21 de abril de 2014

GNR tem novo comandante-geral

O tenente-general Manuel Mateus Costa da Silva Couto tomou posse esta segunda-feira como comandante-geral da Guarda Nacional Republicana.

A nomeação do ex-responsável pela Autoridade Nacional de Proteção Civil ANPC)foi proposta pelo Governo ao Conselho de Chefes de Estado-Maior, que deu parecer favorável por unanimidade.

Nascido em Lisboa, em 1957, casado e com dois filhos, Manuel Couto sucede a Newton Parreira, que atingiu o limite de idade.

Manuel Couto está habilitado com o Curso de Cavalaria da Academia Militar, Curso de Promoção a Capitão da Escola Prática de Cavalaria, Curso Geral de Comando e Estado-Maior, Curso de Estado Maior do Instituto de Altos Estudos Militares e Curso de Promoção a Oficial General do Instituto de Ensino Superior Militar.

É também Licenciado em Engenharia Geográfica pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, tendo sido chefe do Centro de Produção Cartográfica e, posteriormente, diretor do Instituto Geográfico do Exército.

Da sua folha de serviços constam 14 louvores, possuindo ainda a medalha de mérito militar com distintivo branco, atribuída por Espanha.

A escolha do tenente-general por parte do ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, provocou a renúncia do segundo comandante-geral da GNR, José Caldeira.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.