8 de abril de 2014

Assinado protocolo para promover o Centenário da Grande Guerra nas escolas

Os ministros da Defesa Nacional e da Educação e Ciência assinaram um protocolo de cooperação para promover, junto do público escolar, as actividades comemorativas do Centenário da Grande Guerra (1914/18), previstas até 2018.

A cerimónia decorreu no Museu Militar, em Lisboa, e ficou marcada pelo lançamento de um Memorial Virtual dedicado aos Mortos na Grande Guerra, disponível no endereço http://www.memorialvirtual.defesa.pt, e pela inauguração de uma exposição nas Caves Manuelinas do Museu.

Durante a sua intervenção, o ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato, afirmou que o protocolo, agora assinado, “estimulará os professores a reforçar o conhecimento dos nossos alunos sobre a Primeira Guerra Mundial e a história de Portugal e da Europa, na primeira metade do século XX, através das iniciativas pedagógicas integradas nos seus projectos educativos”.

Trata-se de um compromisso, “não só para ambos os ministérios”, como também de “um compromisso de paz”, para os “portugueses” e para “os europeus”, frisou Nuno Crato.

O ministro da Defesa Nacional, destacou, por sua vez, a responsabilidade do seu Ministério em fazer perpetuar o conhecimento sobre a I Grande Guerra, acrescentando também que as novas gerações, que vão “aprender agora sobre a nossa história”, têm a “obrigação de continuar a transmitir este conhecimento”.

É esta a “aposta deste protocolo”, referiu José Pedro Aguiar-Branco, e que servirá para mostrar “os portugueses que há cerca de 100 anos lutaram pela afirmação de um mundo livre de um mundo solidário e de um mundo de camaradagem e que, afinal, não é muito diferente do mundo “pelo qual nós hoje temos de lutar”. (Defesa)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.