21 de abril de 2014

Marinha e Força Aérea em exercício naval no Golfo da Guiné até dia 23

Uma fragata da Marinha e uma aeronave P3-C Orion da Força Aérea iniciaram hoje a participação na fase de mar de um exercício multinacional no Golfo da Guiné, que visa "fomentar a segurança na região".

De acordo com o Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA), o exercício "Obangame Express 14", que se realiza até ao próximo dia 23, conta com a presença de 21 países dos continentes europeu, americano e africano.

O exercício visa "promover a cooperação entre os países participantes" e "reforçar a capacidade dos países africanos da região no combate às ameaças que se desenvolvem no ambiente marítimo, em particular a pirataria e o tráfico ilícito", refere o EMGFA, em comunicado.

Na fase de mar do exercício, "serão treinadas técnicas de abordagem e vistoria com acções de emergência médica e busca e salvamento marítimo" e "testadas as capacidades de comando e controlo e comunicações dos diferentes meios envolvidos".

A fragata Bartolomeu Dias tem embarcados 186 militares, incluindo uma equipa de fuzileiros, e também 16 elementos da Guarda-Costeira de São Tomé e Príncipe.

O exercício OBANGAME EXPRESS é um dos quatro exercícios anuais realizados em África pela marinha norte-americana e integra o programa "Africa Partnership Station".
Lusa/SOL

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.