16 de abril de 2015

FRAGATA BARTOLOMEU DIAS PARTICIPA EM EXERCÍCIO SAHARAN EXPRESS 2015

A fragata Bartolomeu Dias atracou no porto da cidade da Praia, Cabo Verde, a 16 de Abril de 2015, para participar no exercício internacional SAHARAN EXPRESS 2015, que vai decorrer entre 19 e 26 de Abril na costa ocidental africana, ao largo deste arquipélago.

Este exercício, sob a égide do Comando Norte-Americano para África (AFRICOM), visa o reforço da capacidade dos parceiros africanos no combate às ameaças marítimas, bem como a promoção da cooperação destes parceiros Africanos com os Estados Unidos e a Europa.

O evento tem como finalidade o adestramento das forças militares das nações participantes no âmbito do conhecimento situacional marítimo e em técnicas, tácticas e procedimentos necessários à intercepção e abordagem de navios suspeitos em alto mar, com vista ao combate a actos ilícitos marítimos, como o narcotráfico, o tráfico de armas, pessoas e bens, a pirataria, a pesca ilegal entre outros.

A fragata Bartolomeu Dias actuará conjuntamente com a aeronave P3C Orion, da Força Aérea Portuguesa e com meios navais e aéreos de Cabo Verde, Senegal e Espanha.

A fragata Bartolomeu Dias é comandada pelo Capitão-de-fragata Paulo Cavaleiro Ângelo e tem embarcados 172 militares, estando embarcados alguns militares convidados de outras nacionalidades. O navio largou de Lisboa no passado dia 2 de Março e participou até ao momento no exercício internacional OBANGAME EXPRESS 2015, no Golfo da Guiné e em diversas actividades no âmbito da cooperação técnico-militar com Angola e São Tomé e Príncipe. (emgfa)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.