27 de dezembro de 2014

bombeiros.pt lança aplicação para telemóveis sobre protecção civil

O portal bombeiros.pt anunciou hoje o lançamento de uma aplicação para smartphones e tablets "pioneira" no país que disponibiliza informações sobre temas de protecção civil a profissionais desta área e ao público.

Segundo Sérgio Cipriano, administrador do portal, o projecto foi elaborado em parceria com Nuno Santos, aluno na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e bombeiro em Vila Pouca de Aguiar.

A aplicação móvel gratuita contém recursos sobre Suporte Básico de Vida, matérias perigosas, extintores, condução fora de estrada, ocorrências activas, pontos de água e risco de incêndio.

"É ainda nosso objectivo integrar outras funcionalidades, permitindo assim uma maior comodidade de todos os utilizadores destes recursos", disse à Lusa o responsável, indicando, a título de exemplo, que no futuro poderão ser disponibilizadas informações sobre os corpos de bombeiros e notícias.

A ferramenta agora disponibilizada integra vários recursos numa só aplicação e, segundo os promotores, é "de grande utilidade para os agentes de protecção civil".

"Um bombeiro que está no teatro de operações e quer passar a coordenada do sítio onde se encontra, [com a utilização da aplicação] tem logo a coordenada do local, mesmo sem ligação à internet", exemplificou Sérgio Cipriano.

O responsável disse que alguns dos recursos da aplicação tecnológica funcionam sem ligação à internet, daí a mais-valia da sua utilização pelos agentes de protecção civil.

"A forte presença dos agentes de protecção civil e da comunidade nestes dispositivos móveis despertou-nos para uma oportunidade de nos aproximarmos ainda mais dos utilizadores", explicou.

Segundo Sérgio Cipriano, a aplicação - sem custos para o portal www.bombeiros.pt, que apoiou o autor, Nuno Santos, aluno da UTAD, na concepção gráfica e na estruturação - é "mais uma aposta do portal bombeiros.pt na área das tecnologias de informação".

O projecto do portal dos bombeiros portugueses, liderado por Sérgio Cipriano, bombeiro voluntário na corporação de Gouveia, no distrito da Guarda, começou a 01 de Outubro de 2004 com o portal www.bombeirosdistritoguarda.com, que mais tarde passou a ter a designação de www.bombeiros.pt.

ASR // ROC (Porto Canal)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.