19 de abril de 2015

“Depois do 25 de Abril de 1974 toda a história da guerra tem sido mal contada”

É lançado no dia 23 de Abril às 17h30 o livro Guerra d’África, 1961-1974 – Estava Guerra a Perdida?, da autoria de João Brandão Ferreira, cronista da SÁBADO, e Humberto Nuno de Oliveira. Defendendo que "depois do 25 de Abril de 1974 toda a guerra tem sido mal contada", Brandão Ferreira afirma que o objectivo do livro é dar ao leitor "o direito ao contraditório", para que este não aceite "tudo aquilo que tem sido servido no caldo político e social" sobre a história da guerra de África, que decorreu de 1961 a 1974.

Como salienta o autor, este livro pretende dar às pessoas uma "ideia mais aproximada da realidade das coisas e dos factos históricos", fazendo referência ao facto de, sobretudo, se dizer que "a guerra de África foi injusta, o que resulta numa tremenda mentira".

Por isso, baseando-se na pergunta "Estava a Guerra perdida?", o livro inclui, além de textos de Humberto Nuno de Oliveira e João Brandão Ferreira, 24 entrevistas a dois civis e 22 militares. Neste contributo que João Brandão Ferreira considera "inovador", o objectivo foi "diversificar as intervenções". Assim, as pessoas que quiseram colaborar são "patriotas, pessoas que não estão de certa maneira conotadas com alguma ideologia que possa desvirtuar a maneira como se expressam e também pessoas com alguma idoneidade reconhecida".

O lançamento vai decorrer no Salão Nobre da Sociedade História da Independência de Portugal, no Largo de São Domingos, em Lisboa e vai ser apresentado por Alexandre Lafayette, um ex-combatente do Ultramar. O prefácio do livro ficou a cargo de Jaime Nogueira Pinto. (Sábado)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.