15 de fevereiro de 2015

CEMGFA visita BA5 e condecora militares da Força Aérea

O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas (CEMGFA), General Pina Monteiro, efetuou no dia 12 de Fevereiro de 2015 uma visita à Base Aérea n.º 5.

Após a visita, o CEMGFA presidiu à Cerimónia de Imposição de Condecorações a militares que integraram as Forças Nacionais Destacadas (FND) no Mali e nos países bálticos. O Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General José António de Magalhães Araújo Pinheiro também esteve presente, acompanhado de outras entidades.

As medalhas entregues, Serviços Distintos e Cruz de São Jorge, destinaram-se a distinguir militares que contribuíram especialmente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão do Estado Maior General das Forças Armadas.

A missão Baltics Air Policing 2014 (BAP14) constituiu-se como uma FND de quatro a seis aeronaves F-16 em que Portugal assumiu o papel de lead nation para o policiamento aéreo nos países bálticos, no âmbito da NATO, entre Agosto de 2014 e Janeiro de 2015.

Já a missão Immediate Assurance Measures 2014, integrada no BAP14, traduziu-se no destacamento de um avião P-3C na Lituânia, com a missão de detectar, seguir e identificar alvos de interesse em apoio a unidades navais e/ou aéreas cooperantes.

A FND no Mali foi empregue na operação de manutenção de paz MINUSMA. Insere-se no quadro dos compromissos internacionais assumidos por Portugal, contribuindo para o cumprimento do mandato da ONU na República do Mali. O período de operação realizou-se entre 01 de Setembro e 30 de Novembro de 2014. (FAP)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.