10 de abril de 2014

“Portugal pode ser uma referência no mercado de alta tecnologia”

O ministro da Defesa Nacional afirmou que “Portugal pode ser uma referência no mercado de alta tecnologia”, a propósito do projecto que está a ser desenvolvido na EMBRAER por engenheiros portugueses.

Durante uma visita às instalações desta empresa, em Évora, José Pedro Aguiar-Branco relembrou que este projecto é uma parceria entre o grupo brasileiro e o Estado Português, o que "eleva a participação das empresas portuguesas" ao fazer uso de tecnologia de ponta. "Portugal passa a ser uma referência no mercado de alta tecnologia", nomeadamente no sector da aeronáutica, permitindo que "a engenharia portuguesa passe também a ser reconhecida", frisou o ministro da Defesa Nacional.

Questionado pelos jornalistas sobre a possibilidade do Governo português vir a adquirir algumas aeronaves KC-390 e cujos componentes estão a ser ali fabricados, José Pedro Aguiar-Branco referiu que a decisão será tomada ainda este ano. “Assim que as condições financeiras do país entrem numa lógica normal de sustentabilidade essa decisão poderá ser tomada, já que é também importante para o reequipamento da Força Aérea Portuguesa”, acrescentou o ministro da Defesa Nacional.

As duas unidades da Embraer em Évora, uma dedicada às estruturas metálicas (asas) e outra aos materiais compósitos (componentes para caudas), foram inauguradas em Setembro de 2012, após um investimento de quase 180 milhões de euros.

Nestas unidades, além do KC-390, a Embraer fabrica também peças para o novo avião executivo Legacy 500.
(Defesa)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.