26 de novembro de 2014

Militar da Força Aérea em curso internacional de defesa química

Um militar do Centro de Treino de Sobrevivência da Força Aérea, da Esquadrilha de Defesa Nuclear, Radiológica, Biológica e Química (eDNRBQ), frequentou o Advanced Laboratory Skills Training Course, que decorreu entre 03 de Novembro e 14 de Novembro, em Zemianske Kostolany, Eslováquia, nas instalações do National Centre of EOD and CBRN das Forças Armadas Eslovacas.

Esta formação, onde esteve presente o Capitão Ricardo Martins (na foto), destina-se a especialistas que estejam envolvidos na detecção e descontaminação de agentes químicos. O curso tem natureza técnica e é coorganizado pelo Governo da Eslováquia e pela OPCW – Organização para a Proibição de Armas Químicas

Aos participantes é concedida a oportunidade de treinar em condições de laboratório (no Reference Chemical Laboratory - RCHL) e em condições de terreno (no CBRN Training and Testing Centre - CBRN TTC), com agentes químicos de guerra e químicos industriais tóxicos reais. As várias fases do treino envolvem identificação no terreno, amostragem, transporte, preparação para análise, análise e interpretação dos resultados.

O Advanced Laboratory Skills Training Course reveste-se de especial importância no contexto da assistência e protecção perante emergências químicas. A sua pertinência deve-se não só à especificidade das matérias abordadas e à estreita relação das mesmas com a actualidade, mas também à experiência que é possível adquirir diante de eventos e agentes químicos reais – quer em laboratório, quer no terreno.

Dado o elevado nível a que é ministrado, o curso constitui-se ainda como um fórum privilegiado de troca de experiências e informação entre os participantes dos Estados-parte. (FAP)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.