16 de fevereiro de 2015

Moçambique recebe simpósio das marinhas da CPLP

Moçambique acolhe a partir de segunda-feira o quarto simpósio das Marinhas de Guerra da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), um evento de quatro dias que terá lugar na cidade de Maputo.

Um comunicado de imprensa do Ministério da Defesa Nacional citado pela agência AIM refere que o simpósio tem como objectivo promover o diálogo, incrementar a cooperação e partilhar experiências organizacionais entre as marinhas da CPLP, estreitando os laços de amizade que as ligam.

Integram a CPLP nove países, nomeadamente Moçambique, Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Custódio Massingue, do gabinete de imprensa da Marinha de Guerra moçambicana, disse à AIM que a maioria das delegações deverá chegar no domingo.

"Hoje está prevista a chegada de Timor-Leste. O resto espera-se que chegue a qualquer momento amanhã (domingo) ", disse Massingue.

O vice-ministro moçambicano da Defesa, Patrício José, vai presidir a sessão de abertura, durante a qual deverá abordar o tema sobre a Importância do Mar para o Desenvolvimento dos Países da CPLP que, também é lema do simpósio.

Os eventos anteriores tiveram lugar em Portugal (2008), sob o lema " o papel das Marinhas no actual contexto internacional; Angola (2010), "As Marinhas e os desafios do século XXI"; e no Brasil (2012), "Garantia da defesa e segurança marítima, em âmbito nacional, regional e global. A cooperação entre as marinhas para o monitoramento e controle do tráfego marítimo nas águas jurisdicionais dos países". (Portugal Digital)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.