29 de outubro de 2014

COMEMORAÇÕES DO DIA DO EXÉRCITO

O Dia do Exército comemora-se a 24 de Outubro, data em que se celebra a tomada de Lisboa, em 1147, pelas tropas de D. Afonso Henriques, Patrono do Exército Português.

Este ano as celebrações do Dia do Exército decorreram na cidade de Beja e a Banda do Exército deu início às comemorações com a realização de um concerto no Teatro Municipal Pax Julia daquela cidade.

No dia 24 de Outubro prestou-se a tradicional cerimónia de evocação e homenagem a D. Afonso Henriques na Igreja de Santa Cruz, em Coimbra.

Entre os dias 24 e 26 de Outubro, esteve patente ao público, em Beja, a Exposição de Equipamentos e Materiais e foram feitas diversas Demonstrações de Capacidades e Meios do Exército bem como outras iniciativas de cariz académico e histórico-cultural.

Por todo o território continental e ilhas, durante estes dias, praticou-se uma politica de “Abertura de Portas” potenciando e reforçando desta forma a ligação do Exército à sociedade civil.

As comemorações do Dia do Exército tiveram o seu ponto alto em 26 de Outubro com a realização da Cerimónia Militar. Perante Sua Excelência a Secretária de Estado Adjunta e da Defesa Nacional, Dra Berta Cabral, e demais ilustres convidados, Sua Excelência o General Chefe do Estado-Maior do Exército aludiu no seu discurso às vertentes prioritárias da sua acção de comando: o produto operacional e as pessoas. O produto operacional porque este materializa o que o Exército faz e pode fazer em prol da Nação, principal razão da sua existência. As pessoas porque são elas que vencem os obstáculos, são elas que encontram respostas para os desafios e constituem o principal pilar da operacionalidade de qualquer força militar. (Exército)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.