2 de maio de 2015

FRAGATA PORTUGUESA PRESTA APOIO HUMANITÁRIO EM CABO VERDE

A fragata Bartolomeu Dias, da Marinha Portuguesa, realizou em 30 de Abril, uma acção de apoio humanitário à população de Tarrafal de Monte Trigo, na ilha de Santo Antão, República de Cabo Verde, localidade de difícil acesso por terra e com cerca de 900 habitantes.

A acção incluiu a recuperação e pintura de uma escola primária, o rastreio médico-sanitário junto da população local e a revisão e manutenção técnica de motores de embarcações de pesca locais, tendo sido enviada para terra uma equipa multidisciplinar de 40 militares, com valências nas áreas médico-sanitária, mecânica e de apoio geral.

Esta iniciativa, planeada e coordenada com as autoridades cabo-verdianas, foi enquadrada no âmbito da cooperação técnico-militar entre Portugal e Cabo Verde e contou também com a participação de uma equipa de socorrismo cabo-verdiana, embarcada para o efeito.

Na escola João Madeira, onde estudam mais de oitenta crianças com idades compreendidas entre os 6 os 12 anos, foram realizados trabalhos de beneficiação, designadamente a pintura geral do edifício e várias reparações eléctricas. Foi oferecido material de uso e apoio escolar. Na vertente médico-sanitário, foram realizadas cerca de quarenta e cinco consultas de clínica geral, de rastreio de doenças e o consequente aconselhamento médico e sanitário. Na área da mecânica, foram efectuadas revisões técnicas e reparações a motores fora de borda de embarcações de pesca, acompanhadas de acções de formação viradas para situações futuras de diagnóstico, manutenção e reparação das avarias mais previsíveis. É de sublinhar, que a actividade piscatória tem uma particular relevância na economia local, constituindo a base principal de sustento de muitas famílias daquela povoação piscatória localizada na costa oeste da ilha de Santo Antão.

A fragata Bartolomeu Dias, comandada pelo Capitão-de-fragata Paulo Cavaleiro Ângelo, tem a bordo 172 militares da Marinha Portuguesa e militares convidados de outras nacionalidades.

O navio da Marinha portuguesa que largou de Lisboa no passado dia 2 de Março, realizou até ao momento várias acções de cooperação técnico-militar com São Tomé e Príncipe, Angola e Cabo Verde, tendo participado ainda nos exercícios internacionais OBANGAME 2015 e SAHARAN EXPRESS 2015, no Golfo da Guiné e ao largo da África Ocidental, respectivamente. (EMGFA)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.