14 de maio de 2015

O Instituto Geográfico do Exército no SEGUREX 2015

Decorreu na Feira Internacional de Lisboa, no período de 6 a 9 de Maio de 2015 o Salão Internacional de Protecção e Segurança - SEGUREX 2015, no qual o Instituto Geográfico do Exército (IGeoE) participou com uma mostra de capacidades e com uma exposição no âmbito da sua área de actividade.

Este evento de segurança e protecção, nas suas distintas manifestações teve como público-alvo, para além das entidades oficiais do sector, empresas e particulares que, trabalham ou têm interesse nas áreas da Security e de Safety.

O Instituto aproveitou o convite para divulgar as capacidades do Exército na área da geomática, bem como os seus produtos cartográficos, tendo ainda proferido uma apresentação pública sobre o projecto SIGOpMil (Sistema de Informação Geográfica para Operações Militares).

Este projecto reveste-se de fundamental interesse para o Exército, sendo destinado ao planeamento e condução das operações militares, podendo igualmente ser um factor determinante na operacionalização de meios de protecção e segurança, como são exemplos, o planeamento e conduta de apoio a catástrofes, preparação das várias acções no âmbito da prevenção e treino, planeamento de deslocamentos (com ou sem viaturas especiais), entre outros.

A participação do IGeoE neste tipo de eventos, desfruta de um elevado interesse por parte da comunidade civil em geral, na razão da amostragem e da sensibilização da opinião pública, bem como na mostra das suas capacidades, valências e importância que a produção da cartografia militar nacional representa para o país, nomeadamente no seu contributo para o desenvolvimento nacional. (IGE)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.