31 de maio de 2012

A Marinha na regata Volvo Ocean Race 2012

Um dos eventos desportivos do ano passa a partir de hoje e até ao próximo dia 10 de junho por Portugal e conta com o apoio da Marinha - Autoridade Marítima Nacional.

A Marinha está presente num dos eventos mais duros que acontecem nos Oceanos - a regata Volvo Ocean Race, que este ano passa pela primeira vez por Lisboa - através do apoio à organização e com a presença de um dos símbolos lusitanos, o Navio-Escola Sagres que estará na regata de vela. O apoio da Marinha acontece desde a primeira hora pois "a realização de eventos desportivos, integrados em circuitos com dimensão internacional, como a Volvo Ocean Race, enquadra-se numa estratégia de mediatização que proporciona valor e prestígio para o País como nação marítima, afirmando a capacidade de Portugal em organizar eventos desportivos náuticos de grande visibilidade internacional", como referiu o Chefe do Estado-Maior da Armada na sua nota de apoio ao evento. O Almirante Saldanha Lopes acrescentou que "é com grande orgulho e satisfação que me associo à passagem por Portugal de uma das maiores, se não a maior, regata do mundo, e aproveito a oportunidade para saudar todos os organizadores e participantes na prova, bem como todos os que a ela se associam, fazendo votos para que a Volvo Ocean Race consiga beneficiar das excelentes condições que Portugal e o mar Português oferecem".

Quem se deslocar à Doca de Pedrouços poderá também participar em várias atividades na área dedicada à Marinha nomeadamente através dos Mergulhadores da Armada, que estão no local com a piscina de batismos de mergulho, simular comandar um navio e um helicóptero, e também com os Fuzileiros, que estão presentes com a torre de escalada. No local está também patente uma exposição de meios do Instituto de Socorros a Náufragos, da Polícia Marítima e do Instituto Hidrográfico.

A Volvo Ocean Race é uma regata que se realiza de quatro em quatro anos à volta do mundo e é considerada um dos cinco maiores certames desportivos mundiais a par dos campeonatos do Mundo e da Europa de Futebol, Jogos Olímpicos e do Torneio de golfe Ryder Cup. Esta edição terá, pela primeira vez em 38 anos de existência, uma passagem por Lisboa. (Marinha)

30 de maio de 2012

ABERTO CONCURSO DE ADMISSÃO À ACADEMIA MILITAR



Está aberto o concurso de admissão à Academia Militar 2012-2013 (Diário da República, 2ª série – nº 103 – 28 de maio de 2012).


Prazos de entrega dos documentos para candidatos militares: até 29 de junho de 2012.

Prazos de entrega dos documentos para candidatos civis: até 13 de julho de 2012. (Exército)

27 de maio de 2012

COMEMORAÇÕES DO DIA DA ZONA MILITAR DA MADEIRA

Decorreu no passado dia 24 de Maio de 2012, o dia festivo da Zona Militar da Madeira (ZMM). A cerimónia militar, que decorreu nas instalações do Regimento de Guarnição Nº 3 (RG3), foi presidida por S.Exª o Representante da República para a Região Autónoma da Madeira, Juiz Conselheiro Ireneu Cabral Carreto, que foi recebido, à sua chegada ao RG3, por S.Exª o General Chefe do Estado-Maior do Exército, General Artur Pina Monteiro, e pelo Exmo Major-General Comandante da ZMM, Major-General Tiago Maria Ramos Chaves de Almeida e Vasconcelos.

Após prestadas as honras militares regulamentares à chegada da Alta Entidade, teve lugar a cerimónia militar que marcou mais um aniversário da ZMM, que se iniciou com a integração do Estandarte Nacional na Formatura Geral. O programa da cerimónia militar prosseguiu com a tradicional Homenagem aos Mortos e as alocuções alusivas à efeméride por parte do Exmo Major-General Comandante da ZMM e de S.Exª o General Chefe do Estado-Maior do Exército. Seguidamente decorreu a imposição de condecorações a militares que servem na ZMM, tendo a cerimónia militar terminado com o desfile das Forças em Parada. (Exército)

Exercício “EFICÁCIA 12”

No período entre 13 e 17 de maio de 2012 decorreu, no Campo Militar de Santa Margarida, o Exercício “EFICÁCIA 12”.

Este exercício teve como finalidade garantir a proficiência operacional nos procedimentos de coordenação de apoio de fogos, incluindo as atividades de Targeting, envolvendo os Grupos de Artilharia de Campanha e as componentes de Apoio de Fogos das Unidades de Escalão Batalhão.

Neste âmbito, a Escola Prática de Artilharia participou com o seu Encargo Operacional, nomeadamente com a 1ª Bateria de Bocas de Fogo, do Grupo de Artilharia de Campanha da Brigada de Intervenção e com a Bateria de Aquisição de Objectivos (BAO), das Forças de Apoio Geral.

Sendo um dos objetivos do exercício testar e treinar a utilização do Sistema Automático de Comando e Controlo (SACC), através da utilização do AFATDS (Advanced Field Artillery Tactical Data System), a BAO contribuiu significativamente para que este fosse alcançado, através da sua Secção de RADAR de Localização de Armas (RLA), equipada como RADAR AN/TPQ-36 (V8). Neste âmbito o exercício ficou marcado por duas missões de tiro (MT) efetuadas com sucesso, que resultaram do trabalho conjunto da BAO e do Grupo de Artilharia de Campanha da Brigada de Reação Rápida com o SACC. Exército)

DIA DA ESCOLA DE TROPAS PÁRA-QUEDISTAS

No passado dia 23 de Maio de 2012, a Escola de Tropas Pára-quedistas (ETP) comemorou o seu 56º aniversário.

O dia festivo da ETP é sempre um dia de forte significado para os mais de 45.000 pára-quedistas brevetados ao longo da sua história, muitos deles aproveitando a data para retornarem à casa onde foram formados e onde forjaram fortes laços de amizade e camaradagem.

Este ano, as comemorações foram presididas por S.Exª o General Chefe do Estado-Maior do Exército, General Artur Pina Monteiro.

Após a realização da Guarda de Honra à chegada de S.Exª o General CEME, decorreu a cerimónia militar, seguida da apresentação das Associações de Pára-quedistas e a imposição dos “Grifos”. No seguimento do programa previsto, decorreram um conjunto de atividades demonstrativas das capacidades aeroterrestres da ETP, após as quais os convidados tiveram oportunidade de visitar a exposição estática onde foram apresentados os equipamentos que guarnecem atualmente a Escola. O programa de atividades prosseguiu com a demonstração cinotécnica, terminando com uma sessão de saltos. (Exército)

25 de maio de 2012

Marinha colabora com o Banco Alimentar em Setúbal

Como no passado, a Marinha vai participar no próximo fim-de-semana, 26 e 27 de maio, na recolha de alimentos realizada pelo Banco Alimentar Contra a Fome da Península de Setúbal. O apoio à organização será feito através da Direcção de Transportes e da Escola de Fuzileiros com a cedência de viaturas pesadas de carga destinadas à recolha e armazenamento dos alimentos doados.

Tattoo Militar - Dia da Marinha em Almada 2012


Almada é o município anfitrião das comemorações do Dia da Marinha: No dia 12 de Maio a Base Naval de Lisboa, no Alfeite, recebeu uma performance com as várias unidades da Marinha, incluindo a Banda da Armada.

24 de maio de 2012

Tridente começa amanhã a cruzar Atlântico Norte



O submarino Tridente vai atravessar, pela primeira vez o Atlântico Norte para participar num exercício de comemoração da guerra anglo-americana e certificar o seu sistema de armas de bordo, disse hoje à Lusa o porta-voz da Marinha.


«O submarino Tridente vai partir da base naval de Lisboa para uma missão que durará cerca de 3 meses com o objectivo de participar num exercício naval organizado pela Marinha dos Estados Unidos», afirmou o comandante Santos Fernandes.

O exercício, explicou, tem o nome de «War of 1812 – FleetEx» e está inserido nas comemorações do bicentenário da guerra de 1812 - guerra que opôs as tropas dos Estados Unidos às do império britânico.

«A participação inicia-se com um exercício aeronaval que vai decorrer na costa Leste dos Estados Unidos, ao largo de Nortfolk, entre 19 e 29 de Junho e que irá contar com mais de 20 navios e aeronaves de oito países convidados, entre os quais se incluem, além de Portugal e dos Estados Unidos, o Reino Unido, a Alemanha, a Dinamarca, a Noruega, o Canadá e o Brasil», avançou.

A travessia, que começará na sexta-feira, servirá também para o Tridente certificar o seu sistema de armas de bordo.

Esta é a primeira vez, em 99 anos de existência de submarinos na Marinha portuguesa, que será feita a travessia do Atlântico Norte, já que «não é uma área normal de operação dos submarinos e da Marinha portuguesa» e «os submarinos das esquadrilhas anteriores tinham algumas limitações, nomeadamente ao nível do raio de acção e da autonomia em imersão».

Esta nova possibilidade permite á Marinha portuguesa ganhar uma capacidade de actuação ao nível submarino quase global, disse o responsável

«Só para dar uma noção, com os nossos submarinos conseguimos sair de Lisboa e ir até à África do Sul, permanecer na África do Sul numa área de operações durante alguns dias e regressar sem qualquer apoio».

Uma possibilidade que constitui, de acordo com Santos Fernandes, «uma mais-valia para as operações da NATO e para as operações nacionais».

O porta-voz da Marinha garantiu ainda que o exercício terá um impacto financeiro mínimo nas contas da Marinha.

«Primeiro porque a participação neste exercício foi algo que sempre este inscrito no orçamento da Marinha» e, depois, porque «apesar de ser um sistema de armas muito complexo, é dos navios mais baratos de operar da Marinha de Guerra portuguesa, não só pela tripulação reduzida que tem – 33 militares – como pelo consumo de combustível que é dos mais baixos que a Marinha tem», concluiu. Lusa/SOL

Portugal e Brasil planeiam reforço da cooperação militar

O ministro da Defesa português, José Pedro Aguiar-Branco, discutiu hoje, em encontro com seu homólogo brasileiro, Celso Amorim, uma ampliação na cooperação bilateral entre Portugal e Brasil nos temas de defesa e segurança.
Na reunião, realizada em Brasília, foi sugerido que os chefes dos Estados-Maiores das Forças Armadas dos países passem a realizar reuniões anuais para troca de informações sobre temas militares, segundo avançou à Lusa a assessoria do ministério português.

Aguiar-Branco aproveitou a ocasião para formalizar ao ministro brasileiro a intenção do Governo português de privatizar o estaleiro Viana do Castelo, a ressaltar as vantagens que o empreendimento poderá significar para empresas brasileiras.

De acordo com a assessoria do Ministério da Defesa do Brasil, Celso Amorim terá visto com bons olhos a entrada de empresas nacionais na disputa.

O ministro Aguiar-Branco manifestou ainda o interesse em disponibilizar efetivos portugueses para atuarem em conjunto com o Brasil em operações de paz internacionais.

O Brasil participa atualmente da Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (Minustah), e da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (Unifil).

O ministro Aguiar-Branco realiza uma visita oficial de dois dias ao Brasil, que inclui passagem por Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro.

Após a reunião com o ministro Celso Amorim, Aguiar-Branco partiu para uma visita à fábrica de aeronaves brasileira Embraer, sediada no município de São José dos Campos, no estado de São Paulo.

A Embraer é parceira da OGMA no projeto DC-320, que prevê o desenvolvimento de aeronaves para o transporte de carga e de tropas, além de jatos para o reabastecimento em voo.

Em seguida, o ministro segue para o Rio de Janeiro, onde visitará na sexta-feira a sede da Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON), vinculada à Marinha brasileira.
Lusa / SOL

23 de maio de 2012

Jornadas Técnico-Científicas de Desportos em Montanha

A Equipa de Formação e Treino da especialidade de Busca e Resgate em Montanha participou, nos dias 18 e 19, nas Jornadas Técnicas de Desportos em Montanha na Escola Superior de Desporto de Rio Maior.



Os militares da equipa, pertencente ao Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS), foram responsáveis pela preleção de comunicações, subordinadas aos temas: “Segurança e Gestão do Risco em Desportos de Montanha” e “Segurança, Proteção e Socorro em Ambientes de Montanha: A Atuação da Guarda Nacional Republicana.” O evento contribuiu para a actualização e aquisição de novos conhecimentos nesta área, e para a partilha de experiências e divulgação da missão e importância do Subagrupamento de Montanha do GIPS no panorama do socorro profissional especializado nesta área temática. (GNR)

22 de maio de 2012

Esquadra 751 - "2751 vidas salvas"

É sob o lema "Para que outros vivam" que os militares da Esquadra 751 voam, mantêm e preparam as aeronaves EH-101 MERLIN, para a mais nobre das missões - salvar vidas.

Foi no dia 20 de maio, que a tripulação de alerta do destacamento aéreo da Esquadra 751, na Base Aérea Nº4, Lajes, atingiu um marco na sua história, com o salvamento da vida "2751".

Um número recheado de simbolismo que pertence a um recém-nascido. A grávida, em trabalho de parto, foi transportada de urgência, pelo helicóptero EH-101 MERLIN, da ilha Graciosa, para o Heliporto do Serviço Regional da Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, em Angra do Heroísmo, a fim de ser assitida no Hospital do Espírito Santo onde deu à luz esta criança, apadrinhada pela Esquadra 751, como a "2751" vida salva.

Este número representa o estado de prontidão, o esforço e o sacrifício, que centenas de militares dedicaram à missão e que hoje permitiu atingir um número simbólico, fruto de mais de 30 000 horas de voo, no helicóptero SA-330 PUMA, e de outras tantas no moderno EH-101 MERLIN, ao serviço da Esquadra 751, em Portugal Continental, na Madeira e nos Açores, "Para que outros vivam". (FAP)

Militares estrangeiros recebem formação na Força Aérea

O Centro de Treino de Sobrevivência da Força Aérea (CTSFA) ministrou, entre os dias 7 e 18 de maio, o Curso de Sobrevivência em Terra e na Água a 11 militares estrangeiros oriundos da Lituânia, da Argélia e da Tunísia.

De forma a dotar os militares das ferramentas necessárias para sobreviver em terra e na água foram, durante as duas semanas de curso, adquiridas e treinadas várias tácticas, técnicas e procedimentos que devem ser utilizados sempre que sejam confrontados com este tipo de circunstâncias e ambientes.

A formação, quer na fase Terra quer na fase Água, culminou com dois dias de exercícios práticos, no Campo de Tiro da Força Aérea e no Rio Sado, onde foram simuladas situações reais colocando à prova a resistência, aplicação de conhecimentos e capacidade de sobrevivência dos militares.

O CTSFA tem sido escolhido, pelas suas reconhecidas competências, por várias Forças Armadas Internacionais e Forças de Segurança Nacionais para ministrar formação nas diferentes áreas de sobrevivência bem como, no ano passado, foi selecionado como modelo e órgão tutor da criação do Centro de Sobrevivência da Real Força Aérea Marroquina. (FAP)

CTOE AGRACIADO COM MEDALHA DE AGRADECIMENTO GRAU PRATA

Em 18 de Maio de 2012 o CTOE foi agraciado com a Medalha de Agradecimento Grau Prata da Associação dos Escoteiros de Portugal.

A Cerimonia decorreu no Teatro Ribeiro Conceição, integrada na I Gala Escotista de Lamego que decorreu nesta cidade. (OE)

Cerimónia de imposição da Medalha Comemorativa

Os militares da GNR ao serviço do 12º Contingente do Subagrupamento Bravo em Timor foram condecorados, no dia 22, com a Medalha Comemorativa da UNMIT.
A cerimónia contou com a presença do Presidente da República Democrática de Timor-leste, Taur Matan Ruak, que presidiu à cerimónia, o Presidente da República de Portugal, Prof. Dr. Aníbal Cavaco Silva, a Representante Especial do Secretário-Geral das Nações Unidas em Timor-leste, Ameerah Haq, o Primeiro-Ministro de Timor-Leste, Kay Rala Xanana-Gusmão, a Procuradora-Geral da República, Dra. Ana Pessoa, o Comandante-Geral da Guarda Nacional Republicana, Tenente-General Luís Manuel dos Santos Newton Parreira, entre outras individualidades de Timor-Leste e de Portugal. Foram 139 os militares condecorados e diversas as entidades que não quiseram deixar passar o momento para proferir algumas palavras alusivas à cerimónia. Integraram a formatura dois pelotões de Ordem Pública e o pelotão de apoio do efetivo do Subagrupamento Bravo que, no final da cerimónia, desfilaram em parada. Seguiu-se o tradicional porto de honra, terminando com o registo fotográfico de todo o contingente, onde o Presidente da República de Portugal fez questão de participar. (GNR)

21 de maio de 2012

Concurso para admissão de cadetes à Escola Naval 2012


Nos termos do Regulamento da Escola Naval, está aberto de 21 de maio a 13 de julho de 2012 o concurso para admissão de cadetes para os cursos de ingresso nas seguintes classes de oficiais dos Quadros Permanentes da Marinha:

• Marinha
• Administração Naval
• Fuzileiros
• Engenheiros Navais, Ramos de:
- Mecânica
- Armas e Eletrónica

20 de maio de 2012

Terminou o Kanicross 2012

Terminou no dia 18 de maio, no Campo de Tiro da Força Aérea, em Alcochete, a 9º edição do exercício cinotécnico da Força Aérea – “Kanicross 2012” –, na qual participaram 21 equipas da Força Aérea, 3 do Exército e 3 da PSP.

Este exercício, constituído por 21 obstáculos ao longo de 9 quilómetros, teve como principais objetivos avaliar o grau de preparação das equipas cinotécnicas para o cumprimento das missões que lhes estão atribuídas, bem como desenvolver uma saudável competição e o espírito de camaradagem que irão contribuir para melhorar o treino e o emprego dos binómios.

Durante a competição foram notórias, em todas as equipas cinotécnicas, a boa performance e a excelente relação existente entre o treinador/tratador e o cão, tendo a prestação da PSP, do Depósito Geral de Material da Força Aérea e do Centro de Treino Cinotécnico da Força Aérea sido distinguidas com a melhor classificação a nível coletivo. (FAP)

O Aquário Vasco da Gama faz 114 anos

Hoje, dia 20 de Maio de 2012, o Aquário Vasco da Gama completa 114 anos de existência e para celebrar a data a entrada dos visitantes, nesse dia, é gratuita.

Com mais de um século de existência o Aquário Vasco da Gama continua a desempenhar um importante papel na divulgação da cultura, investigação e sensibilização da sociedade portuguesa para a vida aquática.
O Aquário Vasco da Gama está aberto todos os dias do ano das 10h00 às 18h00.


Um pouco da história do Aquário Vasco da Gama

O Aquário Vasco da Gama foi inaugurado em 1898, numa cerimónia integrada nas Comemorações do IV Centenário da Descoberta do Caminho Marítimo para a Índia. A Comissão Executiva destas celebrações, desejando perpetuar a memória de tão importante acontecimento, decidiu mandar construir um Aquário com objetivos de recreio e instrução popular. A construção do edifício, da responsabilidade da Comissão Executiva do IV Centenário, teve a orientação do Engenheiro Albert Girard , um naturalista notável e o principal colaborador científico do Rei D. Carlos I.
Na altura da inauguração o Rei D.Carlos, cuja influência havia sido determinante para a edificação do Aquário, realizou numa das suas salas uma exposição com o material zoológico por ele recolhido nas campanhas oceanográficas de 1896 e 1897.
Os custos da obra orçaram em cerca de 60 contos de réis e o edifício encontrava-se dividido em dois corpos solidários: um onde funcionavam os serviços de apoio e o outro destinado à exposição ao público. Este último compreendia uma sala de entrada (átrio), uma sala de exposição de espécies de água doce (com 29 aquários), uma galeria com aquários de água salgada (21) e uma sala destinada a exposições. As espécies expostas pertenciam, na sua totalidade, à fauna indígena do nosso país. (MGP)

20 de Maio - Dia da Marinha

19 de maio de 2012

Dia do Regimento de Infantaria Nº 15



20 de Maio - Cerimónias do Dia da Marinha em Almada

As comemorações do Dia da Marinha celebram-se este ano em Almada, no próximo dia 20 de maio em mais um aniversário da chegada da Armada de Vasco da Gama a Calecute.

O programa das comemorações está disponível em www.marinha.pt/DM2012, salientando-se as seguintes atividades previstas para o Dia da Marinha:

10h00 - na igreja de Nossa Sra. da Assunção (Igreja Nova de Almada), realiza-se uma missa em sufrágio dos militares, militarizados e civis da Marinha falecidos;

11h30 - Cerimónia Militar em Cacilhas, presidida pelo Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, Dr. Paulo Braga Lino, seguida de uma demonstração de capacidades no Rio Tejo, em frente ao local da cerimónia militar.

Nota ao Editor: Convidam-se os Órgãos de Comunicação Social a acompanhar as comemorações do Dia da Marinha no dia 20 de maio. Os interessados deverão estar até às 11h00 junto às Forças em Parada, em Cacilhas. (MGP)

Visita à Marinha de Sua Excelência o Primeiro-ministro

18 de maio de 2012

Marinha Portuguesa recebe Medalha de Ouro da Cidade de Almada

A Presidente da Câmara Municipal de Almada, Maria Emília de Sousa, entrega, no próximo dia 19 de maio de 2012, a Medalha de Ouro da Cidade de Almada à Marinha Portuguesa, representada pelo Chefe de Estado-Maior da Armada, Almirante José Saldanha Lopes.

A entrega vai realizar-se no Teatro Municipal de Almada, após o intervalo do Concerto Oficial da Banda da Armada, com início às 22h, a propósito das celebrações do Dia da Marinha, que este ano decorrem em Almada.

A decisão desta distinção foi tomada, por unanimidade, no passado dia 9 de maio, em reunião extraordinária de Câmara, «considerando que a Marinha portuguesa constitui um dos pilares essenciais da defesa e garantia da soberania e independência nacionais, assumindo por esse facto um papel institucional de extraordinária relevância e importância no nosso país».

Segundo a deliberação tomada pelo executivo municipal, tem sido relevante «a importância e a dimensão que a cooperação institucional ativa entre o Município de Almada e a Marinha portuguesa vem representando para a vida local para o desenvolvimento do Concelho, nas múltiplas áreas de atividade e intervenção objeto de intercâmbio de experiências, conhecimentos e saberes».

A Medalha de Ouro da Cidade de Almada é atribuída a pessoas individuais ou coletivas, que se hajam destacado por serviços distintos e altamente meritórios prestados ao Município ou aos seus habitantes, de forma exemplar e duradoura e cujo nome tenha ficado, por tal facto, intrinsecamente ligado à vida e à história do Município de Almada.

Marinha no concelho de Almada
A presença da Marinha no concelho de Almada traduz-se na existência de vários organismos na freguesia do Laranjeiro, entre os quais a Base Naval de Lisboa, a Base de Fuzileiros, a Escola de Tecnologias Navais e a Escola Naval. Também ali funciona o Arsenal do Alfeite, estaleiro naval desde sempre ligado à Marinha.

Fruto de uma estreita cooperação institucional com o Município Almadense, em Cacilhas está a consolidar-se um importante polo cultural ligado à Marinha Portuguesa, com o farol de Cacilhas e um núcleo museológico do Museu de Marinha que já inclui a Fragata D. Fernando II e Glória e, futuramente, o submarino Barracuda.

Na sequência desta cooperação, o concelho de Almada recebe este ano as celebrações nacionais do Dia da Marinha, entre 12 e 20 de maio. Atividades radicais, visitas a navios, batismos de mar e concertos musicais são algumas das iniciativas que decorrem neste período, culminando com a cerimónia militar e a demonstração de capacidades, na manhã do dia 20, em Cacilhas. (MGP)

Lançamento do Livro “Forças Armadas em Portugal”

O Instituto de Estudos Superiores Militares (IESM) realizará, no dia 30 de maio de 2012, pelas 18h00, no Anfiteatro “General Ivens Ferraz”, o lançamento do livro “Forças Armadas em Portugal”.

O livro, com edição da Fundação Francisco Manuel dos Santos, é da autoria do Excelentíssimo General Loureiro dos Santos.

A obra será apresentada por Sua Excelência o General António Ramalho Eanes.
(IESM)

DIA DA BRIGADA MECANIZADA

No dia 17 de maio de 2012 comemorou-se em Santa Margarida, o dia festivo da Brigada Mecanizada (BrigMec), a que se associou o Distinguished Visitors Day (DVD) do exercício “Eficácia 12” e exercício de fogos reais “LFX 121”, contando com a presença de várias entidades civis e militares, entre as quais se destacou o Chefe do Estado-Maior do Exército (CEME), General Artur Pina Monteiro, que presidiu aos eventos.

Do programa oficial destacou-se:

- As honras regulamentares a S. Exª o Gen CEME;

- A cerimónia militar, no Largo de S. Jorge, que incluiu uma cerimónia de homenagem aos militares mortos em campanha, uma alocução do Exmo. Major General Comandante da BrigMec e de S. Exª o Gen CEME, a imposição de condecorações e o desfile das forças em parada.

- O DVD do exercício “EFICÁCIA 12” e o LFX 121, baseado numa demonstração operacional com um cenário que permitiu potenciar o emprego das capacidades da BrigMec, com especial relevo para o emprego de armas combinadas (escalão tático subagrupamento) e para a integração de fogos reais diretos, indiretos e aéreos, na concretização do treino de uma Operação Ofensiva – Ataque Imediato. A assistência observou como através da manobra e dos fogos se garantiu a supressão e a destruição das forças adversárias, com a conquista e posse de terreno importante e decisivo. (Exército)

CURSO DE INICIAÇÃO AO MODELISMO

Estão abertas as inscrições (musmilporto@mail.exercito.pt) para o Curso de Iniciação ao Modelismo destinado a jovens dos 8 aos 18 anos, a realizar no próximo dia 19 de Maio no Museu Militar do Porto.

Os trabalhos realizados serão apresentados na Exposição/Competição Portuscala 2012 a realizar no Museu Militar do Porto.

As inscrições podem ser feitas através de e-mail: (musmilporto@mail.exercito.pt) e estão limitadas a 12 participantes.

Para mais esclarecimentos contate.
TCor Art José Domingos Nogueira da Silva
Tlm: 962 318 111

EXERCÍCIO CELULEX



Decorreu no Polígono de Tancos, no período de 2 a 4 de maio de 2012, a primeira edição do exercício “CELULEX”, envolvendo as equipas, módulos e destacamento do núcleo inicial do Elemento de Defesa Biológico, Químico e Radiológico (ElDefBQR).

Esta série de exercícios, de nível Exército, têm por finalidade garantir a proficiência operacional do ElDefBQR no planeamento, controlo e conduta de operações em ambiente BQR ativo.

O ElDefBQR materializa uma capacidade do Exército com características únicas em Portugal, constituindo um instrumento de excelência no apoio à Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), no âmbito dos incidentes Biológicos, Químicos e Radiológicos (BQR).

Este exercício contribuiu para a preparação e treino dos propósitos da ANPC, das Forças Armadas em geral e do Exército em particular. Para o efeito foram utilizadas as instalações do Centro de Defesa Nuclear Biologico e Químico e Proteção Ambiental da Escola Prática de Engenharia, em virtude das suas características específicas para estas atividades. (Exército)

Acção de cooperação nas Seychelles

A fragata Corte-Real, que esteve recentemente atracada em Victoria, capital das ilhas Seychelles, realizou um conjunto de acções de cooperação com a Guarda-Costeira local.

Esta iniciativa, realizada no âmbito da cooperação técnico-militar, tem como objetivo melhorar as capacidades de combate à pirataria da Guarda-Costeira das ilhas Seychelles. Com este tipo de iniciativas espera-se obter um impacto positivo na proficiência das Guardas-Costeiras e Marinhas dos países da área de operações, para que se tornem mais autónomos e envolvidos no combate à pirataria.

A fragata Corte-Real integra a Força Naval da União Europeia (EU NAVFOR Somalia - Operação Atalanta), tem 196 homens e mulheres a bordo, incluindo um helicóptero orgânico e duas equipas de fuzileiros do pelotão de abordagem. Fonte: EMGFA

MINISTRO DA DEFESA NACIONAL DÁ AS BOAS VINDAS À FORÇA NAVAL DE REAÇÃO RÁPIDA DA NATO

O Ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco, deu as boas vindas à força naval de reação rápida da NATO (Strikfornato) que passa a estar sediada em Oeiras.

Numa cerimónia de acolhimento, que decorreu no Forte de S. Julião da Barra, em Oeiras, onde esteve também presente o Chefe de Estado-Maior-General das Forças Armadas, General Luís Araújo, Aguiar-Branco referiu que o acolhimento da Strikfornato representa um «marco importante na longa história da participação do nosso País na organização do Atlântico Norte», por se tratar de uma «força especialmente importante no seio da NATO, com elevado estado de prontidão», constituindo «um recurso vital num mundo cheio de incertezas, onde o tempo de reação às crises tem de ser necessariamente muito curto».

O Ministro da Defesa Nacional apontou também «a vontade e a capacidade de quem coordenou o processo», designadamente, o Comité Interministerial de Acompanhamento e o Grupo de Trabalho da Nova Estrutura de Comando, possibilitando, em menos de um ano, «a transferência para Portugal desta força, bem como da Escola de Comunicações e de Sistemas de Informação».

«Um sucesso, não apenas de Portugal ou da Strikefornato, mas extensível também à NATO e a todos os seus aliados» acrescentou Aguiar-Branco.

A Strikfornato é composta por militares de onze países, entre os quais Portugal. Apresenta um elevado grau de prontidão e é o único Comando de Componente Naval que pode conduzir uma força expedicionária aumentada. Dispõe de porta-aviões e de unidades navais anfíbias de grande porte, operando sempre sobre o comando operacional do Comandante Supremo da Aliança na Europa (SACEUR).

À margem da cerimónia, o Ministro da Defesa Nacional afirmou que serão apresentados alguns projetos portugueses no âmbito da smart-defence durante a Cimeira da NATO, marcada para os dias 20 e 21 de maio, em Chicago. Frisou ainda a importância da reunião a sobre a situação no Afeganistão, porque irá definir todo o plano de transição para as forças nacionais afegãs, agendado para 2014. (MDN)

Aquário Vasco da Gama comemora o Dia Internacional dos Museus

O Aquário Vasco da Gama assinala o Dia Internacional dos Museus abrindo gratuitamente ao público, no dia 18 de maio, e apresentando publicamente a anterior maquete do edifício.

A maquete, que irá ser exposta, representa o edifício antes do corte efectuado por ocasião da construção da estrada marginal, em 1940. O Aquário Vasco da Gama foi posteriormente restaurado com a colaboração do Instituto dos Museus e da Conservação. (Marinha)

CURSO DE INICIAÇÃO AO MODELISMO



Estão abertas as inscrições (musmilporto@mail.exercito.pt) para o Curso de Iniciação ao Modelismo destinado a jovens dos 8 aos 18 anos, a realizar no próximo dia 19 de Maio no Museu Militar do Porto.

Os trabalhos realizados serão apresentados na Exposição/Competição Portuscala 2012 a realizar no Museu Militar do Porto.

As inscrições podem ser feitas através de e-mail: (musmilporto@mail.exercito.pt) e estão limitadas a 12 participantes.

Para mais esclarecimentos contate.
TCor Art José Domingos Nogueira da Silva
Tlm: 962 318 111

17 de maio de 2012

3.º Aniversário da Unidade de Intervenção/GNR

A Unidade de Intervenção realizou hoje (dia 16 de maio), pelas 15:30 horas, uma cerimónia militar alusiva ao seu 3.º aniversário.

A cerimónia constou de uma formatura onde foram impostas várias condecorações e se lembrou a memória dos dois militares da unidade recentemente falecidos, tendo sido precedida da entrega de certificados aos militares que passaram à situação de reserva.

De destacar ainda o descerrar de uma placa, nas instalações do Grupo de Intervenção de Ordem Pública, em memória do alferes Daniel Simões, falecido em missão no âmbito das Nações Unidas no teatro de Timor-Leste. Da alocução do major-general Botelho Miguel, Comandante da Unidade, relevam-se a lembrança e o tributo prestado às unidades antecessoras, o empenhamento operacional durante o ano 2011, com especial referência ao que decorreu em prol do dispositivo da Guarda, a qualidade da formação e instrução, enquanto fator determinante na preparação técnico-profissional dos militares, com particular enfoque para as responsabilidade da unidade na preparação dos contingentes a destacar para Timor e para o Afeganistão e a importância do trabalho desenvolvido ao nível do estado-maior e do apoio de serviços, enquanto ancoragem da capacidade operacional da unidade, tendo a sua intervenção terminado com uma exaltação aos efetivos no sentido de enfrentar os desafios futuros, de manter os níveis operacionais unanimemente reconhecidos e de não defraudar as expetativas que legitimamente impendem sobre a unidade.

16 de maio de 2012

CEMGFA e MDN recebem a FRI

Ontem, dia 15 de maio, pelas 18h00 na Base Naval de Lisboa, o CEMGFA, General Luis Araújo, acompanhou o Ministro da Defesa Nacional, Dr. José Pedro Aguiar-Branco, na recepção à Força de Reação Imediata que participou na Operação Manatim.

Na cerimónia estiveram ainda presentes os três Chefes dos Estado-Maior, bem como os respectivos Comandantes Operacionais.

A cerimónia decorreu a bordo do NRP Bartolomeu Dias, estando presentes militares de todos os comandos e meios com participação na operação. (EMGFA)

PEREGRINAÇÃO NACIONAL MILITAR A FÁTIMA

Decorre nos dias 14 e 15 de Junho de 2012, a Peregrinação Militar Nacional a Fátima.

Para mais informações consulte
aqui

Força Aérea realiza Exercício Cinotécnico «Kanicross 2012»

Vai realizar-se entre os dias 16 e 18 de maio, no Campo de Tiro da Força Aérea (CT), em Alcochete, o 9º Exercício Cinotécnico da Força Aérea – “Kanicross 2012” –, um exercício anual de avaliação de equipas cinotécnicas.

Neste exercício, constituído por 21 obstáculos ao longo de 9 quilómetros, participarão não só todas as Secções Cinotécnicas da Força Aérea, mas também equipas do Exército e da PSP. O “Kanicross 2012” contará ainda com uma delegação da Guarda Prisional que assistirá ao exercício.

A competição, organizada pelo Comando Aéreo e coordenada pelo Centro de Treino Cinotécnico da Força Aérea, é destinada a testar a capacidade física do cão e do seu treinador, a capacidade de controlo do cão por parte do tratador e as capacidades de tiro dos militares. É também tida em conta a motivação do cão em acompanhar o seu treinador sob circunstâncias difíceis e exigentes.

O Kanicross além de avaliar o grau de preparação das equipas Cinotécnicas para o cumprimento das missões que lhes são atribuídas, também suscita e desenvolve em todo o pessoal ligado aos cães militares uma saudável competição. (Rostos.Pt)

Base Aérea n.º 1: há 92 anos a dar asas à nação

A Base Aérea n.º1, em Sintra, «A Primeira», como é conhecida, e a mais importante estrutura do género do País, casa do Museu do Ar e da Academia da Força Aérea, celebrou ontem uns singelos 92 anos. Noventa e dois anos a formar pilotos, a moldar – talvez mais importante – homens, e a cuidar da nação, vista do alto.

Presentes na cerimónia, na Granja do Marquês, estiveram o Chefe de Estado Maior da Força Aérea, o General José Pinheiro e o Comandante da BA1, o Coronel António Branco, tal como, entre outras patentes, o presidente da Câmara Municipal de Sintra, António Seara, e o presidente da Junta de Freguesia de Pêro Pinheiro, José Manuel Casinhas Vistas.

«Foi aqui que a maioria dos pilotos da Força Aérea foram formados, onde as tradições da instrução estão profundamente enraizadas, e é também aqui que queremos continuar a formar pilotos de elite. Queremos continuar o legado que nos foi superiormente proposto e continuar a preservar as tradições e longa história da nossa Base Primeira da Força Aérea. Celebramos hoje aqui mais um ano sem acidentes graves e sem consequências pessoais ou materiais. Mais um ano que passou e mais uma missão que foi cumprida», disse o Coronel António Branco, agradecendo ainda «a dedicação, disciplina e lealdade de todos os militares e civis que servem na BA1».

O dia foi também especial para 13 pilotos, que deixaram, a partir de ontem, de estar em formação e passaram a integrar as forças efetivas da FA, depois de receberam as suas «asas». O brevet de piloto foi-lhes entregue depois de terem terminado o Tirocínio com aproveitamento positivo.

«Dou-vos os parabéns, porque atingiram o topo da pirâmide com sucesso e conseguiram superar todos os obstáculos que vos colocámos, o que sei que não foi fácil. Têm as qualidades e características para serem pilotos de elite. As asas que vão receber e usar ao peito são símbolo de suor, orgulho, nobreza, lealdade e bem servir, pelo que vos incentivo a respeitá-las. Tenho orgulho de ter sido vosso comandante de corpo de alunos, e agora o vosso comandante. Desejo-vos um futuro brilhante, e boas aterragens», acrescentou o Comandante da Unidade.

No final, o Coronel António Branco garantiu ainda que, os cortes orçamentais, sobre os quais não se quis alongar, «não vão afetar minimamente o nível da formação ou da dedicação dos homens e militares da Base Aérea n.º1», garantindo que «a segurança, essa, nunca vai ser sacrificada». (A Bola)

14 de maio de 2012

XIX Encontro Nacional de Combatentes - 10 de Junho de 2012

A Comissão Executiva do Encontro Nacional de Combatentes 2012 promove no próximo dia 10 de Junho, junto ao Monumento aos Combatentes do Ultramar, em Belém, Lisboa, o seu XIX Encontro Nacional. As cerimónias que ali terão lugar têm por objectivos comemorar o Dia de Portugal e prestar homenagem a todos aqueles que tombaram em defesa dos valores e da perenidade da Nação Portuguesa.

Por esta razão, ali se reúnem sempre um tão grande número de Portugueses, não só os que foram combatentes no ex-Ultramar e os que mais recentemente serviram em missões de paz no estrangeiro, mas também todos aqueles que, amantes da nossa História e envolvidos na construção de um futuro mais próspero para a sociedade portuguesa, querem ser participantes activos nesta homenagem. Este ano esta Comissão promove ainda, em parceria com a Revista Militar e com a Associação de Auditores dos Cursos de Defesa Nacional, a realização de uma Conferência no dia 11 de Junho, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, subordinada ao tema "Os combates por Portugal - passado recente e futuro".

O programa é o seguinte:

Dia 10

•10H30 - Missa campal junto ao Monumento;
•11H30 - Concentração para a cerimónia;

•12H00 - Abertura pelo Presidente da Comissão, Tenente-General Vizela Cardoso;

•12H05 - Cerimónia inter-religiosa (católica e muçulmana);

•12H10 - Discurso de homenagem aos combatentes pelo Prof. Dr. Manuel Antunes;

•12H20 - Homenagem aos mortos e deposição de flores;

•12H40 - Hino Nacional (salva protocolar por navio da Marinha);

•12H45 - Passagem de aeronaves da Força Aérea;

•12H50 - Passagem final pelas lápides; 13H10 - Salto de pára-quedistas do Exército;

•13H20 - Almoço-convívio.


Dia 11

•14H00 - Abertura da Conferência "Os combates por Portugal - passado recente e futuro". Preside à sessão de abertura o Prof. Dr. Eduardo Marçal Grilo. (LC)

Dia Internacional dos Museus (Museu do Combatente)



Museu do Combatente-Forte do Bom Sucesso - Convidamos a conhecer este magnífico espaço e aprender de uma forma divertida momentos importantes da História de Portugal. Preparamos diversas atividades e jogos para partilhar contigo! Um dia repleto de emoções! Visitas e actividades gratuitasdos 6 aos 12 anos (mediante inscrições prévias).


Planificação de Actividades

Data: 19 de Maio de 2012
Duração: 10h00 às 12h30 ou 14h00 às 16h30
Faixa etária: 6 aos 12 anos

Descrição:
As actividades são realizadas no âmbito do Dia Internacional dos Museus. São constituídas por três momentos:

1- Visita guiada ao Museu do Combatente e Forte do Bom Sucesso (com apresentação de algumas peças que se encontram em exposição);
2- Pequeno concurso de jogos tradicionais;
3- Hora do conto “D. Dinis, entre a História e a Lenda”;

A visita será organizada da seguinte forma:
Após a chegada dos visitantes, será feito um pequeno e simples exercício de ordem unida, o qual será posto em prática ao longo de todo o percurso do museu. Numa primeira fase, iremos apresentar os Paióis dos diferentes ramos das Forças Armadas Portuguesas - da Marinha, do Exército, da Força Aérea e ainda da GNR. Após a visita aos Paióis, serão exploradas as duas grandes exposições permanentes do museu. A exposição “História da Aviação Militar”, onde estão expostos cerca de 400 miniaturas de aviões de guerra e “O Combatente Português do Século XX” que relata a história da I Guerra Mundial e da Guerra Colonial Portuguesa, apresentando os diferentes tipos de armamentos, fardas e equipamentos utilizados pelo Exército Português.

De seguida, os pequenos convidados do museu são convocados a participarem num mini concurso de jogos tradicionais, onde terão a possibilidade de compartilhar o espírito de equipa, destreza, força e resistência necessários à execução dos exercícios. Os jogos são os seguintes:

- Jogo da tracção com corda em linha
- Jogo da corrida de sacos
- Jogo da Barra do Lenço

Por fim, serão presenteados com a Hora do Conto “D. Dinis, entre a História e a Lenda”, onde podem partir à descoberta de algumas curiosidades relacionadas com a vida deste extraordinário monarca português. (LC)

Exercício XÁVEGA 2012 (Vídeo)

Forças Armadas paralisadas por falta de verbas

O “Tridente”, o submarino U209 PN da Marinha, tem estado mais tempo parado do que em operações. A Marinha não tem verbas para suportar o aumento do custo dos combustíveis e reduziu o número de horas de navegação do submersível e de outros meios. Os cortes abrangem as restantes Forças Armadas, confirma o ministério de Aguiar-Branco.

“Efectivamente tem havido um reajustamento na realização de exercícios militares, envolvendo a utilização de combustível”, admitiu o Ministério da Defesa ao Correio da Manhã, que na edição desta segunda-feira avança que o aumento do preço dos combustíveis associado à crise está a provocar “limitações operacionais às Forças Armadas portuguesas”.

À semelhança da Marinha, os outros dois ramos das Forças Armadas estão a reduzir as suas operações. A Força Aérea está a cumprir o mínimo de “horas de voos dos aviões F-16” e o Exército limitou os “exercícios militares com as viaturas blindadas Pandur”, indica o mesmo diário.

Na origem destas reduções estão cortes orçamentais nas Forças Armadas num total de 244 milhões de euros. O Ministério da Defesa, tutelado por José Pedro Aguiar-Branco, explica que houve um reajustamento nas operações militares devido “às restrições orçamentais que o país atravessa” e também ao aumento do preço dos combustíveis.

A tutela admite que “os três ramos têm privilegiado e reforçado os exercícios que envolvam menos meios logísticos” mas assegura que Força Aérea, Exército e Marinha mantêm “os níveis de prontidão necessários para o desempenho de funções”.

O “Tridente” foi o primeiro dos submarinos adquiridos pelo Estado ao consórcio alemão Ferrostaal, em 2004, a estar ao serviço da Marinha. Além do “Tridente”, que chegou a Portugal em Agosto de 2010, a Marinha conta também desde o ano passado com o “Arpão”.
O ministério assume que "o submarino e as fragatas estão a navegar menos".(Público)

"Comandos do Alentejo" - XX Almoço de Confraternização

Marinha está "a cumprir os mínimos"

O chefe do Estado-maior da Armada afirmou hoje que a Marinha está a fazer menos exercícios no mar, por razões orçamentais, mas está a "cumprir os mínimos indispensáveis" e apta a "fazer serviços máximos" se necessário.

Por sua vez, o ministro da Defesa considerou que não faz sentido criar um "clima de alarmismo" sobre a situação das Forças Armadas" e declarou que "os portugueses podem estar tranquilos que as Forças Armadas estarão em condições, e a Marinha em particular, de responder, se necessário".

O almirante José Saldanha Lopes e o ministro José Pedro Aguiar-Branco fizeram estas declarações na Base Naval de Lisboa, no Alfeite, que recebeu hoje a visita do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho.

Antes, questionado pela comunicação social, Pedro Passos Coelho tinha assegurado que "as missões das Forças Armadas e da Marinha portuguesa não estão em causa", remetendo esclarecimentos detalhados para o chefe do Estado-maior da Armada e para o ministro da Defesa.

José Saldanha Lopes afirmou então aos jornalistas que está a ser cumprido o compromisso que assumiu com a tutela de que "a Marinha, com o orçamento que tinha, ia cumprir os mínimos indispensáveis para poder manter a sua prontidão e para poder continuar a ter o mínimo de certificação e qualificação em todas as suas áreas".

Saldanha Lopes acrescentou que a situação atual "obriga a menos exercícios no mar", mas que "os mínimos estão assegurados" por parte da Marinha.

Questionado se a Marinha está em "serviços mínimos", o chefe do Estado-maior da Armada negou: "Não é bem serviços mínimos, porque também podemos fazer serviços máximos, quando forem requeridos".

O almirante apontou como exemplo a resposta dada no caso da "Operação Manatim", no golfo da Guiné: "A prontidão era de 48 horas e os navios saíram em 36 horas. Isto mostra bem a capacidade que existe na Marinha".

No mesmo sentido do que tinha afirmado o primeiro-ministro, Aguiar-Branco assegurou que "as missões essenciais feitas pelas Forças Armadas em geral e pela Marinha em particular estão asseguradas".

"É evidente que há prioridades, há opções que são tomadas, mas sem pôr em causa a essência do que tem de ser feito, precisamente para salvaguardar operações que tenham de ser feitas no futuro", reforçou. (DN)

13 de maio de 2012

1º Batalhão de Infantaria - 1º Mês de Missão no Kosovo

O 1º Batalhão de Infantaria (1BI), da Brigada de Intervenção (BrigInt), Força Nacional Destacada (FND) no Teatro de Operações (TO) do KOSOVO, iniciou a sua missão, como Reserva Tática da Kosovo Force (KFOR) sob a designação de KTM (Kosovo Force Tactical Reserve Manoeuvre Battalion), em 25 de Março de 2012, e completou durante o mês de Abril, o seu 1º mês de missão no KOSOVO.

A cerimónia que materializou o início da missão no Kosovo foi presidida pelo Comandante da KFOR (COMKFOR), Major-General ERHARD DREWS, e contou com a especial presença do Comandante da BrigInt, Major-General ANTUNES CALÇADA. A Cerimónia consistiu na entrega da Bandeira Nacional ao Cmdt do 1BI, TCor INF José Sá, pelo MGen ANTUNES CALÇADA, e na entrega do guião da KTM ao novo Cmdt da KTM, TCor INF José Sá, pelo MGen ERHARD DREWS, perante a formatura geral de todos os militares portugueses do 1BI, do Grupo de auto Metralhadoras (GAM) e do contingente Húngaro que integra a KTM.

As atividades desenvolvidas pelos militares do 1BI durante este primeiro mês, inseridas nas tarefas da KTM, assentaram maioritariamente em tarefas de âmbito operacional, nas quais estão inseridos, o treino, exercícios, reconhecimentos e operações da KFOR. No entanto, foram efetuadas algumas atividades em apoio à KFOR e algumas atividades protocolares.

No âmbito operacional, foi conduzido o exercício da Full Operacional Capability (FOC) da BCoy, que materializou o final do período de adaptação ao Teatro de Operações do Kosovo. Foram também executados testes de prontidão da KTM, mediante a ativação do seu plano de carregamento e do plano de defesa ao aquartelamento. No cumprimento do plano de treino operacional, foram efetuados treinos com alguns dos meios que a KTM poderá dispor no cumprimento da sua missão, tais como, meios aéreos (helicópteros), para praticar os procedimentos de embarque e desembarque, como também, procedimentos de evacuação médica. Foram conduzidos alguns treinos conjuntos, envolvendo as unidades que, normalmente, ficam sob controlo tático (TACON) da KTM, que é o caso do Freadom of Movement Detachment Nº2 (FoMD#2) - reforçado com um carro de combate de engenharia Alemão, e o Water Cannon Squad (WCSQD). Ainda no âmbito operacional, e no apoio da KTM à missão da KFOR, os militares portugueses contribuíram, desde o dia 14 de Abril, com sua a presença na parte norte da cidade de MITROVICA, nomeadamente, na execução de patrulhas e de alguns reconhecimentos. Ainda recentemente, contribuíram também, para um ambiente estável e seguro no Kosovo (como está previsto na sua missão), durante o período eleitoral Sérvio no território do Kosovo, monitorizado pela OSCE.

No âmbito do apoio à KFOR, noutras atividades não operacionais, foi prestado apoio ao treino da Kosovo Security Force (KSF), na calendarização de ações de formação, a terem lugar, por sua vez, durante o mês de Maio. No âmbito do programa de rotação das forças Húngaras da KTM, foi também dado apoio à formação, inserida no programa do Key Leaders Training do novo contingente Húngaro, cuja chegada está prevista para Agosto.

A KTM, durante este primeiro mês, contou também com algumas atividades protocolares, e celebrações de efemérides, das quais se destacam, a Cerimónia da TOA, a 1ª formatura do 1BI e da KTM (com a inclusão do contingente húngaro da KTM) e a celebração pascal portuguesa, com a presença da comunidade portuguesa presente no KOSOVO.

Com um mês já volvido, o 1BI integrou a KTM com o espírito de missão bem definido, familiarizando-se com o Teatro de Operações, e integrou-se com sucesso com as forças que partilham uma causa comum em terras do KOSOVO - a KFOR. (EMGFA)

12 de maio de 2012

Dia da Marinha 2012

No próximo dia 20 de maio celebra-se mais um aniversário da chegada da Armada de Vasco da Gama a Calecute, na Índia, em 1498. Esta é a data em que se comemora o Dia da Marinha.
O Dia da Marinha tem como objetivo promover a abertura da Marinha à comunidade civil, divulgando a missão, meios, capacidades e o produto institucional que torna a Marinha indispensável para o País.

O mar tem, para os portugueses, uma dimensão identitária e cultural única. Com o objetivo de reforçar esta ligação nacional ao mar, a Marinha desafia todos os portugueses, em especial a comunidade marítima (navegação de comércio, pesca, marítimo-turística, recreio, associações e clubes náuticos, etc.) a juntarem-se a estas celebrações através do embandeiramento em arco de navios e embarcações, da promoção de festejos, cerimónias e eventos de homenagem a todos os “homens do mar” e às “marinhas de Portugal”, assinalando um pouco por todo o país esta data histórica para a nossa identidade como nação.

O programa das comemorações, este ano centradas na cidade de Almada, decorre entre os dias 12 e 20 de maio e inclui diversas atividades de cariz militar, cultural, religioso e desportivo, tendo como ponto marcante a cerimónia militar presidida por Sua Excelência o Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional.

Do programa, elaborado em estreita colaboração com a Câmara Municipal de Almada, destacam-se os seguintes eventos:

Dia 20 de maio - Dia da Marinha
10h00 - Missa na Igreja Paroquial de Nossa Srª da Assunção (Igreja Nova de Almada) – em sufrágio dos militares, militarizados e civis da Marinha falecidos.
11h30 - Cerimónia Militar – Junto à Fragata D. Fernando II e Glória, em Cacilhas. A cerimónia será presidida pelo Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, Dr. Paulo Braga Lino.
12h45 – Exercício de demonstração de capacidades, em Cacilhas.

No dia da Marinha o Aquário Vasco da Gama, o Museu de Marinha e o Planetário Calouste Gulbenkian estão abertos a visitas, com entrada livre.


Outras actividades em Almada

De 12 a 20 de maio:
- Exposição de atividades da Marinha e palestras
Fórum Municipal Romeu Correia e Oficina da Cultura
- Atividades Complementares ao ar livre (batismos de mergulho, torre de escalada e outras atividades).
Parque Comandante Júlio José Ferraz

18 de maio – 22h00 - Concerto ao ar livre pela Banda da Armada
Praça S. João Baptista

19 de maio – 09h00 - Passeio Pedestre por Almada
Nota: Para participar no Passeio Pedestre é necessária inscrição prévia através do e-mail: cefa.secretaria@marinha.pt, até ao dia 15 de maio.
Informações através dos telefones: 21 190 96 26 / 21 190 96 22

Outras atividades no Alfeite

12 de maio – 16h30 - Tattoo militar
Base Naval, Campo de Futebol do Centro de Educação Física da Armada.

De 12 a 19 de maio:
- Exposição estática.
- Batismos de mar em Lanchas de Fiscalização Rápidas.
Nota: Para os batismos de mar é necessária inscrição prévia através do e-mail: marinha.rp@marinha.pt ou Tel: 210 925 200

- Visitas a navios
Navio-Escola Sagres
Fragata D. Francisco de Almeida
Fragata Vasco da Gama
Corveta Jacinto Cândido
Navio Hidro-oceanográfico D. Carlos I
Lancha Hidrográfica Auriga

Consulte todo o programa das Comemorações do Dia da Marinha que se assinalam um pouco por todo o País em http://www.marinha.pt/DM2012 (Marinha)

Exercício militar «Hot Blade»

Mais de dois mil militares portugueses vão participar no maior exercício de helicópteros da União Europeia, anunciou o Estado-Maior General das Forças Armadas (EMGFA).

De acordo com a agência Lusa, no exercício, que decorrerá entre 4 e 18 de julho realiza-se pela primeira vez em Portugal. Estarão presentes quase meia centena de militares estrangeiros que se juntam aos mais de dois mil portugueses (1500 do Exército, 700 da Força Aérea e 30 da Marinha).

Segundo o EMGFA, o exercício «Hot Blade» estará centralizado em Ovar e reunirá mais sete países para além de Portugal: Áustria, Bélgica, Holanda, República Checa, Espanha, Alemanha e Finlândia. No exercício «Hot Blade», o maior da União Europeia neste género, estarão empenhados 35 helicópteros no total.

Portugal contribui com dois helicópteros EH101, dois aviões C295 e quatro caças F-16 da Força Aérea.(TVI24)

Exercício Militar `AÇOR 12`, envolve 450 efectivos a partir de 25 de Maio em S. Miguel

O exercício militar `AÇOR 12`, que decorre entre 25 de maio e 1 de junho na ilha de S. Miguel, vai envolver 450 militares e meios aéreos e navais, anunciou hoje o Comando Operacional dos Açores (COA).

Este exercício combinado dos três ramos das Forças Armadas visa preparar o dispositivo militar disponível nos Açores para "uma intervenção de controlo e defesa de pontos e áreas sensíveis", afirmou à Lusa o porta-voz do COA, tenente coronel António Nunes.

O `AÇOR 12` integra também ações de treino de salvaguarda da vida humana, especialmente de apoio a intervenções de proteção civil em caso de catástrofe ou acidente grave.

O exercício, que mobilizará uma corveta da Marinha e duas aeronaves da Força Aérea, além de meios operacionais afectos ao Exército, vai desenvolver-se em vários pontos da ilha de S. Miguel. (RTP)

11 de maio de 2012

Modificação da plataforma F-16 MLU

Terminou no início do mês de maio na Base Aérea de Orland , na Noruega, a última fase de testes e avaliação (Operational Test and Evaluation) às novas componentes de software e hardware da plataforma F-16 MLU (Operational Functional Program), que contou com a participação de um destacamento de F-16 da Força Aérea Portuguesa.

Durante três semanas as tripulações dos cinco países que integram a comunidade European Participating Air Forces (EPAF) – Bélgica, Holanda, Noruega, Dinamarca e Portugal – executaram diversas missões aéreas para testar e validar a operacionalidade dos novos sistemas contando com o apoio de uma aeronave DA-20 da Força Aérea Norueguesa dedicada à Guerra Eletrónica, outras aeronaves F-16 e Controladores Aéreos Avançados para missões de Apoio Aéreo Próximo.

Para além dos objectivos definidos, esta participação permitiu às Esquadras 201 e 301 aplicar, exercitar e avaliar o conceito de Mobilidade para uma Base Operacional Avançada; aumentar os conhecimentos sobre este programa tanto ao nível do emprego operacional como nas áreas da manutenção, armamento e transformação das aeronaves; aumentar o grau de padronização e de interoperabilidade com os restantes países para a execução de operações aéreas; bem como promover e praticar procedimentos doutrinários e táticas comuns, que resultem da integração com os restantes EPAF. (FAP)

Tecnologia do PITVANT utilizada para projecto europeu PERSEUS

A Força Aérea Portuguesa, através da Academia da Força Aérea (AFA), é um dos 29 parceiros, provenientes de 12 países europeus, que estão envolvidos no consórcio responsável pela execução do projecto PERSEUS - Protection of EuRopean borders and SEas through the intelligent Use of Surveillance.

O projecto PERSEUS foi aprovado pela Comissão Europeia, em Março de 2010, no âmbito do concurso Seventh Framework Programme - Security Research Call (FP7-SEC), concurso este tendo como objetivo o controlo e a proteção das fronteiras europeias.

Em conformidade, o projecto PERSEUS tem como principal objectivo integrar tecnologia inovadora que permita implementar um sistema de vigilância do perímetro marítimo da União Europeia - desde as regiões costeiras até ao alto mar - tendo em vista o incremento dos níveis de segurança das populações face a situações de emergência ou de ameaças externas, tanto de âmbito militar como civil (emigração ilegal, desembarque de droga, atividades marítimas ilícitas, etc). Pretende-se que este sistema funcione de forma complementar e integrada relativamente aos sistemas de vigilância atualmente em operação, aumentando a capacidade de resposta destes em termos de eficiência e rapidez.

Num ambiente de integração e cooperação nacional e comunitária, cada um dos parceiros desenvolve as suas atividades de investigação em áreas complementares e afins, tendo em vista o desenvolvimento de sinergias conducentes à concretização do objetivo final do projeto PERSEUS. O envolvimento neste projeto de 12 países europeus, com interesses e objectivos diversificados, impõe a necessidade de uma cobertura geográfica mais abrangente no âmbito da vigilância marítima.

No âmbito do projeto PERSEUS cabe à Força Aérea Portuguesa utilizar tecnologia desenvolvida no projeto PITVANT na área de plataformas aéreas não tripuladas (UAV) tendo em vista, nomeadamente, as seguintes ações: i) demonstração do uso de novas ferramentas de monitorização de longo alcance operadas a partir de plataformas UAV de pequena e média dimensão (até 150 kg de peso máximo à descolagem); ii) desenvolvimento de conceitos de operação para vigilância marítima envolvendo, de forma integrada e colaborativa, aeronaves tripuladas e UAV.

O projeto PERSEUS tem uma duração de quatro anos. Desde o seu início, em Janeiro de 2011, foram definidos, até ao momento, requisitos técnicos e operacionais relativamente às missões de vigilância a empreender, bem como possíveis demonstrações a efetuar.

Em conformidade, terão lugar demonstrações em Portugal, Espanha, França e Itália, em 2013, e na Grécia, em 2014.

No que concerne à demonstração a realizar em Portugal, a mesma terá possivelmente lugar ao largo dos Açores, no segundo trimestre de 2013, estando prevista a recolha de dados, em ambiente marítimo, por plataformas UAV desenvolvidas no âmbito do projeto PITVANT e sua disseminação para um terminal PERSEUS.

Para além da Academia da Força Aérea e do INOV-INESC, o projecto PERSEUS, liderado pela INDRA (Espanha - Indústria), envolve a EADS-DS (França - Indústria), a DCNS (França - Indústria), a Technical Expert Architecture SoS Engineering (Itália - I&T), a Isdefe (Espanha - Agência Governamental), a EADS Casa (Espanha - Indústria), a Demokritos (Grécia - ID), a Saab (Suécia - Indústria), a ASTRA (Luxemburgo - Indústria), Boeing Europa (I&T) e a Luxspace (Alemanha - Prestador de Serviços Aeroespaciais), entre outros.

Com a experiência e com o conhecimento que a AFA tem vindo a adquirir desde 2009, no âmbito do projeto PITVANT, reúne atualmente, condições para integrar projetos comunitários envolvendo UAV, em situação de igualdade com instituições nacionais e internacionais de grande prestígio, integração que se espera venha a ser, doravente, cada vez mais incrementada.(FAP)

10 de maio de 2012

NTM Creoula faz hoje 75 anos

O NTM Creoula e o seu navio irmão Santa Maria Manuela, que se encontram abertos a visitas na marina do Parque das Nações nos dias 11, 12 e 13 de maio, comemoram hoje 75 anos de existência.

Construídos nos estaleiros da Companhia União Fabril (CUF), na Rocha Conde d’Óbidos em Lisboa, foram ambos lançados à água no dia 10 de maio de 1937, numa cerimónia que contou com a presença do Presidente da República, General Óscar Carmona, e onde participaram a Banda da Armada e uma companhia de marinheiros do antigo Navio-escola Sagres.

Depois de 37 campanhas de pesca do bacalhau (de 1937 a 1973), o Creoula iniciou em 1987 a sua atividade como navio de treino de mar (NTM).

Operado e mantido pela Marinha, o Creoula embarcou, ao longo destes 25 anos como navio de treino de mar, cerca de 15 000 jovens, contribuindo para o despertar de aptidões e talentos ligados ao mar. (MGP)

Processo de criação de Hospital Único das Forças Armadas está "empancado"

O chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas (CEMGFA), general Luís Araújo, lamentou hoje a demora na criação do novo Hospital Único das Forças Armadas, afirmando que o seu projecto de decreto-lei está "empancado".

Num encontro com jornalistas, o principal chefe militar admitiu que o novo Hospital - que ficará nas instalações do ainda Hospital da Força Aérea, no Lumiar - poderá não estar a funcionar em 2014.

A comissão instaladora do novo Hospital - que vai servir os três ramos das Forças Armadas - está para tomar posse há vários meses, não havendo data prevista para que seja publicado o diploma que formaliza a criação desta nova estrutura, com um custo inicial previsto de nove milhões de euros e que pode ir até 22 milhões.

"Fico triste, estive aqui três anos [até fevereiro de 2014] e não vou ser director do Hospital das Forças Armadas provavelmente, não sei, esta situação não interessa a ninguém e fico triste por isso", declarou Luís Araújo.

Interrogado se existe alguma mudança ou retrocesso na reforma da saúde militar, o chefe militar respondeu negativamente: "Que eu tenha conhecimento não há".

"Tanto quanto sei esse projeto de decreto-lei para a instalação do Hospital está empancado", disse o general CEMGFA.

Sobre a cooperação entre Forças Armadas e forças de segurança, o CEMGFA caraterizou essa relação como "complexa" e defendeu que é necessário "ser muito cuidadoso nessa área".

"Qualquer que seja a hipótese de emprego, em apoio ou colaboração com forças de segurança, as Forças Armadas continuam debaixo da linha de comando militar, que não haja a mínima dúvida disso", frisou.

A propósito da nova importância dada pela NATO e pela União Europeia a programas de racionalização, partilha de equipamento militar e cooperação, o general português apontou cinco áreas que considerou "instrumentos de ação críticos", portanto "não partilháveis" com outros países.

"A nossa Força de Reação Imediata (recentemente enviada para a Guiné-Bissau), o policiamento aéreo, as missões de busca e salvamento, o patrulhamento costeiro e o ensino militar básico das academias são instrumentos de soberania", vincou.(RTP)

Cooperação técnico-militar vai custar 6 milhões de euros em 2012

O Governo prevê gastar em 2012 cerca de 6,1 milhões de euros com o programa de Cooperação Técnico-Militar com os PALOP, anunciou hoje o secretário de Estado da Defesa, Paulo Braga Lino.

O secretário de Estado, que foi hoje ouvido na comissão parlamentar de Defesa, salientou "o consenso que existe" em relação aos programas de cooperação técnico-militar com os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa apesar das "dificuldades orçamentais".

Os deputados questionaram Paulo Braga Lino sobre a situação da cooperação com a Guiné-Bissau, que viveu um golpe de Estado no passado dia 12, com o deputado do PS Marcos Perestrello a perguntar "qual a utilidade da permanência" de meios portugueses na Guiné.

"Pelo que percebi a manutenção da suspensão do programa [em janeiro de 2011] não corresponde a uma retração de meios", afirmou.

Paulo Braga Lino respondeu que "houve alguma retração de meios" ao nível na cooperação técnico-militar e defendeu a relevância da permanência de uma presença "minimalista".

A deputada do BE Mariana Aiveca questionou o investimento português na cooperação técnico-militar com Angola, país que "tem feito avultados investimentos em Portugal" e adiantou que o BE fará propostas no âmbito do próximo Orçamento do Estado para "haver uma reponderação".

Em 2011 foram orçamentados 1,4 milhões de euros (e executado 72 por cento) e para 2012 estão orçamentados 1,6 milhões de euros na cooperação com Angola.

O programa com Angola vai até 2014 e prevê a formação de 36 bolseiros e 28 assessores militares, entre outras parcerias.

O secretário de Estado destacou o programa com Moçambique, "o que tem maior número de projetos, 13 nas áreas da formação da Marinha e Força Aérea, entre outros, num investimento previsto de 1,5 milhões de euros em 2012.

Pelo Ministério da Defesa Nacional e ao longo de 20 anos já foram investidos 85 milhões de euros em programas de cooperação técnico militar, adiantou. (IOL)

9 de maio de 2012

A Marinha participa no Fórum do Mar

Realiza-se de 10 a 12 de maio na EXPONOR a 2ª edição do Fórum do Mar e no qual a Marinha estará presente através de palestras no âmbito do workshop dedicado às "Tecnologias para Apoio à Busca e Salvamento em Ambiente Marítimo", que irá ter lugar no dia 10 de maio.

O Fórum do Mar é organizado pela AEP - Associação Empresarial de Portugal e a Associação Oceano XXI - Cluster do Conhecimento e da Economia do Mar e tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento da economia do Mar e para a sensibilização do público quanto aos benefícios que podem ser obtidos a partir da exploração sustentável do recurso Mar. (MGP)

Visita da Comissão de Defesa Nacional à Força Aérea

A Força Aérea recebeu, no dia 8 de maio e na Base Aérea Nº6 (BA6), Montijo, a visita da Comissão de Defesa Nacional (CDN).

Nesta visita a CDN assistiu a uma apresentação sobre a organização, dispositivo, capacidades e funcionamento da Força Aérea no cumprimento das missões atribuídas, presenciou uma missão de treino de busca e salvamento efetuada pela Esquadra 751 e conheceu os meios operacionais que estão sediados na BA6 – C-130H, C-295M e EH-101 MERLIN. (FAP)

Período de manutenção do NRP Viana do Castelo

No âmbito do contrato de aquisição e período de garantia, o NRP Viana do Castelo encontra-se atualmente nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo para ser submetido a uma intervenção planeada e substituição da peça de artilharia de 40mm antiga, que foi colocada provisoriamente a bordo, por uma de 30mm nova, conforme previsto desde a sua construção.

O navio deverá regressar à Base Naval de Lisboa no final de junho, após a realização de provas a cais e no mar. (MGP)

8 de maio de 2012

Ministério da Defesa gasta mais de um milhão de euros para destruir munições

O despacho foi publicado nesta segunda-feira em Diário da República, com a assinatura do ministro da tutela, José Pedro Aguiar-Branco, que incumbiu - por ajuste directo - a empresa do grupo Empordef, Indústria de Desmilitarização e Defesa (IDD), para avançar com a missão.

Aguiar-Branco justifica a despesa para 2012 em “desmilitarização de munições e explosivos provenientes dos ramos das Forças Armadas portuguesas” por estes equipamentos apresentarem “claramente um grau elevado de degradação e risco”. O gasto previsto é de um milhão de euros, acrescido com o IVA.

A opção pela IDD é também explicada com o facto desta ser “a única entidade entidade dotada de capacidade técnica para a desmilitarização, encontrando- se certifcada para a referida indústria”. E acrescenta ainda que “a destruição de munições e dos materiais energéticos torna inviável adjudicar os trabalhos a empresas instaladas fora do território nacional”.

O despacho define ainda a criação de um júri para a condução do procedimento devido aos “aspectos técnicos” e “à complexidade da matéria em assunto”.

A empresa escolhida, a IDD, é detida a 100% pelo Estado português. A sua actividade, de acordo com os dados facultados pela holding Empresa Portuguesa de Defesa (Empordef ), centra-se no “fabrico, comércio, manutenção e desmilitarização de materiais de defesa (munições e explosivos) e a desactivação de materiais civis com componentes explosivos incorporados”. (Público)

Golpe na Guiné custa milhões a Portugal

Os quatro navios da Marinha e o avião P3-Orion da Força Aérea enviados para a Guiné-Bissau em abril, e que deverão regressar a Lisboa até ao final da semana, custaram ao Estado português mais de dois milhões de euros, estimou o Expresso com base em informação recolhida junto de fontes militares.

Só os mais de 500 militares que integram a componente naval da Força de Reação Imediata (FRI), que zarpou do Alfeite a 15 e 18 de abril, custam diariamente 14 mil euros em subsídios de embarque e mais 2700 euros em alimentação.

A missão, que tinha como principal objetivo resgatar portugueses radicados na Guiné-Bissau, na sequência do Golpe de Estado de 12 de abril, durou 25 dias, isto é, 417.500 euros em subsídios de embarque e alimentação.

Mas ainda há que somar o custo com combustível. A navegar à velocidade de cruzeiro, as fragatas "Vasco da Gama" e "Bartolomeu Dias", bem como a corveta "Baptista de Andrade" e o navio reabastecedor "Berrio", custam 310 mil euros por dia.

Os custos com combustível descem consideravelmente consoante os navios se encontrem fundeados (40 mil euros por dia) ou atracados (21 mil euros por dia). Note-se que, mesmo amarrados ao cais, as unidades geradoras que fornecem energia ao navio, não podem ser desligadas.

Com base nestes números e sabendo que, consoante a condições meteorológicas, é preciso contar com quatro a cinco dias de mar entre a Base Naval de Lisboa e as costas da Guiné, é possível estimar a viagem dos quatro navios, de Lisboa à Guiné-Bissau e volta, em mais de um milhão de euros.

O Expresso tentou saber mais detalhes sobre o dia-a-dia da frota da Armada nos mares do sul junto do Gabinete do Chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas, responsável pela FRI, mas tal informação foi recusada.

Assim sendo, o custo total da componente naval poderá oscilar entre 1,7 e 2,1 milhões de euros, conforme os navios estivessem durante os 17 dias de permanência nos mares do sul atracados em Cabo Verde ou fundeados ao largo da Guiné.

No entanto, o Expresso sabe que na sexta-feira, dia 4 de maio, a corveta "Baptista de Andrade", onde seguiam os fuzileiros, estava atracada ao final da tarde na Cidade da Praia, Cabo Verde, tendo a "Vasco da Gama" zarpado desse porto pela 13 horas locais (menos duas em Lisboa).

"As contas serão feitas no final"


Além dos quatro navios, a Força de Reação Imediata que o ministro da Defesa e os quatro chefes militares decidiram enviar para a Guiné, no dia seguinte ao Golpe de Estado, incluiu ainda um avião P3-Orion e um Hércules C-130.

A fragata "Vasco da Gama ", onde seguiu o comandante da componente naval, o capitão-de-mar-e-guerra Salvado Figueiredo, a corveta "Baptista de Andrade " e o navio reabastecedor "Berrio " zarparam do Alfeite no domingo, 15 de abril.

Três dias depois, a 18 de abril, foi a vez da fragata "Bartolomeu Dias " seguir viagem por se ter entendido que o comandante da FRI, o também capitão-de-mar-e-guerra, Novo Palma, deveria acompanhar a missão in loco.

O P3-Orion descolou de Beja, dia 16, rumo ao Aeroporto Internacional Amílcar Cabral, na Ilha do Sal, Cabo Verde. Nesse mesmo dia descolou do Montijo um Hercules C-130, com diverso equipamento de apoio e os membros da manutenção, tendo a aeronave regressado de imediato a Portugal.

A hora de voo do P3 rondará os sete mil euros e a Base Aérea n.º 11, em Beja, está a cerca de três horas de voo da Ilha do Sal. Ida e volta o voo fica em 42 mil euros aos quais ainda será preciso somar os custos de alojamento da tripulação e pessoal de manutenção.

Desde 19 de abril que as fronteiras aéreas e terrestres da Guiné-Bissau estão abertas. A TAP realizou o primeiro voo para Bissau no dia 23 de abril.

O Expresso procurou saber junto do Ministério da Defesa quanto custava diariamente a Força de Intervenção Rápida destacada para a Guiné, mas fonte oficial do gabinete de Aguiar Branco, citando o próprio ministro, limitou-se a dizer que "há um momento para agir e outro para fazer as contas" e que "as contas serão feitas no final".

Os valores referidos pecam seguramente por defeito visto que não estão contabilizados, entre outros itens, a viagem de ida e volta já realizada pelo C-130 e aquela que ainda terá de fazer para recolher o equipamento e os técnicos de manutenção do P3 destacados no Sal.

Também não foi possível apurar o número de horas de voo realizadas pelo P3-Orion durante esta missão. (Expreso)

7 de maio de 2012

Exercício de combate à poluição do mar – “XÁVEGA 2012”

A Marinha vai realizar, nos dias 8 e 9 de maio de 2012, em Sesimbra, um exercício de combate à poluição do mar por hidrocarbonetos, denominado “XÁVEGA 2012”. Os principais objetivos serão treinar os meios atribuídos à Direção-geral da Autoridade Marítima e os da Marinha em espaços marítimos restritos, e a mobilização e actuação em terra, em coordenação com entidades locais com responsabilidade ou interesse no combate à poluição do mar por hidrocarbonetos.

O exercício XÁVEGA 2012 consistirá num colóquio dedicado ao tema da poluição do meio marinho, a realizar no dia 8 de maio, das 15h00 às 17h45, no Auditório Municipal Cineteatro João Mota, em Sesimbra, e na simulação da contenção e recolha de combustível derramado no dia 9 de maio, após a colisão de dois navios mercantes ao largo de Sesimbra, procedendo-se também à limpeza do porto e das praias e à evacuação e salvamento marítimo de um cetáceo.

A prevenção dos riscos e dos fenómenos naturais intensos, bem como de acidentes tecnológicos, que comprometem, frequentemente, o equilíbrio entre o ambiente social e o ambiente natural, constitui uma das missões mais importantes das entidades envolvidas em matéria de prevenção.

Nesse quadro, o tráfego de navios ao largo de Sesimbra, representa, em abstrato, um risco relevante de poluição do meio marinho, exigindo das autoridades competentes, a preparação prévia de respostas prontas e eficazes, para fazer face a ocorrências dessa natureza.

Organizado pela Direção-geral da Autoridade Marítima, em articulação com a Câmara Municipal de Sesimbra, e contando com o apoio da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, participam nas acções de combate à poluição inúmeras entidades, nomeadamente a Agência Europeia de Segurança Marítima (EMSA), a Força Aérea Portuguesa, o Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade, Reserva Natural do Estuário do Sado e o Parque Natural da Arrábida, o Comando Distrital de Operações de Socorro de Setúbal e o Serviço Municipal de Proteção Civil, os Bombeiros Voluntários de Sesimbra, o Clube Naval de Sesimbra e a comunidade universitária, em particular estarão presentes representantes do Instituto Superior Técnico, da Escola Náutica Infante D. Henrique, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e do Instituto Superior de Educação e Ciências.

Nota às redações: Convidam-se os Órgãos de Comunicação Social a estarem presentes no Colóquio dedicado ao tema da poluição do meio marinho, no dia 8 de maio, e a acompanhar o exercício de combate à poluição do mar por hidrocarbonetos, a ocorrer no dia 9 de maio. (MGP)

EMGFA - FOTO DA SEMANA


KTM-KFOR

5 de maio de 2012

Força de Reação Imediata já iniciou o regresso a Portugal

Parte dos meios da Força de Reação Imediata (FRI) portuguesa enviada, em meados de Abril, para Cabo Verde, na sequência de um golpe de Estado na Guiné-Bissau, começou hoje a regressar a Portugal. O objetivo do envio fora o de, se necessário, resgatar cidadãos portugueses e europeus daquela antiga colónia caso o conflito político-militar se agravasse.

No entanto, nos últimos 15 dias, a evolução da situação permitiu fazer uma avaliação mais favorável quanto à segurança dos portugueses na Guiné, abrindo caminho à retração do dispositivo militar português na região.

"O evoluir da situação, nomeadamente a alteração de circunstâncias (a reabertura do espaço aéreo e o desenvolvimento político e diplomático dos últimos 15 dias) faz com que a presente avaliação de risco permita a retração, já hoje, de parte da força", afirmou esta sexta-feira, 4, José Pedro Aguiar Branco, numa entrevista à VISÃO, que será publicada na edição da próxima quinta-feira.

Desse modo, a fragata Vasco da Gama e o navio reabastecedor Bérrio da Marinha iniciaram o seu regresso a Portugal. Na região vão permanecer ainda os navios Bartolomeu Dias (fragata) e Batista de Andrade (corveta).

A ordem de partida para África foi dada a 13 de abril, e 48 horas depois já a Vasco da Gama, a Bartolomeu Dias e o Bérrio se encontravam a caminho.

"Podemos estar todos satisfeitos com a capacidade que as Forças Armadas têm para poder estar em prontidão dessa forma, o que obriga a muito treino, muito ensaio, disciplina e rigor durante o tempo em que não há exposição mediática", comentou o ministro.

Entretanto, num comunicado, o Ministério anunciou que a decisão "tem em conta não só as condições de segurança em que a comunidade portuguesa na Guiné Bissau se encontra, como também o facto de se verificar uma situação de abertura das fronteiras terrestres, marítimas e aéreas que tem permitido um fluxo normal de entradas e saídas do território".

O Executivo garante que continuará a seguir a situação na Guiné-Bissau, e que não deixará de assumir novas medidas de prontidão de forças adequadas para responder a quaisquer eventualidades que coloquem em causa a segurança da comunidade portuguesa.(Visão)