24 de outubro de 2014

FIM DOS TRABALHOS DE MANUTENÇÃO DA FRONTEIRA LUSO-ESPANHOLA

Concluíram-se em 03 de Outubro de 2014 os trabalhos de manutenção da fronteira luso-espanhola, executados conjuntamente por uma equipa do Instituto Geográfico do Exército (Portugal) e outra do Centro Geográfico del Ejército (Espanha).

A manutenção da fronteira Luso-Espanhola em 2014 foi efectuada em 2 fases: a 1ª decorreu entre 19 de maio e 27 de Junho, com o objectivo de verificar os marcos entre os números 121 E e 350, ambos inclusive, num total de 904 marcos. A 2ª fase, decorreu de 08 de Setembro a 03 de Outubro e teve como finalidade resolver as anomalias pendentes no relatório da 1ª fase da campanha, bem como 4 situações que ficaram pendentes de 2013.

No ano em que se celebram 150 anos da assinatura do Tratado de Limites entre Portugal e Espanha a 29 de Setembro de 1864, foi colocada no marco nº 231 uma placa comemorativa. Os trabalhos de manutenção da fronteira foram, ainda, acompanhados por uma equipa de reportagem da RTP, que deu a conhecer o trabalho desenvolvido pelos Institutos Geográficos de Portugal e Espanha na fronteira entre os dois países.

Este troço da fronteira é caracterizado pela orografia montanhosa da região (Serra do Larouco - Serra da Coroa) e pela falta de acessos junto à linha de fronteira, o que obrigou à utilização de meios aéreos para a colocação de alguns marcos. (Exército)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.