6 de fevereiro de 2015

ABERTURA E DESTRUIÇÃO DE CONTENTORES COM MATERIAIS INDUSTRIAIS PERIGOSOS - RE 1

O Regimento de Engenharia Nº1 (RE1), através do Grupo de Equipas EOD (GrEqEOD), executou entre 07 e 08 de Janeiro de 2015 uma operação de abertura à distância e destruição de contentores metálicos contendo materiais industriais facilmente inflamáveis, em apoio a uma empresa do Parque de Resíduos da Chamusca.

Na sequência de várias tentativas de abertura dos contentores manualmente e também por meios mecânicos, tendo ambas as situações resultado em deflagrações descontroladas, e tendo-se verificado que o manuseamento destes contentores originava frequentemente deflagrações com elevado grau de perigosidade, devido particularmente ao estado de degradação do material, foi solicitado o apoio do RE1.

Através do emprego de um Veículo de Controlo Remoto (VCR) “tEODor” operado à distância, para colocação e detonação de cargas lineares de corte de aço, o GrEqEOD apresentou uma modalidade de acção com baixo nível de risco.

A operação contou também com a participação das equipas internas de operadores de equipamentos de engenharia e de combate a incêndios da própria unidade apoiada e de uma equipa do Núcleo de Substâncias Perigosas do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa.

O VCR “tEODor” é um equipamento de alta robustez e versatilidade, empregue em operações de inactivação de engenhos explosivos improvisados (IED), permitindo obter acesso, visualização e acção sobre um IED por meios remotos, sem fios, mantendo o pessoal envolvido na operação a uma distância segura.

As cargas de corte linear de aço utilizadas são cargas militares empregues na inactivação de engenhos explosivos convencionais, bem como em demolições por métodos explosivos para corte de elementos de estruturas metálicas.

Estas cargas são dimensionadas e moldadas no local pelos operadores EOD, permitindo, através de reduzidas quantidades de explosivo, efectuar cortes de grande precisão em estruturas metálicas com espessuras superiores a 20 mm (em aço). Aplicam um princípio similar às cargas de efeito dirigido utilizadas nos sistemas de Armas Anti-Carro (Minas AC, RPG, Mísseis, etc.).

O domínio do manuseamento de materiais explosivos, os conhecimentos base acerca de explosivos improvisados e misturas inflamáveis dos militares com qualificação EOD, os meios e equipamentos disponíveis e a sobriedade, serenidade e pragmatismo característicos da conduta do militar, granjearam ao GrEqEOD e ao RE1 um elevado reconhecimento de todas as partes envolvidas, sendo-lhe reconhecidas as elevadas competências nesta área sensível do saber e do saber fazer. (Exército)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.