12 de fevereiro de 2015

Exército vai substituir 11 mil metralhadoras G-3 e adquirir 194 viaturas

O Exército Português vai adquirir nos próximos anos 194 viaturas tácticas ligeiras (4x4) e iniciar a renovação da arma ligeira a partir de 2017, substituindo cerca de 11 mil metralhadoras G-3.

Segundo fontes parlamentares, na audição à porta fechada desta manhã no parlamento, o chefe do Estado-Maior do Exército (CEME) disse que o ramo ainda tem a receber cerca de 20 viaturas blindadas de oito rodas Pandur, de um total de duzentas.

A renegociação levada a cabo pelo Ministério da Defesa com o fabricante austríaco Steyr reduziu a aquisição de Pandur de 260 para 200, tendo sido eliminadas deste pacote as quarenta viaturas anfíbias previstas para a Marinha.

O comandante do Exército revelou também que no âmbito da Lei de Programação Militar (LPM) deverão ser compradas quase duas centenas (194) viaturas tácticas ligeiras, uma lacuna há muito identificada pelo ramo, principalmente em teatros de operações.

Na missão militar no Afeganistão, Portugal recorreu por diversas vezes a acordos de empréstimo de viaturas 4x4 a países como os Estados Unidos da América ou a Espanha.

Na audição na Assembleia da República, o CEME referiu que a renovação da histórica metralhadora G-3, arma utilizada pelas Forças Armadas portuguesas desde a década de 1960, deverá começar em 2017, com a substituição de cerca de 11 mil unidades. (JN)

1 comentário:

  1. É possível informar, qual a arma que substituirá a G-3 ?

    Cordiais e Patrióticas saudações.

    ResponderEliminar

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.