30 de dezembro de 2012

Evite o acidente!

Em 2012, a Força Aérea contribuiu e salvou dezenas de vidas nas missões de Busca e Salvamento, Evacuação Médica ou de Transporte de Órgãos Humanos para Transplante que efetuou.

Sendo esta uma parte da missão, é também nossa responsabilidade alertar aqueles que viajam nesta passagem do ano para os perigos na estrada. 

Se viajar, seja prudente, respeite o Código da Estrada e siga os Conselhos de Segurança Rodoviária:
 
Voe alto e entre no novo ano em segurança!

Nomeação do Representante do Comandante Supremo Aliado na Europa no Comité Militar

O Major-General do Exército, José Manuel Picado Esperança da Silva foi nomeado para o cargo de representante do Comandante Supremo Aliado na Europa (SACEUR), no Quartel-General Supremo das Potências Aliadas na Europa (SHAPE), em Bruxelas, na Bélgica.
 
A duração normal da missão de serviço correspondente ao exercício deste cargo é de três anos e será iniciada a partir de 3 de Janeiro de 2013 pelo General Esperança da Silva, que comandou a Brigada Mecanizada no período de 2010 a 2012.(EMGFA)

26 de dezembro de 2012

Força Aérea moderniza aviões caça F-16

A Força Aérea Portuguesa foi a única no mundo que optou por modernizar os caças F-16 utilizando recursos próprios numa opção que permitiu poupar alguns milhões de euros. Perto do final do programa, que já alterou 37 aeronaves, a RTP foi conhecer o local onde se faz grande parte dessa modificação dos F-16. (Ver vídeo em RTP)

TRANSFERÊNCIA PARA O FUNDO DE PENSÕES DOS MILITARES DAS FORÇAS ARMADAS

Para informação, transcreve-se extrato da Lei n.º 64/2012, de 20 de Dezembro de 2012 (Orçamento Retificativo):


Artigo 6.º


Transferências para o Fundo de Pensões dos Militares das Forças Armadas


1 — Fica o Governo autorizado a transferir do orçamento do Ministério da Defesa Nacional para o Fundo de Pensões dos Militares das Forças Armadas o montante máximo de € 20 000 000, para fazer face ao pagamento dos comple-mentos de pensão a que se referem os n.os 2 e 3 do artigo 1.º do Decreto-Lei n.º 269/90, de 31 de agosto, alterado pelos Decretos-Leis n. os 73/91, de 9 de fevereiro, 328/91, de 5 de setembro, 160/94, de 4 de junho, e 76/2009, de 1 de junho.

2 — Os montantes transferidos nos termos do número anterior são obrigatoriamente restituídos ao Ministério da Defesa Nacional pelo Fundo de Pensões dos Militares das Forças Armadas, mediante retenção por parte deste Ministério do produto da rentabilização dos bens imóveisque lhe estejam afetos. (Exército)

25 de dezembro de 2012

Mensagem de Natal e Ano Novo do GEN CEMGFA

A ÉPOCA NATALÍCIA ESTÁ À PORTA E, COM ELA, POR TRADIÇÃO, OS VALORES DA FAMÍLIA, DA SOLIDARIEDADE, DA PARTILHA E DA AMIZADE REVESTEM-SE DE ACRESCIDO SIGNIFICADO.

É UM PERÍODO DE REFLEXÃO E, DE CERTA FORMA, UMA OPORTUNIDADE PARA FAZERMOS UM BALANÇO.

NESSE SENTIDO, DIRIJO-ME A TODOS OS MILITARES, MILITARIZADOS E FUNCIONÁRIOS CIVIS QUE PRESTAM SERVIÇO NAS FORÇAS ARMADAS, PARA, UMA VEZ MAIS, MANIFESTAR O RECONHECIMENTO PELA FORMA DEDICADA, EXEMPLAR E COMPETENTE COMO TÊM CUMPRIDO AS MISSÕES QUE NOS ESTÃO ATRIBUÍDAS.

NUM MOMENTO DA VIDA NACIONAL, PARTICULARMENTE DIFÍCIL, OS HOMENS E AS MULHERES QUE PRESTAM SERVIÇO NA MARINHA, NO EXÉRCITO E NA FORÇA AÉREA, COMO EXPECTÁVEL, TÊM CORRESPONDIDO CABALMENTE AOS DESAFIOS, COM UMA INQUESTIONÁVEL ENTREGA E ELEVADO ESPÍRITO DE MISSÃO, NUMA ATITUDE QUE, ALIADA AOS VALORES DA CAMARADAGEM, DA DISCIPLINA E DA CONDUTA, MUITO HONRA A NOSSA INSTITUIÇÃO E O NOSSO PAÍS, CREDITANDO-NOS COMO EXEMPLO NA PÁTRIA QUE JURÁMOS SERVIR.

COMO CHEFE DO ESTADO-MAIOR-GENERAL DAS FORÇAS ARMADAS, OS MEUS PRIMEIROS PENSAMENTOS E PALAVRAS VÃO PARA OS MILITARES QUE, NO CUMPRIMENTO DOS SEUS DEVERES E OBRIGAÇÕES, DECORRENTES DA CONDIÇÃO MILITAR, QUE ABRAÇARAM, FICAM PRIVADOS DE CELEBRAR O NATAL NO ACONCHEGO DAS SUAS CASAS E DOS SEUS FAMILIARES E ENTES QUERIDOS, CUMPRINDO, NOS TEATROS DE OPERAÇÕES DO AFEGANISTÃO, DO KOSOVO, EM ÁFRICA E EM TIMOR-LESTE, MISSÕES MUITO RELEVANTES PARA A SEGURANÇA COOPERATIVA E PARA O BEM-ESTAR DAS POPULAÇÕES, CONTRIBUINDO, ATIVAMENTE, PARA A CONSOLIDAÇÃO DA PAZ NO MUNDO.

EXALTANDO O VOSSO ESPÍRITO DE SACRIFÍCIO E DE DEDICAÇÃO, A TODOS ENDEREÇO OS MEUS VOTOS DE BOAS FESTAS, PARA QUE, LONGE DAS VOSSAS FAMÍLIAS E DA NOSSA PÁTRIA, ENCONTREM, NA TÃO NOBRE MISSÃO QUE DESEMPENHAM, ALENTO E CONFORTO QUE POSSA, DE ALGUMA FORMA, PRESERVAR EM VÓS O SIGNIFICADO E SENTIMENTO DA ÉPOCA FESTIVA QUE VIVEMOS.

QUERO, IGUALMENTE, SAUDAR TODOS OS MILITARES QUE SERVEM O PAÍS COMO ADIDOS MILITARES JUNTO DAS EMBAIXADAS DE PORTUGAL EM DIVERSOS PAÍSES OU EM MISSÕES DE COOPERAÇÃO MILITAR, EM QUARTÉIS-GENERAIS E, EM REPRESENTAÇÕES MILITARES INTERNACIONAIS, DE CUJAS AÇÕES DEDICADAS, RESULTA, TAMBÉM, UM SERVIÇO RELEVANTE A BEM DA PAZ E DA SEGURANÇA INTERNACIONAL.

NESTA MENSAGEM, QUERO IGUALMENTE MANIFESTAR O MEU SENTIDO RECONHECIMENTO E HOMENAGEM POR TODOS AQUELES QUE, NO CUMPRIMENTO DO SEU DEVER E AO SERVIÇO DOS MAIS ALTOS DESÍGNIOS DA NOSSA NAÇÃO, SACRIFICARAM A VIDA OU FICARAM INCAPACITADOS.

ESTA ENTREGA MERECE A NOSSA REFLEXÃO E, NESTA ATITUDE, GUARDARMOS UM EXEMPLO QUE NOS DEVE GUIAR NA NOSSA DEDICAÇÃO AO SERVIÇO E À MISSÃO.

PARA ELES E SEUS FAMILIARES, A DEVIDA HOMENAGEM E A SAUDADE SENTIDA DAS FORÇAS ARMADAS, NA CERTEZA DE QUE A SOCIEDADE PORTUGUESA, POR INTEIRO, PARTILHA ESTES SENTIMENTOS.

QUERO AINDA, DEDICAR, UMA PALAVRA ESPECIAL À FAMÍLIA DAS FORÇAS ARMADAS NO SEU TODO, E QUE, NO MEU SENTIR, É CONSTITUÍDA PELOS MILITARES, MILITARIZADOS, FUNCIONÁRIOS CIVIS E RESPETIVOS FAMILIARES, QUER ESTEJAM NO ATIVO, NA RESERVA OU NA REFORMA. A TODOS SAÚDO, POR IGUAL, E MANIFESTO OS MEUS VOTOS AMIGOS E FRATERNOS DE BOAS FESTAS, NA ESPERANÇA DE QUE OS TEMPOS VINDOUROS SEJAM PLENOS DE PAZ, SAÚDE, E FRATERNIDADE.

AOS MILITARES, MILITARIZADOS E FUNCIONÁRIOS CIVIS NO ATIVO, QUERO AFIRMAR, CLARAMENTE, QUE AS CIRCUNSTÂNCIAS ECONÓMICAS E FINANCEIRAS QUE O PAÍS E O MUNDO VIVEM, CUJOS EFEITOS TAMBÉM SE FAZEM SENTIR NAS FORÇAS ARMADAS, TÊM TORNADO OS TEMPOS DIFÍCEIS, IMPONDO-NOS, POR ISSO, RESPOSTAS PRONTAS E QUALIFICADAS, QUER AO NÍVEL EXTERNO, QUER INTERNO, COM ESPECIAL DESTAQUE PARA O QUADRO DAS ALIANÇAS EM QUE NOS INSERIMOS, MAS TAMBÉM, NA RACIONALIZAÇÃO DAS ESTRUTURAS E NA GESTÃO CRITERIOSA DOS RECURSOS DISPONÍVEIS.

O ANO NOVO QUE SE AVIZINHA NÃO SERÁ MUITO DIFERENTE DAQUELE QUE ESTÁ PRESTES A TERMINAR; SERÁ, PORTANTO, UMA VEZ MAIS, DE TRABALHO ÁRDUO.

PORÉM, ESTOU CONVICTO DE QUE É, PERANTE ESSE TIPO DE DESAFIOS QUE O VALOR E A GRANDEZA DOS HOMENS E DAS INSTITUIÇÕES SE MANIFESTAM, PRINCIPALMENTE, NA FIRMEZA COMO OS ENFRENTAM E NA DETERMINAÇÃO COM QUE OS SUPERAM.

CONTO, POR ISSO, COM O VOSSO APOIO, E DEDICAÇÃO, COMO SEMPRE CONTEI, PARA QUE AS FORÇAS ARMADAS PORTUGUESAS, QUE SERVEM PORTUGAL E OS PORTUGUESES, CONTINUEM A SABER RESPONDER ÀS RESPONSABILIDADES QUE LHES SÃO INERENTES, COM O MELHOR DA SUA CAPACIDADE, DISCERNIMENTO, SERENIDADE, DETERMINAÇÃO E, FORTE SENTIDO DE RESPONSABILIDADE E DE MISSÃO.

PELA MINHA PARTE, CONTINUAREI A PUGNAR PELA COESÃO, DISCIPLINA E ESTABILIDADE DAS FORÇAS ARMADAS, CONFIANTE NO PROFISSIONALISMO, DEDICAÇÃO E COMPETÊNCIA DEMONSTRADOS POR TODOS OS QUE SERVEM SOB O MEU COMANDO E NOS TRÊS RAMOS DAS FORÇAS ARMADAS, SENDO-ME GRATO RECONHECER QUE, O ELEVADO SENTIDO DA MISSÃO DOS HOMENS E DAS MULHERES QUE NELAS SERVEM, TEM SIDO UM CONTRIBUTO INESTIMÁVEL PARA A CREDIBILIZAÇÃO DO SEU PRODUTO OPERACIONAL, INTRA E ALÉM-FRONTEIRAS.

TERMINO, FORMULANDO OS MELHORES VOTOS DE UM SANTO NATAL E DE FELIZ ANO NOVO A TODOS OS OFICIAIS, SARGENTOS, PRAÇAS, MILITARIZADOS E FUNCIONÁRIOS CIVIS DO ESTADO-MAIOR-GENERAL DAS FORÇAS ARMADAS, DA MARINHA, DO EXÉRCITO E DA FORÇA AÉREA, NATURALMENTE EXTENSIVOS ÀS SUAS DIGNÍSSIMAS FAMÍLIAS.

ESTADO-MAIOR GENERAL DAS FORÇAS ARMADAS, 20 de DEZEMBRO de 2012



EMGFA - "BOAS FESTAS 2012/2013"


Feliz Natal

                O Blogue "Defesa Nacional", deseja a todos seus leitores e amigos um feliz Natal !

MENSAGEM DE NATAL DE SUA EXCELÊNCIA O GENERAL CHEFE DO ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO

Militares e Funcionários Civis do Exército

O NATAL é a festividade que nos convida, anualmente, a reflectir profundamente sobre a Família. Como Comandante do Exército quero aproveitar esta oportunidade para reviver e celebrar, com todos, os valores que são perenes, na tradição e na génese da Família Militar. A fraternidade, a amizade, a solidariedade e a compreensão.

Nos tempos difíceis que vivemos, no âmbito da conjuntura Nacional, quero deixar uma palavra de esperança e de confiança à Família Militar, no quadro do papel desempenhado e a desempenhar futuramente em prol da dimensão socioeconómica das Forças Armadas, como parte integrante da nossa Condição Militar.

Ao falarmos da família militar, em especial nesta quadra que se aproxima, não podemos esquecer aqueles que servem o Exército Português, e que com a sua total entrega, o apoio às suas famílias tem sido condicionado. Neste âmbito quero enaltecer aqueles que cumprem com esforço, valor e com risco da própria vida, missões no âmbito do apoio à política externa do Estado, expressando a minha confiança e apreço pelo profissionalismo, empenho e dedicação demonstrados, e que neste período não vão ter a possibilidade de conviver com os seus.

Pretendo, igualmente, neste momento em que terminamos um ano marcado por múltiplas dificuldades e também necessárias mudanças de paradigma, comunicar o reconhecimento do Comando do Exército aos militares e civis que, com enorme espírito de entrega, dedicação, profissionalismo e serenidade, trabalham no dia-a-dia nas nossas unidades, estabelecimentos e órgãos, contribuindo para a afirmação do Exército, no âmbito do esforço Nacional.

Como Comandante do Exército, e ultrapassado o ano corrente, caraterizado por algumas incertezas sociais, pelo sentimento de desconforto a ele associado, conto com o vosso espírito de Soldado, reforçado com a capacidade singular desta organização secular, de gerar coesão, espírito de sacrifício e de cumprir escrupulosamente as missões que lhe são atribuídas, para com a mesma determinação enfrentar o ano 2013.

Oficiais, Sargentos, Praças e Funcionários Civis do Exército

Neste NATAL quero manifestar a minha esperança, confiança e solidariedade, contando com o apoio da Família Militar, e desejar aos militares na situação de Reserva e de Reforma, e aos Oficiais, Sargentos, Praças e Funcionários Civis, que com grande empenho e abnegação servem Portugal no Exército, votos sinceros de um BOM NATAL e de um FELIZ ANO 2013, extensivos às respectivas famílias.

20 de dezembro de 2012

O CHEFE DO ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO

ARTUR PINA MONTEIRO

GENERAL

23 de dezembro de 2012

Controladores aéreos recebem "IFFR Safety Awards"

Como reconhecimento pelo contributo e pelo trabalho desenvolvido ao longo dos anos na manutenção da segurança de voo no espaço aéreo de Portugal, os controladores aéreos militares e civis receberam o galardão "IFFR Safety Awards", atribuído pela IFFR (International Fellowship of Flying Rotarians - Organização Internacional de Pilotos Rotários) e pelo Aero Club de Portugal, no âmbito do 103º Aniversário do Aero Club de Portugal.

O galardão e respetivos diplomas foram entregues ao Comandante da Esquadra Independente de Tráfego Aéreo, o Major Técnico de Operações de Circulação Áerea e Radar de Tráfego (TOCART), António Rita, em representação dos controladores aéreos militares, e ao Dr. Francisco Salgado, em representação dos controladores aéreos civis.

Controlar o tráfego de aeronaves no espaço aéreo, nos aeroportos e bases aéreas, de modo seguro, ordenado e rápido, é tarefa do Controlador Aéreo. É um profissional que possui a concentração, o controlo emocional, a capacidade física, a rápida atuação e adaptação necessárias sempre que a situação operacional o exige.

Este prémio distingue anualmente instituições ou pessoas do meio aeronáutico que se destacam no âmbito da prevenção de acidentes, segurança de voo ou busca e salvamento.(FAP)

Força Aérea Solidária

A Força Aérea promoveu, nos meses de Novembro e Dezembro, várias campanhas de solidariedade nas suas Unidades apelando ao espírito solidário e generosidade de todos os militares e civis que prestam serviço neste Ramo.

As diferentes iniciativas tiveram como objectivo a recolha de géneros alimentares, brinquedos, roupas e/ou outros bens essenciais para doar a várias Instituições de Solidariedade Social, Paróquias e Estabelecimentos de Ensino, reforçando desta forma os laços existentes entre as Unidades e a comunidade local.

As unidades da Força Aérea que promoveram estas campanhas (Complexo de Alfragide; Depósito Geral de Material da Força Aérea; Aeródromo de Manobra Nº1; Bases Aéreas Nº 1,4, 5 e 11; Centro de Formação Militar e Técnica da Força Aérea e Campo de Tiro) fizeram a entrega presencial dos bens oferecidos, sendo que nalguns casos as Instituições foram convidadas a fazer parte das Festas de Natal realizadas por ocasião da celebração da Quadra Natalícia.

As Instituições que receberam, este ano, este contributo e que terão o seu Natal recheado de boas surpresas, sorrisos e esperança são:



- Associação “Ajuda de Mãe”, Lisboa;

- Igreja dos Pastorinhos, Alverca;

- Santa Casa da Misericórdia de Sintra;

- Caritas Diocesiana de Beja;

- Fundação Arca da Aliança, Fátima;

- O Girassol, Marinha Grande;

- Escola Primária de Santa Rita, ilha Terceira;

- Irmandade da Santa Cruz e Passos de Nosso Senhor Jesus Cristo, Alenquer;

- Paróquia do Samouco;

- Centro Social e Paroquial de Maceda. (FAP)

22 de dezembro de 2012

AS FORÇAS ARMADAS CONSEGUIRAM «CUMPRIR» AS MISSÕES, FAZENDO «OS MÍNIMOS ESSENCIAIS»

O Ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco, afirmou que as Forças Armadas conseguiram «cumprir», em 2012, as suas missões, fazendo «os mínimos essenciais».

Durante a videoconferência com os militares portugueses destacados no Afeganistão, no Kosovo e na Somália, no Forte de S. Julião da Barra, em Oeiras, Aguiar-Branco frisou que as Forças Armadas não são uma «exceção à regra de grandes exigências de austeridade e constrangimentos».

Sobre a decisão de não visitar, neste Natal, as Forças Nacionais Destacadas, que permitiu poupar «uns milhares de euros», o Ministro da Defesa referiu que, em 2013, «o equilíbrio das contas públicas»deverá «permitir» que isso volte a acontecer.

«A vontade não é não ir, a vontade é ir. O difícil é tomar decisões que sejam contrárias à nossa vontade e, portanto, para o ano, seguramente, vamos criar condições para o efeito», afirmou ainda.
Relativamente ao Orçamento de Estado para 2013, que o Presidente da República decidiu enviar para o Tribunal Constitucional, Aguiar-Branco referiu que está «tudo tranquilo, é a democracia a funcionar».(MDN)

21 de dezembro de 2012

ATRIBUIÇÃO DO TOPÓNIMO REGIMENTO DE COMANDOS A AVENIDA NA AMADORA É «MANIFESTAÇÃO COLECTIVA DO APREÇO»


O Secretário de Estado Adjunto da Defesa Nacional, Paulo Braga Lino, afirmou que a atribuição do topónimo Regimento de Comandos a uma praça e avenida no Concelho da Amadora é «uma manifestação coletiva do apreço que o Concelho e a cidade nutrem por esta unidade militar, que continua vivamente ligada à história desta região».

Na cerimónia de descerramento da placa toponímica da Avenida Regimento de Comandos, o Secretário de Estado referiu que esta manifestação «resulta dos fortes laços institucionais, de cooperação e de amizade estabelecidos durante a permanência do Regimento nesta cidade, para cuja promoção e aprofundamento todos os militares que nele serviram deram o seu contributo».

Destacando o papel relevante que estes militares tiveram na Guerra do Ultramar, pelo seu «elevadíssimo grau de resistência física e mental», Paulo Braga Lino relembrou os múltiplos reconhecimentos atribuídos pelo Estado Português que «em diversas ocasiões distinguiu o Regimento com as mais altas condecorações nacionais».

Instalado na Amadora, o Regimento de Comandos, criado a 1 de maio de 1975, teve, em muitos momentos da história, «uma participação na defesa da legitimidade democrática, contribuindo, com tal atitude, para a consolidação definitiva da democracia e da liberdade em Portugal e para o reforço das instituições democráticas».

Em 2004, realizou a sua primeira missão no exterior em Timor-Leste. Desde 2005 já passaram pelo Afeganistão cerca de 1200 comandos, operando como Força de Reação Imediata do Comandante da Força Internacional de Assistência à Segurança no Afeganistão e como Força de Proteção do Contingente Nacional naquele território.

Para o Secretário de Estado, «a sua conduta, rigor de procedimentos e grau de preparação muito têm dignificado as Forças Armadas e Portugal, granjeando respeito e admiração de diversas entidades nacionais e estrangeiras, sendo inúmeras vezes efetuadas referências públicas nesse sentido».(MDN)

15 de dezembro de 2012

Esquadra 502 na internet

A Esquadra 502, sediada na Base Aérea Nº6, no Montijo, e que opera a aeronave C-295M tem, a partir do dia 11 de dezembro, uma página dedicada na Internet em www.emfa.pt/www/po/esquadra/esq502.


Com mais de 502 vidas salvas e 10.000 horas de voo perfeitas em C-295, a Esquadra, através da sua página, dá ao público a possibilidade de conhecer em pormenor a sua história, as missões que lhe estão atribuídas, a aeronave que opera, os seus destacamentos, bem como imagens que documentam o desempenho e cumprimento das suas missões.  (FAP)



14 de dezembro de 2012

Arte Militar - "Douglas HC-54D Skymaster"

Douglas HC-54D Skymaster
Quadro da autoria de Carlos De Vasconcelos Tavares

MODERNIZAÇÃO DAS AERONAVES P-3C ORION

O Ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco, afirmou que a modernização das cinco aeronaves de vigilância e reconhecimento marítimo e busca e salvamento, confere à Força Aérea portuguesa uma «dimensão de intervenção multidisciplinar» «muito importante» para as missões de serviço público.
Aguiar-Branco falava na Base Aérea n.º 11, em Beja, na cerimónia de aceitação da última das cinco aeronaves Lockheed P-3C, que foram alvo do programa de modernização de frotas da Força Aérea portuguesa, depois de terem sido adquiridas desactualizadas à marinha de guerra holandesa, em 2005. Ao todo foram investidos, neste programa, 185 milhões de euros, em que três aeronaves foram modernizadas em Portugal e duas nos Estados Unidos da América.
Para o Ministro da Defesa, a Força Aérea portuguesa, com estas aeronaves, passa a ter mais «condições para cumprir missões importantes de interesse nacional», devendo para isso «tirar o máximo partido e proveito de uma capacidade que é extremamente importante».
Questionado sobre os custos de utilização destas aeronaves em missões, Aguiar-Branco referiu que «dentro do exercício das prioridades que é sempre necessário fazer numa época de grande austeridade» as missões serão cumpridas «tal como devem ser configuradas».
O Ministro referiu também que Portugal tem que estar «prevenido» para intervir em missões da NATO, da União Europeia e das Nações Unidas e que, no âmbito do Orçamento do Estado para 2013, o Governo fará «uma avaliação flexível» para, «em função das necessidades», ver qual é a missão que Portugal deve desempenhar «em prioridade».
Relativamente à denúncia do contrato das viaturas blindadas Pandur, Aguiar-Branco anunciou que o Estado português deverá receber ainda hoje a «garantia bancária» de 55 milhões de euros. Se tal não acontecer haverá «todo um procedimento judicial, que terá que ocorrer».
Recorde-se que o contrato das Pandur, com a General Dynamics, assinado em 2005, previa a entrega ao Estado Português de 260 viaturas blindadas de rodas 8x8, 240 das quais destinadas ao Exército e 20 à Marinha. (MDN)

REPORTAGEM DA SIC SOBRE OS COMANDOS

Na sequência do 50º aniversário da criação dos “Comandos”, a jornalista Joana Latino, da SIC, realizou uma reportagem onde reúne episódios históricos com a perspectiva da preparação de uma das tropas especiais do Exército Português para o desempenho das missões que actualmente lhe são atribuídas.
Com o testemunho de vários militares que servem no Centro de Tropas Comando, a reportagem está disponível para visualização nos sites do Exército.(Exército)

Ver reportagem aqui !


Força Aérea participa em acção de emergência radiológica

A Força Aérea participou, entre os dias 4 e 6 de dezembro, na 1ª edição do Curso de Emergências Radiológicas, promovido pela Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), que teve como objetivo dar a conhecer os documentos operacionais normativos e facilitar a interligação entre as equipas operacionais que intervêm no terreno, em caso de emergências radiológicas.
Após uma primeira fase, teórica e prática, que decorreu na sede da ANPC - Carnaxide - o Centro de Treino e Sobrevivência da Força Aérea (CTSFA) organizou um exercício na Base Aérea Nº6 (BA6) - Montijo - que permitiu testar as capacidades de resposta das Equipas de Descontaminação Nuclear, Radiológica, Biológica e Química (NRBQ), face a um cenário de acidente rodoviário com carga radioativa, que originou multivítimas contaminadas.
Esta ação permitiu aprofundar conhecimentos e trocar experiências, através da formação e da observação de diferentes procedimentos e abordagens num cenário de emergência radioativa.
Para além das equipas da Força Aérea, constituídas por um formador, um formando, um observador de Defesa NRBQ do CTSFA, e por uma Equipa de Descontaminação NRBQ, composta por elementos da Equipa de Alerta NRBQ da Força Aérea, o curso contou com a participação de elementos do Exército, Marinha, Guarda Nacional Republicana (GNR), Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), Agência Portuguesa do Ambiente (APA), Polícia Judiciária (PJ), Polícia de Segurança Pública (PSP), Direção Geral de Saúde (DGS), Instituto Nacional de Medicina Legal (INML), Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA), Estrutura Operacional da ANPC, Sistema de Informações e Segurança (SIS), Escola Nacional de Bombeiros (ENB), e de diversos Regimentos e Corpos de Bombeiros de todo o país. (FAP)

AQUÁRIO VASCO DA GAMA VENCE PRÉMIO DEFESA NACIONAL E AMBIENTE 2011

O Aquário Vasco da Gama, tutelado pela Marinha Portuguesa, foi o vencedor do Prémio Defesa Nacional e Ambiente 2011, com o projeto de reprodução em cativeiro e reintrodução do ruivaco-do-oeste, uma espécie de peixe em risco de extinção só existente em Portugal. Em segundo lugar ficou o Comando da Logística com um projeto de produção de energia elétrica.
A cerimónia de entrega dos diplomas do prémio decorreu no Forte de S. Julião da Barra, em Oeiras, e foi presidida pelo Ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco, acompanhado pelo Secretário de Estado Adjunto da Defesa Nacional, Paulo Braga Lino, e pelo Secretário de Estado do Ambiente e Ordenamento do Território, Pedro Afonso de Paulo.
O Prémio, criado em 1993, por despacho conjunto dos Ministros da Defesa Nacional e do Ambiente e Recursos Naturais, inclui um diploma de louvor público e um apoio financeiro destinado ao desenvolvimento do projeto premiado ou para novos investimentos no âmbito do ambiente.
No final da cerimónia, em declarações aos jornalistas, Aguiar-Branco referiu que mantém a intenção de decidir qual o vencedor do concurso para a reprivatização dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) até ao final deste ano. Recorde-se que, até ao momento, foram aceites as propostas do grupo brasileiro Rio Nave e dos russos da RSI Trading.
Sobre a decisão de não visitar as Forças Nacionais Destacadas no período do Natal, anunciada recentemente, o Ministro da Defesa frisou que a mesma foi concertada com o Chefe de Estado-Maior-General das Forças Armadas, no quadro das restrições financeiras, pelo que será realizada uma videoconferência com todos os teatros de operações, no dia 21 de dezembro. (MDN)

13 de dezembro de 2012

Cumprimentos de Natal do Corpo de Adidos

O General CEMGFA, Luís Evangelista Esteves de Araújo, recebeu ontem, dia 12 de Dezembro, o corpo de Adidos de defesa acreditados em Portugal para os habituais cumprimentos de Natal.


Na ocasião, o Coronel Skibenko, Adido de Defesa Russo, proferiu um pequeno discurso realçando a elevada qualidade e disponibilidade da cooperação das autoridades militares portuguesas no que diz respeito às solicitações dos Adidos. Destacou ainda a excelente relação existente no âmbito militar e fez votos para que o ano de 2013 possa dar continuidade à cooperação de excelente nível já existente.

O General CEMGFA agradeceu a presença do corpo de Adidos e aproveitou para realçar, face à atual situação nacional e internacional, o papel relevante que os Adidos irão desempenhar durante o ano de 2013, no desenvolvimento das relações entre as forças armadas dos diferentes países." (EMGFA)

11 de dezembro de 2012

Chefe do Estado-Maior do Exército adverte que Exército «está em patamares mínimos»

O chefe do Estado-Maior do Exército (CEME) disse esta terça-feira que o ramo «está em patamares mínimos» que «não deverão baixar, sob pena de se comprometerem as missões», considerando que 2013 será um ano «de rigor» e «dificuldade».


«Em termos de recursos humanos, o Exército está em patamares mínimos, limites que do meu ponto de vista não deverão baixar sob pena de se comprometerem as missões, contudo penso que há condições para garantir a sustentação desses níveis no ano que se vai iniciar», afirmou o general Pina Monteiro, citado pela Lusa.

O CEME falava aos jornalistas no final de uma audição na comissão parlamentar de Defesa.

O comandante do Exército disse que perante os deputados fez «um balanço geral do corrente ano» e «das dificuldades que foram ultrapassadas em muitas situações».

«Em relação ao próximo ano vai ser difícil mas com o mesmo espírito deste ano vamos ultrapassá-lo, não vamos ter as questões que tivemos este ano, nomeadamente em relação às promoções e incorporações e o Orçamento é compatível com o que tivemos este ano, é um Orçamento de rigor, de dificuldade, mas vamos continuar a cumprir a nossa missão nos patamares mínimos em que nos encontramos», declarou.

Questionado sobre essas «dificuldades» que o ramo enfrentou, Pina Monteiro notou que «no início deste ano as promoções estavam congeladas» e isso «ia causar graves problemas se não fosse resolvido».

«Felizmente foi resolvido, praticamente o plano de promoções está esgotado e estamos a preparar o plano para o próximo ano nos termos fixados na proposta de orçamento», adiantou o general.(TVI)

Rações militares vêm de Espanha

Uma empresa das Caldas da Rainha exportou este ano um milhão de caixas com produtos de rações de combate para as forças militares e policiais angolanas e moçambicanas, mas lamenta não fornecer as Forças Armadas portuguesas, que estão a recorrer a uma empresa espanhola.

"Não há dificuldade de fazer o mesmo para as forças portuguesas, porque temos preços semelhantes e tecnologia e know--how actualizados, mas ignoro as razões de escolha da empresa de Espanha. Já fui fazer oferta ao serviço de aquisições do Exército e disseram que não necessitavam. Lamento, porque para além de ser produto nacional, gerava mais emprego e menos dependência internacional", diz Mário Loureiro, sócio gerente da Consercaldas. O cliente que recebe 95% da produção é o Ministério do Interior de Angola. É o resultado de uma longa prática de várias décadas, quando a Frami, empresa que originou Consercaldas, fazia rações para os teatros de guerra das ex-colónias. "Mantivemos os contactos e fomos consultados para assegurar os fornecimentos para o governo angolano", indica Mário Loureiro, major do Exército reformado. (C.M)

6 de dezembro de 2012

Frota C-295M alcança 10.000 horas de voo

No dia 5 de dezembro e numa cerimónia presidida pelo Chefe de Estado-Maior da Força Aérea (CEMFA), General José Pinheiro, foram assinaladas as 10.000 horas de voo da frota C-295M, operada pela Esquadra 502 “ELEFANTES” desde Fevereiro de 2009.

A comemoração das 10.000 horas de voo do sistema de armas C-295M, que contou com a presença das altas patentes militares, dos Presidentes da Airbus Military, da DEFAERLOC e da EMPORDEF, iniciou-se com uma reunião entre as chefias militares, o Presidente da Airbus Military e a Missão de Acompanhamento e Fiscalização (MAF FISS) do contrato de prestação de serviços logísticos associados de manutenção (FISS - Full in Service Support) das Aeronaves de Transporte Tático e Vigilância Marítima – C-295M.
Seguiu-se a cerimónia no hangar da Esquadra 502, onde foi apresentado um filme histórico sobre a Esquadra e o C-295, e na qual o Comandante dos “ELEFANTES”, Tenente-Coronel Pedro Bernardino, e o CEMFA proferiram algumas palavras alusivas ao evento.
Terminada a cerimónia, as entidades convidadas visitaram a exposição temática sobre “O sistema de armas C-295M, suas valências e capacidades operacionais” e, já no exterior, presenciaram a aterragem de uma aeronave com pintura alusiva a este marco histórico. (FAP)

5 de dezembro de 2012

Condecoração do Centro de Educação Física da Armada

O Centro de Educação Física da Armada (CEFA) foi condecorado hoje, dia 05 de dezembro, pelo Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Dr. Alexandre Miguel Mestre, com a Medalha de Honra ao Mérito Desportivo, pela atividade desenvolvida e pelos serviços prestados ao país nos últimos 50 anos.

O Centro de Educação Física da Armada foi criado a 05 de abril de 1962 e tem como principais missões assegurar a formação de monitores de Educação Física e de nadadores salvadores da Armada, apoiar o Treino Físico do pessoal da Marinha, organizar as provas desportivas da Marinha e assegurar a seleção e preparação das representações desportivas da Marinha. no CEFA já foram formados mais de um milhar de Oficiais, Sargentos e Praças provenientes dos Ramos das Forças Armadas, da Guarda Nacional Republicana, da PSP e dos Países de Língua Oficial Portuguesa.


Destaca-se também o papel desenvolvido no âmbito da medicina desportiva e o apoio à sociedade civil, como por exemplo o desporto escolar, as federações de futebol, andebol e râguebi, clubes e a investigação universitária.

O Centro de Educação Física da Armada comemora este ano 50 anos e ao longo deste meio século de existência vários têm sido os clubes e seleções das mais variadas modalidades a escolherem o CEFA para a sua preparação, como por exemplo as seleções nacionais de futebol, que treinaram em 1984 para o Europeu de França e em 1986 para o Mundial do México, as seleções de Rugby de Sub 19 e Sub 16 masculinos e a seleção feminina de Sevens, equipas nacionais da 1ª e 2ª Liga de futebol e mais recentemente os campeões angolanos de andebol, "1º de Agosto".(MGP)

Governo condecora missão da GNR em Timor-Leste


Dia que assinala o fim da missão de oito anos será dividido: primeiro, com parada militar e dois ministros; depois uma parte mais reservada, no gabinete do primeiro-ministro.

A Unidade de Intervenção da GNR, que forneceu a quase totalidade dos mais de dois mil militares para a missão em Timor-Leste, vai esta quarta-feira ser condecorada pelo Governo.

O dia que assinala o fim da missão de oito anos será dividido: primeiro, com parada militar e dois ministros; depois uma parte mais reservada, no gabinete do primeiro-ministro.

Ao início da tarde, os ministros da Administração Interna, Miguel Macedo, e da Saúde, Paulo Macedo, vão condecorar a Unidade de Intervenção com a medalha de serviços distintos de Segurança Pública – grau ouro.

O despacho publicado na terça-feira em "Diário da Republica" não poupa elogios ao desempenho da GNR, considerando ser um caso de exemplar competência e profissionalismo.

Perante as várias centenas de militares que cumpriram missão de 2000 a 2002 e, depois, de 2006 a 2012, o Executivo vai também homenagear os dois militares que perderam a vida em Timor e, simbolicamente, os comandantes dos primeiros contingentes de cada uma das missões, bem como o primeiro médico do INEM a ser enviado com a GNR para Díli, o mesmo que hoje em dia é presidente do INEM.

A partir das 17h00, homenagem transfere-se para o gabinete do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, em S. Bento.

Nessa altura, Pedro Passos Coelho vai receber uma comitiva da GNR mais restrita, composta pelo Comandante Geral e o Comandante da Unidade de Intervenção, os comandantes de todos os contingentes enviados para Timor, uma delegação de sargentos e ainda outra de guardas. (RR)

Academia da Força Aérea recebeu workshop da NATO

A Academia da Força Aérea (AFA) recebeu, no dia 23 de outubro, o workshop "Energy Efficient Technologies and Concepts of Operation" da NATO, que contou com cerca de 60 participantes, que visitaram o Centro de Investigação da AFA e conheceram de perto os projetos de investigação desenvolvidos pela Força Aérea Portuguesa. (Força Aérea Portuguesa)

4 de dezembro de 2012

Os F-16 já intercetaram três aviões suspeitos em 2012

Os F-16 da Força Aérea Portuguesa (FAP) já descolaram este ano pelo menos três vezes para cumprirem missões de defesa aérea, semelhantes àquela em que intercetaram, no domingo, um pequeno avião na região da Guarda.

"Os caças em alerta descolaram porque foi detetada uma aeronave não identificada em espaço aéreo português", explicou ao Expresso o porta-voz da Força Aérea, tenente-coronel Rui Roque.
 
Regra geral, acrescenta a mesma fonte, "as missões de defesa aérea terminam com a identificação da aeronave, depois de estabelecida na comunicação via rádio". Mas no domingo não foi assim que aconteceu.
 
Depois de alertados pelas autoridades espanholas, os pilotos portugueses saíram pelas 6h18 ao encontro de um avião não identificado que sobrevoava a uma velocidade muito inferior à dos F-16, por vezes em voo rasante, a região fronteiriça.

"Situação limite"


"Foi uma situação limite em termos de interceção", disse Rui Roque ao Expresso, acrescentando: "Nunca sabemos o que vamos encontrar".
 
Desta feita, acabaram por perder de vista o aparelho suspeito que nunca respondeu à chamada via rádio. As imagens captadas pelos pilotos portugueses estão agora a ser analisadas pela Força Aérea.
Durante o ano de 2011 a Força Aérea realizou uma missão real de defesa aérea e 47 de treino. Até 30 de setembro, já treinou esta situação 31 vezes.
 
As duas esquadras de F-16 da FAP - 201 "Falcões" e 301 "jaguares" - têm por missão a luta área ofensiva e defensiva e as operações contra alvos de superfície.(Expresso)

1 de dezembro de 2012

1º de Dezembro


A Restauração da Independência é a designação dada à revolta dos Portugueses, iniciada em 1 de Dezembro de 1640, chefiados por um grupo designado de Os Quarenta Conjurados e que se alastrou por todo o Reino, contra a tentativa da anulação da independência do Reino de Portugal pela governação da Dinastia Filipina, e que vem a culminar com a instauração da 4.ª Dinastia Portuguesa - a casa de Bragança.