10 de setembro de 2014

204º ANIVERSÁRIO DA BATALHA DO BUÇACO

O Exército promove as comemorações do 204º Aniversário da Batalha do Buçaco, no dia 27 de Setembro, centralizando-as no Museu Militar do Buçaco e no Terreiro do Monumento, Mata do Buçaco, concelho de Mealhada.

A Batalha do Buçaco, integrada na última das três invasões napoleónicas a Portugal (com início em Julho de 1810 e termo em Abril de 1811), foi uma das inúmeras batalhas travadas entre o Exército Anglo-luso e Francês. Pela acção moral que exerceu nos dois exércitos antagonistas, teve uma importância capital para o resultado da campanha.

Após esta Batalha, o exército anglo-luso perdeu o medo às águias napoleónicas, que ameaçavam dilacerar a Península e os ingleses reconheceram que os soldados portugueses eram dignos concorrentes no valor e brio militar, com os quais podiam e deviam contar.

As comemorações, nas quais participam forças do Regimento de Infantaria 14 (Viseu) da Brigada de Intervenção, Fanfarra do Exército, Guarda Nacional Republicana e Associação Napoleónica Portuguesa, iniciam-se pelas 09h00 com o hastear das Bandeiras Nacionais de Portugal, Reino Unido e França e, após a recepção dos convidados às 09h30, segue-se um Cortejo Histórico Religioso, Missa Campal e Cerimónia de Homenagem aos Mortos.

Destas cerimónias comemorativas do Aniversário da Batalha do Buçaco se dá conhecimento, convidando desde já todos os interessados para estarem presentes nas actividades que terão lugar na Mata do Buçaco, junto do Terreiro do Monumento, em 27 de Setembro de 2014.Fonte : Exército

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.