30 de outubro de 2012

Marinha já funcionou «com os mínimos» este ano

O chefe do Estado-Maior da Armada (CEMA), Almirante Saldanha Lopes, afirmou que a Marinha funcionou «com os mínimos» em 2012 e que se estes forem reduzidos o ramo deixará de cumprir «uma série de compromissos».


Em declarações à agência Lusa no final de uma comemoração do 75.º aniversário do Navio-Escola Sagres, o chefe militar referiu que o Orçamento do Estado para 2013 «ainda não é conhecido na sua globalidade», visto que ainda «não foi aprovado e vai com certeza ser objecto de algumas alterações».

O CEMA admitiu que, se forem aprovados «os dados» que tem, a Marinha conseguirá «cumprir minimamente as funções que lhe são confiadas», mas salientou que este ano o ramo que lidera já trabalhou «com os mínimos».

«Se baixarmos esses mínimos deixamos de facto de cumprir uma série de compromissos, até internacionais, mas eu julgo que isso não vai acontecer», disse.

Saldanha Lopes rejeitou ainda que a Marinha seja «um fardo» ou «dispendiosa» para «um país com tantas dificuldades» e considerou que é uma instituição «equilibrada» e «adequada às necessidades de Portugal».

Na cerimónia a bordo da Sagres foram apresentadas uma moeda e uma medalha comemorativas dos 75 anos do navio-escola, que no ano passado completou a terceira viagem à volta do mundo.

«A Sagres, mais do que propriamente uma escola, e é uma escola de mar, é uma embaixada, um navio que representa todo o nosso historial marítimo, com mais de 600 anos, este significado é bem patente pelo interesse em todo o mundo e por muitos países que querem a presença da Sagres», afirmou o CEMA. (TVI)

Novo comandante da Zona Militar dos Açores defende gestão criteriosa dos recursos

O novo comandante da Zona Militar dos Açores, major-general José Manuel Cardoso Lourenço, pediu hoje o "empenho de todos" para uma gestão dos recursos "o mais criteriosa possível", tendo em conta as dificuldades existentes.


"Até à semana passada, fui chefe da Divisão de Recursos do Estado-Maior do Exército, conheço as dificuldades que o Exército vive e sei que os dias que aí vêm não serão fáceis. Mas também sei que a coesão, a disciplina e a confiança na hierarquia são o único caminho para o sucesso", afirmou o novo comandante na cerimónia de tomada de posse, realizada no Forte de S. Brás, em Ponta Delgada.

Na sua intervenção, o major-general Cardoso Lourenço frisou, por isso, que conta com "o empenho de todos para que, em cada patamar, e, de acordo com as suas responsabilidades, liderem e façam uma gestão e coordenação dos recursos" humanos, materiais e financeiros "o mais criteriosa possível".

O novo comandante da Zona Militar dos Açores salientou que ainda não conhece "todos os dados" que lhe permitam fazer uma análise correta e completa da realidade, pelo que considerou ainda não ser possível definir as principais prioridades ou linhas de ação.

José Manuel Cardoso Lourenço, natural de Resende, foi promovido ao atual posto em 12 de outubro, tendo prestado serviço em várias unidades, estabelecimentos e órgãos do Exército, designadamente na Escola Prática de Infantaria, Academia Militar, Estado-Maior do Exército, Comando de Instrução do Exército, Comando de Pessoal e Centro Militar de Educação Física e Desportos.

Entre outras funções, também foi chefe da Repartição de Pessoal do Estado-Maior da EUROFOR, em Itália, entre 2000 e 2003, integrando a força militar que esteve presente na Albânia no âmbito da operação JOINT GUARDIAN, e, na sequência dos Acordos de Bicesse fez parte, entre Novembro de 1991 e Setembro de 1992, do grupo de militares portugueses que assessorou a formação do exército único em Angola. (RTP)

Navio-escola Sagres faz hoje 75 anos

Parabéns Sagres !

SUBMARINO ARPÃO INTEGRADO NA SNMG2

Atracou ontem, 2ª feira 29 de outubro, no Porto de Cartagena, sul de Espanha, o submarino português Arpão após ter cumprido mais uma longa patrulha de combate ao terrorismo integrado na força-tarefa permanente da Aliança Atlântica nº2 no Mar Mediterrâneo.
O Arpão havia largado do Porto de Palma de Maiorca a 12 de outubro em direção à uma nova área de patrulha, integrado, pela 2ª vez, numa missão de combate ao terrorismo no Mediterrâneo. Esta patrulha viria a terminar em 29 do mesmo mês tendo o submarino cumprido mais de 345 horas de navegação discreta, sempre em imersão e percorrido 1355 milhas, o que corresponde a mais de 2500 kms. No decurso desta patrulha antiterrorismo o submarino Arpão reportou e monitorizou a presença e atividade de mais 1500 navios de diferentes tipos entre militares não-NATO e não militares. Deste processo de monitorização resultaram o registo e relato de 71 contactos de interesse. Este período de 19 dias de patrulha constituiu mais um relevante desafio para a guarnição, dada a intensa atividade a que foram sujeitos.
A realização de atividades de recolha discreta de informações, para mais em áreas onde operam frequentemente submarinos não-NATO, exige a capacidade de manter elevados níveis de atenção econcentração. Sustentar uma unidade naval submarina, pronta, por um tão longo período de tempo junto a uma costa não-NATO, ainda que sempre em águas internacionais, constitui um enorme desafio para todos os envolvidos, pois em qualquer momento da patrulha, contrariando a normalidade e rotina da recolha de informações, o navio pode entrar em contacto com meios militares de superfície ou sub-superfície, de elevado interesse, elevando muito substancialmente os níveis de adrenalina. Seguramente devido ao engenho e arte da guarnição tudo decorreu bem no decurso desta importante patrulha, integrado na SNMG2. O tempo, esse, passou a voar neste "deployment" no Mar Mediterrâneo e foi com elevado sentir de dever cumprido que realizamos mais uma importante fase desta missão, a visita ao Porto de Cartagena.
A relação entre os submarinistas espanhóis e portugueses conta com muitos anos e longa tradição, pelo que, a ida pela 1ª vez de um submarino desta Classe à cidade berço dos submarinos de Espanha constitui seguramente um marco inesquecível para todos nós. Ainda estão bem presentes os longínquos anos 70 quando os submarinistas espanhóis aproveitaram o facto de Portugal ter recebido os submarinos da então Classe Albacora, adquiridos pelo Estado Novo, para preparar e treinar as suas futuras guarnições uma vez que também o Estado Espanhol se encontrava a adquirir submarinos da mesma Classe.
O submarino Arpão vai permanecer em Cartagena até ao dia 1 de novembro partindo em seguida com destino à Base Naval de Lisboa após 71 dias de missão, dos quais 64 em patrulha, tendo visitado 3 portos de países aliados. Como é apanágio das Forças Armadas Portuguesas, quer em missões nacionais quer em missões destacadas no estrangeiro, a missão do submarino Arpão deixou um profundo sentido de dever cumprido, e valorizado pela apreciações das altas entidades militares responsáveis pela missão, bem como pelo facto de este submarino ser operado pela Marinha há apenas 18 meses, já obtendo um elevado aproveitamento do investimento realizado pelo Estado Português. Recorda-se que Portugal possui a maior área marítima da Europa e a 11ª a nível mundial à frente de países como a China e a India.(EMGFA)

COMEMORAÇÕES DO DIA DO EXÉRCITO DE 2012

Entre 26 e 28 de outubro de 2012 decorreram, na cidade das Caldas da Rainha, as Comemorações do Dia do Exército.


Das diversas iniciativas calendarizadas, destacam-se o concerto da Orquestra Ligeira do Exército, a 26 de outubro, a demonstração de atividades durante a tarde do 27 de outubro, e o concerto da Banda Sinfónica do Exército, na noite de 27 de outubro, atividades que registaram uma elevada afluência da população das Caldas da Rainha.

O ponto alto das comemorações decorreu no dia 28 de Outubro, com a realização da cerimónia militar, que decorreu na Avenida 1º de Maio, presidida por S.Exª o Ministro da Defesa Nacional, Doutor José Pedro Aguiar-Branco.

Com a presença de S.Exª o Chefe do Estado-Maior do Exército, General Artur Pina Monteiro, que usou da palavra, e do Presidente da Câmara das Caldas da Rainha, Dr. Fernando José da Costa, também esta cerimónia contou com a forte adesão popular, que, dessa forma, demonstrou o apreço, o carinho e o respeito que, ao longo dos anos, o Exército granjeou junto da população das Caldas da Rainha.(Exército)

29 de outubro de 2012

O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas (CEMGFA), General Luís Evangelista Esteves de Araújo, concedeu hoje, dia 29 de outubro, um louvor coletivo à guarnição da fragata Corte-Real, pela participação, entre 26 de março a 21 de maio de 2012, na Operação ATALANTA numa cerimónia que contou com a presença do Chefe do Estado-Maior da Armada, o Almirante José Saldanha Lopes.


Na mesma cerimónia foi ainda condecorado o Comandante da Corte-Real, o Capitão-de-Fragata Silva Pereira, com a medalha de Cruz de São Jorge, Segunda Classe.(MGP)

Projecto pioneiro em Portugal afunda corveta Oliveira e Carmo e o patrulha Zambeze

A corveta Oliveira e Carmo e o patrulha Zambeze, antigos navios da Marinha Portuguesa, serão afundados amanhã dia 30 de outubro ao largo da Prainha em Portimão, no âmbito do projeto “Ocean Revival” que visa criar um pólo de atração para o turismo subaquático.


Este será o primeiro conjunto de navios de um total de quatro que integram o “Ocean Revival” um projeto pioneiro em Portugal ao nível subaquático que permitirá igualmente manter bem viva a memória dos navios e do seu contributo para a Marinha e para Portugal para as gerações atuais e vindouras.

No próximo ano estão previstos os afundamentos da fragata Comandante Hermenegildo Capelo e do navio oceanográfico Almeida Carvalho, como estruturas de recifes artificiais.

Os navios:

Ex-NRP Oliveira e Carmo

Com 1400 toneladas e 85 metros de comprimento o ex-NRP Oliveira e Carmo entrou ao serviço da Marinha em 05 de fevereiro de 1975 e foi abatido ao efetivo em 1 de novembro de 2007, durante este período o navio realizou várias missões nacionais e internacionais. A atribuição do nome Oliveira e Carmo constituiu uma homenagem da Marinha ao Segundo-Tenente Jorge Oliveira e Carmo morto em combate em 1961, quando comandava a Lancha "Vega", pelas forças da União Indiana que invadiram a Índia Portuguesa. Pelo seu ato heroico foi promovido a título póstumo ao posto de Capitão-Tenente e ainda hoje é recordado o seu feito.

Ex-NRP Zambeze

Foi aumentado ao efetivo dos navios da Armada em 20 de Julho de 1972 e terminou a sua vida operacional em 2003. Durante os anos de 1972 e 1973 após um período de treino e adestramento da guarnição, realizou algumas missões nas Zonas Marítimas do Norte e do Sul. No dia 14 de Novembro de 1973 partiu com destino a Cabo Verde para uma Comissão no Ultramar. Entre 24 de Abril de 1974 e 10 de Maio de 1974 reforçou o dispositivo na Guiné-Bissau. Tendo regressado a Cabo Verde, continuou a desempenhar a sua missão até 25 de Fevereiro de 1975 altura em que regressou a Lisboa. De 1975 até ser abatido guarneceu o dispositivo naval do Continente e da Região Autónoma da Madeira. (MGP)

MILITARY PHOTOS - FOTO DO DIA (29/10/2012)


Destroyer USS Fitzgerald (DDG 62) -E.U.A

Ministro Aguiar-Branco: "comentadores são tão perigosos como qualquer ameaça externa"

Um discurso com alvos bem definidos: os “comentadores de fato cinzento e gravata azul” que acham as Forças Armadas desnecessárias e os militares que conspiram e discutem política nos salões dos hotéis. Esta a tónica do ministro da Defesa, Aguiar-Branco, na alocução que proferiu neste domingo nas, Caldas da Rainha, durante as comemorações do Dia do Exército que este ano se realizaram naquela cidade.

O governante assumiu e explicou a não aquisição das viaturas Pandur e dos helicópteros NH90 com as restrições orçamentais que são conhecidas dos portugueses e enumerou as parcelas de ganhos obtidos na despesa com as Forças Armadas, concluindo que “ao todo já tomamos medidas para libertar o erário público em mais de mil milhões de euros”. Um contributo importante, disse, para “resgatar a liberdade das gerações vindouras”.


Aguiar-Branco disse que algumas pessoas poderão pensar que estas reduções não são uma boa notícia por se poder estar a cortar em equipamento necessário ou a diminuir a capacidade operacional dos militares, “mas a esses eu respondo que a minha prioridade são os meus soldados”, aos quais tem vindo a resolver os problemas relacionados com as promoções e a progressão na carreira. Ou seja, para o ministro, num cenário de recursos escassos, estes vão prioritariamente para os homens e mulheres das Forças Armadas, em detrimento do equipamento.

Depois de piscar o olho aos militares, e na sequência da intervenção do general chefe do Estado Maior do Exército, Pina Monteiro, que referiu, polidamente, a necessidade desses equipamentos, o governante arranjou um inimigo comum: os “comentadores de fato cinzento e gravata azul que enchem as páginas dos jornais e as horas de noticiário televisivo” a perguntarem para que servem as Forças Armadas.

“Esse discurso de um Portugal desarmado é profundamente perigoso”, disse, acrescentando que pode ser ainda pior do que qualquer outra ameaça externa.

Referindo-se por três vezes aos referidos comentadores - numa alusão implícita ao ex-ministro das Finanças, Silva Lopes, e ao líder da JSD, Duarte Marques, entre outros – o ministro passou ao ataque dos militares que estão nos salões dos hotéis a discutir política, elogiando aqueles que dentro dos quartéis cumprem o seu dever e servem os portugueses.

Antes o general Pina Monteiro mostrara compreensão pelas restrições impostas pelo poder político, na esperança de ganhar “a batalha contra o tempo de soberania limitada que vivemos e que afecta a liberdade de acção nacional”, mas sem deixar de salientar que o Exército vive hoje com 5000 homens e mulheres a menos do que o necessário para guarnecer a sua estrutura orgânica.

E não deixou de referir a prioridade que deve ser dada à compra das viaturas Pandur e aos helicópteros, sublinhando que o “Exército não exige recursos que o país não possa comportar”.

Pina Monteiro anunciou ainda a criação da Escola Prática das Armas, que irá substituir as sete escolas práticas do Exército, numa medida, afinal, idêntica à dos mega-agrupamentos de escolas do Ministério da Educação. Por analogia, também os hospitais do Exército, da Marinha e da Força Aérea serão reunidos num único Hospital das Forças Armadas.

As comemorações do Dia do Exército decorreram nas Caldas da Rainha desde sexta-feira, com um programa de conferências, exposições e demonstrações militares que incluiu paraquedistas a saltarem sobre a cidade.

O ponto alto foi neste domingo com um desfile militar e uma cerimónia presidida pelo ministro da Defesa, o qual foi alvo de alguns apupos e assobios dispersos. Já Ramalho Eanes, que antecedeu a sua chegada, recebeu alguns aplausos da população. Entre o público apenas um cartaz de protesto onde se podia ler “Qual soberania?” (Público)

27 de outubro de 2012

MILITARY PHOTOS - FOTO DO DIA

"FALCÕES NEGROS" VENCEM TAÇA DE PORTUGAL DE PARAQUEDISMO EM PRECISÃO DE ATERRAGEM

A equipa de paraquedismo do Exército Português “Falcões Negros” conquistou a Taça de Portugal de Paraquedismo em Precisão de Aterragem.


A prova, que conheceu este ano a sua 15ª edição, foi organizada pela Federação Portuguesa de Paraquedismo e decorreu com etapas nas regiões de Pombal, Vila Nova da Barquinha e Proença-a-Nova, culminando com a revalidação do título conquistado na edição transata pela equipa representativa do Exército.

Para além da conquista do troféu, o Exército Português conquistou também um honroso 3º lugar na classificação por equipas, através da equipa “Falcões Negros B”, e ainda o 2º lugar individual conquistado pelo SCh Luís Pina.

A equipa vencedora da 15ª edição da Taça de Portugal de Paraquedismo em Precisão de Aterragem foi constituída pelos seguintes militares: TCor João Henriques, SCh Luís de Pina, SAj João Carvalho, 1Sar Augusto Oliveira, 1Sar Alexandre Brogueira.

A equipa “Falcões Negros B”, 3ª classificada da mesma competição, foi constituída pelos Cap Nélson Pereira, SAj Manuel Bessa, 1Sar Vítor Correia, 1Sar José Camelo e pelo 1Sar Farfalha.(Exército)

O Exercício “SILVER SABER” e a KTM

Decorreu de 16 a 18 de Outubro de 2012, em CAMP VRELO training facilities e no Quartel-general da KFOR em FILM CITY, o exercício da KFOR "SILVER SABER" 03/12.


O exercício "SILVER SABER" foi executado em três fases distintas. Em 16 de Outubro decorreu em CAMP VRELO o treino geral das forças participantes com base num cenário em que se pretendeu simular o emprego faseado das várias forças intervenientes em caso de manifestações e tumultos, vulgo Crowd & Riot Control (CRC), desde as forças de primeira resposta, a KP, passando pela EULEX e terminando com o emprego das forças da KFOR, última força na resposta, de acordo com o quadro normalizado de emprego das reservas do COMKFOR.

A 17 de Outubro decorreu no HQ da KFOR (Kosovo Forces) a parte teórica e que foi constituída por apresentações aos key leaders participantes sobre a estrutura da KFOR, a organização, as capacidades e as limitações das subunidades da KFOR, no âmbito do Controlo de Tumultos. Tomaram parte nestas sessões, um representante do Legal Adviser (LEGAD), do Public Avers Office (PAO), do J3 (operation) Enginner (J3Eng), do Medical Adviser) MEDAD e das PSYOPS (Psicologic Operation), que introduziram matérias relativas às suas especialidades na área do Controlo de Tumultos.

Finalmente a 18 de Outubro decorreu a parte prática, em Camp VRELO, iniciada com demonstração dinâmica de escalão pelotão pela KP (Kosovo Police), MSU (Multinational Specialized Unit) e EULEX (European Union Rule of Law Mission in Kosovo). Seguiu-se a condução do exercício propriamente dita, com a apresentação em caixa de areia do cenário ao COMKFOR, e a participação das forças na resolução dos diversos incidentes e situações colocados no âmbito de um cenário de crescendo de violência, intensificação de protestos com a colocação de obstáculos a bloquear os itinerários principais, obrigando ao emprego das várias forças e capacidades da KFOR.

Participaram nesta edição do exercício "SILVER SABER" forças da KP, da EULEX, do MNBG-E, da MSU, MNBG-W, da KTM e da ORF (. Estiveram presentes no local mais de 500 militares.

No final assistiu-se a uma exposição estática de materiais, equipamentos, armamento e viaturas empregues em ações de CRC.

O exercício "SILVER SABER" tem por finalidade treinar as forças da KFOR em operações de CRC, e possibilitar aos key leaders e elementos do Estado-maior um maior contacto com as capacidades, possibilidades e limitações das forças da KFOR.

A KTM participou neste exercício com a Charlie Coy (Hungria) e um pelotão da BravoTroop (Portuguesa). A KTM teve um papel de relevo no planeamento, na organização e na execução deste exercício, tendo sido a unidade responsável pelo desenvolvimento do cenário, pela coordenação e condução das forças participantes e por toda a parte prática do exercício, fruto da sua experiência e liderança em operações de CRC.

O exercício saldou-se por um retumbante sucesso, tendo sido alcançados todos os objetivos propostos. No final do exercício o COMKFOR enalteceu e agradeceu a todos participantes os bons resultados alcançados, ressaltando o papel da KTM no planeamento e na execução desta edição do "SILVER SABER". (Emgfa)

Participação do Instituto Hidrográfico em missão do SHOM

Entre os dias 8 e 24 de Outubro de 2012 o Instituto Hidrográfico (IH) participou na campanha PROTEUS DUNES 2012 (Chefe de Missão: Thierry Garlan), que decorreu no navio de investigação da Marinha Francesa e do IFREMER “Pourquoi Pas?, enquadrado no projeto de investigação em curso no Serviço Hidrográfico e Oceanográfico da Marinha Francesa (SHOM), o qual se dedica ao estudo da dinâmica de um vasto campo de dunas hidráulicas no Mar Céltico, Canal da Mancha e norte do Golfo da Biscaia, com uma extensão equivalente a um terço da área de Portugal Continental.

O Instituto Hidrográfico, participou nesta campanha no âmbito de um protocolo de colaboração estabelecido com o SHOM, tendo, para o efeito, embarcado uma equipa de geólogos marinhos e um sistema de amostragem sedimentar que tem vindo a desenvolver nos últimos anos. O referido protocolo estabelece a troca de capacidades e de know how únicos de ambas as partes. O sistema operado pelo IH permitiu a obtenção de amostras verticais (cores) do fundo do mar ao largo de Brest que até à altura não tinham sido conseguidas com os meios disponíveis pelo IFREMER e o SHOM sendo que, por outro lado, recorrendo ao amostrador Calipso do “Pourquoi Pas?”, tenha sido possível obter uma amostra de grande comprimento (10 m), na plataforma continental ao largo da Nazaré, que será estudada no âmbito dos projetos de I&D, em curso no IH. (MGP)

Exército espera por jovens

"O Exército é atractivo para os jovens e apesar de não ter falta de efectivos, continua a convidá-los para verem na instituição militar uma opção para servir Portugal", disse ontem, nas Caldas da Rainha, o general Pina Monteiro, chefe de Estado-Maior do Exército (CEME).

Na inauguração de uma exposição de meios e equipamentos, no âmbito do Dia do Exército, no Parque D. Carlos I, Pina Monteiro declarou ao CM que "tem havido pessoal para incorporar e completar os efectivos autorizados, mas estas actividades concorrem para mostrar o que fazemos e convidar todos os jovens que vejam na instituição militar uma alternativa e um desafio ao serviço do País". (C.M)

26 de outubro de 2012

GOVERNO PÕE À VENDA CERCA DE 30 EDIFÍCIOS DAS FORÇAS ARMADAS

O Conselho de Ministros aprovou a venda de um conjunto de cerca três dezenas de edifícios das Forças Armadas, que inclui quartéis, terrenos e palácios, visando atender às necessidades do fundo de pensões das Forças Armadas.
«O mecanismo de rentabilização é a venda ou constituição de direito de superfície por hasta pública ou negociação nos termos da lei», afirmou o Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, Luís Marques Guedes, em conferência de imprensa no final da reunião.
O objetivo é «gerar receita passível de colmatar as necessidades de curto prazo, que a descapitalização do Fundo de Pensões dos Militares das Forças Armadas tem vindo a evidenciar».
Da lista fazem parte o palácio e quinta de Caxias, em Oeiras, palácio e quinta da Alfarrobeira, em Lisboa, o quartel de Penafiel, o quartel da Azeda de Baixo, em Setúbal, o quartel de Sá, em Aveiro, o quartel da Lapa, em Figueira da Foz, diversos prédios habitacionais e terrenos.(MDN)

Navio-escola Sagres comemora 75 anos do lançamento à água e abre a visitas em Lisboa

No próximo dia 30 de outubro o Navio-escola Sagres comemora 75 anos do seu lançamento à água. Para assinalar tão importante data na vida do Navio, irão decorrer diversas atividades de natureza social e cultural no período de 30 de outubro a 01 de novembro com o Navio atracado no cais do Jardim do Tabaco, em Lisboa, onde estará aberto a visitas.
No dia em que o navio comemora os 75 anos de vida a Marinha irá celebrar a data com uma cerimónia a bordo, do programa consta:


17h38 - Cerimónia do arriar da bandeira

17h45 - Chegada do Chefe do Estado-Maior da Armada ao NRP Sagres

18h10 - Início da cerimónia

Apresentação do livro “Sagres – Construindo a Lenda”, da autoria do Comandante Manuel Gonçalves

Primeira audição da peça musical "Sagres", da autoria de Jonas Runa

Apresentação do prato comemorativo, pela PHILAE

Apresentação pública da medalha comemorativa, pela Imprensa Nacional Casa da Moeda (INCM)

Lançamento da moeda de 2,5 euros comemorativa, pela INCM

19h30 - Fim da cerimónia

Ao longo deste ano o Navio-Escola Sagres já recebeu a visita de mais de 152 mil portugueses que quiseram visitar o navio e dar os parabéns. Para culminar mais um ano memorável na sua história, a Sagres irá abrir ao público nos seguintes dias e horários:

31 Outubro

10h00-12h00; 14h00-17h00;
1 Novembro

10h00-12h00; 14h00-19h00; 20h00-23h00. (MGP)

Colóquio "A Marinha nas Guerras Liberais"

Terá lugar na Biblioteca Central de Marinha, no próximo dia 29 de Outubro, pelas 14h30, com entrada livre, um colóquio relativo ao tema “A Marinha nas Guerras Liberais”.
Este colóquio, moderado pelo Contra-almirante Fernando David e Silva, terá como conferencistas o Professor Doutor António Pires Ventura, o Capitão-de-Fragata Jorge Moreira Silva, e o 1º Tenente Carlos Manuel Valentim.  (MGP)

25 de outubro de 2012

Lançamento do Livro " A Defesa Aérea em Portugal"

Teve lugar esta terça-feira, dia 23 de outubro, no Estado-Maior da Força Aérea, em Alfragide, a sessão solene de lançamento do livro "A Defesa Aérea em Portugal - A Componente Terrestre de Vigilância e Controlo", da autoria dos Sargentos-Ajudantes Paulo Ramos e António Ferreira.


A sessão iniciou-se com algumas palavras de acolhimento e de boas vindas por parte do Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General José Pinheiro, a qual se seguiu a apresentação da obra pelo Tenente-General José Tareco.

Este livro incide sobre factos de valor histórico referentes ao dispositivo, à capacidade militar, aos equipamentos e à atividade operacional de uma das componentes da Força Aérea Portuguesa, inicialmente designado Sistema de Alerta, redesignado Sistema de Defesa Aérea, e já desativado. É um trabalho que descreve os diferentes aspetos da componente terrestre do Sistema de Defesa Aérea, suas Unidades e Subunidades terrestres, desde a sua conceção, implantação e evolução.

O Sargento-Ajudante Paulo Ramos é Mecânico de Eletrónica (MELECA) e desempenha funções de supervisão no Centro de Operações no Comando Aéreo, e o Sargento-Ajudante António Ferreira é Operador de Radar de Deteção (OPRDET) e desempenha funções de apoio administrativo e gestão de informação no CAOC10 Monsanto, órgão NATO de Comando e Controlo sediado em Portugal. (FAP)

Fragata Dom Fernando II e Glória






A Fragata D. Fernando II e Glória, foi o último navio de guerra inteiramente à vela da Marinha Portuguesa. Foi construída em Damão, na Índia Portuguesa, sob a supervisão do engenheiro construtor naval Gil José da Conceição.

O navio foi baptizado em homenagem ao Casal Real Português, o rei-consorte D. Fernando II e a Rainha D. Maria II, cujo nome próprio era Maria da Glória. O "Glória" do seu nome também se referia à sua santa protetora, Nossa Senhora da Glória, de especial devoção entre os Goeses.

A sua viagem inaugural, de Goa a Lisboa, decorreu entre 2 de Fevereiro e 4 de Julho de 1845.

A D. Fernando II e Glória navegou durante 33 anos, percorrendo cerca de 100 000 milhas, correspondentes a, quase, cinco voltas ao mundo. Foi empregue no transporte de tropas, colonos e degredados para Angola, Índia e Moçambique. Participou em operações navais de guerra no Ultramar Português. Apoiou a expedição de Silva Porto de ligação terrestre entre Benguela em Angola e a costa de Moçambique. (Texto:Wikipedia , Fotografias: Leandro Souto.)

F-16 com gestão Lean

A Força Aérea recebeu recentemente a visita das empresas Toyota e Mercatus com as quais foram trocadas experiências e discutidas as mais modernas técnicas de gestão, no que toca ao uso do Lean Management.
A Força Aérea tem vindo a aplicar técnicas Lean com muito sucesso na manutenção aeronáutica e na gestão da cadeia de abastecimento do F-16. Os principais resultados têm sido a redução dos tempos de imobilização de aeronaves na manutenção planeada e inopinada, bem como a diminuição dos custos associados à sustentação dos Sistemas de Armas.
A metolologia Lean é baseada no sistema de produção da Toyota, conhecido por TPS (Toyota Production System). A discussão sobre estas técnicas de gestão, entre a Força Aérea e estas empresas, foi profícua e permitiu partilhar conhecimentos e experiências.

Foi consenso de que o pensamento Lean é aplicável a qualquer processo, como filosofia de gestão na procura constante da eliminação de desperdícios e continua adição de valor.

A Toyota Caetano Portugal - Ovar - observou conceitos como o takt time (ritmo de produção - relação entre as necessidades de um cliente e capacidades de produção), que na sua linha de produção é medido em minutos ou segundos, na manutenção aeronáutica é medido em dias ou horas, mas semelhante no propósito.
Alguns dos conceitos em uso na manutenção da Força Aérea irão servir para os trabalhos em curso na manutenção da Toyota.
A empresa Mercatus, que está no início da sua jornada Lean, referiu que irá tentar aplicar os princípios de gestão logística observados, nomeadamente o sistema Kanban. "Saímos todos satisfeitos e mais motivados para o desafio que temos pela frente com a implementação Lean na nossa organização", referiram.
Num mundo global é importante partilhar o conhecimento e trocar experiências que possam contribuir para o necessário aumento da produtividade nacional.
Clique aqui para conhecer o projeto Lean implementado na Força Aérea. (FAP)

Marinha Guerra Portuguesa: Está aberto concurso de admissão na categoria de Praças

Marinha de Guerra Portuguesa: Está aberto concurso de admissão na categoria de Praças

Data limite: 29 de outubro de 2012.

Lançamento de Livro "Salazar,Caetano e o Reduto Branco."

O Instituto de Estudos Superiores Militares acolhe em 30 de outubro de 2012, pelas 18h00, o lançamento da obra “Salazar, Caetano e o “Reduto Branco””, edição da Fronteira do Caos, do Tenente-Coronel Luís Barroso, Professor da Área de Ensino de Operações do IESM.
A apresentação da obra decorrerá no Anfiteatro “General Ivens Ferraz” e as inscrições deverão ser feitas impreterivelmente até ao dia 26 de outubro de 2012. (IESM)

Referência Elogiosa ao Centro Militar de Educação Física e Desportos

Na sequência do convite endereçado ao Centro Militar de Educação Física e Desportos (CMEFD), pela comissão organizadora da 5ª Edição do ”Salon du cheval”, El Jadida, Marrocos, foi autorizado superiormente a participação da Reprise no citado evento, o qual decorreu no período de 17 a 21 de outubro, naquele país.
Considerando a forma muito digna e honrosa como desempenharam a sua missão, expressa na qualidade e rigor colocados nas atuações, bem como no sentido de disciplina evidenciado por toda a comitiva, e tendo presente as excelentes referências internacionais que foram dirigidas ao Exército, o General Chefe do Estado-Maior do Exército expressa o seu apreço e satisfação pelo fato, incentivando todos os que prestam serviço no CMEFD a continuarem a desenvolver todos os esforços e a dedicarem toda a sua generosidade, no sentido de incrementar ainda mais o prestigio da “Reprise da Escola de Mafra”.
Ciente que cabe ao CMEFD preservar e aperfeiçoar a Escola Equestre Militar, e reconhecendo que se trata de um património cultural de âmbito nacional, o Exército deverá continuar a apoiar esta atividade no quadro dos condicionalismos financeiros existentes, na certeza que se trata de um património único no País, admirado além-fronteiras, assente na certeza que tal ação reforça o prestigio do Exército e de todos os que servem no CMEFD. (Exército)

Parque arbóreo da Escola de Fuzileiros

Teve lugar no dia 25 de julho a visita do Chefe do Estado-Maior da Armada Almirante Saldanha Lopes para acompanhamento, de perto, dos trabalhos em curso de limpeza e renovação do parque arbóreo da Escola de Fuzileiros (EF). Esta atividade decorre desde o passado mês de abril, com a colaboração da Câmara Municipal do Barreiro, naquilo que – mais cedo ou mais tarde – era inevitável fazer-se quando existem centenas de árvores com dezenas de anos a mais que a Escola.


Para esta visita foram convidados o Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, que se fez acompanhar por responsáveis do seu executivo camarário, o Presidente da Assembleia Municipal do Barreiro, os Presidentes das Juntas de Freguesia do Concelho do Barreiro e pelos quadros superiores do Centro de Educação Ambiental da Mata da Machada e do Sapal do Coina (CEA).

A visita iniciou-se com uma explanação sucinta, por parte do Comandante da Escola de Fuzileiros, dos objetivos pretendidos com a limpeza e renovação do coberto vegetal e da relevância da cooperação recebida pela Câmara Municipal do Barreiro, através dos técnicos do CEA, para que a gestão do espaço florestal se tornasse uma realidade, tecnicamente sustentada.

Na Escola de Fuzileiros, a sustentabilidade ambiental é um dos objetivos prioritários a perseguir, conforme decorre do Despacho do Comandante da EF n.º 5/12 de 3 de fevereiro. A verificação de que, durante as intempéries anuais, a queda de árvores ou simples ramagens era cada vez mais frequente e que havia necessidade de criação de condições preventivas para a minimização da ocorrência de incêndios, originou a identificação desta área como uma das que carecia de intervenção urgente.
A situação existente punha inclusive risco para a integridade física dos que diariamente frequentam as áreas arborizadas da Escola de Fuzileiros.

Fruto da relação de grande proximidade existente com a Câmara Municipal do Barreiro, com o seu executivo camarário, designadamente o Vereador da Sustentabilidade Ambiental, Engenheiro Nuno Miguel Banza que com os técnicos do CEA desde logo se verificou a completa e pronta disponibilidade para ser realizado o trabalho de inventariação do coberto vegetal da EF pelo Engenheiro Nuno Cabrita e a subsequente obtenção dos recursos mecânicos, supervisão e acompanhamento dos trabalhos de desbaste e reflorestação pelo Engenheiro António Pinheiro.
Esta ação de proteção ambiental e física, no perímetro interno da Escola de Fuzileiros, foi realizada de acordo com os princípios de desenvolvimento sustentável, e visou, não só a inventariação do coberto vegetal existente, como medida primária de uma boa gestão do espaço e a identificação de problemas existentes no coberto vegetal. Pretendeu-se ainda o cumprimento das normas de segurança física de instalações militares e da guarnição que utiliza o espaço, uma vez que esta área possui diversos paióis, atualmente utilizados para armazenamento de materiais diversos, servindo ainda de apoio à formação de natureza prática a formandos de diversos cursos ministrados na Escola, incluindo civis, com especial incidência para os cursos de formação de fuzileiros e de comportamento organizacional (Liderança).
No abate de árvores teve-se presente que, existiam sobreiros ainda novos que estavam a ser impedidos de ter o seu desenvolvimento normal, devido à competição de árvores com muito maior porte, muitas delas já com problemas sanitários, nomeadamente pragas (Processionária e Nemátodo) e problemas ao nível de Necroses internas, além da existência e proliferação de espécies infestantes.

As espécies abatidas foram o Pinnus Pinea (Pinheiro Manso), o Pinnus Pinaster (Pinheiro Bravo), e o Eucalyptus Alba (Eucalipto Branco).

Estas espécies, por durante muitos anos não terem sido alvo de desbaste, representavam uma carga de combustível muito elevada, pondo em causa a segurança das instalações por risco de incêndio. O trabalho de desbaste que foi efetuado, para além de salvaguardar as situações atrás descritas, pretendeu respeitar compassos entre árvores, que permitam a futura entrada de máquinas, de forma a fazer as operações de limpeza do solo necessárias, de acordo com as normas contemporâneas em vigor.

Assim, complementando os milhares de espécimenes que ficaram da limpeza efetuada, está prevista uma ação de reflorestação a ter lugar no último trimestre do corrente ano, em que se privilegiará a espécie Querqus Suber (Sobreiro) que, para além de ser uma espécie longeva, é uma espécie interessante do ponto de vista económico e patrimonial.

Para atingir esse desiderato, serão adquiridas cerca de 2.000 plantas de Sobreiro, a serem plantadas com o envolvimento da guarnição da Escola de Fuzileiros, dentro do espírito “um Fuzileiro, uma vida, uma árvore”.

Após a apresentação seguiu-se a visita às áreas intervencionadas do parque arbóreo e área da carreira de tiro de Marinha, encerrando-se a visita com um almoço volante, na Messe de Oficiais.
Para encerrar a visita, o Sr. Presidente da Câmara Municipal do Barreiro ofertou à Escola de Fuzileiros, nada mais nada menos que … uma árvore: Uma “Olea europaea”, a tradicional, típica e milenar, por nós simplesmente conhecida como Oliveira! Procurando através desta planta simbolizar a projeção no futuro da relação existente com os Fuzileiros.

24 de outubro de 2012

MENSAGEM DE S. EXA O GENERAL CHEFE DO ESTADO-MAIOR-GENERAL DAS FORÇAS ARMADAS POR OCASIÃO DO DIA DO EXÉRCITO – 24 DE OUTUBRO DE 2012

HOJE, DIA 24 DE OUTUBRO, COMEMORA-SE O DIA DO EXÉRCITO PORTUGUÊS, RELEMBRANDO DESTA FORMA A TOMADA DE LISBOA EM 1147, POR D. AFONSO HENRIQUES, PATRONO DO EXÉRCITO.


QUERO, NA QUALIDADE DE CHEFE DO ESTADO-MAIOR-GENERAL DAS FORÇAS ARMADAS, FELICITAR OS MILITARES E FUNCIONÁRIOS CIVIS, PELA EXCELÊNCIA DO TRABALHO DESENVOLVIDO AO SERVIÇO DESTA SECULAR INSTITUIÇÃO E QUE TÃO SIGNIFICATIVAMENTE TEM CONTRIBUÍDO PARA A AFIRMAÇÃO E CREDIBILIDADE DAS FORÇAS ARMADAS E DE PORTUGAL.

UMA SAUDAÇÃO E INCENTIVO PARA O VALIOSO CONTRIBUTO, DEDICAÇÃO E ESPÍRITO DE BEM SERVIR, QUE O EXÉRCITO VEM PRESTANDO AO PAÍS AO LONGO DOS SÉCULOS, QUER NO CUMPRIMENTO CABAL DAS SUAS MISSÕES ESPECÍFICAS, QUER NA EXECUÇÃO DE OUTRAS MISSÕES DE INTERESSE PÚBLICO.

NA OPERACIONALIZAÇÃO DA POLITICA EXTERNA DO ESTADO, É DE RELEVAR O SERVIÇO PRESTADO PELOS MILITARES DO EXÉRCITO QUE, EM DIVERSOS TEATROS DE OPERAÇÕES, COMO O AFEGANISTÃO, KOSOVO, LÍBANO, TIMOR-LESTE, REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DO CONGO OU UGANDA, ENTRE OUTROS, MANTÊM A VALOROSA E HISTÓRICA CONTRIBUIÇÃO PORTUGUESA PARA A PROMOÇÃO DA PAZ E SEGURANÇA INTERNACIONAIS, SEMPRE HONRANDO A NOSSA PÁTRIA.

IMPORTA IGUALMENTE, NESTE ÂMBITO DA POLÍTICA EXTERNA, FAZER UMA REFERÊNCIA MUITO ELOGIOSA À FORMA COMO TODOS OS MILITARES, DO EXÉRCITO, ENVOLVIDOS NA RECENTE OPERAÇÃO MANATIM, COLOCARAM TODO O SEU EMPENHO, DEDICAÇÃO E ESPÍRITO DE BEM SERVIR E DE MISSÃO, NO SUCESSO DESTA OPERAÇÃO.

AS FORÇAS ARMADAS DERAM UMA RESPOSTA ADEQUADA À SITUAÇÃO E EXPRESSARAM DA MELHOR FORMA QUE O CONJUNTO, MANTENDO AS ESPECIFICIDADES DE CADA RAMO, RESULTANTE DO AMBIENTE PRÓPRIO EM QUE OPERAM,É UM CAMINHO PARA TORNAR A RESPOSTA MAIS EFICIENTE E EFICAZ AOS COMPROMISSOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS ASSUMIDOS PELO PAÍS.

O RECONHECIMENTO DOS SERVIÇOS QUE O EXÉRCITO PRESTA AO PAÍS RESULTA, NÃO APENAS DO CABAL CUMPRIMENTO DAS SUAS MISSÕES DE NATUREZA ESPECIFICAMENTE MILITAR, MAS TAMBÉM DA EXECUÇÃO DE OUTRAS MISSÕES DE INTERESSE PÚBLICO, QUE, ENTRE TANTAS OUTRAS, VÃO DA MELHORIA E CONSTRUÇÃO DE INFRA-ESTRUTURAS PÚBLICAS, AO APOIO AO COMBATE A INCÊNDIOS E INUNDAÇÕES, REFORÇANDO, POR ESSA VIA, A DESEJADA E PROFÍCUA LIGAÇÃO COM A SOCIEDADE EM QUE NOS INSERIMOS E QUE TEMOS A HONRA DE SERVIR.

INSTITUCIONALMENTE E TAMBÉM EM MEU NOME PESSOAL, ASSOCIO-ME ÀS COMEMORAÇÕES DO DIA DO EXÉRCITO E EXPRESSO O MEU APREÇO E RECONHECIMENTO PELO TRABALHO DESENVOLVIDO, EXORTANDO-VOS A CONTINUAR A SERVIR A PÁTRIA COMO ATÉ AQUI, COM A CONVICÇÃO QUE, ATRAVÉS DO VOSSO ESFORÇO, ESTÃO A CONTRIBUIR PARA O RECONHECIMENTO E PRESTÍGIO DO EXÉRCITO, DA INSTITUIÇÃO MILITAR E DE PORTUGAL. (Exército)

Museu de Marinha inaugura novo espaço expositivo na Cordoaria Nacional

No âmbito da celebração dos 50 anos do Museu de Marinha em Belém será inaugurado, no próximo dia 25 de Outubro, pelas 18h00, um novo espaço expositivo do Museu de Marinha - Embarcações e Elementos Náuticos, na Cordoaria Nacional (Sala da Tecelagem). Este evento contará com a presença do Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante José Saldanha Lopes.(MGP)

Navio-Escola Sagres abre a visitas em Lisboa

No âmbito das comemorações dos 75 anos desde o seu lançamento à água e 50 anos ao serviço de Portugal, o navio-escola Sagres abre a visitas no Cais do Jardim do Tabaco, dias 31 de outubro e 01 de novembro. (MGP)



Horários das visitas:

31 de outubro – 10h00-12h00; 14h00-17h00;

01 de novembro - 10h00-12h00; 14h00-19h00; 20h00-23h00.

24 de Outubro de 2012 - Dia do Exército

21 de outubro de 2012

Homenagem e inauguração do Monumento aos marinheiros de Benquerença

ISAF - FIM DA ROTAÇÃO DO 4º CONTINGENTE

Chegam na madrugada do dia 22 de Outubro pelas 03h15, horas locais, ao Aeródromo de Trânsito N.º1 (em Figo Maduro) a bordo de uma aeronave A310 fretada para o efeito, 120 militares (PressKit), procedentes de Kabul, Afeganistão.


Com a chegada destes militares termina a rotação dos efetivos que atualmente compõem a Força Nacional Destacada (FND), no Afeganistão. Estes militares são comandados pelo Coronel de Infantaria António Martins Gomes Leitão, que compõem o 4º Contingente da FND ISAF. (EMGFA)



20 de outubro de 2012

COMUNICADO SOBRE O CONTRATO DE MANUTENÇÃO DOS HELICÓPTEROS EH-101


Na sequência da notícia publicada, hoje, na edição do Jornal Público, o Ministério da Defesa Nacional informa:




1. Ao contrário do que é insinuado, o Diretor Geral de Armamento e Infra-Estruturas de Defesa, não faz parte de qualquer processo decisório, do Contrato de Manutenção dos helicópteros EH101.

2. A responsabilidade pela condução e decisão desse processo compete, em exclusivo, à Empordef SGPS, SA, holding das indústrias de defesa portuguesas.

3. O Ministro da Defesa Nacional renova a sua confiança no Major General Manuel Chambel para defender, no âmbito das suas competências, os interesses do Estado português.

4. O Ministério da Defesa Nacional informa, ainda, que continuará empenhado na revisão de alguns contratos de fornecimento de equipamentos militares, na salvaguarda do interesse nacional.(MDN)



19 de outubro de 2012

Regimento de Infantaria abre portas ao público

O Regimento de Infantaria nº14 (RI 14), vai organizar um conjunto de actividades designado por “RI 14 DE PORTAS ABERTAS”, que irão decorrer de 22 a 28 de outubro 2012.
A iniciativa, no âmbito das Comemorações do Dia do Exército 2012, tem como objetivo proporcionar a toda a população desta região, particularmente aos jovens, um contacto mais próximo com o RI 14 e um maior e melhor conhecimento da realidade atual do Exército Português.
A população em geral terá a oportunidade de visitar as instalações da Unidade, visitar uma exposição de armamento e equipamento atualmente utilizados pelo Exército Português (incluindo as viaturas blindadas de rodas de transporte de pessoal – VBR PANDUR 8X8 – recentemente adquiridas pelo Exército) e uma visita guiada à coleção visitável (Museu) do RI14.
A Torre Multiactividades estará igualmente disponível na parada do Regimento para oferecer, com todas as condições de segurança e a quem o desejar, uma experiência mais radical nas áreas do slide, rappel e parede de escalada.

O Centro de Recrutamento de Viseu estará também presente com uma viatura e uma Equipa de Divulgação para esclarecer os jovens da região, das obrigações militares legalmente estabelecidas, nomeadamente o Dia de Defesa Nacional tentando sensibilizar para a temática do papel das Forças Armadas na Defesa Nacional e as formas de prestação de serviço no Exército Português. (J.C)

18 de outubro de 2012

Fuzileiros: Está aberto concurso de admissão na categoria de Praças

Fuzileiros: Está aberto concurso de admissão na categoria de Praças

Data limite: 29 de outubro de 2012.






17 de outubro de 2012

Estaleiros de Viana já retomaram construção do segundo patrulha para a Marinha

A construção do segundo navio patrulha para a Marinha, por concluir nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) desde 2011, foi retomada esta semana e envolve cerca de dez meses de trabalho.


A informação foi avançada hoje à agência Lusa por fonte do ministério da Defesa Nacional, acrescentando que nesta altura já decorrem trabalhos de decapagem do casco do navio, que há cerca de um ano está em doca seca, na empresa.

"Os trabalhos foram retomados esta semana e deverão estar concluídos dentro de cerca de dez meses", disse a fonte do ministério liderado por José Pedro Aguiar-Branco.

O NRP Figueira da Foz, o segundo da classe Viana do Castelo, integra uma encomenda, feita em 2004 pelo Ministério da Defesa aos estaleiros daquela cidade, de oito Navios de Patrulha Oceânica (NPO), cada um com um custo de 50 milhões de euros, para substituir a frota de corvetas, com 40 anos de serviço.

A encomenda foi, entretanto, revogada em Conselho de Ministros e a resolução publicada em setembro último em Diário da República, anulando a encomenda dos restantes 6 NPO e 5 Lanchas de Fiscalização Costeira (LFC), negócio avaliado em 400 milhões de euros, com vista ao reequipamento da Marinha.

Fonte governamental explicou à agência Lusa que esta revogação "pretende salvaguardar o interesse do Estado" no processo de reprivatização dos ENVC, tendo em conta tratar-se de um compromisso que implicaria pagamentos na ordem dos 57 milhões de euros em 2013 e 38 milhões de euros no ano seguinte.

Além disso, o projeto destes navios "permanecerá na propriedade do Estado", explicou a mesma fonte, numa altura em que o Governo admite concluir o processo de reprivatização dos ENVC até final do ano.

Com esta revogação será apenas concluída a construção do segundo patrulha, o NRP Figueira da Foz, e do primeiro, o NRP Viana do Castelo, já entregue à Marinha mas ainda em período de garantia.

O primeiro 'patrulha', NRP (Navio da República Portuguesa) Viana do Castelo, foi entregue em abril de 2011 e já soma 1.500 horas de serviço, enquanto o segundo deveria ter chegado em setembro do mesmo ano.

A construção esteve parada até agora por falta de recursos financeiros dos estaleiros para adquirir material, com fontes da empresa a garantirem que são necessários entre seis a oito milhões de euros para a sua conclusão.

Estes novos 'patrulhas', com desenho próprio dos ENVC, têm 83 metros de comprimento, capacidade para receber até 67 pessoas e uma tripulação de 38 elementos, além de poderem transportar um helicóptero Lynx.

Concebidos como navios militares não combatentes, podem ser utilizados para fiscalização, proteção e controlo das atividades económicas, científicas e culturais ligadas ao mar.
A Marinha portuguesa opera atualmente com seis corvetas, distribuídas pelas classes Baptista de Andrade e João Coutinho, com 40 anos de operação, mas duas destas estão nesta altura inoperacionais.
Lusa

16 de outubro de 2012

Escola Naval: Pós-Graduação em Medicina Hiperbárica e Subaquática

A Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) e a Escola Naval (EN) abriram concurso para o curso de Pós-graduação em Medicina Hiperbárica e Subaquática, a ter lugar no presente ano letivo de 2012-2013.  (MGP)

Ministério da Defesa denuncia contrato das Pandur

O Ministério da Defesa vai denunciar o contrato das viaturas Pandur para o Exército (que fica com 166) e Marinha (que não recebe nenhuma) e espera conseguir uma indemnização na ordem dos 55 milhões de euros da General Dynamics.

«Iremos apresentar no próximo Conselho de Ministros uma proposta que visa a rescisão do contrato das Pandur», afirmou o ministro da Defesa, José Pedro Aguiar-Branco, durante uma audição na comissão parlamentar, numa citação da agência Lusa.

Segundo o Ministério da Defesa, a decisão é sustentada por pareceres jurídicos requeridos pela tutela e foi desenvolvida em articulação permanente com o ramo.

Aguiar-Branco referiu que a denúncia permite terminar com «um impasse que se mantinha desde 2010» com o fornecedor, a General Dynamics, devido a «sucessivos atrasos» na entrega de equipamentos e que na próxima revisão da Lei de Programação Militar irá tentar ser encontrada uma solução alternativa.

De acordo com a tutela, até ao momento foram pagos pouco mais de 233 milhões de euros pela entrega de 166 Pandur ao Exército, havendo 47 ainda a serem alvo de intervenção técnica.

Com a resolução do contrato não haverá lugar ao pagamento dos cerca de 130 milhões de euros devidos pelas 94 Pandur que serão «canceladas» e a Marinha não receberá nenhuma das vinte viaturas anfíbias que estavam previstas.

O Estado português espera ainda poder receber uma indemnização «que poderá rondar os 55 milhões de euros» por parte da General Dynamics. (TVI)

15 de outubro de 2012

Força Aérea recebe conferência NATO

A Força Aérea vai acolher, de 16 a 18 de outubro, nas suas instalações do Centro de Estudos Aeronáuticos, na Academia da Força Aérea, o NATO Air Logistics Board 2012. Este relevante encontro realiza-se anualmente num dos países membros da NATO, tendo a Força Aérea sido convidada pelo Allied Air Command Headquarter Izmir para receber o mesmo.

Este evento procura promover a discussão de diversos temas relacionados com a Logística da componente aérea no sentido de identificar soluções eficientes na utilização dos recursos dos países membros da NATO na execução de operações aéreas.

No evento deste ano serão debatidos os seguintes temas: a reestruturação em curso dos órgãos de comando da NATO e o seu impacto na logística, em particular no comando e controlo; a operacionalização do conceito Smart Defense na área logística; as lições identificadas em operações anteriores (nomeadamente na operação Unified Protector) e o seu impacto na logística; os desafios colocados à logística aérea pela NATO Response Force (NRF); a utilização de soluções multinacionais e a contratação como ferramentas essenciais na optimização de recursos.

O NATO Air Logistics Board 2012 será presidido pelo Deputy Chief of Staff Support do Allied Air Command Headquarters Izmir e participarão representantes das estruturas de Comando da NATO e dos seus países membros.  (FAP)

Dia do Exército comemorado nas Caldas da Rainha

Uma exposição histórica-militar, literária e de pintura a ser inaugurada já na próxima semana (19 de Outubro) na galeria municipal, e que pode ser vista até 6 de Novembro, dá início ao programa de comemorações do Dia do Exército que se realiza pela primeira vez nas Caldas da Rainha e que terão o seu ponto alto no fim-de-semana de 26 a 28 de Outubro.


Durante esses dias estarão em exposição no Parque materiais e equipamentos militares, com destaque para uma cozinha de campanha, um hospital de campanha, viaturas de guerra e armamento.

Nessa mesmo dia, à tarde, os caldenses poderão assistir a uma demonstração de salto em pára-quedas com militares que serão largados sobre a cidade e irão cair no largo atrás do Chafariz das Cinco Bicas. Esta demonstração esteve prevista para a Praça da Fruta (e figura como tal nos cartazes alusivos ao evento), mas devido aos candeeiros se situarem no centro do empedrado, esta actividade foi transferida para o outro local.No domingo, 28 de Outubro, as comemorações incluem uma missa na igreja de Nossa Senhora da Conceição que será transmitida em directo pela RTP. No exterior, aguardarão em formatura cerca de mil homens, representando as três brigadas operacionais do Exército, o Colégio Militar, os Pupilos do Exército, a Academia Militar e, naturalmente, a Escola de Sargentos do Exército, que é a unidade anfitriã do evento.

De acordo com o major Afonso Alves, da Escola de Sargentos do Exército, esta é a primeira vez que o dia desta arma é comemorado fora de uma capital de distrito. A escolha das Caldas da Rainha deveu-se à iniciativa do actual general-Chefe do Estado Maior do Exército, Pinto Monteiro, que conhece a cidade e valorizou a sua tradição militar. Caldas tem quartel militar desde 1918 e a ESE é hoje uma unidade de referência tendo em conta a importância da formação dos sargentos, que são, segundo aquele oficial, a coluna vertebral do Exército ao servirem de ligação entre os oficiais e as praças.

Uma outra razão – nada displicente em tempos de crise – foi o facto da cidade se situar no centro do país e ter bons acessos, permitindo a fácil deslocalização de meios humanos e materiais para os eventos que irão ter lugar. (Diário Caldas)

13 de outubro de 2012

COMEMORAÇÕES DOS 180 ANOS DO CERCO À CIDADE DO PORTO

O Museu Militar do Porto deu início às comemorações do 180º do Cerco à cidade do Porto, com a conferência "O Liberalismo e o Cerco do Porto na toponímia portuense", proferida pelo Professor César Santos Silva.


Com esta iniciativa, que será continuada no dia 6 de Dezembro com apresentação das “Lendas do Cerco do Porto” pelo Investigador Joel Cleto, o Museu Militar do Porto pretende criar um fórum de reflexão e de debate de ideias, através da interação entre diversos académicos, fomentando uma ligação estreita entre a instituição militar e a sociedade civil.

Nesta conferência, o Professor César Silva deu a conhecer a origem histórica de algumas ruas do Porto e os acontecimentos históricos que lhe deram nome a forma como o “Cerco à cidade do Porto” e o Liberalismo provocaram a maior mudança toponímica que há memória na cidade do Porto.

Dezenas e dezenas de topónimos com referências ao mundo rural de outrora desapareceram, dando lugar a nomes de militares, batalhas e situações vividas naqueles dois momentos únicos, não só da História do Porto como da História de Portugal. (Exército)

KOSOVO - Actividades do AGR I/KFOR

Um novo contingente militar português está no Kosovo. O Agrupamento Índia iniciou a sua missão no dia 13 de Setembro de 2012 com a partida do primeiro voo de sustentação com 48 militares, da Base Aérea do Montijo com destino a Pristina. O Contingente Português ficou completo no dia 26 de setembro com outro voo que levou os restantes 116 militares.

Estes militares portugueses irão, em conjunto com o contingente húngaro, constituir a KFOR Tactical Reserve Manoeuvre Battalion (KTM) e será uma das reservas que o Comandante da Kosovo Force (KFOR) terá à sua disposição para fazer ocorrer a situações em todo o Kosovo, mais recentemente vocacionada para o Norte do Kosovo. A KTM pode igualmente ser empregue na Bósnia e Herzegovina. Os 164 elementos atingiram a Full Operational Capability (FOC) no dia 02 de Outubro, data a partir da qual estão prontos para cumprir a sua Missão.


FOC - Full Operational Capability


Em Campo de Slim Lines (CSL), Pristina, Kosovo, o exercício da Full Operational Capability (FOC) do Esquadrão de Manobra Portuguesa (BTroop/KTM) materializou-se no final do período de adaptação ao Teatro de Operações (TO) do Kosovo, num cenário que teve por base uma possível operação a ser desenvolvida pela KTM, enquanto Reserva Tática do COMKFOR, nomeadamente em Operações de Controlo de Tumultos (CRC), em resposta a um Roadblock complexo.

Neste exercício de certificação da BTroop, participaram a CCoy (Companhia Húngara) da KTM (OPFOR), o Water Cannon Squad (WCSQ) e Engineer Tank (DEU) e a Tactical Psyops Team (TPT), bem como dois Helicópteros MI 171, da Força Aérea Croata. Estiveram ainda envolvidos no treino e preparação militares Norte-Americanos e Suíços, bem como meios aéreos UH 60 Black Hawk e Super Puma.

De acordo com o cenário planeado e com o objetivo de garantir a liberdade de movimentos (FoM) ao longo do itinerário, foi projetada por meios aéreos uma Quick Response Force (QRF) de escalão pelotão. Com o aumento da escalada de violência, perpetrada pelos protestantes junto ao bloqueio de estrada, foi enviada, via terrestre, o grosso da BTroop juntamente com a TPT. O desenrolar da ação teve lugar ao longo de um itinerário dentro do CSL, tendo a força sido sujeita a um desgaste contínuo ao longo do itinerário, com a colocação de vários obstáculos, sempre com o objetivo de preparar a força para um cenário adverso e o mais aproximado possível dos últimos acontecimentos vividos no TO.

O Exercício foi acompanhado de perto pelo Comando da KTM e pelo seu Staff, por outros elementos do Contingente Português e Húngaro da KTM, entre outros elementos convidados do QG/KFOR e do Multinational Battlegroup-East (MNBG-E).

No final do exercício ficou bem patente o desembaraço, profissionalismo e proficiência da BTroop, e a certeza de que a força está pronta para cumprir as suas missões como reserva táctica do COMKFOR no Teatro de Operações do KOSOVO:


DANCON MARCH

Realizou-se no passado dia 06 de outubro de 2012, a 4ª mítica "DANCON MARCH" deste ano, em Campo NOVO SELO, KOSOVO. A prova contou com a participação de 44 militares portugueses masculinos e femininos da KTM, entre outros militares de vários países que prestam serviço na KFOR, num total de cerca de 610 participantes.

Esta prova foi organizada pelo contingente Dinamarquês no Kosovo, para fazer cumprir a tradição iniciada em 1972 pelo Royal Danish Army. Esta prova é composta por uma marcha de 25 Km, equipados com o seu uniforme e transportando no mínimo de 10 Kg. A prova destina-se a fomentar o espirito de sacrifício, de corpo e desenvolver laços entre foças. Atualmente, esta prova é realizada no Kosovo, Iraque, Afeganistão, Líbano e no Golfo de Áden.

Na classificação final os militares portugueses obtiveram resultados de excelência, conquistando oito dos dez primeiros lugares, com destaque para os três primeiros classificados, Tenente Daniel Silva, 2º Sargento José Pimentel e 1º Cabo Patrício Pereira, que chegaram em conjunto e fizeram o extraordinário tempo de 02h17m, logo seguidos 2 minutos mais tarde pelo Ten João Silva.

Paralelamente à Dacon March foi realizada pela primeira vez a meia maratona, com a participação de duas equipas de militares portugueses da KTM, conseguindo obter também excelentes resultados individuais e o 1º lugar por equipas.


À chegada o Comando da KTM manifestou o seu orgulho e satisfação, felicitando todos os participantes pelo elevado esforço, dedicação e espírito de sacrifício demonstrados, o que em muito contribuiu para a dignificação da participação portuguesa e para coesão e unidade do AGR I/KTM/KFOR. (Emgfa)

EMGFA - FOTO DA SEMANA

12 de outubro de 2012

NOVO CONCEITO ESTRATÉGICO DE DEFESA NACIONAL PERMITIRÁ FORÇAS ARMADAS COM MELHOR ESTRUTURA E CAPACIDADE DE RESPOSTA

O novo Conceito Estratégico de Defesa Nacional (CEDN) permitirá «um rácio mais equilibrado» entre «produto operacional e funcionamento» das Forças Armadas e uma instituição «melhor estruturada e com melhor capacidade de resposta», afirmou o Ministro da Defesa Nacional na cerimónia de entrega ao Governo do projeto de Grandes Opções do CEDN, a que presidiu o Primeiro-Ministro Pedro Passos Coelho. «Devemos esvaziar funções secundárias para nos concentrarmos no verdadeiro produto operacional», referiu o José Pedro Aguiar-Branco.


O CEDN, que será aprovado brevemente em Conselho de Ministros, após a audição do Conselho Superior da Defesa Nacional e do Conselho de Chefes de Estado-Maior, dará «uma linha de coerência sistemática» a uma «reforma importante mas que seja coerente com o que é necessário na capacidade de resposta das Forças Armadas», revelando-se «um documento realista, exequível, que não seja apenas para registo da História, mas um guião mobilizador do que deve ser a intervenção do Governo».

O Ministro destacou «a forma aberta e participativa» com que decorreu a revisão do CEDN, que irá substituir o de 2003, referindo as «conferências realizadas pelo País em setembro, abertas a quem quisesse participar». «É evidente a importância que este processo de revisão tem, a Espanha também está atualmente a rever o seu conceito estratégico, o que mostra a oportunidade e a importância deste documento que vai ser apresentado na Assembleia da República e que é por demais evidente para o nosso futuro coletivo», acrescentou Aguiar-Branco.

O projecto foi elaborado por uma comissão de personalidades presidida por Luís Fontoura. (MDN)

COMEMORAÇÕES DO DIA DO EXÉRCITO - 2012

Decorrem no período de 26 a 28 de Outubro de 2012 as Comemorações do Dia do Exército 2012.


Para mais informações consulte: Portal do Exército

Último reforço para a Esquadra 601 "Lobos"

No dia 10 de outubro, aterrou, na Base Aérea Nº11, em Beja, o último P-3C CUP +.

A chegada desta aeronave representa o término do processo de modernização dos cinco P-3C adquiridos à Real Marinha Holandesa no ano de 2006, para substituição da plataforma P-3P.

O programa de modernização iniciou-se em 2007 com a assinatura do contrato com a Lockheed Martin, tendo a sua execução sido conduzida pelo Grupo de Trabalho P-3C CUP+. A sua intervenção nos trabalhos de especificação, desenvolvimento em laboratório, produção e testes, tanto na componente técnica como operacional, permitiu atingir uma configuração que responde às necessidades nacionais, e compromissos internacionais, no âmbito da União Europeia e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO).

A plataforma P-3C CUP+, dotada com sensores modernos e um sistema de missão integrado, permite a realização de um largo espectro de missões em ambiente marítimo, que vão desde o patrulhamento à busca e salvamento, passando pela ISR (Intelligence, Surveillance and Reconaissance). Das operações efetuadas por esta aeronave destacam-se a Operação OCEAN SHIELD da NATO, a recente Operação "Manatim" e a NATO - OAE (Operação Ative Endeavour), ainda em curso.

Com a chegada do quinto e último P-3C CUP +, os "Lobos" veem agora completa a frota que lhe está confiada para continuar a cumprir a missão "sobre a terra e sobre o mar". (FAP)

Dia do Comando Territorial da GNR de Santarém

O Comando Territorial de Santarém da GNR vai comemorar a 13 de outubro, o Dia da Unidade e do centenário da GNR em Santarém, a efeméride inicia-se pelas 10h00 na cidade de Fátima com uma cerimónia religiosa, ao que se segue pelas 17h00 a cerimónia militar no quartel do Comando em Santarém.










CTSFA recebe Estandarte no Dia da Unidade

Teve lugar, no dia 9 de outubro, na Base Aérea Nº 6 - Montijo - a cerimónia militar comemorativa do 36º Aniversário do Centro de Treino de Sobrevivência da Força Aérea (CTSFA), presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea (CEMFA), General José Pinheiro.

As celebrações iniciaram-se pela manhã, com a presença de individualidades militares e civis, que assistiram à entrega do Estandarte ao CTSFA, símbolo heráldico da Unidade, tendo sido este um dos momentos marcantes da cerimónia.

No decorrer da mesma, o Comandante do CTSFA, Tenente-Coronel Filipe Azinheira, proferiu uma alocução, a qual se seguiu a imposição de condecorações e a visita a uma exposição estática de meios e equipamentos operacionais e instalações do CTSFA.

Esta Unidade tem como missão ministrar cursos de sobrevivência e salvamento individual, incluindo em ambientes de natureza nuclear, radiológica, biológica ou química (NRBQ), bem como ainda nos domínios do reconhecimento e inativação de engenhos explosivos.

No âmbito da sua missão, o CTSFA dá formação não só ao pessoal da Força Aérea Portuguesa, como também a elementos de outros ramos das forças militares ou militarizadas, tais como Guarda Nacional Republicana, Polícia de Segurança Pública, Sistema de Informações da República Portuguesa e Autoridade Nacional de Proteção Civil, ou ainda a forças armadas estrangeiras, nomeadamente, Espanha e Marrocos, Argélia, Tunísia, Inglaterra, Polónia, Hungria, Republica Checa, Lituânia, Bélgica., Dinamarca Eslováquia, Eslovénia, Bulgária Angola Moçambique e Cabo verde. (FAP)

11 de outubro de 2012

NRP ARPÃO – SUCESSO NO EXERCÍCIO NATO NOBLE MARINER 12

Atracou hoje na cidade de Palma de Maiorca o submarino NRP Arpão após ter participado, com assinalável sucesso, no maior exercício aeronaval da NATO, no corrente ano, que decorreu a oeste da Ilha francesa da Córsega, completando mais uma importante fase da sua já longa missão no mar Mediterrâneo.


No decurso deste exercício, o Arpão atingiu o mais elevado nível de integração possível com a força naval a que pertenceu. Desta forma, e considerando o cenário simulado - um estado ribeirinho falhado, envolvido em conflitos internos e externos mas no qual afloram atividades de terrorismo e catástrofe humanitária, o submarino Arpão tomou parte ativa na força naval internacional destacada para a região e cujo objetivo era o controlo e contenção da situação militar e a criação de um clima de segurança, conducente a negociações, e à implementação de resoluções das Nações Unidas que levassem à estabilidade na região.

No final deste exercício, os meios envolvidos, desde o quartel-general em Toulon aos cerca de 40 meios aeronavais empregues, encontram-se certificados para as NATO RESPONSE FORCES 2013, também conhecidas por NRF´s. Estas forças encontram-se na linha da frente da NATO, em caso de necessidade, constituindo-se como a 1ª linha da capacidade de resposta militar da Aliança em caso de crise ou conflito.

O NRP Arpão conta já com aproximadamente 40 dias de missão ininterrupta, depois de ter integrado o grupo tarefa permanente 2 (SNMG2) da NATO no dia 5 de setembro. Desde essa data, e para além da participação no NOBLE MARINER 12, o submarino Arpão participou na Operação Active Endeavour, de combate ao terrorismo no Mediterrâneo - única missão atualmente em curso ao abrigo do artigo 5º da Aliança Atlântica.

Após uma paragem de 4 dias em Palma de Maiorca a SNMG2 e o submarino Arpão vão iniciar nova patrulha no âmbito da Operação Active Endeavour, onde mais uma vez o Arpão realizará missões de recolha de informações, em situações onde a descrição seja um fator relevante. De referir que os sensores que equipam esta unidade naval permitem efetuar recolha discreta de informações desde imagens à assinatura acústica e eletromagnética.

A data de chegada a Lisboa do Arpão é ainda desconhecida, estando dependente da evolução da situação internacional na área do Mediterrâneo. Desde que saiu de Lisboa, já navegou 900 horas tendo percorrido aproximadamente 4000 milhas náuticas. (EMGFA)

General Loureiro dos Santos "As Forças Armadas estão «no limite»

O general Loureiro dos Santos defende que «o orçamento das Forças Armadas está no limite» e que não é possível reduzi-lo «muito mais», nem ao nível dos efectivos, nem das operações, que já estão «abaixo do mínimo».


«Eu penso que não será possível reduzir muito mais o orçamento das Forças Armadas, nós estamos no limite», adverte o antigo ministro da Defesa e chefe do Estado-Maior do Exército (CEME), em entrevista à agência Lusa.

José Loureiro dos Santos salienta que «as Forças Armadas no que respeita a efectivos estão no limite mínimo», até «já reduziram em gastos de pessoal mais dos dez por cento» que o memorando da troika impunha e que os cortes até já andam «à volta de 12 por cento».

Neste contexto, o general deixa uma forte crítica ao PS, PSD e CDS-PP, «os três partidos designados do arco governamental»: «Infelizmente negociaram com a troika e aceitaram que se impusessem questões relacionadas com as Forças Armadas, o que é uma cedência inadmissível num Governo de um país soberano».
O ex-chefe militar não contesta as metas que ficaram estipuladas, mas considera «totalmente inaceitável» que sejam «funcionários» de organizações internacionais «a dizer que Forças Armadas é que nós vamos ter».

«em termos de manutenção e operação», Loureiro dos Santos considera que os três ramos já estão «abaixo do mínimo» e alerta que «especialmente» a Marinha e a Força Aérea «já não têm capacidade para cumprir as suas tarefas rotineiras, que são indispensáveis».

«Não se compreende que a certa altura a Marinha não tenha meios navais para fazer o patrulhamento de proximidade, quando nós temos responsabilidades enormes no nosso espaço marítimo», critica.

O antigo CEME questiona também as opções do Estado no que respeita ao reequipamento, que nas Forças Armadas está «praticamente parado», dando como exemplo os helicópteros do Exército, as viaturas Pandur ou os patrulhões oceânicos da Marinha.

«Por vezes a gente fica espantado porque andam aí a alugar helicópteros para toda a gente e o Exército [se os tivesse] podia empregar esses helicópteros, assim como a Força Aérea, naquilo que chamamos operações de interesse público, na luta contra os incêndios», refere.

Loureiro dos Santos salienta ainda que Portugal está há vários anos a pedir viaturas blindadas emprestadas para estar na guerra. «No Afeganistão nós hoje utilizamos viaturas emprestadas pelos norte-americanos e no princípio era pelos espanhóis», frisou.

No Orçamento para 2012, as despesas do Estado com a Defesa diminuíram 3,9 por cento, com um corte de 30 por cento nos encargos com saúde e uma despesa total superior a 2.216 milhões de euros.

As verbas afetas à Lei de Programação Militar LPM) registaram uma redução de 17,1 por cento, com uma cativação adicional de 19,6 por cento e também um corte de 30,4 por cento no valor atribuído às Forças Nacionais Destacadas.

No entanto, apesar de defender que «o produto operacional das Forças Armadas não deve ser reduzido», o general na reforma considera que Portugal terá «de fazer um esforço militar superior» na partilha de equipamento militar com o resto da Europa.

A principal causa, diz Loureiro dos Santos, prende-se com a saída de grande parte das forças norte-americanas estacionadas na Europa, no Atlântico e no Mediterrâneo e a deslocação para a zona da Ásia/Pacífico.  (Tvi)