22 de agosto de 2014

DIA DA ARMA DE INFANTARIA 2014

Comemorou-se no dia 14 de Agosto o dia festivo da Arma de Infantaria, com a realização de uma Cerimónia Militar no Campo Militar de S. Jorge, em Aljubarrota, que integrou forças de todas as Unidades de Infantaria do Exército.

Usaram da palavra Sua Excelência o General Chefe do Estado-Maior do Exército, Carlos Jerónimo, que presidiu à Cerimónia, bem como o Director Honorário da Arma de Infantaria, TGen António Agostinho, com mensagens alusivas à efeméride.

Integrada na cerimónia, a Fundação Batalha de Aljubarrota fez a entrega formal ao Exército de uma réplica da Bandeira do Condestável, que esteve desfraldada no Campo de Batalha de Aljubarrota, junto às forças comandadas por Dom Nuno Álvares Pereira, Condestável do Reino, Santo da Igreja e Patrono da Arma de Infantaria, que ficará à guarda do Regimento de Infantaria n.º1.

No final da Cerimónia o Coronel Américo Henriques proferiu uma alocução de índole histórico-militar alusiva à Batalha de Aljubarrota, invocando os elevados valores militares e patrióticos que permitiram assegurar a soberania de Portugal, naquela tarde de 14 de Agosto de 1385.

A comemoração da efeméride terminou num almoço-convívio entre todos os Infantes realizado nas instalações do Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota e servido pela Manutenção Militar. (Fonte: Exército)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.