21 de novembro de 2014

ADESÃO DO MUSEU MILITAR DE ELVAS E DO MUSEU MILITAR DO PORTO À REDE PORTUGUESA DE MUSEUS

O Exército, através do Museu Militar de Elvas (MME) e do Museu Militar do Porto (MMP), da Direcção de História e Cultura Militar, foi distinguido em cerimónia pública, realizada em 14 de Novembro, no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa, pela atribuição do diploma e da placa de credenciação à Rede Portuguesa de Museus (RPM).

Termina assim, com sucesso, um longo processo que se iniciou com a apresentação das respectivas candidaturas no final de 2010, seguindo-se posteriormente as visitas técnicas, os relatórios preliminares e os relatórios finais, elaborados pela equipa da RPM, que sustentaram o parecer favorável de adesão a esta rede, pela Secção Especializada dos Museus, da Conservação e Restauro e do Património Imaterial, do Conselho Nacional de Cultura, e que culminou com a publicação do Despacho Nº 6946/2014, de S. Exª o Secretário de Estado da Cultura, em Diário da República, IIª Série, Nº 102, de 28 de maio de 2014.

"Símbolo inquestionável de qualidade e profissionalismo museológicos, a Rede Portuguesa de Museus mantém-se como projecto estruturante da política cultural portuguesa, contribuindo para a valorização de cada museu que a integra e, simultaneamente, para o reforço estratégico do seu conjunto", é a mensagem retirada da Direcção Geral do Património Cultural.

O Exército congratula-se com a recente adesão dos dois museus militares à RPM, cuja rede integra 142 museus nacionais reconhecidos oficialmente pela qualidade técnica no cumprimento das funções museológicas. (Exército)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.