30 de agosto de 2012

Royal Institute of Navigation distingue Oficial da Marinha Portuguesa

O Capitão-Tenente Vítor Plácido da Conceição foi agraciado com o prémio anual do Royal Institute of Navigation, que decidiu premiar os resultados alcançados no mestrado em "Tecnologias de Navegação" que o oficial da Marinha frequentou entre 2009 e 2011.

Foi através de carta do diretor do Royal Institute of Navigation que o Comandante Plácido da Conceição ficou a saber que tinha sido galardoado com o prestigiado prémio. Para o atual Comandante da corveta Baptista de Andrade esta distinção "constitui um forte incentivo pessoal e profissional para continuar empenhado na investigação e desenvolvimento das técnicas e métodos de navegação".

Para este Alcobacense, atualmente a residir em Palmela, o momento é também de partilha aproveitando para "agradecer aos militares da Marinha Portuguesa, em particular aos oficiais Navegadores, pelos ensinamentos transmitidos e experiências partilhadas que foram determinantes para o resultado do mestrado." E realça ainda o empenhamento da Marinha "em assegurar a continuidade do conhecimento e do desenvolvimento das técnicas de navegação, respeitando a tradição dos navegadores Portugueses. Testemunho deste resultado é o facto dos 3 oficiais especializados em Navegação que já frequentaram este mestrado, todos foram agraciados com este mesmo prémio".

A entrega da medalha e do prémio realizou-se no mês de julho por ocasião da Assembleia Geral Anual do Royal Institute of Navigation, na Royal Geographical Society, em Londres.

O Comandante Plácido da Conceição frequentou o mestrado em “Positioning and Navigation Technology”, no Nottingham Geospatial Institute’s da Universidade de Nottingham, entre setembro de 2009 e novembro de 2011, em regime de part-time, tendo sido habilitado com o grau de Master of Science with distinction.


Informação adicional:

O Royal Institute of Navigation é uma associação científica britânica, de índole não-governamental e com estatuto de utilidade pública, destinada a congregar todos os que tenham interesse na navegação, a promover o desenvolvimento da navegação em todas as suas vertentes e a aumentar a perceção pública relativa à importância da navegação.

O Capitão-Tenente Vítor Plácido da Conceição ingressou na Escola Naval em 1989, especializou-se em “Navegação” em 2000. Ao longo da sua carreira já serviu em várias unidades nomeadamente na Fragata Álvares Cabral, na lancha fiscalização rápida Águia, que comandou de 1997 a 1999 e no Instituto Hidrográfico, entre outras. Desde 28 de Junho de 2012 é o Comandante do NRP Baptista de Andrade. (MGP)

28 de agosto de 2012

NRP ARPÃO integra Força Naval Permanente da NATO



O NRP Arpão largou hoje da Base Naval de Lisboa a fim de integrar a Força Naval Permanente da NATO - Standing NATO Maritime Group 2 (SNMG 2), onde participará na Operação ACTIVE

ENDEAVOUR e no exercício internacional NOBLE MARINER no Mediterrâneo, estando previsto o seu regresso no mês de Novembro.

A SNMG 2 é uma Força Naval, multinacional, constituída por meios aeronavais de vários países da Aliança Atlântica, que se encontra permanentemente disponível para um amplo espectro de missões NATO, desde exercícios a operações militares reais.

A Operação ACTIVE ENDEAVOUR é uma operação da NATO no Mediterrâneo - única ao abrigo do artigo 5º do Tratado do Atlântico Norte -, centrada na campanha internacional de combate contra o terrorismo. Tem como objetivo a condução de operações navais e aéreas, no Mediterrâneo, incidindo na dissuasão, defesa e proteção contra atividades associadas ao terrorismo.

O exercício NOBLE MARINER é um exercício naval NATO que tem por objetivo a preparação e a certificação operacional das NATO Response Forces para o seu empenhamento em cenários reais, seja em operações de carácter essencialmente militar, seja em operações de apoio humanitário ou assistência a populações civis.

O NRP Arpão será o primeiro submarino português a integrar uma força desta natureza e o primeiro a participar na Operação ACTIVE ENDEAVOUR. O empenhamento dos novos submarinos em missões desta natureza demonstra a sua capacidade e versatilidade como meio capaz de controlar e defender vastos espaços marítimos. (EMGFA)

Força Aérea - " Busca e Salvamento a 1000 kilómetros da costa"

Ontem, 27 de Agosto de 2012, pelas 07:29 horas, o Rescue Coordination Centre (RCC) das Lajes recebeu indicações para ativar o C-295 de alerta, a fim de realizar uma missão de busca e salvamento a um navio mercante que se encontrava a cerca de 1000 Kms a SW da ilha Terceira, Açores.

A embarcação, M/V ARGYROULA, de 169 metros de comprimento, com pavilhão das ilhas Marshall transmitiu um sinal na frequência de emergência com a sua localização (EPIRB), emitindo mensagens COSPAS-SARSAT, característico de pessoas, embarcações ou aeronaves que necessitam de resgate ou auxílio.

Não sendo possível entrar em contacto com a respetiva embarcação, por volta das 09:00 horas, descolou uma aeronave C-295, da Base Aérea Nº4 (BA4), nas Lages, a fim de localizar, identificar e estabelecer comunicações com a mesma.

Uma vez no local e após reunida informação sobre o navio, RESCUE22 reportou que se tratava apenas de uma falha técnica nas comunicações da embarcação, e que a tripulação não tinha conhecimento da ativação do beacon de emergência.

O C-295, da Esquadra 502, sedeada na Base Aérea Nº6, no Montijo, regressou à BA4 pelas 15:25 horas tendo realizado 06:05 horas de voo. (FAP)

“Arpão” é o primeiro submarino português a integrar a Força Naval Permanente da NATO

O submarino “Arpão” partiu hoje para integrar pela primeira vez a missão da Força Naval Permanente da NATO na zona do Mediterrâneo, onde vai participar na operação “Active Endeavour” e no exercício “Noble Mariner” durante os próximos três meses.

“O Navio da República Portuguesa (NRP) “Arpão” será o primeiro submarino português a integrar uma força desta natureza e o primeiro a participar na operação ‘Active Endeavour’”, adianta a Armada.

O submarino português vai participar na “Active Endeavour”, a operação da NATO no Mediterrâneo, e no exercício “Noble Mariner”, que tem por objectivo “a preparação e a certificação operacional das “NATO Response Forces” para o seu empenhamento em cenários reais, seja em operações de carácter essencialmente militar, seja em operações de apoio humanitário ou assistência a populações civis”.

A Força Naval Permanente da Aliança Atlântica é “multinacional e constituída por meios aeronavais de vários países” da organização.

O “Arpão” é comandado pelo capitão-tenente Baptista Pereira e a sua guarnição é constituída por 33 militares.

Segundo a Marinha Portuguesa, o regresso do “Arpão” a Portugal está previsto para o mês de Novembro.

Há duas semanas, o Ministério da Defesa notificou o consórcio alemão que forneceu dois submarinos a Portugal que não estão reunidas as condições para a recepção definitiva do segundo submarino, o Arpão.

Fonte do Ministério da Defesa disse à agência Lusa que se trata de “uma situação normal que está prevista no contrato de aquisição” e que não põe em causa a posterior recepção definitiva do submarino. (Público)

CEMGFA EM TIMOR-LESTE - REUNIÃO CPLP



No período de 14 a 21 de agosto, o CEMGFA, General Luís Araújo, deslocou-se a Timor-Leste para participar na 14ª Reunião de CEMGFAs da CPLP.

Para além da participação nessa Reunião, o General CEMGFA teve ainda a oportunidade de visitar os diversos projetos técnicos, no âmbito da Cooperação Militar, e ainda o Subagrupamento Bravo da GNR, integrado na missão das Nações Unidas naquele país (UNMIT).

A visita aos projetos de cooperação foi efetuada pela seguinte ordem:
Projecto 3 - Componente Naval, na Base Naval, em Hera, onde se encontra também uma Companhia de Fuzileiros;

Projecto 4 - Centro de Instrução Militar, em Metinaro, onde para além de ter sido feita uma apresentação sobre os projetos do Centro, foi ainda realizada uma visita às salas de aulas do Curso de Promoção a Capitão, em plena atividade;

Projecto 5 - Componente Terrestre, no Quartel da Componente Terrestre, em Baucau, onde para além duma apresentação foi ainda conduzida pelas Forças Timorenses uma demonstração sobre controlo de viaturas envolvidas em atividades suspeitas e operações de busca.

Em todos os projetos foi claramente patenteado o dinamismo e excelente trabalho conduzido pelos militares que, com orgulho de ser português, ali servem.

Já em Díli, a visita ao Subagrupamento Bravo da GNR constitui-se como um evento tanto formativo como agradável, pelo profissionalismo do pessoal como pela qualidade do trabalho demonstrada, tendo aquela Unidade merecido os comentários mais elogiosos por parte do General CEMGFA.

O programa da visita contemplou ainda uma visita ao QGG das F-FDTL, em Díli, onde foi feita uma apresentação sobre a organização e atividade das F-FDTL, desafios e perspetivas de futuro.
Nos dias 18 e 19 de agosto o CEMGFA, General Luís Araújo, participou na 14ª Reunião de CEMGFAs da CPLP, que decorreu no QG das F-FDTL, onde todos os países membros da Comunidade se fizeram representar, à exceção da República de Cabo Verde e da República da Guiné-Bissau.

Um dos momentos altos da visita foi ainda a participação nas comemorações do 37º Aniversário das Forças Armadas de Libertação de Timor-Leste (FALINTIL), cerimónia que decorreu com a dignidade e aprumo que devem caraterizar qualquer cerimónia militar.

No âmbito do programa ocorreram ainda várias atividades protocolares e sociais, das quais se destaca os encontros com o Presidente da República de Timor-Leste, General Matan Ruak, o Primeiro-ministro, Doutor Xanana Gusmão e o CEMG F-FDTL, Major-General Lere Anan Timur. (EMGFA)

27 de agosto de 2012

European Union Training Mission - Chegada dos Formadores Portugueses

Chegou ao Uganda, em 26 de Agosto de 2012, uma equipa de formadores do Exército Português, constituída por 13 militares, que vai integrar a European Union Training Mission (EUTM).

A missão da União Europeia (UE), comandada pelo Coronel Michael Beary do exército irlandês, tem como objetivo treinar soldados das forças de segurança somalis no Uganda e projetá-los para a Somália a fim de contribuírem para a implementação um ambiente seguro e estável no país.

A equipa portuguesa, preparada na Escola Prática de Infantaria em Mafra, vai ministrar formação em combate em áreas edificadas no Campo de Treino de Bihanga a cerca de 250 km da capital, Kampala.

A missão está integrada nas atividades da Política de Defesa e de Segurança Comum da UE tendo já formado quase 2400 soldados somalis que têm tido uma ação preponderante para a estabilização da Somália neste momento tão crítico, de modo a permitir a implementação de um regime democrático. (EMGFA)

24 de agosto de 2012

FORÇAS ARMADAS VÃO REDUZIR QUADROS PERMANENTES EM 230 EFECTIVOS

As Forças Armadas vão reduzir os seus quadros permanentes em 230 efectivos até dezembro de 2013, eliminando onze postos de oficial-general, que passam de 78 para 67, segundo a reestruturação aprovada hoje em Conselho de Ministros.

O diploma, agora aprovado, revoga o Decreto-Lei de 2009, que fixava em 18 538 os efetivos das Forças Armadas, a partir de janeiro de 2013, e estende o prazo até ao final do próximo ano, fixando ainda um quadro de 18 308 militares nos três ramos (Exército, Marinha e Força Aérea).

O posto de oficial-general é o que sofre o maior corte, de cerca de 14%.(MDN)

Operação Aeneas 2012

A Força Aérea Portuguesa encontra-se a realizar, no âmbito da colaboração com a Agência Europeia de Gestão da Cooperação Operacional nas Fronteiras Externas dos Estados-Membros da União Europeia (FRONTEX), a "Operação Aeneas 2012".

O destacamento sedeado em Itália, está integrado nas diversas operações em curso da Agência FRONTEX e tem como missão a promoção e coordenação da administração e vigilância comum das fronteiras europeias, em consonância com o conceito de gestão integrada das capacidades policiais, militares e aduaneiras dos países membros.

O objectivo das missões do destacamento nacional é a monitorização das rotas marítimas mais utilizadas pelos agentes de crime organizado, com a finalidade de identificar e reportar ações de facilitação de imigração ilegal e de outra qualquer actividade marítima ilícita com destino ao território da União Europeia. Estas, têm sido executadas ao largo da Sicília e da Calábria, no Sul de Itália, e prevê-se que venham a ocorrer junto da costa Sul de Espanha durante o mês de Setembro.

A missão é composta por um C-295M, tripulações, equipas de manutenção, de planeamento e controlo, num total de 17 militares, de forma a garantir a sua execução autónoma, no intuito de partilhar informação essencial tanto com o comando internacional das operações FRONTEX, bem como com as autoridades fiscais e aduaneiras dos respetivos países.

A participação da Força Aérea concretizou a vigilância contínua de uma área próxima dos 3 600 000 km2. Esta área total monitorizada foi resultado das 47 missões efectuadas até à data, correspondendo aproximadamente a 39 vezes à superfície de Portugal continental. Neste sentido, foram processados e investigados mais de 5200 navios e embarcações. Durante as seis semanas de operação, este destacamento apresenta como resultado a contribuição directa para a interceção de 8 navios relacionados com o trânsito ilegal de imigrantes e estupefacientes vindos para a União Europeia, permitindo a identificação de mais de 250 imigrantes clandestinos e a apreensão de cerca de 200 kg de haxixe.

No ano de 2011, a Força Aérea participou igualmente neste esforço europeu através da projeção deste mesmo meio aéreo para as operações da agência FRONTEX. O avião C-295M é uma aeronave militar multi-missão, operada desde 2009 pela Esquadra 502 "Elefantes" sediada na Base Aérea Nº6, no Montijo. (FAP)

23 de agosto de 2012

EMGFA - FOTO DA SEMANA

Iceland Air Policing

NRP Almirante Gago Coutinho recebe Ministra do Mar (Vídeo)


O navio hidro-oceanográfico "Almirante Gago Coutinho" e a equipa da Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC), atualmente a bordo do navio da Marinha, receberam a visita no dia 21 de agosto da Ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, Dra. Assunção Cristas e do Secretário de Estado do Mar, Dr. Manuel Pinto de Abreu que assistiram ao teste do robô submarino Luso, antes da partida para os Açores em mais uma missão no âmbito da EMEPC. (Marinha Portuguesa)

Governo pondera fusão das escolas militares

O Ministério da Defesa está a realizar um estudo para reorganizar os estabelecimentos militares de ensino, prevendo-se que no ano lectivo de 2015/2016 as três instituições funcionem em conjunto, afirmou hoje à agência Lusa fonte da tutela.

A mesma fonte disse que "está a ser desenvolvido um estudo" e os resultados apontam no sentido da junção das três escolas militares - Colégio Militar, Instituto dos Pupilos do Exército e Instituto de Odivelas.

A notícia foi hoje avançada pelo "Diário de Notícias", o qual refere que o Governo pretende fundir as três escolas militares numa só instituição, a funcionar nas instalações do Colégio Militar, em Lisboa, uma informação que a fonte ministerial contactada pela Lusa disse não conseguir ainda confirmar.

"A equipa [que está a realizar este estudo] foi nomeada pelo Ministério da Defesa e é liderada pelo professor Marçal Grilo", disse fonte da tutela, acrescentando que o relatório deverá estar concluído "dentro de algumas semanas, talvez na próxima ou na seguinte".

A tutela afirmou ainda que vão ser tomadas algumas medidas "já no próximo ano lectivo", para que em 2015/2016 "já esteja [em pleno funcionamento] o projeto integrado". (Expresso)

21 de agosto de 2012

Farol do Cabo da Roca fecha temporariamente a visitas para manutenção

A Marinha – Autoridade Marítima Nacional informa que o Farol do Cabo da Roca estará, de 20 a 31 de agosto, fechado a visitas para a realização de obras de manutenção.

Serão realizados trabalhos de manutenção e de pintura da cúpula do Farol, pelo que, por questões de segurança não poderão ser efetuadas visitas neste período. Após a realização dos trabalhos, as visitas decorrerão como anteriormente. (MGP)

Acidente mortal com mergulhador no rio Tejo - Esclarecimento da Marinha de Guerra Portuguesa

Na sequência das notícias publicadas sobre o acidente mortal com um mergulhador no rio Tejo fazendo referência a que não foi iniciada nenhuma investigação/inquérito, compete-nos esclarecer o seguinte:


• O Comando Local da Polícia Marítima de Lisboa, assim que tomou conhecimento da referida ocorrência, comunicou os factos ao Ministério Público, autoridade judiciária a quem compete a direção da investigação;

• A Polícia Marítima, no âmbito das competências dos OPC, iniciou de imediato os atos cautelares necessários e urgentes para assegurar os meios de prova e tem vindo a efetuar as diligências processuais necessárias, sob a direcção da autoridade judiciária;

• As primeiras diligências, determinadas pelo Ministério Público, foram realizadas logo no dia seguinte ao acidente.
(M.G.P)

Ministro da Defesa nomeia especialistas para transferir Centro de Medicina Hiperbárica

O ministro da Defesa nomeou um grupo de trabalho para planear a transferência do Centro de Medicina Subaquática e Hiperbárica (CMSH) da Marinha do Hospital de Santa Clara para o novo Hospital das Forças Armadas (HFAR).Segundo um despacho publicado hoje em Diário da República, assinado por José Pedro Aguiar-Branco, o grupo de trabalho tem como missão “identificar as adaptações a realizar no prédio militar onde será criado o Pólo de Lisboa do Hospital das Forças Armadas”, no Lumiar, para além de preparar a “instalação” e apurar “o tempo necessário para as obras de adaptação e os custos inerentes a esses trabalhos”.

Os cinco especialistas designados pelo ministro da Defesa terão ainda de “identificar uma alternativa à Câmara Hiperbárica, durante o período em que esta tenha de permanecer desactivada”.

A transferência resulta da fusão dos quatros hospitais militares existentes em Lisboa (Marinha, Força Aérea e Exército) no Hospital do Lumiar, que até agora pertenceu à Força Aérea Portuguesa.

O despacho refere ainda que o Hospital do Lumiar “permite a instalação na sua área de influência de outras estruturas de saúde militar, possibilitando a constituição nesse espaço de um ‘Campus’ de Saúde Militar que assegure uma utilização comum e sinérgica de serviços por parte dessas estruturas, conduzindo a uma maior rentabilização de recursos, com previsíveis proveitos de eficácia e eficiência”.

O CMSH da Marinha Portuguesa, a funcionar desde 1989, é um dos únicos equipamentos do género em Portugal, sendo utilizado maioritariamente por civis.

Os tratamentos de oxigenoterapia hiperbárica - administração de oxigénio puro a uma pressão superior à atmosférica - são utilizados por exemplo para casos de intoxicação por monóxido de carbono, de descompressão, em feridas de difícil cicatrização ou efeitos secundários da radioterapia. Diário Digital com Lusa

18 de agosto de 2012

Dois anos para a criação do hospital militar único

Os hospitais militares vão ser extintos. Será criada uma única entidade, que, no caso de Lisboa, ficará no Lumiar, onde é hoje o Hospital da Força Aérea. O Governo avança com a centralização da saúde militar, que terá de ficar concluída em dois anos.

Os vários ramos militares vão ficar com apenas um hospital centralizado. Esta quinta-feira é publicado em Diário da República o diploma que avança na fusão das unidades hospitalares, que darão origem a uma única entidade, com um pólo em Lisboa e outro no Porto.

O Hospital Militar Único ficará no Lumiar, onde é hoje o Hospital da Força Aérea. Com este diploma, "arranca em definitivo o processo de fusão que deverá estar concluído no prazo máximo de 24 meses", lê-se no Decreto-Lei.

O diploma cria o Hospital das Forças Armadas, que ficará na dependência directa do Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, depois de concluído o processo de fusão. Até lá, a dependência directa é para com o ministro da Defesa, Aguiar-Branco.

O pólo de Lisboa resultará da fusão entre o Hospital da Marinha (perto do Campo de Santa Clara, em Lisboa), do Hospital Militar Principal (na Estrela), do Hospital Militar de Belém e do Hospital a Força Aérea (Lumiar). Estes hospitais serão, a partir de sexta-feira (data de entrada em vigor deste diploma) extintos.

Este pólo de Lisboa será dirigido por um director, coadjuvado por quatro elementos da direcção. O pessoal dos hospitais das várias armas transita provisoriamente para o pólo de Lisboa do Hospital das Forças Armadas, ficando, durante esse período, na dependência funcional da direcção do pólo de Lisboa.

"Este processo de reestruturação hospitalar é um eixo essencial da política de saúde a desenvolver no âmbito militar", diz o Governo no diploma, dando um máximo de dois anos para se efectivar a fusão. Durante estes 24 meses, a direcção do pólo de Lisboa terá de nomear os chefes dos serviços hospitalares do Lumiar, planear e conduzir a transferência dos recursos humanos e materiais dos outros hospitais, fazer o levantamento das necessidades inerentes à fusão e estimar os custos envolvidos, elaborar as propostas de regulamentos e assegurar a direcção dos hospitais que serão extintos.(JN)

16 de agosto de 2012

Feira do Livro do Mar

No âmbito do 50º Aniversário do Museu de Marinha nos Jerónimos, realiza-se entre 15 de Agosto a 2 de Setembro de 2012 uma Feira do Livro do Mar, no período de abertura do Museu (10h00 – 18h00), destinada à venda com desconto de livros de temática associada ao Mar e à História Marítima.


Para além de obras provenientes da Loja do Museu de Marinha, estarão também à venda obras da Academia de Marinha, da Comissão Cultural de Marinha e do Instituto Hidrográfico. (MGP)

15 de agosto de 2012

Fragata argentina de portas abertas no fim de semana

A fragata A.R.A. Libertad, que atracou hoje junto ao Jardim do Tabaco, em Lisboa, vai abrir as portas ao público no sábado e no domingo, entre as 15.00 e as 20.00.


O navio-escola da Armada Argentina encontra-se numa viagem de circum-navegação do Atlântico Sul, que vai demorar seis meses. A fragata deixou Buenos Aires a 2 de junho, tendo passado já por portos do Brasil e Venezuela, seguindo na segunda-feira para Cádiz antes de iniciar a sua rota por portos africanos. Regressa a casa a 8 de dezembro.


Construído em 1956, o navio efetuou a sua primeira viagem de instrução em 1963. "O objetivo da viagem é dar experiência (...) e permitir que os oficiais pratiquem tudo o que aprenderam, de forma a iniciar a sua carreira naval", contou o capitão do navio, Pablo Lucio Salonio. "A experiência marítima é muito mais profunda navegando à vela", acrescentou.

Para o capitão, o melhor desta experiência é ter oportunidade de conhecer outras gentes e culturas, como a portuguesa. "Vamos tomar contacto com a cultura, a tradição marítima portuguesa, que vai facilitar as relações futuras", afirmou. O pior são mesmo as saudades da família, que em Lisboa poderão ser minimizadas, já que alguns familiares viajaram até Portugal.


"Chegar a Lisboa foi chegar a casa."
Durante os cinco dias que a fragata está atracada em Lisboa, os trabalhos são reduzidos ao mínimo para os marinheiros poderem passar mais tempo em terra. Há ainda várias iniciativas com a Marinha portuguesa. No sábado e no domingo, a fragata abre as suas portas entre as 15.00 e as 20.00 a todos os que a queiram visitar. "Serão muito bem-vindos a bordo."
A A.R.A. Libertad é uma fragata de três mastros, com 104 metros de comprimento, e com uma tripulação de 329 pessoas (35 mulheres) de nove nacionalidades.(DN)

Estado-Maior do Exército prevê redução anual de efectivos

O Chefe do Estado-Maior do Exército (CEME), general Pina Monteiro, afirmou hoje que as reformas estruturais previstas passam pela redução de efectivos no regime de Voluntariado e Contrato e também nos Quadros Permanentes.

Na cerimónia de comemoração do Dia da Arma de Infantaria e 125º Aniversário da Escola Prática de Infantaria, que decorreu hoje em Mafra, o chefe de Estado-Maior do Exército adiantou que a estratégia a aplicar para fazer face à conjuntura económica actual passa por uma «redução significativa do número de cidadãos necessários para garantir a manutenção do efectivo do Exército».

«Os efectivos do Exército, na sua dimensão e qualidade, são o factor fundamental para que seja possível o cabal cumprimento da sua missão. No que respeita aos efectivos, em Regime de Voluntariado e Contrato, encontram-se estabilizados e estima-se anualmente uma redução significativa do número de cidadãos necessários para garantir a manutenção do efectivo do Exército».

Em declarações à agência Lusa, o CEME esclareceu ainda que «há hoje uma maior retenção dos militares em voluntariado e contrato» e que «o tempo de permanência nas fileiras é maior, o que leva a uma menor necessidade de incorporação de pessoal para manter esse efectivo que está autorizado, que são 12399».

No que respeita aos Quadros Permanentes, «em nome da racionalidade e da normalização de carreiras», o CEME afirmou, no seu discurso, a «tendência para a sua redução, através da limitação de ingressos na Academia Militar e na Escola de Sargentos do Exército».

Estas são medidas que o Exército vai incluir na sua visão estratégica para «rever modelos, estruturas, orgânicas e processos quando se verifique que daí resultam mais eficiência e economia de recursos».

«Não estamos alheios nem imunes à situação que o país vive e o Exército vai dar o seu contributo para cumprir a sua missão melhor e com menos meios e isto reflecte-se em todos os planos da estratégia militar, seja ao nível estrutural, dos recursos, seja da forma de fazer as coisas», sustentou.

Sobre a promoção de militares das Forças Armas, firmada em despacho há cerca de um mês pelo ministro das Finanças e da Defesa, o chefe de Estado-Maior do Exército adiantou que já foram promovidos, neste ramo, cerca de 200 sargentos, 200 praças e apenas 73 oficiais, sublinhando, contudo, que «as promoções estão perfeitamente definidas» e que até ao final do ano será executado o plano proposto. Lusa/SOL

COMEMORAÇÕES DO DIA DA ARMA DE INFANTARIA E DA ESCOLA PRÁTICA DE INFANTARIA

No dia 14 de agosto de 2012, decorreram na Escola Prática de Infantaria, em Mafra, as Cerimónias Comemorativas do Dia da Arma de Infantaria e do 125º Aniversário da Escola Prática de Infantaria (EPI) .

As comemorações foram presididas por S. Exª. o General Chefe do Estado-Maior do Exército (CEME), General Artur Pina Monteiro que após receber as honras militares regulamentares, dirigiu-se para o local onde decorreu a cerimónia militar, que marcou mais um aniversário da EPI e que contou com alocuções do Exmo. Comandante da Unidade, Coronel de Infantaria João Oliveira Ribeiro, do Diretor Honorário da Arma de Infantaria e de S. Exª. o General CEME. Seguiu-se a imposição de condecorações, e o desfile das Forças em Parada.

Ainda no âmbito do programa das comemorações, S. Exª. o General Chefe do Estado-Maior do Exército, teve a oportunidade de visitar a exposição “EPI 125 anos a Moldar o Futuro”, assistir ao lançamento do livro, com o mesmo nome da exposição, e inaugurar a Sala TGen Hugo dos Santos.

Estiveram presentes neste dia festivo várias altas individualidades civis e militares, que muito dignificaram o evento e a Arma de Infantaria. (Exército)

EMGFA - Foto da Semana

ISAF- Equipa FCRS

Comandante Aéreo visita destacamento na Islândia







No dia 13 de Agosto o Comandante Aéreo da Força Aérea Portuguesa, Tenente-General Carlos Tia , visitou o destacamento Iceland Air Policing 2012 , tendo tido a oportunidade de conhecer em pormenor o funcionamento e o dispositivo militar na Islândia.

Em Keflavik, o Tenente-General Carlos Tia foi recebido pelo comandante de destacamento, Tenente-Coronel Fernando Costa e pelo Diretor-Geral da Guarda Costeira da Islândia , Almirante Georg Harusson onde assistiu a um briefing sobre a organização, capacidades e recursos envolvidos.

Durante a tarde, foram visitados os hangares onde se encontram os F-16MLU, as áreas de manutenção e de operações e o Centro de Reporte e Controlo.

No âmbito de alianças a que Portugal pertence e dos compromissos internacionais assumidos, a Força Aérea Portuguesa irá garantir a defesa do espaço aéreo islandês com um contingente de 70 militares e 6 aviões F-16MLU das esquadras 201 e 301 durante os meses de Agosto e Setembro.

A participação de forças internacionais NATO e o emprego de meios aéreos na vigilância do espaço aéreo islandês, sob o controlo do Combined Air Operations Centre de Finderup , iniciou-se com a retirada das forças norte americanas em setembro de 2006 e, este ano, já estiveram envolvidas forças da Alemanha e dos Estados Unidos da América
(FAP)

10 de agosto de 2012

Marinha associa-se às comemorações do Dia Internacional da Juventude

No dia 12 de agosto celebra-se o Dia Internacional da Juventude. Neste dia, os jovens dos 12 aos 25 anos terão entrada livre no Aquário Vasco da Gama, no Museu de Marinha e na Fragata D. Fernando II e Glória. No mesmo dia, precedendo a visita à Fragata D. Fernando II e Glória, os jovens poderão participar em “workshops” de Arte de Marinheiro, com cerca de 40 minutos e início às 10h00, 11h00, 15h00 e 16h00 horas, mediante inscrição prévia. (Marinha)

9 de agosto de 2012

NOVO CONCEITO ESTRATÉGICO EM CONFERÊNCIAS PELO PAÍS A PARTIR DE SETEMBRO

No próximo mês de Setembro, o Ministério da Defesa Nacional vai promover oito conferências sobre a revisão do conceito estratégico de Defesa Nacional por todo o País.

Este tema surge a propósito de, no passado dia 5 de junho, o Ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco, ter empossado o conselho para a revisão do conceito estratégico de defesa nacional. À data, o Ministro afirmou: «A articulação entre as dimensões da política de defesa e da política económica é, assim, absolutamente crucial. Como aliás, a crise atual tornou evidente. O novo conceito deverá apontar para objetivos claros e para capacidades realistas».

Assim, o ciclo de conferências será subordinado ao título «Grandes temas do conceito estratégico de Defesa Nacional», com a primeira palestra marcada para dia 4 de setembro, em Lisboa. Porto (dia 10), Funchal (dia 13), Coimbra (dia 14), Ponta Delgada (dia 18), Évora (dia 19), Covilhã (dia 20) e Braga (dia 24).

O Ministro da Economia e do Emprego, Álvaro Santos Pereira, marcará presença no seminário em Évora, dedicado ao tema «Economia e Defesa: tecnologia e inovação». (MDN)

Cerimónia de partida do Destacamento Aéreo

No dia 6 de Agosto teve lugar na Base Aérea Nº5, em Monte Real, a Cerimónia de partida dos militares destacados para a missão Iceland Air Policing 2012, presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General José Pinheiro.

O Destacamento da Força Aérea Portuguesa é constituído por seis aeronaves F-16 e por 70 militares e terá como missão garantir a segurança do espaço aéreo islandês, uma vez que a Islândia não têm meios aéreos que assegurem a execução desta missão e que foi assumido pela NATO a realização da mesma pelos seus países membros.

A partir do dia 7 de agosto e até ao dia 20 de setembro este Destacamento Aéreo vai assegurar a defesa aérea da Islândia, sendo possível acompanhar através de uma página dedicada em www.emfa.pt/iceland os pormenores desta missão. (FAP)

A Voz da Força Aérea Portuguesa

No ar desde 1947, a inicialmente apelidada de Estação Radiofusora da Base Aérea Nº4 (ERBA 4), comemora no dia 8 de agosto 65 anos de atividade.

Actualmente a transmitir na frequência 93.5 FM e em www.radiolajes.com, a Rádio Lajes conta com um efectivo de 6 militares e 2 civis que dão a conhecer ao público a missão da Força Aérea Portuguesa através de uma emissão de natureza informativa, formativa e lúdica.

A “Voz da Força Aérea Portuguesa” conta com uma grelha de programação eclética, muita e boa música 24h por dia, sete dias por semana, não descurando toda a informação internacional, nacional, regional e ainda meteorológica. (FAP) Ouça aqui a emissão em direto.

CERIMÓNIA DE ENTREGA DO ESTANDARTE NACIONAL AO AGRUPAMENTO INDIA/KTM/KFOR

Decorreu no passado dia 03 de agosto de 2012, na Brigada Mecanizada, a cerimónia de entrega do Estandarte Nacional ao Agrupamento India/KTM/KFOR que irá cumprir a sua missão como Força Nacional Destacada no Teatro de Operações do Kosovo.

A cerimónia foi presidida pelo Comandante da Brigada Mecanizada, MGen Esperança da Silva e contou ainda com a presença de familiares dos militares que integram o Agrupamento.

7 de agosto de 2012

Base Aérea Nº4 abriu portas à população







No dia 5 de agosto e na Base Aérea Nº4, nas Lajes, as comemorações do 60º Aniversário da Força Aérea foram preenchidas por várias actividades que atraíram milhares de visitantes.

O Dia de Base Aberta, mais conhecido no arquipélago dos Açores como “Entrada Geral”, presenteou a população com exposições de meios operacionais da Força Aérea Portuguesa e Americana, assim como dos outros Ramos das Forças Armadas, possibilitando-lhes um contacto directo com as aeronaves de última geração.

Para além da exposição de meios militares realizou-se também uma exposição de produtos de artesanato regionais e uma exposição estática de automóveis e motas clássicas que não deixou indiferente os mais curiosos.

Os que desejaram conhecer a missão da Força Aérea e o trabalho que executa no arquipélago também tiveram a oportunidade de assistir a demonstrações cinotécnicas, a uma actuação do Rancho Folclórico da Ilha Terceira “Cantares da Eira” e a vários concertos, entre os quais, os da Banda da Força Aérea Americana. (FAP)

5 de agosto de 2012

EXERCÍCIO "PRISTINA 122"

Decorreu entre o dia 26 de julho e o dia 03 de agosto de 2012, no Campo Militar de Santa Margarida (CMSM) e áreas envolventes, pertencentes aos concelhos de Constância, Chamusca e Abrantes, o exercício final de aprontamento “PRISTINA 122”, do Agrupamento India/KTM/KFOR.

O cenário do exercício foi inspirado em acontecimentos reais, vividos no Kosovo, a partir do qual foram criadas situações que o Agrupamento teve que solucionar. Paralelamente ao exercício a Inspeção Geral do Exército conduziu a avaliação operacional e a consequente certificação da força.

Na recta final do exercício, a 02 de agosto, realizou-se o Distinguished Visitors Day, que contou com a presença do Exmo. TGen Amaral Vieira, Comandante das Forças Terrestres. (Exército)

4 de agosto de 2012

Ministro da Defesa anula concurso de fornecimento de armas ligeiras

O ministro da Defesa, Aguiar-Branco, anulou um concurso de fornecimento de armas ligeiras para as Forças Armadas portuguesas evocando o «contexto de grave crise económica e financeira», foi hoje publicado em Diário da República.

No despacho de José Pedro Aguiar-Branco é evocado igualmente que os critérios de adjudicação incluíam «aspetos relativos a contrapartidas que à data do concurso se encontravam previstas e disciplinadas no ordenamento jurídico português», mas que «são actualmente consideradas violadoras dos princípios consagrados no ordenamento jurídico da União Europeia».

A anulação do concurso é fundamentada em segundo lugar no «contexto de grave crise económica e financeira nacional e internacional que tem vindo a atingir notoriamente todos os sectores económicos».

A abertura do «concurso com seleção de propostas para negociação com vista ao fornecimento de armas ligeiras» remonta a 2007, tendo a abertura das propostas decorrido no ano seguinte, com a admissão de todos os concorrentes.

Há um ano, à margem da sua primeira visita ao Exército, José Pedro Aguiar-Branco, admitiu que os programas de reequipamento - entre os quais o da arma ligeira - para as Forças Armadas poderiam ser "adaptados" face aos constrangimentos orçamentais. (Expresso)

3 de agosto de 2012

Dia do Fuzileiro 2012

Pela 4ª vez consecutiva e sempre na sua casa mãe – Escola de Fuzileiros – realizou-se no sábado, 07 de Julho de 2012, o Dia do Fuzileiro.

“… Em parceria e estreito relacionamento com a Associação de Fuzileiros, tem-se conseguido, aos poucos, cimentar este evento, como o grande encontro anual dos fuzileiros.

Um encontro onde o mote principal será sempre o convívio, o reencontro de camaradas de armas, de companheiros, amigos, a oportunidade de se ir mantendo o contacto para além das redes sociais que as novas tecnologias permitem. Um contacto presencial onde a palavra pode ser complementada com o abraço.
Poderá não haver capacidade para grandes desfiles militares, demonstrações de capacidades, eventos culturais de vulto, mas sobrará sempre o espaço para acolher quem pura e simplesmente queira estar.

Poderemos ter pouco para dar, mas não faltará calor humano”… Extrato do discurso do Comandante do Corpo de Fuzileiros contra-almirante Picciochi.

Pela 4ª vez e 4º ano consecutivo, passou esta Unidade da sua atividade normal diária para a azáfama da preparação de um grande evento, com praticamente todos os serviços da Escola envolvidos.

Depois de uma noite igual a tantas outras, depois da alvorada feita pelo clarim ao som do altifalante da Unidade, depois dos primeiros raios de Sol nesta Escola, eis que acordamos num dia diferente: o Dia do Fuzileiro.

Pela aurora, esquecendo agora os horários ou fitas de tempo, em épocas idas tão rigorosamente cumpridos, já muitos pela noite dentro tinham deixado as suas casas, se preparavam à Porta de Armas para um regresso à Casa Mãe – todos – e para um regresso ao nosso ex-libris – Pista de Lodo – alguns.

A azáfama passou agora para o controlo de acessos e para o protocolo, com a casa da guarda como pano de fundo a “espreitar” a chegada de autocarros e viaturas próprias, destacando-se o grupo de motards FZ, oriundos de Norte a Sul do país, ou ainda doutras “terras”, onde agora se encontram a angariar o seu pé-de-meia. Sós ou acompanhados Eles chegaram, tal como chegaram em 2009, em 2010 e em 2011!

A palavra crise, que nos últimos tempos tanto se tem ouvido, apenas beliscou este nosso dia – com a compreensão de todos – na ausência do habitual desfile de forças apeadas e motorizadas, dando também o Comando do Corpo de Fuzileiros e a Associação de Fuzileiros o exemplo, no esforço que se pede a todos os portugueses.

“… Não precisamos de verbas para homenagear os nossos mortos, e se um dia não houver uma coroa, arrancaremos uma flor do mato e aqui nos recolheremos em silêncio.
Quando não conseguirmos arranjar uma placa toponímica, gravaremos a cinzel e tinta o nome na parede.

Não temos, como gostaríamos, a capacidade de oferecer o almoço. Mas tal não tem sido impeditivo de aqui trazer fuzileiros.

Em suma, ninguém nos detém, assim haja vontade…” referiu o Comandante do Corpo de Fuzileiros

O programa iniciou-se com uma missa presidida pelo Capelão do Corpo de Fuzileiros Licínio Silva, coadjuvado pelo diácono permanente Ferreira de Campos, ex-Comandante da Escola de Fuzileiros, a que se seguiu a cerimónia militar junto do Monumento do Fuzileiro que regista de forma perene os nossos mortos em combate e sublinha, pela voz de Camões: mais razão há que queira eterna glória quem faz obras tão dignas de memória.

Esta cerimónia foi vivida com emotividade desde o seu início.

A começar pela sentida e significativa cerimónia de imposição de uma condecoração, a título póstumo, do saudoso camarada sargento-mor Fuzileiro Raposo que, ainda no ativo, recente e precocemente nos deixou. Recebeu a condecoração a viúva – Senhora D. Isalina Raposo. Seguiram-se os discursos do Presidente da Associação de Fuzileiros e do Comandante Corpo de Fuzileiros e conclui-se com outro momento de grande e elevado significado para todos os Fuzileiros - a Homenagem aos seus mortos com a deposição de uma coroa de flores, no Monumento do Fuzileiro. Ouviram-se os toques de Silêncio, de Homenagem aos Mortos em Defesa da Pátria e da Alvorada executados pela Fanfarra da Armada, uma evocação religiosa pelo Capelão Licínio e o Grito do Fuzileiro, proferido por todos, sob a liderança do guarda-marinha Fuzileiro Silva e Maia.

Como não existe Marinha sem água, mais uma vez ficou provado que não existem períodos de seca para o marujo! Tinha este ano já acontecido nas comemorações do Dia da Marinha, repetindo-se desta vez nesta manhã, na cerimónia junto do Monumento ao Fuzileiro. Serviu ainda para provar que a idade não perdoa, vendo-se alguns veteranos a “abrigar” da chuva, como muitos desses antigos combatentes abrigaram do inimigo, esquecendo-se do lema, que ainda persiste: “chuva civil, não molha militar”, pois é, no ativo, reserva, ou na reforma, acrescento eu!
No seu discurso o Presidente da Associação de Fuzileiros, CMG FZ Lhano Preto, sublinhou:

“… Porque os tempos são muito mais de ação, do que de discursos e porque são, também, muito mais de união do que de pequenos contenciosos desprovidos de razão e de qualquer sentido que só têm por objetivo afagar alguns egos;
Porque o espírito do Fuzileiro é muito mais de partilha e de humildade na firmeza, do que da construção de pequenas ilhas que nos enfraquecem e que sempre se esgotam na sabedoria do tempo; […]

Do que se vem fazendo falam as ações concretas simbolizadas pelo Monumento ao Fuzileiro, inaugurado por S. Ex.ª o Presidente da Republica, na importante centralidade do Barreiro que a Autarquia decidiu integrar na toponímia da cidade com a designação de Praça dos Fuzileiros;

Do nosso associativismo, num País relativamente individualista onde 5% de participação ativa é considerada acima da média, […] o crescimento e o crescente prestígio da Associação Nacional de Fuzileiros - longe de constituírem um fim, são meios necessários, indispensáveis mesmo, mas ainda não suficientes, visando sociabilizar a instituição no plano da entreajuda e do apoio aos que mais precisem.
Do que, para os Fuzileiros significam mais de três séculos, de história – desde o famoso Terço da Armada da Coroa criado em 1621 […] falará a História.

A História dos Fuzileiros e, quiçá mesmo, a da sua Associação Nacional vem-se fazendo todos os dias por cada um de nós, mas também por quem deferentemente nos visita.”
Daqui se partiu para junto da antiga Carreira de Tiro da Escola de Fuzileiros, para mais um momento solene com mais uma inauguração. Depois das inaugurações de várias placas toponímicas, em ruas, praças, Pista de Lodo e Parada eternizando espaços de homenagem, coube desta vez fazê-lo perpetuando a “Avenida Vice-almirante Bustorff Guerra (1924-1996)”, antigo e distinto comandante da Escola de Fuzileiro, perante a família convidada e todos os que desejaram estar presentes.

Seguiu-se ali bem perto – no eterno ginásio, antiga oficina de torpedos e minas – o lançamento do livro “O Quarto da Alva”, do Comandante Patrício Leitão. Mais uma obra, mais uma memória que fica como património dos fuzileiros, onde se relatam feitos de fuzileiros em África, com algumas vivências e histórias pessoais e se acentuam atitudes e comportamentos, em momentos de guerra e também de paz.

Em simultâneo com o lançamento do livro, esteve exposto também no Ginásio da Escola de Fuzileiros, um diorama constituído por uma base e kit de modelismo na escala 1/35, de uma viatura anfíbia LVT-4, que transitará a título permanente, como oferta para a Sala-Museu do Fuzileiro, enriquecendo o seu espólio. Foi este kit elaborada pelo Engenheiro. Álvaro de Melo, antigo Oficial Subalterno FZ da Reserva Marítima de 1968.
Ainda no mesmo local foi possível observar uma exposição de fotografias, da autoria do SAJ FZ RES Carlos Ribeiro e oferecida ao Centro de Estudos e Documentação do Corpo de Fuzileiros.

Passou-se finalmente para o almoço, pela primeira vez sem convites, também aqui na ótica e no princípio de utilizador-pagador, tão em voga, pois a crise é para todos. Este almoço culminou com o bolo comemorativo, prolongando-se o convívio entre os presentes, pela tarde fora.

Associado ao nosso Dia do Fuzileiro, a Sala Museu do Fuzileiro permaneceu aberta durante o dia, com um saldo francamente positivo na afluência, tanto de fuzileiros, como dos seus familiares e/ou amigos.
Não, não me esqueci do primeiro evento, do mais aguardado e principal evento do dia, ... para alguns. O seu pequeno-almoço, na Pista de Lodo eram 08h30m quando o primeiro destemido entrou! Considerado ainda no discurso do Comandante do Corpo de Fuzileiros “… demos oportunidade aos mais afoitos de recuperarem aquele tratamento de pele proporcionado pela Pista de Lodo,…” Gratuito, complemento eu.

Os comentários foram diversos e constantes durante o dia, mas as piadas de amigos, piadas para amigos e piadas sobre amigos, não se faziam rogadas. Algumas que presenciei e apreciei:
- “Enfim, de novo cá dentro!”, diziam orgulhosamente, de novo com o fato de exercício envergado. “Fiz os obstáculos todos!”, dizia o camarada Monteiro, da Guarda. “A mim é que me não deram tempo para isso!”, retorquia outro defendendo-se da provocação. “Para o ano cá estarei, desconhecia que havia a Pista!” Alegava um, entristecido, perante o desconhecimento desta inovação de 2012.

O Dia do Fuzileiro, iniciado em 2009, foi, neste ano, dedicado aos veteranos. “Sempre prestámos atenção aos nossos veteranos, aos que fazem parte do nosso património histórico… Os fuzileiros de hoje querem que os mais velhos, os mesmos veteranos, tenham orgulho deles”. Talvez que perante isto é mesmo curioso analisar que a maioria dos presentes neste dia foram mesmo os veteranos e todos aqueles que há muitos anos uns, há menos tempo outros, na porta de armas da Escola de Fuzileiros entraram um dia, para ganharem a boina azul ferrete, orgulho de todos eles.

É também curioso verificar que a percentagem de presentes é tanto maior quanto maior é a distância no tempo que os separa da sua passagem pela casa-mãe. É curioso verificar que a percentagem de presenças dos fuzileiros no ativo, excetuando os elementos cujo dever os obriga a estarem presentes, é diminuta. Talvez que no comentário que um dos “fuzileiros para sempre” fazia ao Comandante da Escola de Fuzileiros, CMG FZ Teixeira Moreira, na presença do seu Adjunto, SMOR FZ José Pereira esteja a explicação:
“Fui emigrante e quando estamos fora do país vemos e sentimos as coisas de forma diferente: A Bandeira, o Hino Nacional, o vinho, … um conterrâneo, … Aqui é igual, quem cá está ainda, não lhe dá o devido valor.” Hão-de dar! Volto a acrescentar!
Ficou provado, no final do dia, que a mesma crise, atrás comentada, não impediu que o evento fosse digna e honrosamente comemorado, com uma manhã repleta de acontecimentos, e uma tarde “…em conversa, debaixo do arvoredo que acalma os raios solares…” com todos os eventos presididos pelo Comandante do Corpo de Fuzileiros, contra-almirante Picciochi, acompanhado pelo Presidente da Associação de Fuzileiros, capitão-de-mar-e-guerra fuzileiro especial Lhano Preto e do Comandante da Escola de Fuzileiros, capitão-de-mar-e-guerra fuzileiro Teixeira Moreira e das restantes e distintas visitas, que prestigiaram o nosso Dia.

“Os fuzileiros devem ser dados como um exemplo a seguir, mantendo o espírito de corpo, espalhando uma cultura de profissionalismo e de capacidade de bem-fazer” Foi assim que o Comandante Supremo das Forças Armadas, na cerimónia de inauguração do Monumento ao Fuzileiro na cidade do Barreiro no passado ano, se nos dirigiu. Foi assim que o nosso comandante, subscrevendo na íntegra, cada palavra, concluiu o seu discurso de 07 de julho último – Dia do Fuzileiro 2012. (CF)

Ílhavo recebe o Creoula

O Navio de Treino de Mar Creoula estará presente de 03 a 05 de Agosto de 2012, em Ílhavo no âmbito do Sea Festival 2012.

Neste período o Creoula estará aberto a visitas ao público no Porto de Aveiro, Terminal norte da Gafanha da Nazaré nos seguintes dias e horários:
Dia 03, sexta-feira, das 10h00 às 15h00;
Dia 04, sábado, das 10h00 às 21h00;
Dia 05, domingo, das 10h00 e as 16h00.

Ílhavo Sea Festival 2012

No ano em que se comemoram os 75 anos do Museu Marítimo de Ílhavo, que se associa ao 75.º aniversário do Creoula, do Santa Maria Manuela e da Sagres, a Câmara Municipal de Ílhavo vai realizar, entre os dias 3 e 6 de agosto, o Ílhavo Sea Festival 2012, que integra um conjunto vasto de ações de índole cultural e desportiva e que conta com a presença de alguns dos mais belos veleiros do Mundo. Esta iniciativa, da responsabilidade da Câmara Municipal de Ílhavo, que conta com o apoio e a colaboração de diversas entidades, vai acolher no Terminal Norte na Gafanha da Nazaré veleiros tão deslumbrantes como os navios Creoula, Santa Maria Manuela e Argus, reunindo assim 34 anos depois a mundialmente conhecida Frota Branca Portuguesa, bem como o Mir, o Alexander von Humboldt II, Dar Mlodziezy, Pelican of London, Guayas; Fryderiyk Chopin, Zawisza Czarny, Johanna Lucretia e Maybe, entre outros.

O Navio de Treino de Mar “CREOULA”

O Navio de Treino de Mar (NTM) “Creoula” é um grande veleiro com 67,4 metros de comprimento, 4 mastros e armação em lugre, construído, em 1937. Navega há 75 anos, sempre com a Bandeira de Portugal.
Em 1987, o Creoula foi transferido para o Ministério da Defesa Nacional, tendo iniciado as missões como Navio de Treino de Mar, sob operação da Marinha, tendo sido nomeado como seu primeiro Comandante o Capitão-de-mar-e-guerra João Manuel Velho da Silva Dias.

O Creoula cumpre atualmente 25 anos ao serviço de Portugal como navio de treino de mar, com a missão de proporcionar a prática marítima quer a candidatos a profissionais do mar, quer a instruendos de treino de mar, quer ainda à preparação da juventude em geral, no desígnio de levar os cidadãos portugueses a conhecer melhor o mar e a terem consciência da importância estratégica que este confere a Portugal, em todas as suas vertentes: social; económica; ambiental; transporte marítimo; desportiva, industrial; turística, energética, bem como na componente de segurança e defesa.

Desde 1987 até 2011, ao longo de mais de 20.000 horas de navegação e mais de 100.000 milhas percorridas, o “Creoula” embarcou mais de 15.000 cidadãos, que, através desta experiência, ficaram com uma maior perceção da dimensão e importância do Mar para Portugal, nas mais diversas vertentes.

O NTM “Creoula” é comandado pelo Capitão-de-fragata Nuno Maria d’Orey Roquette Cornélio da Silva e conta para esta missão com uma guarnição de 43 militares (06 Oficiais, 03 aspirantes a Oficial, 06 Sargentos e 28 Praças). (MGP)

Base Aérea Nº11 abriu portas à população









Foi um dia em cheio para muitas famílias e entusiastas da aviação que visitaram este domingo a Base Aérea Nº11 (BA11), em Beja.

Inserido nas Comemorações do 60º Aniversário da Força Aérea Portuguesa, o Dia de Base Aberta proporcionou momentos únicos às centenas de pessoas que visitaram a unidade. Durante o dia, o público assistiu a exposições estáticas de aeronaves e de modelismo, demonstrações cinotécnicas e de aeromodelismo, efetuou batismos em simulador de ALPHA-JET e em viaturas táticas militares, visitou a torre de controlo e a secção de assistência e socorro, e observou descolagens e aterragens de algumas aeronaves em missões de treino.

Os visitantes puderam conhecer os meios operacionais da Força Aérea e, nomeadamente, da BA11, na qual está sediada a esquadra de voo da aeronave P-3, com várias participações em missões internacionais, a esquadra de instrução de ALPHA-JET, que faz a transição dos pilotos para os caças F-16, e a esquadra de helicópteros ALOUETTE III, com uma componente muito forte de instrução e também operacional, nomeadamente em missões de busca e salvamento.(FAP)

AFA recebeu o 17º Seminário Internacional da Juventude

Teve lugar no dia 27 de julho, no auditório principal do Centro de Estudos Aeronáuticos da Academia da Força Aérea, a Cerimónia de encerramento do 17.º Seminário Internacional da Juventude, subordinado ao tema "NATO´s Transformation and the New Transnational Threat Paradigm".

Este evento, organizado pela Comissão Portuguesa do Atlântico, juntamente com a Associação da Juventude Portuguesa do Atlântico, decorreu entre 21 e 28 de julho, no Complexo militar de Sintra. Neste intercâmbio estiveram presentes 16 nacionalidades, representadas por 30 jovens universitários dos Estados Membros da NATO e Parceiros para a Paz desta organização.

A sessão de encerramento foi presidida pelo Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Dr. Paulo Portas.

A cerimónia contou ainda com a presença do Comandante da Academia da Força Aérea, Major-General João Cordeiro, em representação do Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General José Pinheiro, o Presidente da Comissão Portuguesa do Atlântico, Pedro Holstein Campilho e o Presidente da Associação da Juventude Portuguesa do Atlântico, João Teixeira de Freitas.

Na sua intervenção, o Dr. Paulo Portas falou sobre a importância geoestratégica do território português, demonstrou a sua preocupação com o futuro do Afeganistão e reforçou a importância da Organização do Tratado do Atlântico Norte para a estabilidade, segurança externa e defesa coletiva dos países aliados.

Após a sua exposição foi altura de responder às perguntas dos participantes seguindo-se a fotografia de grupo. (FAP)

2 de agosto de 2012

TOMADA DE POSSE DO NOVO COMANDANTE DA BRIGADA DE INTERVENÇÃO

Tomou posse no passado dia 31 de julho como Comandante da Brigada de Intervenção, o Major-General Carlos Henrique de Aguiar Santos, nomeado por escolha, pelo Chefe do Estado-Maior do Exército.

A Cerimónia de Tomada de Posse realizou-se no Quartel-General da Brigada de Intervenção (Aquartelamento de Sant’Ana), e contou com a presença dos Comandantes da Estrutura Base e dos seus respetivos Encargos Operacionais do Sistema de Forças.

Na sua alocução, o Major-General Aguiar Santos, expressou o orgulho em poder comandar a Brigada de Intervenção, Grande Unidade com uma “ […] vasta experiência operacional acumulada, resultado de múltiplos empenhamentos em teatros de operações tão diversificados como o Afeganistão, o Kosovo, o Líbano e Portugal, […] a qual assumo o Comando com a consciência da enorme responsabilidade de preservar, continuar e se possível engrandecer, em linha com o trabalho de todos quanto me sucederam, em particular do Major-General Antunes Calçada, meu antecessor, a quem presto uma homenagem amiga”.

O Major-General Aguiar Santos é natural de Angra do Heroísmo, Ilha Terceira - Açores, e ao longo da sua carreira prestou serviço em diversas unidades militares, das quais se destacam a Escola Prática de Infantaria, o Estado-Maior do Exército como Adjunto da Seção de Planeamento, Organização e Reequipamento, o Comando de Pessoal do Exército como Chefe do Gabinete do Tenente-General Ajudante Geral do Exército, a Academia Militar como Comandante do Corpo de Alunos. Antes de assumir as suas novas funções, o MGen Aguiar Santos era Diretor dos Departamentos de Ensino e de Cursos no Instituto de Estudos Superiores Militares. (Exército)