25 de abril de 2015

MILITARES PORTUGUESES PARTICIPAM EM BUSCA E SALVAMENTO EM CABO VERDE

Patrulha da Marinha de Cabo Verde
A fragata Bartolomeu Dias, da Marinha Portuguesa, participou num exercício de busca e salvamento marítimo ao largo da ilha de São Vicente, República de Cabo Verde, no âmbito do exercício internacional SAHARAN EXPRESS 2015, que se encontra a decorrer até dia 26 de Abril.

O exercício de salvaguarda da vida humana no mar, de grande complexidade, foi realizado conjuntamente com meios navais de Espanha, Cabo Verde e Senegal, tendo participado também uma aeronave P3C Orion da Força Aérea Portuguesa (FAP).

Neste âmbito, a fragata Bartolomeu Dias simulou um navio mercante que emitiu um pedido de socorro por perda de um tripulante no mar. O Centro de Operações de Segurança Marítima (COSMAR) de Cabo Verde, sito na cidade da Praia, assumiu de imediato a coordenação das operações de busca e salvamento activando os meios existentes na área. Foi ainda destacado para a zona o P3 Orion da FAP que colaborou intensivamente nas buscas e posterior recolha. O exercício permitiu treinar o accionamento dos meios de busca e salvamento em águas internacionais, bem como exercitar a coordenação dos meios disponíveis nessas acções.

Para além deste exercício de busca e salvamento, a Bartolomeu Dias tem realizado diversas acções de treino, com parceiros africanos da costa ocidental de África, em intercepção e posterior abordagem de embarcações suspeitas de ilícitos marítimos, no âmbito do exercício internacional SAHARAN EXPRESS, que tem por principal objectivo a promoção de segurança marítima na região. (Emgfa)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.