3 de abril de 2014

REUNIÃO DAS DELEGAÇÕES TÉCNICAS DA COMISSÃO INTERNACIONAL DE LIMITES DE PORTUGAL E ESPANHA

O Instituto Geográfico do Exército (IGeoE) acolheu no período de 17 a 20 de Março, a delegação espanhola do Centro Geográfico del Ejército de Tierra (CEGET), chefiada pelo Exmo. Diretor, Coronel D. Juan Arrazola Martinez, no âmbito da reunião anual de avaliação da campanha de manutenção da fronteira Luso-Espanhola, ocorrida em 2013, bem como da preparação da próxima campanha de verificação e manutenção dos marcos de fronteira para 2014.

A delegação portuguesa da Comissão Internacional de Limites entre Portugal e Espanha reúne habitualmente no Ministério dos Negócios Estrangeiros e tem, através da sua Delegação Técnica, a responsabilidade de assegurar a verificação e manutenção da linha de fronteira, no que a Portugal diz respeito.

As Delegações Técnicas de Portugal e de Espanha realizam o planeamento, a concepção técnica e os consequentes trabalhos de campo, através das instituições geográficas dos respectivos Exércitos, designadamente o IGeoE e o CEGET, destacando anualmente militares para proceder aos trabalhos de desmatação, conservação, limpeza e pintura dos marcos que materializam a linha de fronteira, com a verificação das suas coordenadas quanto ao seu correto posicionamento.

Este tipo de actividade bilateral tem permitido ainda o aprofundamento da cooperação técnico-científica no âmbito da cartografia, o intercâmbio de produtos cartográficos, bem como o estreitamento das relações entre militares de países vizinhos e amigos que integram as organizações internacionais.(Exército)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.