22 de setembro de 2014

Exercício "CELULEX 2014"

No período de 8 a 12 de Setembro decorreu na região de Tancos a fase LIVEX do Exercício CELULEX 14. Este exercício integra o Plano Integrado de Treino Operacional do Exército e enquadra-se nas Operações de Apoio Civil, em particular nas missões de apoio à resposta a acidentes/incidentes BQR.

O cenário criado para este exercício simulou a activação do Elemento de Defesa BQR (ElDefBQR) do Exército, para apoiar a Autoridade Nacional de Protecção Civil no âmbito das ameaças BQR devido à realização de um evento internacional de alta visibilidade em território nacional, “Cimeira de Tancos”, num contexto internacional de instabilidade política.

Os incidentes criados visaram testar a resposta operacional a incidentes com ameaça de natureza biológica, química, radiológica e explosiva.

O ElDefBQR é constituído por várias subunidades especialistas do Exército, designadamente a Equipa de Defesa BQR, Equipa Avançada do Laboratório de Bromatologia e Defesa Biológica, Equipa Avançada do Laboratório de Toxicologia e Defesa Química, Destacamento de Intervenção Imediata EOD, Módulo de Segurança, Módulo Sanitário e o Pelotão de Segurança.

No exercício CELULEX 14 participaram 119 militares que incrementaram a performance operacional desta estrutura do Exército de elevada prontidão e capacidade técnica. Também participaram dois observadores do Robert Koch Institut (Alemanha) e do Statens Serum Institut (Dinamarca) que permitiram a partilha de experiências e de conhecimentos. (Fonte:Exército)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.