2 de dezembro de 2014

Portugal entrega equipamentos de telecomunicações na Ilha do Fogo

Uma equipa das Forças Armadas portuguesas entregou, esta terça-feira, cerca de dezena de equipamentos de telecomunicações por satélite aos elementos da Protecção Civil na povoação mais atingida pelas erupções vulcânicas na ilha cabo-verdiana do Fogo.

Em declarações agência Lusa, o major António Dias disse, à saída de Portela, que a partir de agora estão, pelo menos, resolvidos os problemas de comunicação entre as forças da Protecção Civil cabo-verdiana e os diversos centros de operação em São Filipe e na Cidade da Praia.

O oficial português, acompanhado por Luís Simões, da polícia portuguesa em missão permanente em Cabo Verde, faz parte da equipa avançada da Fragata portuguesa Álvares Cabral, que está a caminho do arquipélago, onde deverá chegar quarta-feira à cidade da Praia e partirá no dia seguinte para São Filipe, no Fogo.

António Dias salientou estar "muito impressionado" com o manto de lava que cobre não só o planalto central de Chã das Caldeiras e, sobretudo, a povoação de Portela, praticamente semi-destruída pela força da lava que, já a meio da localidade, se eleva a cerca de cinco metros de altura.

O vulcão do Fogo entrou em erupção a 23 de Novembro e até ao momento a lava já destruiu mais de 50 habitações, muitas cisternas de água, currais, várias casas de apoio à agricultura e uma vasta área de terreno agrícola.

Também consumiu a sede do Parque Natural do Fogo, inaugurada em Março deste ano e orçado em cerca de um milhão de euros, uma escola básica, um hotel, mas até agora não provocou vítimas. (JN)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.