16 de fevereiro de 2015

Substituição da velha G3 vai custar 41 milhões de euros.

A substituição da velha G3 vai custar 41 milhões de euros. Com esta verba, o Ministério da Defesa deverá lançar ainda este ano o concurso internacional para a compra de 10 225 espingardas para o Exército. Cada arma custará mais de quatro mil euros. 

A despesa com a aquisição das novas G3 está orçamentada na Lei de Programação Militar (LPM), que foi aprovada na semana passada na Assembleia da República. Segundo o Ministério da Defesa, os encargos com a aquisição da substituta da G3 são repartidos entre 2015 e 2026: de acordo com o plano definido pelo ministério de José Pedro Aguiar Branco, da despesa total de 41 milhões de euros, 26 milhões serão gastos entre 2023 e 2026. 

O número de espingardas que será agora adquirido para substituir a velha G3 é muito inferior ao que foi previsto na anterior LPM, que vigora desde 2005. Nessa LPM, previa-se a aquisição de 40 mil espingardas substitutas da velha G3, com uma despesa máxima de 77,9 milhões de euros. Para a redução do número de novas espingardas para substituir a velha G3, terá contribuído a limitação da entrega dessa arma automática ao Exército, deixando de fora a Marinha e a Força Aérea. (CM)

1 comentário:

  1. A despesa com a aquisição das novas G-3 ??????

    A velha G-3 , vai ser substituída por um novo modelo de...G-3 ?

    ResponderEliminar

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.