4 de novembro de 2014

PATRULHA VIANA DO CASTELO NO SUL DE ITÁLIA

O patrulha oceânico VIANA DO CASTELO encontra-se no Mediterrâneo Central, desde 02 de Novembro, a participar na missão TRITON 2014, do âmbito da agência FRONTEX [1] da União Europeia, no controlo dos fluxos migratórios provenientes do norte de África.

​A operação TRITON 2014 é conduzida nas águas de responsabilidade italiana e maltesa com a finalidade de detectar, localizar, identificar e impedir a actividade ilegal de embarcações envolvidas no fluxo migratório e, se necessário, prestar assistência humanitária e de socorro.

A missão, enquadrada no esforço europeu de controlo das fronteiras externas, é coordenada pelas autoridades italianas e conta com a participação de meios militares e civis de vários países da União Europeia. A participação do navio nesta operação decorrerá até ao dia 30 de novembro.

No decorrer da missão o NRP Viana do Castelo tem embarcado dois inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e um oficial de ligação italiano.

Está previsto que o navio assegure mais de 500 horas de patrulha e que percorra cerca de 4000 milhas marítimas na área de operações.

Fonte: EMGFA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.