30 de setembro de 2013

CEMGFA VISITA EXERCÍCIO FELINO 2013

O CEMGFA, General Luís Araújo, deslocou-se ao Brasil para assistir à Fase LIVEX do Exercício FELINO 2013, que teve lugar na Costa Brasileira (litoral do Espírito Santo), de 16 a 27 de Setembro, contando com a participação de cerca de mil militares dos três Ramos das Forças Armadas brasileiras e de outros países da CPLP como Angola, Cabo Verde, Moçambique, Portugal, S. Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

O exercício FELINO 2013, inserido na série de exercícios militares conjuntos e combinados desenvolvidos no âmbito da cooperação técnico-militar com a Comunidade de Países de Língua Portuguesa, tem por objectivo garantir e manter a interoperabilidade das Forças Armadas dos Estados Membros da CPLP e o treino para o emprego das mesmas em operações de paz e de assistência humanitária, sob a égide das Nações Unidas. Resultado da decisão dos Ministérios da Defesa dos países da CPLP, esta tipologia de exercícios iniciou-se em Portugal no ano de 2000 e, desde então, tem-se realizado anualmente, tendo a última edição decorrido em Moçambique

No "Dia do Visitante Ilustre", dia 26, teve lugar uma cerimónia militar, que contou com a presença do ministro da Defesa brasileiro, Dr. Celso Amorim, dos Chefes dos Estados-Maiores dos países da CPLP e demais autoridades civis e militares. Os convidados assistiram a um desembarque de Carros de Lagarta Anfíbios (CLAnf) e a uma exibição sobre o FELINO 2013, além de terem realizado uma visita pelas instalações da Base "Rachel de Queiroz", em Itaóca, Brasil. (EMGFA)

28 de setembro de 2013

SUBMARINO TRIDENTE NO MEDITERRÂNEO

O NRP Tridente integrou, de 09 a 21 de Setembro, a Força Naval Permanente da Aliança Atlântica - NATO STANDING MARITIME GROUP 2 (SNMG 2) tendo participado na Operação ACTIVE ENDEAVOUR no mar Mediterrâneo, como parte da campanha internacional contra o terrorismo. Com esta operação, a Aliança pretende conduzir operações marítimas nas áreas de operações atribuídas e demonstrar a sua determinação para ajudar na dissuasão, defesa e protecção contra o terrorismo.

Neste âmbito, o submarino Tridente conduziu operações no Mediterrâneo Ocidental, tendo efectuado patrulha de vigilância para controlo do tráfego marítimo permitindo, às instâncias de controlo operacional da Aliança, o permanente conhecimento do cenário actual e a caracterização dos padrões de comportamentos na área de acção de interesse dos países da NATO. Esta acção colocou o enfoque na detecção de navios com comportamentos suspeitos; no seguimento de navios mercantes suspeitos de estarem ligados a actividades ilícitas; na detecção de pequenas embarcações ligadas ao tráfico de droga e imigração ilegal; na detecção de navios de guerra de países NÃO NATO e também na recolha de informação operacional relevante na área de operações.

Os resultados obtidos pelo submarino português foram considerados extremamente relevantes pelas autoridades NATO, tendo contribuído para esse efeito, entre outros, os modernos sensores e a capacidade de operação do navio e o treino exaustivo da guarnição.

Após o período de patrulha, o submarino Tridente atracou no porto de Cartagena, Sul de Espanha, prevendo-se o regresso à base naval de Lisboa no início do mês de Outubro. Até lá, está ainda prevista a realização de exercícios de oportunidade com a Marinha espanhola e a participação no exercício internacional SEABORDER 13, no âmbito da iniciativa de defesa 5+5, dos países mediterrânicos.(EMGFA)

27 de setembro de 2013

Forças Armadas estão a perder capacidade operacional

As Forças Armadas portuguesas estão a perder de forma preocupante a sua capacidade operacional, diz o Almirante Melo Gomes.

Em entrevista à Renascença, o ex-chefe de Estado Maior da Armada diz que a falta de investimento e de planeamento está a pôr navios em perigo, pilotos em fuga para os privados e quartéis vazios.

“Isto é propício a acidentes. Lembro-me que há 15/20 anos houve sucessivos acidentes e incidentes nos navios da Armada que depois desapareceram devido ao treino e a qualidade da formação foi muito incrementada. Neste momento estamos a assistir a um retrocesso evidente nessa área”, disse.

Já no Exército “verifica-se um despovoamento completo de efectivos de muitas unidades militares, o que obviamente lhes retira a capacidade operacional e a eficiência e desmotiva os seus elementos”.

Melo Gomes diz que, em sua opinião, “a capacidade operacional tem diminuído muito acentuadamente e se continuarmos neste caminho a irrelevância operacional vai ser uma realidade”. Tamanho descontentamento entre os militares só mesmo “antes do 25 de Abril”.

Já quanto à reforma nos estabelecimentos militares de Ensino, Melo Gomes aconselha o Ministério da Defesa a não mexer no que funciona bem, como é o caso do Colégio Militar.(RR)

Mealhada assinala os 203 anos da Batalha do Bussaco

Os 203 anos da Batalha do Bussaco foram hoje assinalados, com a cerimónia oficial a decorrer junto ao monumento do Obelisco, numa iniciativa que contou com a presença de representantes do Exército Português, da Associação Napoleónica de Portugal e da Câmara Municipal da Mealhada, entre outros. As comemorações vão prosseguir hoje à noite, com um concerto da Orquestra Ligeira do Exército, que terá início pelas 21h no Pavilhão Municipal do Luso, uma vez que as condições meteorológicas não permitem que se realize na Fonte de S. João, como estava inicialmente previsto. Uma iniciativa da Câmara Municipal da Mealhada.

Foi com o içar das bandeiras nacionais de Portugal, do Reino Unido e da França que se deu início, mais uma vez, às comemorações do 27 de Setembro no Buçaco. Depois de recebidos os convidados, as comemorações prosseguiram com o cortejo militar e religioso que, este ano, aconteceu sob a ameaça de chuva. A palestra coube ao Sargento-Chefe Sousa Gomes, que fez um discurso de “recuo na máquina do tempo”, retratando com descrição os acontecimentos de 27 de Setembro. E a chuva tanto ameaçou que, precisamente no momento do depósito das coroas de flores junto ao monumento do Obelisco, fez-se sentir e bem, obrigando todos a apressarem-se a regressar ao Museu Militar.

Já no Museu Militar, o ponto alto foi a apresentação do livro “As invasões Napoleónicas”, do Coronel José Custódio Madaleno Geraldo, uma das maiores obras sobre as Invasões Francesas que foram escritas até aos dias de hoje. O livro serviu também de base ao conhecido filme “As Linhas de Wellington”, de Valeria Sarmiento, nomeado para os Óscares na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.

As comemorações dos 203 anos da Batalha do Bussaco prosseguem esta noite, no Luso, com um concerto da Orquestra Ligeira do Exército, promovido pela Câmara Municipal da Mealhada. O concerto está marcado para as 21h no Pavilhão Municipal do Luso, uma vez que as condições meteorológicas não permitem que se realize na Fonte de S. João, como estava inicialmente previsto.

Recorde-se que a Orquestra Ligeira do Exército é um agrupamento musical militar composto por cinco saxofones (flauta/clarinete), quatro trompetes, quatro trombones, dois teclados, duas violas, duas percussões e três vocalistas, que executa composições ligeiras e “tem procurado incrementar o gosto pela música nacional, (…) sendo hoje considerada uma verdadeira ‘embaixadora’ do Exército Português junto da sociedade militar e civil, contribuindo para a afirmação e valorização cultural”, lê-se na resenha história da Orquestra Ligeira do Exército. A Orquestra volta ao Luso três anos depois de ter actuado na Fonte de S. João, num concerto de hora e meia que mereceu os maiores aplausos de todos os presentes.(Local)

26 de setembro de 2013

A KTM RECEBE VISITA DO NOVO COMKFOR

O contingente nacional no Kosovo recebeu a visita do novo Comandante da KFOR (COMKFOR), Major-General Salvatore Farina (ITA Army), no passado dia 24 de Setembro que teve lugar no Campo Português de Slim Lines.

À KFOR Tactical Reserve Manoeuvre Battalion (KTM), enquanto reserva táctica, é permanentemente exigido um elevado estado de prontidão, flexibilidade e capacidade de intervenção em qualquer parte do Teatro de Operações do Kosovo, desempenhando um papel muito importante no seio da Força Internacional KFOR. Encontrando-se directamente subordinada ao COMKFOR, é normal ser visitada por este com alguma frequência.

No decurso da visita, o Major-General Salvatore Farina pretendeu inteirar-se da situação operacional, salientando-se do programa a realização de um brífingue sobre a KTM e a assinatura do livro de honra do 2BIPARA/FND/KFOR, a Força Nacional Destacada que está prestes a terminar a sua missão e que irá ser substituída pelo 2BI/FND/KFOR, da Brigada de Intervenção. (EMGFA)

25 de setembro de 2013

Descoberta pirâmide misteriosa nos Açores

A Marinha Portuguesa está a investigar, a pedido do Governo Regional dos Açores, uma pirâmide submersa com 60 metros de altura e 8 mil metros quadrados de base, descoberta pelo velejador Diocleciano Silva, através de leitura batimétrica. Tudo aponta para que o achado seja o Banco D. João de Castro, uma montanha submersa amplamente estudada, disse ao CM fonte da Marinha.(C.M)

Forças Armadas vão continuar a participar em missões internacionais

Apesar dos constrangimentos financeiros, as Forças Armadas portuguesas continuam empenhadas na participação em missões internacionais, como é o caso da operação Frontex em Málaga, Espanha, onde Portugal participa com um avião e 17 militares da força aérea. De visita aquele destacamento, o ministro da Defesa garantiu, esta quarta-feira, que missões como esta - que combatem actividades ilegais, como o terrorismo, imigração ilegal ou tráfico de droga-, são para continuar.

A participar nas missões Frontex da União Europeia desde 2011 a Força Aérea portuguesa está agora em Málaga, no sul de Espanha. A par da Itália, Grécia e Espanha, Portugal integra um contingente que se dedica à vigilância das costas de Marrocos e Argélia, porta de entrada para imigrantes ilegais e droga na Europa.

O ministro Aguiar Branco visitou os militares ali destacados e realçou a importância desta missão, que “tem em vista ir ao encontro das necessidades da defesa das pessoas, da sociedade, de combate a actividades ilícitas e, como vimos aqui, há muitas vezes situações de ilicitude bem mais graves do que a própria imigração ilegal”, como o terrorismo e o narcotráfico.

Portugal está na Frontex a convite da Agência Europeia que paga cada hora de voo. Aguiar Branco assegura que em tempos difíceis é preciso fazer escolhas e esta é certamente uma escolha acertada.

Segundo o ministro, as “dificuldades financeiras obrigam a uma gestão mais cuidadosa, a uma definição melhor das prioridades para cumprirmos a missões de segurança, neste caso dos portugueses”.

As costas de Marrocos e Argélia são utilizadas por redes de imigração ilegal que cobram fortunas para transportar imigrantes, com recurso lanchas de borracha, “jet ski”, e até pequenas aeronaves. A sorte tenta-se todos os dias para fugir à guerra ou à pobreza.

O avião português C-295 está na linha da frente para detectar as embarcações: “A nossa missão como pilotos será basicamente cumprir com as indicações dos controladores estáticos nesta missão específica. Estamos lá à frente e somos os primeiros a visualizar os objectivos e ajudamos também na concretização da identificação do alvo”, explica à Renascença o piloto José Ribeiro.

O aparelho está em alerta permanente na base aérea de Málaga, desde Julho, fazendo e a cobertura de uma área superior à Europa. Já fizeram um total de 55 missões e a detecção de mais de seis mil alvos.(RR)

MEDAL PARADE DO 2BIPARA/FND/KFOR

O Campo Português de Slim Lines “testemunhou”, no passado dia 13 de Setembro, a cerimónia NATO Medal Parade do Contingente Nacional da KTM, constituído desde 26 de Março pelo 2BIPara/FND/KFOR.

A Medal Parade visa condecorar todos os militares do contingente português da KTM, com a medalha Não Artigo 5º da Organização do Atlântico Norte (OTAN). Esta medalha pretende reconhecer os serviços prestados pelos militares portugueses durante o período da sua presença nos Balcãs.

Do programa do evento, salientam-se as palavras dirigidas aos militares portugueses pelo Comandante do 2BIPara/FND/KFOR, TCor Inf Paraquedista Paulo Cordeiro, e pelo National Senior Representative (NSR)Português no Quartel-general da KFOR, Coronel Cav Carlos Sernadas, enquanto alta entidade a presidir à cerimónia.

Seguiu-se a imposição das medalhas da OTAN: numa primeira etapa ao Chefe de Estado-maior e aos Comandantes das Subunidades e, posteriormente, a todos os militares em parada.

Antes do final da cerimónia, o Comandante do 2BIPara/FND/KFOR distinguiu ainda publicamente, alguns militares do Batalhão pela excelência dos serviços prestados durante a missão, ofertando-lhes a “Coin” (moeda) de Comando.

O evento foi presenciado por distintos convidados nacionais e estrangeiros, militares e civis pertencentes à comunidade portuguesa no Kosovo, e que muito honraram com a sua presença todo o contingente português. (EMGFA)

Aguiar-Branco visitou hoje a missão FRONTEX

Esta missão, que decorre desde 2011, a pedido da Agência Europeia para a Gestão da Cooperação Operacional das Fronteiras Externas do Estados Membros da União Europeia, é composta actualmente por 17 militares da Força Aérea portuguesa (Esquadra 502) e uma aeronave C295, equipada com um sistema de vigilância marítima (VIMAR).

Durante a sua visita ao comando da missão, sediado na Base Aérea de Málaga, José Pedro Aguiar-Branco destacou o desempenho da Força Aérea portuguesa por constituir “uma articulação perfeita” entre os militares portugueses e as forças de segurança civis espanholas. “É uma missão onde é possível reconhecer a excelência da prestação da Força Aérea portuguesa” e que “tem em vista ir ao encontro das necessidades da defesa das pessoas” contra “as actividades ilícitas”, referiu o Ministro da Defesa Nacional.

Para José Pedro Aguiar-Branco, “mais grave do que a própria imigração legal”, frequentemente detectada pelas forças destacadas, são as situações de terrorismo, de narcotráfico e de financiamento, por detrás das pessoas que apenas “procuram melhores condições de vida para si e para os seus familiares”.

Considerando que “as ameaças são hoje difusas e dispersas” e que “podem acontecer em qualquer País”, o Ministro da Defesa Nacional afirmou que é cada vez mais importante uma “atitude preventiva relativamente às ameaças que hoje existem”.

Apesar das “dificuldades financeiras” obrigarem “a uma gestão mais cuidadosa e a uma melhor definição de prioridades”, Aguiar-Branco referiu que este tipo de missões “são absolutamente necessárias” para a “segurança dos portugueses”.

“Quando estamos no Afeganistão ou no Kosovo estamos a ser contribuintes do combate ao terrorismo para acautelar que as ameaças” que possam acontecer “sobre Portugal beneficiem, também, da solidariedade internacional”, frisou ainda.

De acordo com a Força Aérea foram realizadas, entre 2011 e 2013, 274 missões portuguesas, no âmbito da FRONTEX, e que resultaram no salvamento de 733 pessoas. Ao todo foram percorridos mais de 14 milhões de quilómetros quadrados, em cerca de 1400 horas de voo.(DN)

Portugueses que combatem imigração ilegal em Espanha já salvaram 733 pessoas

A missão portuguesa junto do comando da operação FRONTEX, que o ministro da Defesa visitou esta quarta-feira na cidade espanhola de Málaga, salvou 733 pessoas entre 2011 e 2013, em 274 missões de combate à imigração ilegal.

«Os meios com que nós participamos são aqueles que são solicitados pela FRONTEX. É um convite às forças portuguesas, neste caso à Força Aérea, e por ser um convite é em si a expressão da excelência da Força Aérea», afirmou José Pedro Aguiar Branco.

O ministro da Defesa Nacional visitou hoje o comando da operação da Agência Europeia de Gestão da Cooperação Operacional nas Fronteiras Externas dos Estados-Membros da União Europeia (FRONTEX), em Málaga, em que Portugal participa com 15 militares, um agente do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e a aeronave C-295M VIMAR.

Aguiar Branco sublinhou que a missão primária de combate à emigração ilegal é também uma missão de combate indirecto ao terrorismo, que tem nas redes de emigração ilegal uma das principais fontes de financiamento, a par do narcotráfico.

«Esse é um combate feito de forma indirecta  ainda bem mais relevante para a segurança das pessoas», destacou.

As operações redundam frequentemente em processos de salvamento, dadas as condições em que os imigrantes, vindos do Norte de África, viajam, muitas vezes em «condições sub-humanas, na perspectiva de virem a encontrar uma vida melhor na União Europeia», conforme relatou o capitão navegador Hugo Ferreira, coordenador táctico da C295, da esquadra 502.

Desde 2011, quando Portugal começou a participar na FRONTEX, até à última quarta-feira, as missões portuguesas salvaram 733 pessoas, em 274 missões, em que percorreram 14 milhões de quilómetros quadrados, totalizando quase 1400 horas de voo.

Os responsáveis da missão enfatizaram a mudança da opinião pública europeia relativamente a estas operações.

«A opinião pública já começa a ter a percepção do papel da FRONTEX e da importância que tem nestas operações de combate à imigração ilegal, mas mais de combate às redes de imigração ilegal. Não se pretende punir o imigrante ilegal mas sim os responsáveis das redes que obtêm muitos lucros com estas actividades , disse aos jornalistas Pedro Matos, inspector do SEF, em representação do director nacional na visita a Málaga.

Questionado pelos jornalistas sobre o futuro das pessoas interceptadas pelas operações, nomeadamente se são maioritariamente repatriadas ou pedem estatuto de refugiado ou asilo político, Pedro Matos remeteu esse tipo de informações para as autoridades espanholas, que são responsáveis pelo «acolhimento», relata a Lusa.

24 de setembro de 2013

Ministro da Defesa Nacional destaca “associação virtuosa” entre empresas e Forças Armadas

Durante uma visita à empresa Critical Software, no âmbito da Base Tecnológica e Industrial para a Defesa (BTID), José Pedro Aguiar-Branco referiu que, para além das empresas públicas ligadas à defesa, existem empresas com "capacidade” de intervenção no desenvolvimento de projectos para as Forças Armadas" portuguesas.

Para o Ministro da Defesa Nacional, as Forças Armadas "têm um prestígio internacional que é de primeira linha” e que importa aliar à "capacidade e inteligência" da iniciativa privada.

"Se conseguirmos juntar esse prestígio, essa experiência acumulada de terreno (…) ao desenvolvimento para a área tecnológica, ganhando corpo para a industrialização e para a exportação, estamos a fazer algo que o pais agradece”, frisou Aguiar-Branco, acrescentando que “em vez de estarmos a trabalhar de costas viradas uns para os outros, estamos convergentes em benefício da economia portuguesa”.

Relembrando que o universo das indústrias da defesa “não está circunscrito às participações do Estado”, o Ministro da Defesa Nacional afirmou que importa agora afinar um modelo que demonstre o potencial do sector em Portugal.

Esta nova fase constitui “um desafio para nós” e esta é também “a razão para eu estar aqui hoje”, afirmou José Pedro Aguiar-Branco, acrescentando que “nós estamos numa situação internacional, em que os constrangimentos são grandes, a necessidade de partilha é grande e as politicas ao nível da NATO e da União Europeia são a de tentar fomentar, ao máximo, a partilha do desenvolvimento e da industrialização”.

"Se juntarmos o otimismo com a energia positiva, a persistência típica e a resiliência das forças armadas o resultado vai ser, seguramente, altamente positivo", concluiu o Ministro. (DN)

EFEMÉRIDE - ESQUADRILHA DE HELICÓPTEROS


A 24 de Setembro de 1993, foi activada a Esquadrilha de Helicópteros, cerimónia presidida pelo Primeiro Ministro da altura, Professor Aníbal Cavaco Silva. (MGP)

23 de setembro de 2013

ENTREGA DE COMANDO DA EUROMARFOR


No dia 18 de Setembro de 2013 realizou-se a bordo do navio de assalto anfíbio espanhol “Juan Carlos I” a cerimónia de entrega de comando da Força Marítima Europeia (EUROMARFOR)

O almirante espanhol Santiago Bolíver Piñero, Almirante de la Flota, assumiu o comando recebendo-o do vice-almirante francês Philippe Coindreau. O ato militar foi presidido pelo Almirante Chefe da Armada Espanhola, almirante Jaime Muñoz-Delgado y Díaz del Río, e contou com a presença de outras altas individualidades civis e militares da Espanha, Portugal, Itália, França, Grécia e Turquia.

Portugal esteve representado pelo Vice-almirante Comandante Naval, vice-almirante José Alfredo Monteiro Montenegro, que já foi comandante desta força e que se deslocou à Base Naval de Rota a bordo da fragata Corte-Real. Também esteve presente o Cônsul Geral de Portugal em Sevilha, Dr. Jorge Monteiro.

A EUROMARFOR (EMF) é uma Força Marítima Europeia que realiza operações navais, aéreas e anfíbias e a composição da força depende da missão atribuída. A EUROMARFOR foi criada em 1995 pela França, Itália, Portugal e Espanha na sequência da Declaração de Petersberg (1992). A força criada, quando activada, tem a capacidade para ser empregue de forma independente ou em conjunto com outras forças, em operações autónomas ou patrocinadas por entidades supranacionais (União Europeia - UE, Organização das Nações Unidas - ONU, entre outras) em missões humanitárias ou de evacuação, de resgate, de manutenção de paz e de combate e, actualmente, também em missões de segurança marítima.

Destinada prioritariamente à União Europeia (a força está incluída no Catálogo de Forças Europeias), a EUROMARFOR é uma força naval multinacional, não permanente, podendo contudo, num curto espaço de tempo, constituir uma força pronta para actuar. Desde a sua criação a EMF já participou num grande número de exercício e operações internacionais, destacando-se a operação das Nações Unidas de manutenção da paz no Líbano (UNIFIL) e a Operação Atalanta de combate à pirataria no Oceano Índico. No dia 6 de Agosto, terminou o comando português da Operação Atalanta e assim um ciclo de 20 meses da atribuição da EMF à operação Atalanta. (MGP)

GUARDEX 13

No âmbito da presidência portuguesa do Fórum das Guardas Costeiras do Atlântico Norte, em inglês North Atlantic Coast Guard Forum (NACGF), irá realizar-se, nos dias 24 e 25 de Setembro, em águas territoriais nacionais, na área compreendida entre Sines e Cascais, o exercício designado por GUARDEX 13. 

Este exercício tem como principal objectivo o incremento da interoperabilidade, no mar, entre agências, organismos e entidades nacionais e internacionais, dos diversos países participantes. O GUARDEX 13 incidirá nas vertentes ligadas ao combate ao narcotráfico, imigração ilegal, saúde, salvaguarda da vida humana no mar e combate à poluição marítima.

Detalhes:
• Na vertente da emergência e socorro no âmbito das acções de protecção civil, nomeadamente nas áreas do combate à poluição, imigração ilegal e controlo sanitário, a decorrer no dia 25 de Setembro, junto ao porto de Cascais, será edificado um Posto de Comando e controlo conjunto entre a Capitania do Porto de Cascais e a Protecção Civil Municipal, integrando a Autoridade Sanitária e o SEF local, onde o Capitão de Porto de Cascais, na qualidade de Autoridade Marítima local, coordenará as acções de socorro e agilizará os processos envolvendo todas as entidades e agências participantes;

• A Marinha empenhará como principais meios, a corveta JACINTO CÂNDIDO, o navio patrulha oceânico VIANA DO CASTELO, o navio hidrográfico D.CARLOS I, a lancha hidrográfica AURIGA, a lancha de desembarque BACAMARTE, a lancha de fiscalização rápida CASSIOPEIA, um helicóptero Lynx MK95, equipas de abordagem dos Fuzileiros, mergulhadores sapadores (equipados com veículos submarinos autónomos), uma equipa médica do Centro de Medicina Naval e uma equipa técnica do Instituto Hidrográfico na componente cientifica de validação de dados.

• No que concerne à Autoridade Marítima Nacional, participará com o Grupo de Acção Táctica da Policia Marítima, meios do Instituto de Socorros Náufragos e empenhará meios de combate à poluição afectos ao Departamento Marítimo do Centro.

• A nível nacional participam ainda outras entidades e departamentos do Estado como a Força Aérea Portuguesa, com as aeronaves P-3C, C-295 e o helicóptero EH-101, a Polícia Judiciária, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, a Direcção Geral de Saúde, a Autoridade Nacional de Protecção Civil, a Polícia de Segurança Pública, os Bombeiros Voluntários de Cascais, a Marina de Cascais, a Administração do Porto de Lisboa, a empresa Svitzer Portugal, a Universidade do Algarve e o Instituto Superior Técnico.


• Em termos internacionais, o exercício contará com a participação de uma equipa de mergulhadores da marinha belga, equipada com veículos submarinos autónomos, um navio de combate à poluição da marinha francesa (ARGONAUTE), uma aeronave de patrulha marítima da Guarda Costeira holandesa e um navio de combate à poluição (BAIA TRES) da Agência Europeia de Segurança Marítima (EMSA).


• O comando e controlo do exercício, numa vertente conjunta, serão exercidos a partir do Centro de Operações Marítimas (COMAR) em Oeiras, onde se encontrarão observadores estrangeiros, representantes de organizações homólogas da Bélgica, Finlândia, Irlanda, Suécia e Estados Unidos, sendo ainda mantida uma ligação permanente com o Centro de Operações Marítimas da Dinamarca.(MGP)

GENERAL SUIÇO VISITA A KTM

Em resultado das excelentes relações existentes entre a KTM e o JRD-Norte, unidade da KFOR sob Comando suíço e responsável por toda a região norte do Kosovo, o Brigadeiro General do Exército suíço, Daniel Berger, Comandante da 1ª Brigada Blindada suíça visitou o campo português em Slim Lines, no dia 15 de Setembro.

No decorrer da visita, o Brigadeiro General Berger, assistiu a dois brífingues: o primeiro, a cargo do Chefe de Estado-Maior da KTM, Maj Inf Paraquedista João Machado, sobre a missão, tarefas e capacidades da KTM; o segundo pelo Comandante do JRD-Norte, Coronel Christoph Fehr, do Exército suíço, sobre a missão do JRD-Norte e a situação actual na sua área de responsabilidade.

No final da visita, o Brigadeiro General Berger agradeceu a disponibilidade da KTM, salientando a sua satisfação pelos esclarecimentos prestados, que muito contribuíram para reforçar a compreensão da importância da missão da KTM no seio da KFOR, e da necessidade da continuação de uma relação de cooperação próxima entre a KTM e o JRD-Norte, no teatro de operações do Kosovo. (EMGFA)

Concorrentes aos Estaleiros Navais de Viana do Castelo querem manutenção da construção

O ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco, disse hoje que as duas propostas concorrentes à subconcessão dos terrenos e infraestruturas dos estaleiros de Viana prevêem a manutenção da construção e reparação naval.

"Aquilo que me apraz registar é que ambas prevêem a manutenção da construção naval, portanto significa que essa dimensão estará assegurada", disse Aguiar-Branco aos jornalistas, em Coimbra, à margem de uma visita à empresa Critical Software.

Aludindo ao facto do presidente do júri que irá analisar as propostas ser um magistrado do Ministério Público (o procurador-geral adjunto João Cabral Tavares) o ministro frisou ser "o garante de toda a transparência, equidade e legalidade" do processo.

Questionado sobre se as propostas apresentadas - uma do grupo português Martifer, outra de uma sociedade participada por um empresário russo do sector naval - asseguram a manutenção dos postos de trabalho, o ministro alegou não possuir essa informação.

"Mas para construir e para reparar será preciso trabalhadores", sustentou.

O prazo limite para a apresentação de propostas terminou às 11:00 (hora de Lisboa) de hoje, tendo o júri responsável pelo processo aberto duas propostas concorrentes, que serão validadas em definitivo até ao dia de terça-feira.

"As propostas foram submetidas pela AK Consultoria de Gestão, SA [do grupo russo RSI Trading] e pelo Agrupamento constituído pelas sociedades Martifer Energy Systems, SGPS e NavalRia - Docas e Reparações Navais, SA", indicou à Lusa fonte da administração dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC).

A fonte acrescentou que ambas as propostas deram entrada "dentro do prazo estipulado pelo programa do procedimento" e que serão agora objecto de uma "análise formal" com vista à sua admissão, o que deverá acontecer até ao final do dia de terça-feira.

A administração dos estaleiros, citando o comunicado do júri do concurso, esclareceu ainda que a sociedade AK é detida a 100% pelo empresário russo Andrey Kiselev, que por sua vez é o principal accionista da RSI, grupo que em 2012 chegou à última fase do processo de reprivatização dos estaleiros, entretanto abandonado pelo Governo.

Dinheiro Digital com Lusa

22 de setembro de 2013

Batalha do Buçaco revivida após 203 anos

Exército mantém viva a memória de uma das batalhas mais emblemáticas. As cerimónias estão marcadas para o dia 27, no Terreiro do Monumento e Museu Militar.

Simboliza a garra do povo luso e a “capacidade do Exército Português para combater o invasor”. Falamos da Batalha do Buçaco, que assumiu um especial relevo no contexto da chamada Guerra Peninsular, durante a terceira invasão francesa.

Decorria o ano de 1810. As tropas francesas, comandadas pelo emblemático general Massena e constituídas por três corpos de exército e um corpo de cavalaria de reserva, “tomaram” Portugal. Animados pela vitória, depois de conquistarem Cuidad Rodrigo, na vizinha Espanha e, de seguida, Almeida, já em território luso, as tropas francesas prosseguiram ao longo da margem direita do Rio Mondego, deixando atrás de si um rasto de destruição e medo. (Diário de Aveiro)

21 de setembro de 2013

PORTUGAL RECEBE PELA PRIMEIRA VEZ A CIMEIRA DAS GUARDAS COSTEIRAS DO ATLÂNTICO NORTE

A presidência portuguesa é centrada no tema da “Cooperação Inter-agência no Mar” e, neste âmbito, estarão presentes os directores e chefes das organizações pertencentes ao Fórum, para debate e partilha de conhecimentos técnicos sobre variados assuntos, entre os quais se podem destacar os sistemas de vigilância marítima, equipamentos e de construção naval.
 
Paralelamente, à Cimeira Anual, decorre um exercício inter-agência, de dimensão considerável, denominado GUARDEX 13, junto à costa, na área compreendida entre Sines e Cascais no qual participam vários meios e entidades nacionais e internacionais.
 
O NACGF é uma organização informal que reúne representantes de vinte países do Atlântico Norte com o objectivo de fomentar a cooperação relativamente a questões como o narcotráfico, a segurança marítima, a protecção ambiental, a fiscalização da pesca, a imigração ilegal e a busca e salvamento marítimo
 
O convite para Portugal integrar este fórum foi formulado na Dinamarca em 2008, e em 2010 o nosso País foi formalmente convidado para presidir ao NACGF. A presidência é assumida rotativamente por todos os países membros, durante o período de um ano.
A participação nacional nestas actividades tem contado com representantes do ex-Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (actual DGRM - Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos), do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), da Polícia Judiciária (PJ), e da Guarda Nacional Republicana (GNR).

Criado em Outubro de 2007, o NACGF integra os seguintes países: Bélgica, Canadá, Dinamarca, Estónia, Finlândia, França, Alemanha, Islândia, Irlanda, Letónia, Lituânia, Noruega, Países-Baixos, Polónia, Portugal, Rússia, Espanha, Suécia, Reino Unido e Estados Unidos.(M.G.P)

Berta Cabral pede empenho para aproveitar extensão da Plataforma Continental

"Para que o aproveitamento da extensão da Plataforma Continental se concretize”, a Secretária de Estado Adjunta e da Defesa Nacional entende “necessário que o saber, a experiência e todos os meios disponíveis possam ser usados com credibilidade para preservar os legítimos interesses marítimos de Portugal”.

Berta Cabral falava na sessão de encerramento do seminário “O Contributo da Hidrografia para o Desenvolvimento e a Segurança dos Estados Costeiros”, que decorreu esta quinta-feira no Instituto Hidrográfico, em Lisboa, na sequência da realização da 10.ª reunião anual da Comissão Hidrográfica da África Austral e Ilhas e no âmbito do 53.º aniversário do Instituto Hidrográfico.

“Os portugueses confiam na Marinha e no seu Instituto Hidrográfico para afirmar Portugal no Mar, no domínio da oceanografia, da hidrografia, da navegação e da cartografia, como vector de desenvolvimento estratégico, produzindo conhecimento essencial para toda a actividade marítima, desde a marinha de recreio até ao apoio ao exercício da autoridade do Estado no Mar”, acrescentou a Secretária de Estado Adjunta e da Defesa Nacional para realçar que “o Atlântico é um palco principal e Portugal tem nele um espaço vasto e nobre que precisa de ocupar com inteligência e benefício, empenhando-se na defesa da unidade deste Oceano.”

Reconhecendo o facto de o Instituto Hidrográfico ser detentor de um “relevante património científico e tecnológico”, Berta Cabral fez notar as “excelentes condições e capacidades para fazer parcerias estratégicas com países em vias de desenvolvimento, intensificando a cooperação nas áreas técnicas do Instituto Hidrográfico, numa perspectiva de benefício mútuo”. (D.N)

“Apesar do muito que se tem feito, o incremento da partilha de conhecimento tem de ser encarado como uma prioridade absoluta. Em áreas do Saber que estão perfeitamente identificadas, o Instituto Hidrográfico tem condições intrínsecas para se assumir como interface do trabalho que é desenvolvido no nosso País, por entidades privadas e públicas, nomeadamente nas universidades, seja no Algarve, em Aveiro ou nos Açores”, considerou a governante.

Berta Cabral aproveitou a ocasião para insistir na necessidade de haver convergência de esforços. “A exiguidade dos orçamentos não serve de desculpa para tudo. Noutro sentido, a escassez de meios deve fazer com que haja mais partilha para se poder crescer. É preciso fazer as apostas certas e explorar todas as fontes de financiamento, incluindo, obviamente, os fundos comunitários.”

Vai ao fundo o último navio do parque subaquático do Algarve

O navio oceanográfico "Almeida Carvalho", o último dos quatro navios da Marinha Portuguesa que integram o parque subaquático para mergulho ao largo de Portimão, está preparado para ser afundado este sábado. Há pontos para assistir de terra à operação, viagens de operadores turísticos e transmissão online.

“Está concluída a descontaminação, que decorreu ao longo de cerca de um ano, com a retirada de todas as substâncias nocivas e susceptíveis de contaminarem o meio marinho”, disse à Lusa Alberto Brás, o coordenador operacional do projecto Ocean Revival.

De acordo com aquele responsável, agora fazem-se os preparativos finais, “nomeadamente a colocação dos explosivos, preparativos esses muito bem planeados, pois não pode haver correrias para que nada falhe”.

“A menos de dois dias do afundamento foram colocados os explosivos em quase todos os locais do navio para que tudo corra conforme o planeado, à semelhança do que sucedeu com os anteriores três navios”, sublinhou Alberto Brás.

O navio oceanográfico "Almeida Carvalho" é o quarto e último navio da Marinha Portuguesa a integrar o “Ocean Revival”, parque subaquático para mergulho ao largo de Portimão, na costa algarvia.

Em 2012, foram afundados os primeiros navios, a corveta “Oliveira e Carmo” e o navio patrulha “Zambeze”, sucedendo-se em Junho passado a fragata "Hermenegildo Capelo" F481.

O projecto tem um custo global estimado em três milhões de euros e irá criar um recife artificial para dinamizar e explorar o turismo de mergulho no Algarve.

Segundo Alberto Brás, no parque subaquático já foram realizados cerca de 4.000 mergulhos, “o que demonstra bem a importância deste projecto”.

Construído no início da década de 60, nos Estados Unidos da América, o navio "Almeida Carvalho" foi lançado à água em 1964, mas um ano depois afundou-se ao ser atingido por um navio mercante e um guindaste flutuante, motivado pela passagem do tufão “Betsy”. Em 1969 e depois de ter sido resgatado ao fundo do mar, entrou ao serviço da Marinha norte-americana tendo sido baptizado com o nome de “Kellar”.

Adquirido por Portugal, foi incorporado no efectivo dos navios da Armada em Janeiro de 1972, ficando afecto ao Instituto Hidrográfico. O navio participou em diversos estudos científicos nas antigas colónias portuguesas em África, e nos arquipélagos da Madeira e dos Açores, sendo o detentor do maior número de missões quer no apoio à comunidade científica quer ao serviço da Marinha de Guerra Portuguesa.

Em Dezembro de 2002 passou ao estado de desarmamento com vista ao seu abate ao efectivo dos navios da Armada Portuguesa, e no sábado, pelas 13h, vai juntar-se à corveta Oliveira e Carmo e ao navio-patrulha Zambeze.

Os quatro navios foram cedidos a custo zero pela Marinha Portuguesa à Câmara de Portimão, que estabeleceu uma parceria com a empresa Submar, já que o promotor privado não podia receber os navios directamente da Marinha.

As embarcações ficam submersas a 30 metros de profundidade, assentes num banco de areia ao largo de Alvor, ficando a parte mais alta do navio a cerca de 15 metros da superfície, para não causar impedimentos à circulação marítima.

Ver o afundamento

Os melhores locais para assistir ao afundamento, informa a organização, será nas praias de Alvor ou Dois Irmãos. "A distância da praia ao navio é de aproximadamente de uma milha e meia em linha recta", sendo recomendada a utilização de binóculos. Outra forma de assistir será através das viagens para assistir ao evento que "diversos operadores turísticos locais irão promover". "Neste caso, estando numa embarcação, poderá assistir ao afundamento a meia milha do navio", referem.

O evento poderá também ser acompanhado online, através de um sinal vídeo em tempo real em http://www.ustream.tv/channel/oceanrevival.    (Público)

19 de setembro de 2013

Força Aérea lança concurso internacional para vender 17 aviões

O Governo lançou hoje o concurso público internacional para vender 17 aviões da Força Aérea. Segundo um despacho do ministro da Defesa Nacional, as 17 aeronaves CASA 212 Aviocar "não são necessárias à mobilização das Forças Armadas" e como tal vão ser vendidas.

O CASA C-212 Aviocar é um avião bimotor turbohélice, com capacidade para 18 passageiros, 16 pará -quedistas com equipamento completos, 12 macas ou 2 mil quilos, produzido pela companhia espanhola CASA.

Os aviões foram adquiridos originalmente para serem utilizados na Guerra do Ultramar mas com a revolução do 25 de Abril em 1974 os C-212 nunca deixaram Portugal rumo a África.

Os C-212 foram substituídos nos últimos anos pelos C-295, também um bimotor turbohélice, com a Força Aérea Portuguesa a contar actualmente com 12 destas aeronaves, produzidas pelo consórcio europeu EADS.

João Pedro Aguiar Branco aprovou também o programa do concurso e o caderno de encargos e delegou no júri a "competência para qualquer ato que seja necessário praticar, nomeadamente, acompanhar as inspecções por parte dos interessados" nas aeronaves. (Dinheiro Vivo)

Lamego acolhe celebrações do Dia do Exército

As comemorações oficiais do Dia do Exército realizam-se este ano em Lamego. A efeméride assinalada a 24 de Outubro – data em que se celebra a tomada de Lisboa, em 1147, por D. Afonso Henriques – pretende dar a conhecer a realidade das actividades e meios do Exército, contribuindo desta forma para uma maior sensibilização da importância das forças militares.

O Estado Maior do Exército seleccionou a cidade de Lamego como sede das comemorações dedicadas ao Exército português devido às excelentes condições que a emblemática Av. Dr. Alfredo de Sousa e o Parque da Cidade, situado junto do Centro Multiusos de Lamego, oferecem agora para a realização de grandes eventos ao ar livre, após a conclusão das obras de requalificação e modernização deste espaço público. Aguarda-se uma grande adesão popular à parada e ao desfile militar que ali vão ocorrer. Para a realização deste ato oficial, está prevista a mobilização de centenas de militares, vindos de quartéis de todo o país, que vão divulgar o papel do Exército na defesa militar da República.

Com o objectivo de reforçar os laços de cooperação com a comunidade envolvente, o Centro de Tropas e Operações Especiais (CTOE), instituição que forma os conhecidos “rangers”, aproveitará esta ocasião para dar a conhecer a realidade das actividades de natureza militar que desenvolve ao longo do ano, nomeadamente as suas capacidades, valências e meios. Um dos argumentos mais fortes para a escolha da cidade da Lamego é o facto do CTOE ser uma unidade de elite do exército português, com um dispositivo militar considerável estacionado, para além de existirem dois regimentos de infantaria bastante próximos, sediados em Vila Real e Viseu. Esta proximidade permite uma rápida e económica mobilização de tropas, alojamento e logística, pelo que estas comemorações deverão alcançar uma grande projecção nacional a custos reduzidos.

O programa de actividades alusivo ao Dia do Exército português vai contemplar diversas acções culturais e recreativas, bem como eventos desportivos e outros de âmbito social. (N.R)

18 de setembro de 2013

EMGFA DISTINGUIDO POR EMPRESA 100% PORTUGUESA

O EMGFA foi distinguido pela Quidgest durante o Q-Day Conference 2013 - Building the Future, realizado no dia 17 de Setembro, nas instalações da Culturegest, edifício sede da Caixa Geral de Depósitos, em Lisboa.

No final do painel 2 – Melhorar a Credibilidade e a Confiança nos Serviços Públicos do Futuro – e no âmbito dos prémios de co-inovação, o representante do EMGFA, o Coronel Guilherme dos Santos Lobão, recebeu o prémio da Segurança e Confidencialidade da Informação, como resultado do conhecimento e competências institucionais partilhadas com a Quidgest.

A Quidgest, fundada em 1988, caracteriza-se por ser uma empresa tecnológica 100% portuguesa.

Pela variedade das soluções produzidas pelos seus departamentos de I&D, com mais de 200 sistemas de informação diferentes em produção, a Quidgest é o maior produtor de software empresarial de origem nacional. (Emgfa)

Aguiar Branco defende criação de PPP na área da defesa

O ministro da Defesa defendeu hoje a criação de uma Parceria Público Privada (PPP) "virtuosa" para a industrialização, comercialização e exportação do Sistema de Informação e Comunicações Táctico (SIC-T), desenvolvido pelo Exército português.

"Há a oportunidade de haver aqui uma Parceria Público Privada virtuosa em que se juntam esforços: a inteligência das Forças Aramadas Portugueses, neste caso do Exército, e a capacidade de empreendedorismo das indústrias portuguesas", afirmou Aguiar Branco, após a apresentação do SIC-T no Centro de Tropas Comandos na Carregueira, em Sintra.

O ministro classificou o projecto de "criativo, inovador, original e diferente", mas, confrontado pelos jornalistas, não esclareceu qual é a mais-valia e o que é diferencia este de outros sistemas que existem no mercado e que já estão implementados em vários países.

Contudo, Aguiar Branco acredita no sucesso do projecto - que ainda não foi patenteado -, e que aguarda agora por um investidor privado e por fundos comunitários.

"Vai haver oportunidade de até beneficiar de fundos comunitários, porque o Ministério da Defesa Nacional apresentou uma candidatura no âmbito deste projecto", acrescentou o ministro.

O Governante enunciou alguns dos potenciais clientes e compradores deste projecto português.

"Todas as Forças Armadas, que serão os primeiros interessados em ter um sistema de comunicação e de informação seguro e a funcionar de uma forma absolutamente autónoma. Por exemplo, em situações de catástrofe e no âmbito da protecção civil é absolutamente uma capacidade de excelência", frisou o ministro.

Aguiar Branco espera agora o desenvolvimento industrial do projecto, que visa a criação de escala, com capacidade exportadora.

"Isso ajuda a economia, as empresas, à empregabilidade e também dá uma imagem de excelência da inteligência portuguesa", sublinhou o ministro, acrescentando que "Portugal compete ao nível da inteligência, da criatividade e da sua capacidade de poder inovar, com todos os países".

Para um dos oficiais responsáveis pelo projecto a mais-valia do projecto prende-se com a sua aplicação a nível nacional e a capacidade do país o tornar atractivo para que seja industrializado e comercializado.

"A mais-valia deste projecto é que está dimensionado para a necessidade das forças [armadas] portuguesas. Foi feito de acordo com a nossa doutrina, através da inspiração de outros modelos de outros países. Mas este [modelo] está vocacionado para as nossas necessidades e à nossa dimensão", explicou à agência Lusa, o Tenente-Coronel Bettencourt.

O militar acredita que o SIC-T "tem potencial para competir com outros sistemas já existentes no mercado", se o país "tiver capacidade para o industrializar". (NM)

17 de setembro de 2013

COMEMORAÇÕES DO DIA DO ESTADO-MAIOR-GENERAL DAS FORÇAS ARMADAS

Pela primeira vez, desde a sua criação em 1974, o Estado-Maior-General das Forças Armadas localizado no alto do Restelo, em Lisboa, comemorou hoje, dia 17 de Setembro, o dia festivo.

Pelo Decreto-Lei 400/74, de 29 de Agosto, que entrou em vigor em 03 de Setembro do mesmo ano, foi criado, na dependência do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, o Estado-Maior-General das Forças Armadas, como órgão de apoio do CEMGFA e do Conselho de Chefes de Estado-Maior, com funções de estudo, planeamento e execução.

O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, General Luís Evangelista Esteves de Araújo, reconhecendo a importância desta Unidade e o seu contributo para a Defesa Nacional, determinou o estabelecimento do dia 3 de Setembro como o dia festivo do Estado-Maior-General das Forças Armadas, embora tenha sido este ano comemorado no dia 17 de Setembro por razões de agenda.

A cerimónia, presidida pelo Ministro da Defesa Nacional, Dr. José Pedro Aguiar-Branco, contou também com a presença da Secretária de Estado Adjunta da Defesa Nacional, Dra. Berta Cabral, do Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Saldanha Lopes, do Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General Araújo Pinheiro, do Chefe do Estado-Maior do Exército, General Pina Monteiro e do Bispo das Forças Armadas, Dom Januário Torgal Ferreira, entre outras entidades convidadas.

Do programa geral das comemorações destacaram-se os seguintes eventos:
09H00 - Içar da Bandeira no mastro principal;
10H00 - Missa na Igreja da Memória;
11H30 - Cerimónia Militar.

No decorrer da cerimónia militar e perante as Forças em Parada, comandadas pelo Coronel Tirocinado de Cavalaria Luís Nunes da Fonseca, o General CEMGFA proferiu uma breve alocução alusiva ao ato, salientado que a determinação e comemoração do dia festivo do EMGFA permitiu, finalmente, colmatar uma lacuna de já longa data, por se tratar de um ato simbólico de cultura institucional e de reconhecimento e apreço pelo trabalho desenvolvido por todos os colaboradores durante os últimos 39 anos, orientados pelo lema:" QUEM QUIS SEMPRE PÔDE."

Integrada na cerimónia militar, a entrega do Guião Heráldico e do Estandarte Nacional aos nomeados para o efeito, foi outro dos momentos altos, por ser um ato de enorme significado militar, representando a assunção da responsabilidade conferida a um militar de, com brio, dignidade e orgulho, guardar e honrar os símbolos da Unidade que serve. (EMGFA)

16 de setembro de 2013

Secretária de Estado Adjunta e da Defesa Nacional realça medidas para proteger ex-combatentes

Berta Cabral afirmou que “o Estado tem a obrigação de compreender e respeitar os homens que sofreram directamente com a Guerra do Ultramar” e recordou que o Ministério da Defesa Nacional reserva meio milhão de euros do seu orçamento anual para ajudar a financiar as várias associações que prestam apoio aos antigos combatentes, indo além do pagamento de pensões a mais de 13 mil pensionistas, suportadas pela Caixa Geral de Aposentações (CGA), pelo Instituto de Acção Social das Forças Armadas (IASFA) e pela Assistência na Doença aos Militares (ADM).

“Não se trata de apoiar por compaixão, mas sim por obrigação”, realçou a Secretária de Estado Adjunta e da Defesa Nacional, acrescentando a preocupação do Governo em proteger os antigos combatentes – incluindo deficientes e outros pensionistas – como ficou implícito em recente iniciativa legislativa.

Berta Cabral fez o discurso de encerramento da sessão solene, que contou também com intervenções do presidente de Associação Nacional dos Combatentes do Ultramar (ANCU), António Ferraz, do presidente da Mesa da Assembleia Geral da instituição aniversariante, Tenreiro da Cruz, e do presidente da Câmara Municipal de Tondela, Carlos Marta. O autarca anunciou a atribuição da Medalha de Mérito Municipal à ANCU, esta segunda-feira, feriado municipal em Tondela.

A sessão solene, no Auditório Municipal de Tondela, foi antecedida pela deposição de coroas de flores junto ao Monumento dos Combatentes, com a participação de várias associações de ex-combatentes de todo o País, e de uma visita à sede e posto médico da Associação Nacional de Combatentes do Ultramar. O programa do 31.º Aniversário da ANCU incluiu missa na Igreja do Carmo e almoço-convívio no Pavilhão junto ao Estádio João Cardoso.(DN)

Universidade de Coimbra investiga para a Força Aérea dos EUA efeitos de nanopartículas de prata

Investigadores de Coimbra estão a desenvolver um estudo para a Força Aérea dos Estados Unidos (EUA) sobre o impacto da exposição a nanopartículas de prata na saúde humana, anunciou hoje a Universidade daquela cidade.

A investigação, que está a ser feita no Mitolab, "laboratório de referência internacional no estudo da mitocôndria", pretende avaliar se "a exposição continuada a nanopartículas de prata, muito utilizadas em equipamentos militares, é prejudicial à saúde humana", afirma a Universidade de Coimbra (UC), numa nota hoje divulgada.

Envolvendo uma equipa de sete investigadores da UC, liderada pelo catedrático Carlos Palmeira, o trabalho para o Departamento de Investigação Científica da Força Aérea Americana (US Air Force Office of Scientific Research) é financiado pelo European Office of Aerospace Research and Development (EOARD), "elo de ligação entre a comunidade científica e a Força Aérea, a nível mundial".

Para analisarem a evolução do nível de toxicidade no interior das células, os investigadores recorreram a "um conjunto de modelos animais (ratinhos)", que foram expostos a "diferentes concentrações de nanopartículas de prata, durante dez semanas", adianta a UC.

O contacto permanente dos animais com nanopartículas de prata "permite apurar se há bioacumulação e quais os seus efeitos junto das células de órgãos vitais do organismo como rins, coração, fígado e pulmões", refere Carlos Palmeira, sublinhando que a investigação visa "perceber quais as células afectadas (se há algum tipo de especificidade), e em que medida, por forma a estudar medidas profiláticas".

Esta pesquisa surge na sequência de um estudo realizado em 2008 e 2009 "em linhas celulares, após um exigente processo de verificação das condições técnicas e de segurança do Mitolab", por parte de cientistas daquele departamento da Força Aérea norte-americana, e que concluiu que "o contacto continuado com nanocompostos de prata afeta a capacidade da mitocôndria de exercer a sua função de produção de energia, necessária para a manutenção das funções vitais celulares".

Face aos resultados estão obtidos, foi diligenciada esta nova investigação, agora em modelos animais, no sentido de "decifrar em que medida a função da mitocôndria fica comprometida e quais os danos gerados nos principais órgãos do organismo".

Com essa informação, será possível "acautelar os cuidados necessários ao uso deste tipo de material na construção de equipamentos", sublinha Carlos Palmeira.(RTP)

Mais antiga unidade em atividade do Exército Português comemora 306 anos

O Regimento de Cavalaria 3 (RC3), de Estremoz, a unidade mais antiga em actividade do Exército Português, está a comemorar 306 anos de existência com várias iniciativas, destacando-se uma cerimónia militar na quarta-feira.

A cerimónia militar comemorativa do dia da unidade e da participação do RC3 na batalha de Fuente de Cantos, da Guerra Peninsular, e que deu origem ao dia da unidade, vai decorrer às 11:00.

O RC3 foi a unidade que mobilizou o maior número de militares para a guerra nas antigas colónias portuguesas, cerca de 42 mil homens, integrando 42 batalhões e 18 companhias, e a que registou o maior número de mortos - 485.

Considerada uma das unidades militares mais influentes na revolução do 25 de Abril de 1974, o RC3 participou com um Esquadrão de Reconhecimento, comandado pelo capitão Andrade Moura, com 120 homens nas movimentações militares que derrubaram a ditadura.

O Regimento de Cavalaria 3 "Dragões de Olivença" tem origem numa das mais antigas unidades do Exército, fundada em 1707, em Olivença, e participou também na Guerra Peninsular e na I Guerra Mundial.
O RC3 está instalado em Estremoz há 138 anos, desde 05 de Abril de 1875.

O dia da unidade é celebrado, habitualmente, a 15 de Setembro, data em que decorreu a Batalha de Fuente de Cantos, em 1810.

O programa comemorativo dos 306 anos da unidade inclui outras actividades de âmbito cultural e desportivo, como a exposição "Heráldica e Uniformes Militares", na sala do Capítulo, no RC3, a partir de quarta-feira e que fica patente ao público até 02 de Outubro. (J.M)

14 de setembro de 2013

C-295M: Aeronave multi-funções

 Uma das missões executadas pela Esquadra 502 "Elefantes" prende-se com a evacuação sanitária. Sobretudo nos arquipélagos dos Açores e da Madeira, em que cada arquipélago tem uma aeronave C-295M da Força Aérea Portuguesa em destacamento permanente, no apoio às populações.

Esta esquadra de voo, através de um C-295M, efectuou no dia 12 de Setembro uma destas missões com o transporte de um doente, da ilha das Flores para a ilha Terceira.

O C-295M permite - pelos sistemas, características e capacidades que possui - a execução de outras missões. Assim, a Força Aérea Portuguesa dispõe de sete destas aeronaves configuradas para Transporte Aéreo Táctico e cinco para Vigilância Marítima.

A Esquadra 502 realiza actualmente missões de Transporte Aéreo geral, Transporte Aéreo táctico, Apoio Logístico, Vigilância Marítima, Busca e Salvamento, Evacuações Aeromédicas, Lançamentos de Tropas Aerotransportadas, lançamento de carga aérea e Transporte de Altas Entidades.


Por possuir todas estas valências, é uma aeronave com uma capacidade de resposta abrangente, muito útil à Força Aérea e ao desempenho das suas missões. Recentemente, cooperou a nível internacional com a Agência Europeia de Gestão da Cooperação Operacional nas Fronteiras Externas dos Estados-Membros da União Europeia (FRONTEX) em operações de controle da imigração ilegal, detectando, seguindo e identificando alvos que tentem dar entrada na União Europeia de forma ilícita, bem como detecção de redes criminosas que possam por em causa a segurança europeia. Em colaboração com a Autoridade Nacional de Protecção Civil tem também prestado apoio nas acções de combate a incêndios florestais, em Portugal.(FAP)

INSTITUTO HIDROGRÁFICO ACOLHE A X CONFERÊNCIA DA COMISSÃO HIDROGRÁFICA REGIONAL DA ÁFRICA AUSTRAL E ILHAS

O Instituto Hidrográfico irá acolher, no período de 16 a 18 de Setembro, na Rua das Trinas, a X Conferência da Comissão Hidrográfica Regional da África Austral e Ilhas (SAIHC).

Esta Conferência que se realiza anualmente tem como principal objectivo reunir os estados membros e associados desta região para debater os assuntos ligados à hidrografia. Portugal, representado pelo Instituto Hidrográfico, é um dos membros associados devido às responsabilidades cartográficas que tem na região.

Esta comissão é presidida pelo Capitão-de-mar-e-guerra Abri Kampfer, Diretor do Instituto Hidrográfico da África do Sul e, para além da delegação portuguesa, contará com a participação de delegações representantes de Angola, África do Sul, Comores, França, Madagáscar, Malawi, Maurícia, Moçambique, Namíbia, Noruega, Quénia, Reino Unido, Seychelles e Tanzânia.(M.G.P)

Marinha Portuguesa "Servir Portugal no Mar"

 

O objectivo principal mantém-se, o de transmitir aos diversos públicos-alvo, e à sociedade civil em geral, o que a Marinha faz, diariamente, em prol do País e dos portugueses, em que áreas actua e que trabalho desenvolve para garantir a defesa militar do País, a segurança no mar e o seu contributo para o desenvolvimento económico, científico e cultural, assumindo de forma responsável a abertura na comunicação perante os cidadãos-contribuintes.

Ministro da Defesa enaltece ensino militar em carta enviada aos pais dos alunos

O ministro da Defesa, Aguiar-Branco, enalteceu nesta sexta-feira a “confiança” nos encarregados de educação dos alunos dos estabelecimentos militares de ensino, que classificou como “algumas das melhores escolas do país”.

“A reforma que estamos a concretizar não é só o garante da viabilidade desta oferta de ensino como vai permitir, ainda, que muitos mais jovens — rapazes e raparigas — possam dela beneficiar. É para isso que o Ministério da Defesa Nacional vai continuar a investir milhões de euros nos estabelecimentos militares de ensino, rentabilizando todos os recursos disponíveis”, escreve José Pedro Aguiar-Branco, em carta hoje enviada aos encarregados de educação das referidas escolas e à qual a agência Lusa teve acesso.

Os estabelecimentos militares de ensino, sublinha o governante, “prosseguirão na formação de excelência” dos jovens de Portugal, “o mais rico do que dispomos para assegurar um futuro de que o país se possa orgulhar”.

Aguiar-Branco reconhece que este será um ano lectivo “de transição e, por isso, histórico”. Será um ano, assinala ainda, “que ninguém — pais, professores, auxiliares ou alunos — vai esquecer”.

“Temos um modelo de ensino de excelência. Um modelo que não se esgota nas salas de aula. Valores como o do trabalho, da responsabilidade e da solidariedade são determinantes para a formação integral dos nossos alunos”, escreve também Aguiar-Branco aos encarregados de educação.

Num despacho de Abril, o ministro da Defesa determinou a transformação do Colégio Militar num internato/externato com rapazes e raparigas e a consequente construção de infra-estruturas de internato feminino, absorvendo as alunas do Instituto de Odivelas.

Candidataram-se ao Colégio Militar, para o próximo ano lectivo, 353 alunos e, destes, 84 são raparigas em regime externo, em consequência da integração com o Instituto de Odivelas, outro dos estabelecimentos militares de ensino não superior. (Público)

12 de setembro de 2013

DGMFA comemora 95º aniversário

O Depósito Geral de Material da Força Aérea (DGMFA) comemorou esta quinta-feira dia 12 de Setembro o seu 95.º aniversário, que contou com a presença das mais altas patentes da Força Aérea, entre as quais o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General José Pinheiro, que presidiu à cerimónia militar.

Neste dia, que assinala o Dia da Unidade do DGMFA, celebrou-se, bem cedo, uma missa em memória dos militares e civis que aí prestaram serviço. O programa prosseguiu com uma cerimónia militar na qual o Comandante do DGMFA, Coronel Fernando Barbosa, proferiu uma alocução.

Fez o balanço das actividades desenvolvidas pela unidade, sempre com uma forte preocupação na manutenção dos elevados padrões de segurança e na preservação ambiental, regendo-se sob os princípios básicos de economia, eficiência e eficácia na prossecução da missão atribuída. Realçou ainda a introdução de novas tecnologias para optimizar a gestão dos recursos materiais pelos quais o DGMFA é responsável. Na sua alocução destacou também o sentido de dever e o espírito de missão que os militares têm demonstrado nas missões realizadas, que em muito contribuíram para os resultados obtidos.

Seguiu-se a rendição dos Porta-Estandartes Nacional e da Unidade, uma cerimónia de homenagem aos mortos, a imposição de condecorações, a entrega de pergaminhos comemorativos aos funcionários civis, pelos 25 anos de serviço, e o habitual desfile das forças em parada, que encerrou a cerimónia militar.(FAP)

GENERAL PALOMÉROS VISITA FORÇAS ARMADAS PORTUGUESAS

O Comandante Supremo Aliado para a Transformação (Supreme Allied Commander Transformation - SACT), General Jean Paul Paloméros, realizou uma visita oficial às Forças Armadas Portuguesas, a convite do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas (CEMGFA), General Luís Araújo, no período de 11 a 12 de Setembro.

No dia seguinte à sua chegada a Lisboa, e após terem-lhe sido prestadas as devidas honras militares, o General Paloméros foi recebido em audiência pelo General CEMGFA, marcando de seguida presença numa reunião de trabalho que teve lugar no Estado-Maior-General das Forças Armadas. Ainda durante a manhã, teve a oportunidade de visitar, no Reduto Gomes Freire, em Oeiras, a Força Naval de Reacção Rápida da NATO (STRIKFORNATO).

No período da tarde, o General Paloméros foi recebido em audiência pelo Ministro da Defesa Nacional, Dr. José Pedro Aguiar-Branco, tendo posteriormente partido para Bruxelas.

No decurso da visita foram discutidos assuntos relacionados com o processo de reforma em curso nas Forças Armadas Nacionais e elaborados pontos de situação de iniciativas de transformação da NATO.(Emgfa)

10 de setembro de 2013

Redução de efectivos nas Forças Armadas prevista para 2014

O Governo prevê reduzir dois mil efectivos das Forças Armadas em 2014, na sequência da reestruturação do sector que visa "maior eficiência e eficácia", indica o anteprojecto das Grandes Opções do Plano (GOP).

A redução do número de efectivos é uma das linhas orientadoras da estratégia 2020 para a reforma da Defesa, que inclui o redimensionamento do efectivo de pessoal das Forças Armadas para um efectivo global entre 30.000 e 32.000.

De acordo com o documento, a que a Lusa teve hoje acesso, o Governo pretende diminuir o número de efectivos em dois mil em 2014, mais dois mil em 2015, e uma "distribuição progressiva dos restantes até final de 2020".

"Os quadros do pessoal civil do conjunto da defesa nacional devem ser redimensionados para cerca de 70% do actual, até final de 2015", estabelece o documento.

Em 2014, adianta o documento, aprovado em Conselho de Ministros no dia 05, "será dada continuidade à reestruturação do sector empresarial da defesa na procura de novos parceiros e parcerias internacionais que tragam valor acrescentado para a economia nacional, para o tecido empresarial e para as áreas da inovação científica e tecnológica".

O Governo PSD/CDS-PP prevê prosseguir a reestruturação da saúde militar, prevendo a entrada em funcionamento do pólo do Porto do Hospital das Forças Armadas e a "redução do custo" com a assistência na doença.

"Serão também implementadas medidas que permitam a redução do custo anualmente suportado pela Assistência na Doença aos Militares, em linha com o estabelecido nos acordos internacionais celebrados", indica o documento.

Em 2014 entrará em funcionamento o Balcão Único da Defesa, no âmbito da "política de apoio aos Antigos Combatentes e aos Deficientes das Forças Armadas" com o objectivo de "simplificar procedimentos" e "garantir um acesso mais fácil aos utentes".

O documento com as Grandes Opções do Plano foi hoje enviado ao Conselho Económico e Social para que este órgão emita o respectivo parecer.

Após o parecer do CES, o Governo aprovará a proposta final de GOP para 2014 e, juntamente com a proposta de Orçamento do Estado, enviá-las-á para a Assembleia da República até 15 de Outubro.
Lusa/ SOL

Missão cumprida no exercício Brilliant Arrow 2013

Terminou - no passado dia 6 de Setembro de 2013 - o exercício Brilliant Arrow2013 - em Orland, Noruega - no qual a Força Aérea Portuguesa (FAP) participou com cinco aeronaves F-16 e um contingente de 50 militares.

Com a participação neste exercício, os F-16 portugueses foram certificados para integrarem a Força de Resposta da NATO (NRF) 2014. Ao todo, foram efectuadas 72 saídas, sem um único cancelamento.

Foram dez dias de exercício com a participação de dez países NATO (Portugal, Noruega, Alemanha, França, Grécia, Holanda, Itália, Polónia, Reino Unido e Turquia), num total de 534 missões aéreas no âmbito do programa NRF.

Ao longo deste período, militares da FAP ligados a diversas áreas (manutenção, logística, operações, comunicações, etc.) colocaram em prática e treinaram procedimentos de trabalho inerentes a este tipo de exercício, o que permite uma melhor preparação e capacidade de resposta para diferentes teatros de operações.(FAP)

Força Aérea reclama terrenos da Universidade na Terceira

De acordo com os militares, os terrenos em causa, onde funcionou um hospital militar, foram cedidos por protocolo para a instalação da universidade e não podem agora, como pretende o governo regional, albergar um parque tecnológico.

O executivo açoriano, contactado pela Antena 1 Açores, diz que os terrenos são da Região por força do artigo do Estatuto Político-administrativo dos Açores, de 1980, que estabelece que os edifícios da República que deixaram de ter utilidade passam para a posse da administração regional.

A Antena 1 Açores procurou esclarecimentos junto do ministério da defesa, mas obteve uma resposta errada: a defesa pronunciou-se sobre o hospital da Boa Nova e não sobre o hospital militar da Terra Chã. (RTP)

8 de setembro de 2013

MILITARES PORTUGUESES DO KTM DISTINGUIDOS NO KOSOVO

Um grupo de militares portugueses da KTM participou, durante o mês de Agosto, numa prova desportiva de origem alemã, com a finalidade de reconhecer o mérito físico dos seus militares.

No final, e após completarem com sucesso as exigentes provas físicas, militares portugueses receberam o tão desejado e "suado" distintivo: "German Proficiency Badge".

Este evento, organizado pelo contingente alemão e aberto a todos os contingentes presentes no Kosovo, contemplou as seguintes modalidades: natação, corrida, sprint, lançamento do peso, salto em comprimento, salto em altura e marcha.

A competição Iniciou-se com a prova de natação, realizada na piscina do parque de Gremia, onde os militares tiveram de nadar 100 metros envergando o próprio uniforme. Depois desta prova, de carácter eliminatório, seguiu-se o grupo das provas de velocidade, técnica e força, realizadas no campo militar alemão de Prizren. A última prova da competição, foi uma marcha de 12Km carregando uma mochila de 15Kg ou, em substituição, com a participação na "Dancon March", como alguns militares fizeram, onde percorreram 25Km carregando 10Kg.

A cerimónia de encerramento e entrega dos distintivos de proficiência realizada a 23 de Agosto, em camp Film City, contou com a presença do Comandante do KTM, TCor Paulo Cordeiro e do Comandante da KFOR, MGen Volker Halbauer.(EMGFA)

Portugal garante que aumento da plataforma continental não tem por base as Ilhas Selvagen

Cabe às Nações Unidas resolver o diferendo entre Portugal e Espanha por causa das Ilhas Selvagens. O secretário de Estado do Mar, Manuel Pinto de Abreu, garante que as ilhas não geram extensão da plataforma continental para além das 200 milhas do seu território terrestre.

Depois da nota verbal apresentada por Espanha, Manuel Pinto de Abreu explica que, do ponto de vista técnico, não é através das Selvagens que Portugal argumenta o aumento da plataforma continental naquela zona.

O governo português esclarece que o aumento pedido da plataforma continental junto às Selvagens tem por base o que é gerado junto à ilha da Madeira, e não pelas Selvagens.(RTP)

7 de setembro de 2013

Recordar o Grande Incêndio da Serra de Sintra de 1966

Passam hoje 47 anos sobre a tragédia do trágico e dramático incêndio da Serra de Sintra.

Aconteceu a 7 de Setembro de 1966 e demorou uma semana a combater. No rescaldo, perderam a vida, 25 militares da do Regimento de Artilharia Antiaérea Fixa (RAAF) de Queluz.

6 de setembro de 2013

Portugal, Espanha e Itália pedem reforço da Política Comum de Segurança e Defesa

Portugal, Espanha e Itália subscreveram um documento onde defendem um reforço da importância da Política Comum de Defesa, com mais partilha de meios e maior articulação na segurança marítima.

No final da primeira sessão informal de ministros da União Europeia, que decorreu em Vilnius, Lituânia, Aguiar-Branco referiu que os três países apresentaram um documento “conjunto” que foca as questões que, na sua perspectiva, “devem ser retratados neste Conselho Europeu”.

“Tive a possibilidade de reafirmar aqui essa posição, esperamos que no relatório final venham a ser incluídas várias das nossas indicações”, frisou o Ministro.

Na carta enviada, no final da semana passada, à Alta Representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros e Política de Segurança, Catherine Ashton, os ministros da Defesa dos três países afirmam que existem questões que têm limitado o desenvolvimento deste sector no plano europeu e que este precisa de receber maior impulso político.

Em declarações à comunicação social, Aguiar-Branco afirmou que os três países esperam ainda uma avaliação mais precisa quanto à segurança marítima e um reforço da partilha dos meios militares.

“Numa altura em que temos orçamentos de grande constrangimento em todos os países da União Europeia devemos reforçar situações e projectos concretos de edificação de capacidades comum”, referiu o Ministro da Defesa. (DN)

Portugal recebe Congresso Internacional dos Museus Marítimos

A Comissão Organizadora do International Congress of Maritime Museums (ICMM) decidiu atribuir a Portugal a organização do Congresso de 2013, o qual vai ocorrer no período de 8 a 15 de Setembro.

ICMM é um evento bienal de grande relevo no domínio técnico e técnico-científico no âmbito da salvaguarda, conservação, protecção e divulgação do património marítimo e dos aspectos museológicos conexos, o qual visa incentivar a cooperação entre os participantes e a divulgação do trabalho que desenvolvem junto de entidades congéneres.

Cada ICMM ocorre em local seleccionado mediante a avaliação das candidaturas apresentadas por parte dos seus membros. A escolha da candidatura portuguesa confirma uma vez mais a vocação de Portugal, em particular das áreas de Lisboa e de Cascais, para acolher eventos de projecção internacional em que os assuntos do Mar assumem uma importância estratégica.

A candidatura foi apoiada, entre outros, pelo Almirante Chefe do Estado Maior da Armada e pelo Presidente da Câmara Municipal de Cascais.

A escolha e a organização do ICMM 2013 são de inegável prestígio para Portugal, potenciando a sua imagem e a dos Museus envolvidos. Para o Museu de Marinha, reveste-se de especial significado, porquanto em 2013 decorrem 150 anos sobre a sua criação.

No programa do Congresso estão envolvidas instituições com forte representatividade no domínio do Mar e da Museologia Marítima, ou seja, não apenas os museus portugueses membros do ICMM.

Cascais, com as suas infraestruturas camarárias, será o núcleo central do ICMM 2013, o qual tem um programa académico e social diversificado.(LOCAL.PT)

5 de setembro de 2013

Ministro da Defesa Nacional quer reforçar vigilância nas praias fluviais

O Ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco, afirmou que quer reforçar a vigilância nas praias fluviais portuguesas no próximo ano, uma vez que cerca de metade das mortes registadas, desde o início desta época balnear, ocorreram neste tipo de praias.

Durante a Apresentação do Balanço da Época Balnear 2013, que decorreu na praia do Guincho, em Cascais, Aguiar-Branco referiu que “Portugal está no primeiro patamar da segurança” nas praias, em comparação com os restantes Estados-membros da União Europeia.

“Embora tenhamos sempre de lamentar a perda de uma vida, os números mostram que o País está num nível de excelência”, referiu o Ministro, acrescentando que “temos as praias mais bonitas e seguras, o que também é importante para a economia, através do turismo”.

Segundo os dados apresentados pelo ISN, durante a cerimónia, morreram este ano 11 pessoas nas praias portuguesas, entre os dias 1 de maio e 31 de Agosto. Foi também registada uma maior afluência às praias portuguesas, sobretudo no Algarve, com cerca de 12 milhões de turistas e 63 milhões de visitas ao litoral.

A cerimónia ficou ainda marcada pela apresentação de um protótipo de uma bóia inovadora de salvamento aquático na linha da água destinada a fazer resgate em zonas de ondulação e junto às rochas. Para o Ministro da Defesa Nacional trata-se de “um bom investimento para seguirmos com atenção, é uma mais-valia para a segurança” e que “tem todas as condições para ser uma parceria público privada no futuro”.(DN)