar-e-guerra JOSÉ RAFAEL SALVADO DE FIGUEIREDO, com a medalha de Cruz de São Jorge, Primeira Classe. A medalha da Cruz de São Jorge, medalha privativa do Estado-Maior-General, destina-se a galardoar os militares e civis, nacionais ou estrangeiros, que, no âmbito técnico-profissional, revelem elevada competência, extraordinário desempenho e relevantes qualidades pessoais, contribuindo significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão do Estado-Maior-General. (EMGFA)

Mudança da Hora ( Verão )

Na madrugada do dia 25 de Março de 2012 (domingo), a Hora Legal muda do regime de Inverno para o regime de Verão.

- Em Portugal continental e na Região Autónoma da Madeira, à 1:00 hora da manhã adiantamos o relógio de 60 minutos, passando para as 2:00 horas da manhã.

- Na Região Autónoma dos Açores a mudança será feita à meia-noite (00:00) de Domingo, dia 25 de Março, passando para a 1:00 hora da manhã, do mesmo dia.

EXERCÍCIO "PEDRA VIVA 12"

No passado dia 13 de Março 2012, entre as 13H00 e as 16h00, decorreu na região do Farol da Ponta do Pargo, a sessão de fogos reais de armas de tiro tenso dos Elementos da Componente Operacional do Sistema de Forças (ECOSF), integrada no Exercício “PEDRA VIVA 12”.

O exercício teve como objetivo treinar as guarnições de algumas das armas coletivas que equipam os ECOSF, para além do treino de tarefas decorrentes do deslocamento para a Área da Missão, incluindo a sua ocupação.

Estiveram empenhados cerca de oitenta militares, doze viaturas e onze sistemas de armas, (canhão antiaéreo Bitubo 20mm, da Bateria de Artilharia Antiaérea, as metralhadoras Browning 12.7mm, MG42 7.62mm e HK21 7.62mm, Lança Granadas 40mm HK79 e Canhão S/R M40A1 106mm c/ redutor de calibre 7,62mm M9, do Batalhão de Infantaria).

A sessão de fogos reais contou também com a participação do Pelotão PE da UnApoio/CmdZMM, do NRP “Cuanza” do Comando da Zona Marítima da Madeira e com a colaboração da PSP da Calheta, para a implementação das áreas de interdição terrestres e marítimas. (Exército)

15 de março de 2012

Polícia de Segurança Pública - Leilão de Armas 01/2012

E D I T A L

VENDA DE ARMAS DECLARADAS PERDIDAS A FAVOR DO ESTADO

Paulo Jorge Valente Gomes, Superintendente e Director Nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP) faz saber que, nos termos do artigo 79º da Lei n.º 5/2006 de 23 de Fevereiro, alterada e republicada pela Lei n.º 17/2009 de 6 de Maio e Lei nº.12/2011 de 27 de Abril, a Direcção Nacional da PSP vai promover um leilão de armas, por meio de licitação verbal com entrega à melhor oferta, nas seguintes condições:

1. Entidade Adjudicante: Polícia de Segurança Pública, com o NIPC 600 006 662, com sede no Largo da Penha de França, n.º 1 - 1170-298 Lisboa, telefone 218 111 000, através do Departamento de Armas e Explosivos, sito na Rua de Artilharia 1, n.º 21, 1269-003 Lisboa, telefone 21 3703900, Fax 213 867 272 e endereço electrónico depaex@psp.pt.

2. Objecto do leilão: Armas declaradas perdidas a favor de Estado em condições de serem comercializadas.

3. Número de armas por classe:
I. Classe B – 40;
II. Classe B1 – 80;
III. Classe C – 20;
IV. Classe D – 150;
V. Classe G – 20.

4. Local de realização do leilão: Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna (ISCPSI), sito na Rua 1.º de Maio, nº 3, 1349-040 Lisboa.

5. Exposição de armas: As armas estarão em exposição, para exame dos interessados, no Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna (ISCPSI), sito na Rua 1.º de Maio, nº 3, 1349-040 Lisboa, devidamente catalogadas, nos dias 26, 27, 28, 29 e 30 de Março de 2012, das 09H00 às 15H30.

6. Destinatários do leilão:
a) Os legalmente isentos de licença de uso e porte de arma;
b) Os titulares de licença de uso e porte de arma adequada à classe da peça em leilão, desde que preencham as condições legalmente exigidas para detenção da arma em causa;
c) Os armeiros detentores de alvarás dos tipos 2 e 3, consoante a classe das peças presentes a leilão;
d) Os titulares de licença de coleccionador e as associações de coleccionadores com museu, correndo o processo de emissão de autorização de compra posteriormente à licitação, se necessário.

7. Preço base de licitação: consta na etiqueta afixada junto a cada arma (lote) em exposição.

8. Lances mínimos: múltiplos de €10 (dez euros).

9. Data e hora do leilão: o acto público de licitação verbal para cada proposta realizar-se-á no Instituto Superior de Ciências Sociais e Segurança Interna, no dia 2 de Abril para as armas curtas das classes B, B1 e C com inicio às 09H00 e para as armas longas das classes C, D e G no dia imediato às 09H00.

14. Todos os interessados deverão estar presentes no acto público, ou fazerem-se representar por procurador legalmente habilitado para o efeito, e estarem munidos, em qualquer dos casos, dos respectivos documentos de identificação e das licenças ou alvarás.

15. Adjudicação: A adjudicação de cada lote faz-se ao licitante da oferta com o preço mais elevado.

16. Após a adjudicação será emitido um documento (designado Auto de Venda) cuja finalidade é identificar o valor da adjudicação, o n.º do lote, e identificação do proponente, que lhe permitirá efectuar os procedimentos subsequentes tendentes à aquisição e posse definitiva da arma;

19. O pagamento será efectuado a pronto e no acto subsequente à adjudicação.

20. Ao valor da adjudicação acresce IVA à taxa legal em vigor.

21. Os bens adquiridos só podem ser levantados após conclusão do processo administrativo.

22. Não são admitidas quaisquer reclamações sobre o estado dos bens, eventuais defeitos, erros de descrição ou desacordo com as especificações do anúncio do leilão, que pudessem ter sido apresentadas durante o acto público.

23. O não cumprimento das condições de aquisição implica, para o adquirente, a perda de quaisquer direitos sobre os lotes, bem como das importâncias já pagas.

24. Legislação aplicável:
Lei n.º 5/2006 de 23 de Fevereiro com a redacção da republicação operada pela Lei n.º 17/2009, de 6 de Maio e Lei nº.12/2011 de 27 de Abril;
Decreto-lei n.º 433/99, de 26 de Outubro;
Decreto-Lei n.º 307/94 de 21 de Dezembro;
Portaria n.º 1152-A/94, de 27 de Dezembro.

Lisboa, 23 de Fevereiro de 2012
O Director Nacional

Paulo Jorge Valente Gomes
Superintendente (PSP)

UNIFIL - Actividades Diversas

Na continuação do projecto de marcação da Blue Line o Force Commander da UNIFIL atribuiu à Unidade de Engenharia 11, através da FRAGO 01-02-12 BLUE LINE BARRELS (PHASE III), a missão de construir três novos Blue Line Barrels (BLB). Os Blue Line Barrels são marcos que materializam no terreno pontos da Blue Line previamente acordados entre as Nações Unidas e os governos Libanês e Israelita. São constituídos por uma base de betão armado, de forma cilíndrica com um diâmetro de 2 m e altura de 1,5 m e por uma estrutura metálica em forma de haltere e pintada de azul colocada no topo da base.

Os pontos definidos para a colocação dos BLB localizam-se no meio de campo de minas sendo o acesso ao local feito através de brechas,

Tendo em conta que os pontos para a colocação dos BLB situavam-se no meio de campo de minas e que o respetivo acesso teria de ser feito por estreitas brechas com uma extensão de aproximadamente 600m optou-se pela solução construtiva de pré-fabricar os BLB e utilizar o lado israelita para apoiar a sua colocação. Assim sendo o trabalho de construção dos BLB dividiu-se em três fases: preparação do terreno, pré-fabricação das bases no aquartelamento e transporte e colocação no local.

As duas primeiras fases foram executadas durante o mês de Fevereiro enquanto o transporte e colocação no local realizaram-se no passado dia 05Mar12 (considerado o dia crítico da missão), tendo a equipa de trabalho se dividido em duas, uma atuando do lado israelita e com o apoio de uma grua procedeu à colocação no local das bases pré-fabricadas e dos restantes materiais de construção enquanto a outra precedeu aos trabalhos finais de colocação e fixação da estrutura metálica. (EMGFA)

Concurso para admissão ao Curso de Formação de Guardas da GNR 2012/2013

A Guarda Nacional Republicana informa que, até 27 de março de 2012, se encontra aberto o concurso para admissão ao Curso de Formação de Guardas da GNR 2012/2013 (Armas).

O presente procedimento destina-se ao preenchimento de 86 vagas e tem como habilitação literária mínima exigida o 11º ano de escolaridade. Os interessados poderão consultar, para mais esclarecimentos, o Aviso nº 3915/2012, publicado no Diário da Republica, 2ª Série, nº 52 de 13 de março de 2012, ou, ainda, aceder a https://recrutamento.gnr.pt/ (GNR)

Marinha e Critical Software juntas na busca e salvamento Marítimo

A Critical Software em parceria com a Marinha Portuguesa, vai lançar no evento SAR Europe 2012, o seu mais recente sistema de informação de suporte a operações de busca e salvamento – Oversee Search and Rescue. Esta é a décima quinta edição do SAR Europe, que este ano decorrerá em Dublin nos dias 15 e 16 de Março e que junta anualmente especialistas civis e militares internacionais da área.

O Oversee, desenvolvido pela Critical Software em cooperação com a Marinha Portuguesa, é uma linha de produtos para suporte a operações marítimas, nomeadamente busca e salvamento, fiscalização marítima e monitorização ambiental.

Usando tecnologia de última geração para disponibilizar aos seus utilizadores um conjunto de funcionalidades inovadoras, o Oversee Search and Rescue procura dar resposta a desafios sentidos pelos profissionais da busca e salvamento no seu dia-a-dia.

“Este novo produto, atualmente em fase de validação no Centro de Busca e Salvamento (MRCC) de Lisboa, irá trazer uma visão integrada do panorama marítimo, permitindo correlacionar e fundir informação proveniente de várias fontes, extrair conhecimento e identificar padrões de comportamento relevantes. Trará igualmente a capacidade de antecipação de incidentes, bem como um conjunto de ferramentas de apoio à decisão e de comando e controlo”, refere Ricardo Maia responsável de negócio pela área de Maritime Solutions.

“Com a entrada em exploração deste sistema, o que sucederá a esta fase de validação, esperamos uma melhoria significativa na capacidade de resposta à gestão de incidentes, nomeadamente de busca e salvamento marítimo, com reflexo na qualidade do serviço prestado”, refere o Gestor de Operações do Centro de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa. (Rostos)

14 de março de 2012

Marinha na Futurália - Salão de oferta educativa, Formação e Empregabilidade

A Marinha está presente na Futurália 2012 – Salão de oferta educativa, Formação e Empregabilidade, que decorre de 14 a 17 de Março na Feira Internacional de Lisboa, no Parque das Nações.

A Marinha marca presença com atividades e exposição de meios operacionais, de destacar:

- Torre de escalada;
- Piscina de mergulho;
- Simulador de navegação;
- Simulador do Helicóptero Lynx;
- Meios e equipamento dos Fuzileiros, Mergulhadores, Escola Naval, Instituto Hidrográfico, Centro de Recrutamento da Armada, Instituto de Socorros a Náufragos e Polícia Marítima.

Os jovens têm assim, oportunidade de conhecer e contactar com diversas áreas de atuação da Marinha, bem como participar em demonstrações e atividades lúdicas.(MGP)

Ministro da Defesa Nacional visita a Base Aérea Nº1

No dia 13 de março a Base Aérea Nº 1 (BA1), em Sintra, recebeu a visita do Ministro da Defesa Nacional (MDN), José Pedro Aguiar-Branco.

Nesta visita de trabalho, o MDN inteirou-se da atividade da BA1 onde teve a oportunidade de conhecer a Esquadra 101 “RONCOS”, a sua principal missão, as aeronaves EPSILON, o simulador de voo e o hangar de manutenção da Esquadra. (FAP)

ATALANTA - Partida do NRP Corte Real

No dia 12 de março, durante a tarde, largou da Base Naval de Lisboa, a fragata Corte-Real que irá integrar a partir do dia 26 de março e durante um período de 2 meses, a European Union Naval Force - Operation Atalanta.

Profundamente preocupada com o surto de atos de pirataria e assaltos à mão armada ao largo da costa da Somália, a União Europeia iniciou uma operação militar - EUNAVFOR Somália (OPERAÇÃO ATALANTA), em apoio às Resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas 1814 (2008), 1816 (2008), 1838 (2008), 1846 (2008) e 1897 (2009), a fim de contribuir para:

•Proteção dos navios do PAM (Programa Alimentar Mundial) que entregam ajuda alimentar às pessoas deslocadas na Somália;
•A proteção de navios vulneráveis ​​que navegam ao largo da costa somali, e a dissuasão, prevenção e repressão dos atos de pirataria e assaltos à mão armada ao largo da costa da Somália.
Esta operação tem como principal propósito assegurar a proteção dos navios do World Food Program (WFP) que transportam ajuda alimentar ao povo Somali, e a segurança dos navios de apoio logístico à African Union Mission in Somalia (AMISOM), e contribuir para o esforço militar na prevenção e repressão de atos de pirataria e de assalto à mão armada no mar.

A fragata Corte-Real é comandada pelo Capitão-de-fragata João Paulo Silva Pereira, tem 196 militares a bordo, incluindo um destacamento de helicópteros, duas equipas de fuzileiros do pelotão de abordagem. (EMGFA)

EMGFA - FOTO DA SEMANA

LANÇAMENTO DA OBRA "A LOGÍSTICA DO EXÉRCITO ANGLO-LUSO NA GUERRA PENINSULAR"

No âmbito das comemorações do bicentenário da Guerra Peninsular, decorreu no dia 08 de Março de 2012, nas Caves Manuelinas do Museu Militar de Lisboa, o lançamento do livro “A Logística do Exército Anglo-Luso na Guerra Peninsular”, da autoria de S. Exa. o General Gabriel Espírito Santo e do Sr. Dr. Pedro de Brito.

A sessão foi presidida por S. Exa. o General Chefe do Estado-Maior do Exército, General Artur Pina Monteiro e contou com a presença de ilustres convidados, entre os quais se destacaram o General António Ramalho Eanes e a sua esposa.

Com a apresentação a cargo do Tenente-Coronel Lemos Pires esta foi mais uma obra fruto da parceria existente entre o Exército Português e a Editora Tribuna da História. (Exército)

13 de março de 2012

Banda de Música da Força Aérea nas escolas

A Banda de Música da Força Aérea (BMFA) realizou, no dia 13 de Março, um concerto pedagógico para cerca de 200 alunos, na Escola Básica 2,3 de Pedro de Santarém, em Benfica.

Os alunos, ouvintes atentos e interessados, complementaram a aprendizagem da disciplina de Educação Musical, com uma audição comentada, onde assistiram à execução de distintas obras musicais interpretadas pela BMFA, passando pelo reportório Clássico, o Jazz e o Swing, terminando com o Rock português.

A sessão terminou ao som do Hino Nacional cantado pelos jovens ouvintes e executado pela Banda de Música da Força

No mesmo âmbito, mas no dia anterior, a BMFA atuou no Auditório do Externato da Luz em Lisboa, para cerca de duas centenas de jovens alunos. (FAP)

Fragata Corte-Real parte para o Oceano Índico para integrar Força Naval da União Europeia

Ontem dia 12 de março, durante a tarde, largou da Base Naval de Lisboa, a fragata Corte-Real que irá integrar a partir do dia 26 de março e durante um período de 2 meses, a European Union Naval Force – Operation Atalanta.

Esta operação, sob a égide da União Europeia, tem como principal propósito assegurar a proteção dos navios do World Food Program (WFP) que transportam ajuda alimentar ao povo Somali, e a segurança dos navios de apoio logístico à African Union Mission in Somalia (AMISOM), e contribuir para o esforço militar na prevenção e repressão de atos de pirataria e de assalto à mão armada no mar.

“Largamos hoje, após a visita de S. Ex.ª o Presidente da República, Prof. Dr. Aníbal Cavaco Silva, com vontade acrescida de cumprir com brio a missão atribuída”, salientou o Comandante da Corte-Real, Capitão-de-fragata João Paulo Silva Pereira.

A fragata Corte-Real é comandada pelo Capitão-de-fragata João Paulo Silva Pereira, tem 196 militares a bordo, incluindo um destacamento de helicópteros, duas equipas de fuzileiros do pelotão de abordagem.

Acompanhe a missão do NRP Corte-Real em: www.marinha.pt/conteudos_externos/opatalanta2012 (MGP)

Incêndios: Protecção Civil apresentou dispositivo para 2012

Os incêndios florestais vão ser combatidos na fase mais crítica deste Verão por 9327 bombeiros (9210 em 2011) apoiados por um total de 1987 viaturas (1945 no ano passado) e 44 meios aéreos (mais três que em 2011).

O número de meios e de pessoal – ligeiramente superiores ao do ano passado – foi considerado por Vítor Vaz Pinto, comandante nacional da Protecção Civil (ANPC), como o "mais adequado". O Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais (DECIF 2012) foi ontem apresentado, em Carnaxide, Oeiras.

A estimativa de gastos directos por parte da Protecção Civil será na ordem dos 70,2 milhões de euros, com a grande fatia da verba (45 milhões de euros) destinada aos meios aéreos.

Já os gastos com o pessoal serão na ordem dos 17 milhões, enquanto para os combustíveis estão reservados 1,7 milhões de euros e para as despesas extraordinárias mais 6,5 milhões de euros. Ainda assim, o número de meios apresentado poderá ainda sofrer alterações.

"Mesmo com a actual situação do País, conseguimos um pequeno reforço do dispositivo, que não exclui outro tipo de medidas, que poderão ser ponderadas através da análise operacional feita pela Autoridade Nacional ", disse o secretário de Estado da Protecção Civil, Filipe Lobo d’Ávila. O responsável governamental admite mesmo que possam ser tomadas "medidas excepcionais".

Filipe Lobo d’Ávila afirmou ainda que as verbas disponíveis pouco variam relativamente ao ano passado, realçando mesmo o esforço já feito pelo Governo, devido ao número atípico de incêndios registados no início deste ano, e anunciado pelo ministro da Administração Interna, Miguel Macedo. "A propósito desta sobrecarga de incêndios nos dois primeiros meses do ano, o Governo já determinou a antecipação de cerca de 400 mil euros em verbas destinadas a 100 corpos de bombeiros, situados em concelhos sujeitos a grande pressão, nomeadamente no que diz respeito ao número de ocorrências", disse o governante. (CM)

12 de março de 2012

PUBLICAÇÕES DISPONÍVEIS NA BIBLIOTECA DO EXÉRCITO

Informa-se que a listagem de publicações que deram entrada na Biblioteca do Exército, durante o corrente mês, encontra-se disponível na: Biblioteca do Exército

11 de março de 2012

Dia da Defesa Nacional 2011/2012

O Dia da Defesa Nacional visa:

Sensibilizar os jovens para a temática da defesa nacional;
Divulgar o papel das Forças Armadas, a quem incumbe a defesa militar da República.

A comparência ao Dia da Defesa Nacional é um dever militar que abrange todos os cidadãos portugueses de 18 anos de idade e é cumprido nos Centros de Divulgação de Defesa Nacional, sedeados em unidades militares dos três ramos das Forças Armadas.

Nestas Jornadas do Dia da Defesa Nacional, que se iniciam em Setembro, cumprirão o dever militar de comparência ao Dia da Defesa Nacional:

Os jovens de ambos os sexos nascidos em 1993, convocados através dos Editais de Convocação, sendo que para os cidadãos residentes:


Em território nacional:


Na data de convocação podem usufruir de transporte para o Centro de Divulgação de Defesa Nacional onde irão cumprir o seu dever militar. Para o efeito estará um autocarro devidamente identificado no horário e local passível de aqui ser consultado.

A hora de partida do autocarro ser-lhe-á comunicada através de carta enviada para a morada constante no seu documento de identificação, cerca de 15 dias antes da data para a qual se encontra convocado e pode ser consultado na página do Dia da Defesa Nacional.

Os cidadãos podem requerer o adiamento da comparência ao Dia da Defesa Nacional por um dos motivos abaixo mencionados:

Doença ou acidente que impossibilite a comparência;
Doença ou acidente de familiar, quando a assistência do cidadão convocado seja indispensável;
Falecimento de cônjuge, ascendente, descendente ou irmão, dentro dos cinco dias imediatamente anteriores;
Casamento num dos onze dias úteis imediatamente anteriores;
Nascimento de filho;
Internamento, prisão ou detenção;
Realização de exame em estabelecimento de ensino oficialmente reconhecido, no próprio dia ou nos dois dias imediatamente seguintes;
Outro motivo que configure situação de justo impedimento do cidadão.
Para mais informações consulta o site do Ministério da Defesa Nacional. (P.J)

10 de março de 2012

GMV desenvolveu novo sistema de comando e controlo para a GNR

A GMV anunciou o desenvolvimento, em parceria com a Guarda Nacional Republicana (GNR), de um novo sistema de comando e controlo para a organização. Designado por SIG-SIRESP, o sistema de informação geográfica (SIG) serve de apoio à decisão operacional da corporação.

A solução implementa o conceito Common Operational Picture (COP), procurando disponibilizar à cadeia de comando uma compreensão situacional imediata, procurando dar suporte às acções colaborativas e às tomadas de decisão por parte das diversas unidades e comandos da GNR. Integra informação de contexto, geolocalização de pontos importantes e georreferenciação das patrulhas no terreno.

O desenvolvimento e a implementação do sistema actualmente em funcionamento envolveu a GNR, o Governo Civil de Lisboa, a Associação Mais Cidadania e a GMV.

O SIG-SIRESP utiliza a rede TETRA do Sistema Integrado de Redes e Emergência de Segurança de Portugal (SIRESP) para obter informação de geolocalização e receber mensagens e alertas a partir dos terminais de rádio que esta força de segurança possui. Segundo uma comunicado, está suportado numa arquitectura distribuída com capacidade de expansão, permitindo a interoperacionalidade e a partilha de informação entre as salas de situação de operações dos comandos da GNR e outras entidades a integrar no futuro.

Actualmente, a solução está a funcionar nos Comandos Territoriais de Lisboa e Leiria, mas será disponibilizada para outras unidades da GNR, de acordo com o fornecedor. Em desenvolvimento está também o módulo de interoperacionalidade com sistemas de terceiros, permitindo que as entidades parceiras da GNR possam partilhar de forma automatizada informação sobre meios e ocorrências directamente a partir dos seus sistemas.

“A ideia de monitorizar a localização das patrulhas através dos terminais de rádio vem desde a implementação do SIRESP. No entanto só com a visita do Papa Bento XVI, em 2010, e com a necessidade de instalação na sala de operações em Fátima de um sistema que permitisse georreferenciar as suas patrulha, se veio a concretizar a georreferenciação dos meios no terreno”, explica o comunicado. (C.W)

Trabalhadores dos Estabelecimentos Fabris das Forças Armadas alerta que há navios da Marinha que não estão a ter manutenção necessária

Sindicato dos Trabalhadores dos Estabelecimentos Fabris das Forças Armadas advertiu nesta sexta-feira que o Arsenal do Alfeite não faz a manutenção dos navios da Marinha há vários meses e que a modernização prometida aos estaleiros nunca foi feita.

“O Arsenal foi privatizado com estes pressupostos, quer a manutenção do trabalho com a frota da Marinha Portuguesa, quer a modernização do estaleiro, então, se ao mesmo tempo não há modernização nenhuma e também não está a ir para lá o trabalho da Marinha, isso é equivalente a estar-se a puxar os dois pés ao mesmo tempo ao Arsenal e é o equivalente a mandá-lo ao chão”, afirmou o Alexandre Plácido, coordenador do STEFFA.

O dirigente sindical falava aos jornalistas no Ministério da Defesa, após uma reunião com o director-geral de Pessoal e Recrutamento Militar, Alberto Coelho, e os assessores do secretário de Estado da Defesa para discutir a situação no Arsenal do Alfeite e dos Estabelecimentos Fabris do Exército.

Plácido referiu que a modernização dos estaleiros “tinha sido prometida e era um dos pressupostos da empresarialização” feita em 2009.

O responsável adiantou que na reunião foi comunicado pelo Ministério da Defesa que o envio de duzentos trabalhadores do Alfeite para a mobilidade que tem sido noticiado “para já não está previsto”.

“Seria preciso um plano de manutenção que enviasse de facto as embarcações, que até já estão a ter necessidade dessa manutenção, para o Arsenal do Alfeite”, defendeu.

Já Rogério Caeiro, dirigente sindical e trabalhador do Arsenal do Alfeite, disse que a Marinha abandonou a prática de fazer uma revisão anual a uma das suas fragatas.

Todos os anos fazíamos uma grande revisão a uma fragata da classe Vasco da Gama, portanto, temos três fragatas dessa classe, todos os anos entrava uma em grande revisão. A questão que se põe aqui é, ou estávamos a fazer revisões a mais nos anos anteriores a 2009, ou estaremos a fazer revisões a menos de 2009 a esta parte”, disse Rogério Caeiro. (Público)

8 de março de 2012

Presidente da República condecora navio-escola Sagres e visita fragata Corte-Real na segunda-feira

O Presidente da República vai condecorar o navio-escola Sagres com o grau de Membro Honorário da Ordem Militar de Cristo na segunda-feira, tendo prevista também uma visita à fragata Corte-Real, que parte brevemente para uma missão na Somália.

Esta deslocação de Aníbal Cavaco Silva à Base Naval de Lisboa, no Alfeite, foi anunciada pela Marinha Portuguesa, em comunicado.

Nesta visita à Armada, o chefe de Estado, que é por inerência o comandante supremo das Forças Armadas, "vai condecorar o navio-escola Sagres com o grau de Membro Honorário da Ordem Militar de Cristo e visitará a fragata Corte-Real, que se prepara para largar para a Operação Atalanta, da União Europeia, que decorre na Somália".

Em fevereiro, o navio-escola Sagres completou cinquenta anos ao serviço de Portugal. (RTP)

7 de março de 2012

Poder político deve dizer "de uma vez por todas" que Forças Armadas deve ter o país

O chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas afirmou hoje que "o poder político" deve "dizer de uma vez por todas" que Forças Armadas deve ter o país e quais os recursos necessários para as missões que lhe atribuir.

"Naturalmente que nós devemos dizer de uma vez por todas que Forças Armadas devemos ter, e que são necessárias, e para cumprir que missões, e naturalmente os meios. É a parte de planeamento, o planeamento estratégico e o planeamento de forças. Temos de ter, não gosto de dizer recursos humanos, temos de ter pessoas, recursos materiais e recursos financeiros", disse o general Luís Araújo aos jornalistas, no final de uma reunião com o Presidente da República, que é o comandante supremo das Forças Armadas, no Palácio de Belém, em Lisboa.

Luís Araújo respondeu desta forma quando lhe perguntaram se concordava com declarações do general Ramalho Eanes à Antena 1 em que o antigo Chefe de Estado defendeu que Portugal tem de definir "se quer" as Forças Armadas e "para quê" e em função disso atribuir-lhe os "recursos financeiros" adequados. (Destak)

"Cartografia Náutica - Séculos XVI a XIX" no Museu de Marinha

Estará patente no Museu de Marinha, do dia 8 de Março ao dia 6 de Abril 2012, uma exposição dedicada à "Cartografia Náutica - Séculos XVI a XIX", todos os dias úteis, excepto às segundas-feiras, das 10h00 às 17h00.

Comemoram-se este ano quinhentos anos sobre o nascimento de Gerard Mercator. Este cartógrafo flamengo ficou definitivamente ligado à projeção que tem o seu nome, graças à carta mais antiga que se conhece nesta projeção. O processo construção das cartas não começou com Mercator. Antes dele outros trouxeram contributos para o desenvolvimento da cartografia náutica. Nem tão pouco terminou com o seu legado, tendo sido desenvolvido por outros cartógrafos. Além disso, a introdução de cartas deste tipo desenrolou-se de forma bastante lenta.

O principal objetivo da presente exposição é mostrar diversos monumentos cartográficos do espólio do Museu de Marinha e da Biblioteca Central da Marinha que nos permitem perceber esse processo da introdução da projeção de Mercator na cartografia náutica. (Marinha Portuguesa)

Comando Operacional da Madeira prepara exercício de comunicações

A cerimónia ficou marcada pela imposição de condecorações a militares e pela recordação, em jeito de homenagem, do soldado Fábio Silva, falecido no decorrer da exercício Zarco 2011

O Comando Operacional da Madeira vai levar a cabo, provavelmente ainda antes do verão, um exercício de comunicações dedicado ao SIRESP - Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal - também utilizado pelas Forças Armadas.

Um revelação feita esta tarde pelo comandante operacional da Madeira, Tiago Vasconcelos, na cerimónia comemorativa do 19.º aniversário daquele órgão militar, que contou com a presença de diversas entidades civis e militares.

Este exercício surge na sequência do papel interventivo que as Forças Armadas têm assumido na Região, em "excelente espírito de colaboração e cooperação" com outras entidades regionais, como fez questão de destacar Tiago Vasconcelos.

A cerimónia, onde foi recordado o militar Fábio Silva, falecido no exercício Zarco 2011, serviu ainda para a imposição de condecorações a alguns militares do Comando Operacional da Madeira. O acto concluiu-se com uma palestra proferida pelo historiador Rui Carita, sobre o tema "A reforma financeira dos anos 30 do séc. XX - Alterações económicas no quadro da Madeira". (DN.M)

6 de março de 2012

Ramalho Eanes questiona futuro das Forças Armadas

O antigo Presidente da República e conselheiro de Estado Ramalho Eanes disse hoje que o Portugal tem de clarificar o que pretende das Forças Armadas para que lhe sejam atribuídos os meios financeiros necessários ao cumprimento dessas missões.

"O que é necessário é o país definir o que é que quer. Se quer Forças Armadas, se não quer. Se quer Forças Armadas para quê. E estabelecendo o para quê, aceita, naturalmente, que tem de lhes atribuir determinados meios financeiros para que elas possam estar em condições de responder àquilo que lhe é pedido pelo poder político", declarou em entrevista à Antena 1

Ramalho Eanes lembrou ainda que é em tempo de paz que os militares se preparam para a guerra.

"A instituição militar tem de se preparar em tempo de paz para fazer face a situações de guerra. É necessário que os portugueses digam o que querem das Forças Armadas, porque senão arriscamo-nos a cair na situação em que vivemos sempre", acrescentou.

Na opinião do antigo chefe de Estado, "as Força Armadas só passaram a ser Força Armadas organizadas, capazes, depois da entrada da NATO. As pessoas não gostam de ouvir dizer isso, mas é verdadade . (Expresso)

EMGFA - FOTO DA SEMANA

ÉPSILON alcança 80.000 horas de voo

No passado dia 2 de março foram assinaladas na Base Aérea Nº1, em Sintra, as 80.000 horas de voo da aeronave ÉPSILON , pertencente à Esquadra 101 – “RONCOS”.

Este marco na história da Esquadra e da aeronave, alcançado no dia 27 de Janeiro, reuniu os militares da 101 que contribuem diariamente para o cumprimento da missão bem como os que outrora também contribuíram para esta efeméride.

Há mais de 30 anos a ministrar instrução elementar e básica de pilotagem na Força Aérea, a Esquadra 101, quer sediada em Sintra quer sediada em Beja, já formou 400 pilotos fazendo jus ao lema “..Ensinando os princípios da arte”. (FAP)

2 de março de 2012

Mostra Documental e Iconográfica “Canhoneira FARO” no Museu de Marinha

Realiza-se no Museu de Marinha – Pavilhão das Galeotas uma Mostra Documental e Iconográfica dedicada à “Canhoneira FARO”, de 1 a 17 de Março de 2012, das 10h00 às 17h00, excepto às segundas-feiras.

A mostra apresenta os seguintes temas:

Construção da canhoneira “Faro” e aumento ao efectivo da Armada
A canhoneira “Faro”, navio de ferro, foi construído na Inglaterra no ano de 1878 para auxiliar no serviço de fiscalização aduaneira e da pesca na costa portuguesa.

Foi aumentada ao efetivo dos navios da Armada em 29 de Janeiro do ano seguinte, tendo armado nesta fase uma peça “Armstrong” de calibre 9mm em rodízio.

Inicialmente classificada como vapor, a “Faro” iniciou a sua actividade como canhoneira em 1880, quando largou de Vila Real para dar comboio ao iate “Sirius” que se deslocava para o Mediterrâneo onde ia participar numa regata, não tendo o mesmo chegado a tempo de competir.

Operacionalidade
No ano de 1883 a canhoneira “Faro”, juntamento com as canhoneiras “Tejo” e “Guadiana”, foi integrada na Esquadrilha de Fiscalização do Algarve e no dia 16 de Novembro efectuou o primeiro cruzeiro na costa algarvia. Tinha como principal missão examinar os manifestos e outros documentos de bordo das embarcações que se encontrariam em desrespeito e prestar igualmente auxílio a embarcações em perigo.

Continuou o serviço de fiscalização até 9 de Dezembro do ano seguinte, data em que largou para Lisboa a fim de receber fabricos. Terminados estes, efectuou diversos cruzeiros de fiscalização na zona algarvia até ao ano de 1912.

A perda da canhoneira “Faro”
Em 27 de Fevereiro de 1912 ocorreu um lutuoso acontecimento relacionado com a Marinha Portuguesa. A canhoneira “Faro”, navio pertencente à Esquadrilha de Fiscalização do Algarve perdeu-se ao ser abalroada pelo vapor “Josefina”.

A Marinha sofreu a perda de mais uma das suas unidades navais, mas com a certeza de que a sua guarnição se portou heroicamente. Na lista dos marinheiros, vítimas do seu dever, ficaram o comandante do navio, primeiro-tenente Henrique Metzner e imediato Guimarães Marques, o maquinista Francisco Maria e outros dois elementos da guarnição. (Marinha)

1 de março de 2012

Proteção Civil com mais competências com nova lei

O ministro da Administração Interna anunciou que a nova lei orgânica da Autoridade Nacional da Proteção Civil, hoje aprovada em Conselho de Ministros, atribui «novas competências e responsabilidades» à ANPC, designadamente no âmbito do planeamento civil de emergência.

De acordo com a Lusa, falando no Dia da Proteção Civil, Miguel Macedo referiu que foi aprovado um conjunto de alterações à lei orgânica da ANPC que, na prática, absorve as competências que cabiam ao Conselho Nacional de Planeamento Civil de Emergência.

Nas palavras do ministro, estas «novas e relevantes competências» da ANPC colocam a entidade «numa posição de ter que fazer um acrescido esforço de cooperação, partilha e de concertação» com todos os organismos que interagem com o sistema de proteção civil.

Numa cerimónia em que, juntamente com o secretário de Estado Filipe Lobo D`Avila e outras figuras do setor, impôs condecorações a vários elementos dos agentes de proteção civil que no exercício do seu dever se distinguiram por «feitos valorosos», Miguel macedo disse ainda que, «sem alarmismos», há um trabalho «muito relevante e inadiável» a fazer no domínio das chamadas «infraestruturas críticas».

«Temos em Portugal um conjunto de infraestruturas que são críticas e que estão vulneráveis. Nós temos que diminuir essa vulnerabilidade», enfatizou o ministro.

Em matéria de incêndios, o ministro realçou que as condições atmosféricas têm sido «verdadeiramente anormais» e que «só em fevereiro houve 4.000 incêndios», lembrando que o Governo já tomou medidas de ajuda financeira e operacional às diversas corporações envolvidas no combate a este flagelo.

Em termos operacionais, disse, foi ativado um segundo helibombardeiro, estacionado em Santa Comba Dão, e reforçado os meios humanos em mais de 80 homens, 64 deles através do Grupo de Intervenção, de Proteção e Socorro.

Miguel Macedo considerou que estas medidas foram «essenciais» para enfrentar a situação que o país atravessa devido à seca e apelou às autarquias, entidades privadas e cidadãos que colaborem e cooperem para o mesmo objetivo: tornar Portugal um país mais seguro, através de um dispositivo «bem equipado e equilibrado» que está distribuído pelos sítios onde «estão os maiores riscos».

Em declarações aos jornalistas à saída da cerimónia, o secretário de Estado da Administração Interna, Filipe Lobo DAvila, referiu que as Forças Armadas já participam na proteção civil e que é intenção do Governo que os militares «continuem a colaborar» nesse desígnio nacional.´(TVI)