21 de abril de 2015

Militares norte-americanos começam a formar soldados ucranianos

Cerca de 300 militares americanos estão, desde esta segunda-feira, na Ucrânia, para treinar o exército nacional.
A formação que deverá durar cerca de seis meses iniciou-se esta segunda-feira em Yavoriv, no oeste da Ucrânia, junto à fronteira polaca.
Cerca de 900 militares vão ser formados em várias áreas, da assistência médica, à evacuação de feridos, passando por treinos de tiro e de estratégia militar.
O responsável da formação, o major Cayle Reed, afirma:
“Com esta formação vamos mostrar os nossos sistemas de armamento, vamos permitir que possam repetir os treinos e no final será uma forma de avaliar o que aprenderam para que possam evoluir”.
A ajuda de Washington foi considerada em Moscovo como um ato de desestabilização, quando os Estados Unidos continuam a acusar a Rússia de apoiar os rebeldes pró-russos.
O presidente Petro Poroshenko assistiu ao início dos treinos que incluem militares britânicos, do Canadá, Polónia e brevemente da Austrália.
“A minha decisão, como comandante das forças armadas, de criar um exército de qualidade, as Forças armadas da Ucrânia, está a começar a tornar-se realidade, graças à ajuda dos nossos parceiros americanos”.
Os Estados Unidos tinham esperado várias semanas até lançar as manobras conjuntas, longe da zona de conflito no leste do país e num momento em que o cessar-fogo permanece frágil após mais de 6 mil mortos no terreno.(Euronews)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.