2 de julho de 2014

Secretária de Estado Adjunta e da Defesa Nacional na tomada de posse do novo Presidente do Panamá

A Secretária de Estado Adjunta e da Defesa Nacional representou o Governo Português na cerimónia de tomada de posse do Presidente da República do Panamá, Juan Carlos Varela, realizada esta terça-feira no Estádio Rommel Fernández, na Cidade do Panamá.

No regresso a Portugal, Berta Cabral estreou a ligação cidade do Panamá-Lisboa, operada pela TAP-Air Portugal. A última etapa, da rota que parte da capital portuguesa em direção a Bogotá, na vizinha Colômbia, é o primeiro voo regular da operadora aérea nacional com escala no Panamá.

O relacionamento entre Portugal e o Panamá tem conhecido um significativo incremento desde as visitas do Primeiro-Ministro português, Pedro Passos Coelho, a este país da América Central e do então Presidente panamense, Ricardo Martinelli a Portugal, ambas em 2013.

O iminente alargamento do Canal do Panamá, previsto para o final de 2015 e que duplicará a atual capacidade de transporte de carga via marítima nas importantíssimas rotas entre o Pacífico e o Atlântico, envolvendo 80 países, valorizará muito o potencial do Porto de Sines.

O volume de negócios entre os dois países foi de cerca de 20 milhões de euros em 2013, com uma tendência de crescimento. Em 2012, foram mais de 120 a empresas portuguesas que exportaram para o Panamá e existem algumas a operar no país, inclusivamente na construção do alargamento do Canal, ampliando muito a comunidade portuguesa com a migração temporária de trabalhadores. (Defesa.Pt)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.