3 de fevereiro de 2015

GNR a caminho do quartel do Exército na Pontinha

O quartel albergava uma unidade de Engenharia Militar, que mercê da reestruturação do Exército passou para Tancos. No entanto, o imóvel não está incluído na lista de 62 instalações militares a disponibilizar pelo Ministério da Defesa Nacional (MDN), assunto já noticiado pelo JN, uma vez que o processo de negociação e cedência, envolvendo o MDN, a Administração Interna e as Finanças, ficou concluído em finais do ano passado.

A Pontinha é considerada uma estrutura com boas instalações e uma boa área. E um pelotão da Unidade de Intervenção (UI) já está ali baseado para garantir a segurança do espaço, abrindo caminho à mudança em curso. A UI está instalada no centro de Lisboa, nos quartéis de Santa Bárbara, frente ao Hospital da Estefânia e da Estrela, onde estão aquartelados o Grupo de Intervenção, Operações Especiais, Cinotécnica e Explosivos. Uma outra unidade da UI, o Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro, está no Grafanil, nas Galinheiras, e vai ser também transferido para a Pontinha, se bem que o quartel se mantenha na GNR, acolhendo a logística.

GNR fica em Portalegre

Em contrapartida, não vai haver alterações na localização do Centro de Formação da GNR, em Portalegre, um assunto que está a levantar polémica e interrogações na cidade envolvendo a presidente da Câmara e a Oposição. O quartel ocupa o Convento de São Bernardo e está integrado na lista de imóveis que o MDN quer rentabilizar, que em Portalegre envolve também a carreira de tiro da Pedra Alçada e o Convento de S. Francisco.

No entanto, não vai haver implicações na localização do Centro de Formação, segundo várias fontes adiantaram ao JN, e poderá tratar-se de uma negociação a nível de Estado, tal como aconteceu com os quartéis da Pontinha e Conde de Lipe. Com efeito, a lei para rentabilização que enquadra os prédios militares prevê a permuta, o arrendamento, assim como a alienação, se bem que normalmente apenas se fale na venda. (JN)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.