19 de abril de 2015

Media Lab do Diário de Notícias dedicado à Grande Guerra

A edição-piloto do workshop Repórteres de Guerra, organizado pelo Media Lab – Centro Educativo do Diário de Notícias, numa parceria com a Comissão Evocativa do Centenário da I Guerra Mundial e a Associação dos Professores de História, contou com a presença da Secretária de Estado Adjunta e da Defesa Nacional na Galeria do DN, esta quinta-feira.

Berta Cabral falou aos alunos da Escola Secundária Fernão Mendes Pinto (Almada) que, no âmbito das iniciativas do Centenário, receberam e trataram informação relativa à I Guerra Mundial, produzindo um pequeno jornal ou uma primeira página, como acontece habitualmente nestas iniciativas do Diário de Notícias.

Na ocasião, e na presença do presidente da Comissão Evocativa do Centenário da I Guerra Mundial, Tenente-General Oliveira Cardoso, e do diretor do Diário de Notícias, André Macedo, e de outras entidades envolvidas na iniciativa, a Secretária de Estado Adjunta e da Defesa Nacional dirigiu palavras de estímulo aos jovens, convidando-os a retirar da História lições para o presente e para o futuro, “numa época em que as guerras e as ameaças são cada vez mais difusas, como recentemente ficou comprovado no ataque ao Charlie Hebdo e no ciberataque que paralisou a TV5 Monde. A coragem dos jornalistas é indispensável para podermos ter acesso à informação que precisamos para fazer as escolhas certas”, concluiu Berta Cabral.

Durante estes workshops, os participantes recebem o “Guia Prático do Jornalista” editado pelos Repórteres Sem Fronteiras e, além de informação temática sobre a Grande Guerra, elaboram um pequeno jornal como se vivessem na época. Estas publicações elaboradas em pequenos grupos são impressas e também podem ser partilhadas em formato digital. (Defesa)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.